11/07/14
11/06/14
QUEM FAZ NOTÍCIA TAMBÉM VIRA NOTÍCIA
É HOJE!
O professor da disciplina técnicas de apuração e pesquisa jornalística
do Centro Universitário Estácio Fortaleza, Lauriberto Braga (foto) concorre ao prêmio
BNB de Jornalismo em Desenvolvimento Regional 2013. O resultado dos vencedores
e entrega dos prêmios será hoje à noite,no Lounge Salinas em Fortaleza com transmissão pela Internet pelo canal da Sala de Imprensa Banco do Nordeste no Youtube, no endereço:
A página da Sala de Imprensa do Banco do Nordeste no
Facebook e o perfil no Twitter:também serão atualizados em tempo real
Foram selecionados 130 trabalhos produzidos por 300 profissionais e estudantes de comunicação de toda a área de atuação do Banco (Nordeste e Norte de Minas Gerais e do Espírito Santo), além de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Lauriberto e equipe concorrem na categoria Mídia Impressa-texto.
Por Uerbet Santos
Fonte: AFN ( Agencia Fortaleza de Notícias)
PREFEITO ACENA POSITIVAMENTE À LIBERAÇÃO DO PISO PARA OS AGENTES DE SAÚDE E ENDEMIAS.
PREFEITO INICIA DIÁLOGO SEGUNDA FEIRA
A solenidade de inauguração do
Posto de Saúde Célio Brasil Girão no Bairro Serviluz, serviu de tribuna para o
prefeito Roberto Claudio se posicionar sobre a liberação do piso nacional dos
agentes de saúde e endemias de Fortaleza, (já sancionado pela Presidente Dilma).
O prefeito informou que nesta segunda feira sentará à mesa com os representantes
do sindicato da classe para tratar dos detalhes da proposta. Roberto Cláudio repudiou
os boatos de que não liberaria o piso aos profissionais da saúde e pediu a compreensão
de todos garantindo que tudo se resolvera da melhor forma possível.
“Qual é o prefeito, ainda mais
sendo médico, que não daria a cinco mil profissionais dedicados o que lhes é de
direito ainda mais sabendo que representam a base da atenção básica de saúde do seu município”? , perguntou,
o prefeito, buscando acalmar os animos junto aos agentes comunitários que ficaram muito exaltados durante a
inauguração do Posto de Saúde Flavio Marcílio no Mucuripe no mês passado, gerando vaias ao prefeito e um principio de tumulto naquele evento.
Por Uerbet Santos
Foto: Tebreu
Por Uerbet Santos
Foto: Tebreu
PREFEITO ANUNCIA CONSTRUÇÃO DA BEIRA MAR DO SERVILUZ
OBRA ESTÁ ORÇADA EM QUASE 11 MILHÕES DE REAIS
Durante o pronunciamento de inauguração do Posto Saúde Dr. Célio
Brasil Girão do Bairro Serviluz, o prefeito Roberto Cláudio anunciou a
construção da Beira Mar do Serviluz. O prefeito disse que a obra irá da ponta do Titanzinho à Praia do futuro
com serviços de esgotos, drenagem e pavimentação. O prefeito disse ainda que essa nova obra resolverá
também definitivamente um antigo problema da comunidade do Serviluz (a entrada da areia nas
casas das pessoas que habitam naquela faixa de praia) A obra, já aprovada pela Caixa Econômica, está estimada em quase 11 milhões de reais com previsão de início para o primeiro trimestre de 2015
OBRA ESTÁ PARADA DESDE A GESTÃO PASSADA
O secretario geral da Regional II, Cláudio Nelson, informou
que essa obra é uma herança da gestão da prefeita Luizianne Lins. Segundo o
secretário, a empresa que foi contratada pela então prefeita, teve problemas financeiros.
“Sabendo na necessidade da população o prefeito Roberto Cláudio ordenou que retomássemos
a obra que será feita pela mesma empresa que esta requalificando a Beira Mar. O diferencial desse novo projeto é que ele contempla essa contenção que não constava no projeto da gestão passada”, esclarece Cláudio Nelson.
JORNALISTA ÍVILA BESSA FALA SOBRE O WHATSAPP
WHATSAPP: A BOLA DA VEZ DOS CONTEÚDOS DIGITAIS.
Um dos eventos realizados a 13ª Semana de Comunicação da
Estácio (SEMACOM- 2014) foi o painel,” O uso do WhatSapp em Campanha
Eleitoral”, ministrado por Ívila Bessa (foto), editora-chefe
de conteúdos digitais do Jornal Diário
do Nordeste (DN).
