Opinião
Propaganda e Marketing
A Friboi tem exibido nas redes de tevês abertas e fechadas
mais uma filme protagonizado por Tony Ramos, onde o ator aparece no
supermercado orientando consumidores sobre a escolha do marca Friboi que,
segundo a afirmação do garoto propaganda, é sinônimo de confiança. “Friboi.
Carne confiável tem nome”. Até aí tudo bem.
O que causa estranheza é o ator global aparecer no comercial com a barba
e cabelos cumpridos, características marcantes de seu personagem Zé Maria, na
novela a Regra do Jogo que possui um perfil nada confiável. Na dramaturgia ele integra uma
facção criminosa e esta envolvido com lavagem de dinheiro, subversão e outras
mazelas do submundo do crime incorporadas ao seu perfil no imaginário novelesco.
Não há como dissociar a imagem do ator com barba e cabelo
cumprido do personagem que faz na novela global das nove. Ao contrário de Tony ,que assim
como o produto que representa é sinônimo de confiança, Zé Maria é exemplo de
desconfiança. É seu oposto. O outro lado da moeda.
Pelo visto a agencia Lew’LaraTBWA, que atende a Friboi, não
atentou para esse detalhe, que já virou meme na internet. Em 2014, as campanhas
publicitárias da Friboi também foram alvo de comentários e posts jocosos na web
ao exibir um comercial com o cantor Roberto Carlos que é vegetariano, comendo
carne de gado. Diante dessa saia justa, a agencia reformulou a comunicação é buscou nos
testemunhais com Tony Ramos a saída para posicionar a marca Friboi alcançando
índices expressivos na lembrança do consumidor quando o assunto é
carne de qualidade.
Aguardem os próximos capítulos, quem sabe os autores da
novela mudem, literalmente, a regra do jogo, e mostrem um Zé Maria do bem, de
confiança. Caso isso não ocorra, o jeito é fazer a barba, o cabelo e o bigode
do ator, sobe pena, da vaca da preferência do consumidor pelo produto nas gondolas, ir pro brejo.
O jornalista Uerbet Santos é Publicitário é Roteirista