Iguatú Canindé, Itapipoca e Quixadá foram as escolhidas
Senador Eunício Oliveira se congratula com lideranças locais e a população
Em entrevista ao programa de rádio Linha Direta Brasília - Ceará desta sexta-feira (9), o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), falou que o ministro da Educação, Mendonça Filho, confirmou que as cidades de Iguatu, Canindé, Itapipoca e Quixadá foram escolhidas para a implantação de cursos de graduação em medicina por instituições de educação superior privada. Segundo Eunício, o ministro da Educação lhe informou que a portaria com a autorização será publicada no Diário Oficial da União na próxima segunda-feira (12) . O senador ressaltou à jornalista Carina Rocha que essa decisão é uma vitória importante para a população do interior do Ceará, principalmente para os jovens, que sonham com novas oportunidades no futuro. "Tenho muito orgulho de ter colaborado com essa luta ao lado de outras lideranças locais", comemorou o senador. Ele destacou que os benefícios da implantação desses cursos atingirá dezenas de outras cidades próximas às regiões escolhidas. "Além de melhorar a educação e o atendimento à saúde da população, a implantação dessas faculdades vai contagiar diversos setores da economia dessas cidades e da região, como comércios, serviços e até da construção civil", pontuou Eunício. O senador lembrou ainda que vai continuar ao lado das lideranças locais de Crateús e Russas para que também tenham suas reinvindicações atendidas. Uerbet Santos (Da redação) (Com informações do programa de rádio Linha Direta Brasília - Ceará) Foto: Assecom-Senador Eunício Oliveira
Este post sobre liderança feminina na Comunicação Social é uma publicação especial do blog assessordeimprensa.com.br para o dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher.
Se você acompanha o blog AI, uma iniciativa da Knewin, sabe que aqui é um espaço criado para compartilhar conhecimento sobre os diversos aspectos da assessoria de imprensa, comunicação corporativa, relações públicas e marketing. E liderança feminina é um tópico que não poderíamos deixar de lado, não é mesmo?
Afinal, em um mercado em que, segundo a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), as mulheres representam 64% da força de trabalho¹ no Brasil, por que ainda vemos poucas mulheres em cargos de liderança?
Levando isso para o cenário mundial, temos um relatório² que nos alerta que apenas 30% das agências de relações públicas são lideradas por mulheres.
Pensando neste cenário (e utilizando este espaço de conhecimento), trouxemos, para este post, 8 comunicadoras sociais que fazem a diferença no mercado de trabalho em cargos de liderança.
Nosso intuito é valorizar todas as mulheres jornalistas, assessoras de imprensa, relações públicas, designers, atendimento, diretoras de arte, diagramadoras, professoras de comunicação, empreendedoras…
8 exemplos de liderança feminina para fazer a diferença neste 8 de março
Esperamos que este post, com 8 comunicadoras sociais inspiradoras, faça a diferença em sua vida neste 8 de março.
Se você é uma comunicadora social, não duvide das suas habilidades profissionais. Arrisque. Lute pelo seu espaço no mercado de trabalho. E, acima de tudo, incentive outras mulheres a continuarem batalhando na área da Comunicação Social.
1. Júnia Braga
Jornalista e especialista em relações com a mídia, Júnia Braga é uma das inspirações do nosso post sobre liderança feminina. Eu, se fosse você, daria uma conferida nos textos que ela escreve no LinkedIn.
Júnia Braga
Fundadora da JB Press House, agência sediada em São Paulo, Júnia atua com RP, relacionamento com a mídia e produção de conteúdo digital, tudo voltado para comunicação organizacional. Tudo a ver com o blog AI.
Júnia utiliza todo o conhecimento em comunicação organizacional para ajudar empresas a conquistarem ótimos resultados. Além disso, outro fato interessante para o nosso post é que, aos 21, ela prestou serviço para uma multinacional coreana – e se manteve focada para entregar os melhores resultados possíveis para a empresa. We can do it!, não é mesmo?
Jornalista e Especialista em Comunicação Integrada, Isabela Pimentel é nosso segundo exemplo de liderança feminina.
Ela fundou, no Rio de Janeiro, a Comunicação Integrada, uma empresa de cursos voltados para assessoria de imprensa, com a missão de compartilhar conhecimento, sempre praticando empatia, altruísmo e compromisso.
Além de cursos, ela também atua com workshops e consultorias para empresas, a
fim de ajudar a consolidar uma imagem de marca sólida em um mercado tão competitivo quanto o digital.
Ela ainda dá palestras sobre assessoria de imprensa e já fez parcerias com o nosso blog, sabia? A gente tem um e-book sobre assessoria de imprensa digital com ela.