A jornalista conversou com o repórter Uerbet Santos sobre esse novo
universo da comunicação digital e suas possibilidades. Durante a entrevista
falou sobre como o DN utiliza essa nova ferramenta de interação com o público e
destacou que “para os veículos de comunicação , relacionar-se
com o público nos dias de hoje nos meios
digitais é uma questão de sobrevivência inclusive de mercado, de posicionamento correto da
marca ”.
Confira os principais trechos da entrevista.
Uerbet Santos- Qual o foco principal dessa oficina sobre WhatSapp?
Ívila Bessa - Mostrar
o potencia de plataformas sociais, de
redes sociais para perspectiva de jornalismo colaborativo. Como o público é
sedento, tem interesse de mandar pautas,
de mandar flagrantes de fotos e de vídeos.
Uerbet Santos – A proliferação de tabletes e smart fones pode ser um motivo desse
interesse do público?
Ívila Bessa -
Sim! Todo mundo dispõe, porta um equipamento de registro de foto, de texto e
essas pessoas tem o status de às vezes tentar resolver um problema na sua Rua
ou no seu Bairro ou então o status do tipo “Eu colaborei, tive minha matéria
veiculada pelo Jornal Nacional”, por exemplo.
Uerbet Santos – Existe demanda de público reprimida que precisa ser
absorvida pelos veículos de comunicação?
Ívila Bessa falando sobre o WhatSapp aos alunos de jornalismo |
Ívila Bessa – Há
uma demanda sim do público nessa perspectiva! O que é muito importante para os
veículos de comunicação que eles abram esse leque de aproximação com
o público. Isso é importante em termos de cobertura. É um reconhecimento
humilde do veículo de comunicação de que de fato eles não conseguem abordar
todos os Bairros de Fortaleza. Então as pessoas de repente podem olhar, mandam
o registro e você planta uma semente.
Uerbet Santos: Plantar sementes significa enriquecer-se de pautas?
Ívila Bessa - Por
que eu digo plantar uma semente? Porque você está recebendo apenas um registro
bruto! Você recebeu, viu que aquilo é relevante, entra em contato com a pessoa
(fonte) e você destina e transforma isso em notícia jornalística.
Uerbet Santos: É correto afirmar que ter uma relação saudável com esse público é fundamental para o crescimento das empresas
de comunicação no mercado?
Ívila Bessa : Essa
aproximação com o público é extremamente fundamental. Nessa perspectiva de
tentar identificar um leque mais amplo de cobertura e de relacionamento com o
público. Relacionar-se com o público nos dias de hoje nos meios digitais é uma
questão de sobrevivência inclusive de mercado, de posicionamento correto da
marca nos meios digitais.
Uerbet Santos: Quais são os
assuntos mais enviados para o WhatSapp do DN?
Ívila Bessa: O
público envia de tudo. Envie desde pornografia, mulheres que tiram fotos
sensuais que se acham bonitas e queriam sair no jornal (risos) e principalmente
denúncias de falta de atendimentos em postos de saúde e do serviço público em
geral.
Uerbet Santos: Qual o critério
utilizado para aproveitar essas informações?
Ívila Bessa : Receber a gente recebe de tudo mais você na hora faz
uma mineração das informações, faz um filtro identifica onde é que tá e tem
pauta.Isso faz parte do processo jornalístico como um todo. O WhatSapp
trás essa facilidade essa aproximação, mas o processo no final é o mesmo: você
faz um filtro, vai ter que apurar, hierarquizar as informações, ouvir todos os
lados envolvidos e transforma isso em notícia.
Uerbet Santos: Pela sua experiência
você acredita que o meio digital o web jornalismo é uma nova porta de entrada
para jornalista nos veículos?l
Ívila Bessa: Eu
trabalho com isso (mídia digital) há 11
anos . No meu trabalho com redações, conheço e tenho muitos amigos (profissionais) de veículos concorrentes e parceiros do Sistema Verdes Mares. Por isso,
posso afirma que boa parte das contratações
para ocupar novos postos de trabalho e
perspectiva de trabalho na nossa profissão estão ocorrendo em ambientes
digitais. Isso é uma realidade no Brasil, na América do Sul e no Mundo.
Uerbet Santos: E para os
estudantes de jornalismo ou para quem se
identifica com essa profissão, qual a dica?
Ívila Bessa: O estudante
tem que se aproximar, tem que empreender, tem que tentar estudar um pouco mais,
experimentar, criar um blog, pensar em algum projeto. Porque a perspectiva de trabalho está acontecendo
muito nesses mercados voltados pra as mídias sociais. Esse é o caminho, esse é
o presente, esse é o futuro.
Por Uerbet Santos
Fotos:Tebreu
Por Uerbet Santos
Fotos:Tebreu
11/05/14
PREFEITURA ANUNCIA PROJETO DE DADOS ABERTOS NA INTERNET
Durante participação no debate de abertura da Semana de Comunicação da Estácio
(Cemacom) o coordenador adjunto da Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação Citinova) da PMF, Vasco Furtado (foto) disse que a contribuição da sua pasta à democratização da Internet para o público se dá através da tecnologia da informação via a disponibilização de dados abertos.
“Colocamos a ciência, a tecnologia e a inovação a serviço da cidade de Fortaleza via Internet”.
Um exemplo dessa transferência de tecnologia para usufruto da coletividade é o projeto Dados Abertos que faz a estruturação, integração e abertura de dados da cidade, fundamentais para o monitoramento, planejamento e gestão do município e do cidadão criando novas formas de coleta e armazenamento de dados públicos.
UMA FERRAMENTA A MAIS PARA O JORNALISMO DE ESTATÍSTICAS
“Enquanto portais governamentais distribuem informações em seus canais de transparências nós da Citinova vamos disponibilizar dados abertos que depois de transformados em informações serão úteis para a comunidade”, explica o coordenador adjunto da Citinova.
Na visão do sub-secretario o dado aberto será uma ferramenta fundamental, inclusive para jornalistas que trabalham com dados, o que requer melhor qualificação para interpretar estatisticamente esses dados e transformá-los em informação. “De pose dos dados do percurso de uma determinada linha de transporte urbano de Fortaleza e o tempo gasto pelo coletivo para percorrê-lo, o usuário pode através de um aplicativo saber o tempo que o ônibus levará para chegar até a parada que ele está”, exemplifica”
Por Uerbet Santos
Fotos: Tebreu
SEMACOM 2104 DEBATE MARCO CIVIL NA INTERNET
Da esquerda para a direita: Rafael Mesquita, Vasco Furtado,
Lauriberto Braga e Andre´Peixoto
|
Marco Civil na Internet. Esse foi tema do debate da abertura
da 13ª Semana de Comunicação da Estácio (SEMACOM) realizada entre os dias 21 e
24 de outubro. Compondo a bancada de
debatedores, mediada pelo professor de
técnicas de apuração jornalística Lauriberto Braga, o secretário-geral
do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará (Sindjorce) , Jornalista
Rafael Mesquita, o coordenador adjunto da Coordenadoria de Ciência, Tecnologia
e Inovação da PMF, Vasco Furtado e o vice-presidente do Instituto de Direito da
Tecnologia da Informação, o advogado André Peixoto além da participação dos
alunos de graduação e pós-graduação do Centro Universitário Estácio.
Nas discussões em plenária, alguns princípios gerais sobre o
Marco Civil da Internet se destacaram, como por exemplo, a neutralidade da
rede, a liberdade de expressão e informação, a inviolabilidade no sigilo das
comunicações e a guarda de ‘logs’ por um
ano por parte dos provedores de acesso.
NEUTRALIDADE DA REDE GERA POLÊMICA
De acordo com André Peixoto (foto), a neutralidade da rede foi um dos pontos mais polêmicos durante a votação do projeto e também bastante
criticado, principalmente pelos provedores de Internet. “O princípio da
neutralidade diz que a rede deve ser igual para todos, sem diferença quanto ao
tipo de uso. Assim, ao comprar um plano de internet, o usuário paga somente
pela velocidade e volume contratados e não pelo tipo de página que vai acessar”,
explica o advogado.
O especialista em TI informou ainda que a neutralidade será
regulamentada por meio de decreto após consulta à Anatel e ao Conselho Gestor
da Internet (CGI) e deve se limitar a estabelecer os requisitos técnicos
indispensáveis à prestação adequada dos serviços e aplicações; e a priorização
de serviços de emergência.
LIBERDADE DE EXPRESSÃO X
REGULAÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
Outro ponto abordado no debate foi a liberdade de expressão
na rede. O Jornalista Rafael Mesquita (foto) ao falar sobre esse tema citou sobre o
empenho que o Sindjorce em coibir a proposta de regulação dos meios de
comunicação proposta pelo governo federal, que, caso aprovada, pode interferir
na liberdade de expressão de empresas de comunicação e dos usuários desses
meios, inclusive, os da Internet.