Para fazer o download do e-book Muito além do release – desafios do assessor de imprensa digital, é só clicar aqui.
3 e 4. Deborah Jacob e Sheila Magri
Nosso terceiro e quarto exemplos de liderança feminina mostra que união profissional faz a diferença. O apoio entre comunicadoras sociais fez com que uma agência de comunicação empresarial e assessoria de imprensa nascesse, a MACOB Communications.
Deborah Jabob, relações públicas, e Sheila Magri, jornalista, uniram o conhecimento profissional e, hoje, são líderes de uma agência que ajuda empresas a promoverem as marcas e aumentarem a conscientização sobre missões e valores, além de crises de imagem.
Sheila atua com Comunicação há mais de 15 anos, desenvolve palestras sobre Storytelling e elabora estratégias de Media training, com o intuito de preparar os porta-vozes das organizações para as mais variadas situações.
Sheila Magri
Deborah já atuou como liderança em empresas multinacionais, chefiando projetos,
ganhando confiança e conhecimento e estruturando seu lugar no mercado de trabalho como uma comunicadora social inspiradora para o nosso post.
5. Andressa Griffante
Andressa Griffante é uma jornalista gaúcha que está no nosso post por atuar como empreendedora na Agência RSbloggers.
Ela trabalha unindo influenciadores digitais no RS e compartilhando estratégias assertivas para essa profissão. Além disso, estrutura estratégias de marketing de influência e dá cursos e palestras sobre temas relacionados ao dia a dia dos influencers, ou bloggers.
Em 2016, Andressa foi considerada uma das 30 profissionais mais influentes no meio digital pelo YouPIX Builders. Mais uma comunicadora social inspiradora para o nosso post.
Ela também é fundadora do evento Encontro de Influenciadores Digitais RS, que acontece anualmente para reunir os influencers gaúchos, incentivando o compartilhamento de conhecimento e networking.
Para terminar, ela ainda atua em um blog chamado Passageira, em que publica conteúdos relacionados ao universo de cultura e viagens.
6. Cristina Schachtitz
Nossa sexta inspiração para este post é uma liderança feminina na Edelman, uma grande empresa global de comunicação corporativa (com 65 escritórios em todos os continentes) que ajuda empresas (desde 1952) a construírem e manterem a reputação em um mercado tão competitivo e delicado.
Cristina Schachtitz é Vice-Presidente Executiva na Edelman Brasil e lidera as áreas de Engajamento Corporativo e Crise. O foco de seu trabalho é aprimorar a percepção que as organizações têm com os públicos de interesse.
Na Edelman, Cristina ajuda na estruturação de estratégias que promovem engajamento com as audiências, com a finalidade de criar laços de confiança sólidos em um mundo cheio de marcas e informações à disposição dos consumidores.
Em sua carreira profissional, que já soma mais de 30 anos, Cristina já atuou com gestão de crise, implantação de programas de comunicação corporativa e estruturação de treinamentos de comunicação. Todos aspectos relacionados ao nosso blog.
Atualmente, lidera a LVBA comunicação, uma agência boutique em São Paulo. O que isso quer dizer? Gisele trabalha com gestão de imagens de empresas de forma muito cuidadosa.
Agências boutiques, como a que Gisele lidera, têm uma visão diferente de gestão de comunicação externa. São agências que cuidam, de forma estratégica, do negócio dos clientes, sempre entendendo que cada caso é diferente do outro. Ou seja, há uma atenção especial para cada cliente.
Com 20 anos de experiência nas áreas da Comunicação Social, Mônica Brissac é nossa oitava comunicadora social para se inspirar neste 8 de março.
Atualmente, ela lidera a Ketchum Brasil. Com uma carreira profissional sólida, Mônica já atuou com planejamento de comunicação estratégico, com mapeamento de estratégias para aprimorar o relacionamento com stakeholders e com gestão de crise.
Como profissional e líder, desenvolveu habilidades-chave para potencializar a rotina. Flexibilidade, criatividade e adaptabilidade são exemplos.
Essas características a ajudam a manter a produtividade e o empenho de sua equipe, o que é essencial no trabalho comunicação externa, certo?
As 8 profissionais que selecionamos para este post são exemplos das comunicadoras sociais que temos no mercado de trabalho brasileiro. Esperamos que elas sirvam de inspiração para sua rotina e te mostrem que podemos, sim, ter uma liderança feminina nas agências de comunicação.
Queremos saber sua opinião sobre esse assunto. Então comente aqui no blog, compartilhe nosso post nas redes sociais e, o mais importante, não duvide de suas habilidades como jornalista, assessora de imprensa ou gestora de agência!