“Qualquer forma de regular os meios de comunicação fere o
principio da liberdade de expressão que assegura a qualquer indivíduo de se
manifestar, buscar e receber ideias e informações de todos os tipos, com ou sem
a intervenção de terceiros, por meio de linguagens oral, escrita, artística ou
qualquer outro meio de comunicação. O princípio da liberdade de expressão deve
ser protegido pela constituição de uma democracia, impedindo os ramos legislativo e executivo do governo de impor a censura”, alerta o jornalista.
BATE REBATE
A participação do público também foi polêmica no Debate. Um
exemplo disso foi o que falou Rafael Mesquita ao responder a pergunta do estudante de jornalismo do 7º semestre de jornalismo, Leonardo
Santana (foto) “Quem está falando é o jornalista ou o sindicalista”? referindo-se ao artigo
220 do capítulo V da Constituição que
reza não poder haver monopólio ou oligopólio na comunicação social eletrônica.
“O secretario do Sindjorce (ex-aluno da
Estácio), lembrou que desde estudante enveredou pelas lutas por direitos
estudantis através do DCE e que o jornalista se confunde ou se completa com o
sindicalista para uma causa maior: defender os direitos dos jornalistas e de
futuros jornalistas. “Se uma única emissora controla cerca de 70% do mercado de
TV aberta isso é um monopólio, democratizar a participação de outras empresas
inclusive nas receitas de verbas públicas é aceitável, agora dizer o que eu vou
ou não informar, formatar a grade de programação do veículo, aí é
retrocesso, não estamos de acordo”, responde Rafael.
PREFEITURA ANUNCIA PROJETO
DE DADOS ABERTOS NA INTERNET
O coordenador adjunto da Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação Citinova) da PMF, Vasco Furtado (foto) disse que a
contribuição da sua pasta à democratização da Internet para o público se dá através da tecnologia
da informação.
“Colocamos a ciência, a
tecnologia e a inovação a serviço da cidade de Fortaleza via internet”.
Um exemplo dessa transferência de tecnologia para usufruto
da coletividade é o projeto Dados Abertos que faz a estruturação, integração e
abertura de dados da cidade, fundamentais
para o monitoramento, planejamento e gestão do município e do cidadão
criando novas formas de coleta e armazenamento de dados públicos.
UMA FERRAMENTA A MAIS PARA O JORNALISMO DE ESTATÍSTICAS
“Enquanto portais
governamentais distribuem informações em seus canais de transparências nós da
Citinova vamos disponibilizar dados abertos que depois de transformados em
informações serão úteis para a comunidade”, explica o coordenador adjunto da
Citinova.
Na visão do sub-secretario o dado aberto será uma
ferramenta fundamental, inclusive para jornalistas que trabalham com dados, o
que requer melhor qualificação para interpretar estatisticamente esses dados e
transformá-los em informação. “De pose dos dados do percurso de uma determinada
linha de transporte urbano de Fortaleza e o tempo gasto pelo coletivo para percorrê-lo,
o usuário pode através de um aplicativo saber o tempo que o ônibus levará para
chegar até a parada que ele está”, exemplifica”
Por Uerbet Santos
Fotos: Tebreu
11/04/14
Shutterstock lança Infográfico de Cores e Tendências 2014
Infográfico de Cores e Tendências Scutterstock 2014 |
Em meio a realização da Semana do Design da Estácio e da
Casa Cor Fortaleza, surge uma boa notícia para o mercado do design gráfico, de
moda e de interiores. Depois de publicar no início deste ano o Infográfico Tendências de Design, que trazia as tendências
globais em design, a Shutterstock (um dos bancos de imagens mais consultados do
mundo), lança o Infográfico de Cores e Tendências 2014, focando nos fatos e números relacionados à cor com
base na coleção de 40 milhões de imagens e de 400 milhões de downloads
totais onde foram analisadas quais cores
são populares. É uma boa oportunidade para alunos e profissionais dos diferentes segmentos de design conheceram as tendencias em cores que devem dominar o design nos próximos meses.
Confira os detalhes do Infográfico no Blog Brasil da Shutterstock
no link:
http://www.shutterstock.com/pt/blog/infografico-cores-e-tendencias-shutterstock-2014?customer_ID=10564436&campaign_ID=shutters.10158405&launch_ID=10094625
Por Uerbet Santos
Fonte: Blog Brasil Shutterstock
Foto: Banco de Imagens Shutterstock
Foto: Banco de Imagens Shutterstock