9/18/21

DICA CULTURAL: Biblioteca Pública expõe vasto acervo sobre São Luís neste mês de setembro



A mostra está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19h




No mês de aniversário de São Luís, a Secretaria de Estado da Cultura oferece um importante espaço para que o público conheça mais sobre a cidade por meio de livros, filmes, vídeos, painéis, fotos e gravuras. Um rico acervo está à disposição da população na exposição 


“São Luís: Cidade dos Azulejos, encantos e poesias”, montada no Salão de Referência da Biblioteca Pública Benedito Leite, durante todo este mês de setembro, em celebração aos 409 anos de São Luís. 

A mostra está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19h, com a obrigatoriedade do distanciamento e uso de máscaras.

“São 50 livros sobre São Luís que fazem parte do acervo da nossa biblioteca e que estarão à disposição do público.

Temos a exposição fotográfica de São Luís de ontem e São Luís de hoje e também algumas informações de pesquisa sobre São Luís, como dados populacionais e outros geográficos e históricos, coisas que as pessoas poderiam buscar dentro de uma biblioteca”, disse a diretora da Biblioteca, Aline Nascimento.

Durante todo o horário da exposição são exibidos vídeos e filmes sobre a cidade de São Luís. E quando há visitas guiadas, as mesmas são acompanhadas de intervenções poéticas, recitais e performances feitas pelos servidores e estagiários da Biblioteca.






O que ver na exposição

– Acervo literário sobre São Luís, composto por aproximadamente 50 obras;

– Mostra Fotográfica de São Luís através dos tempos;

– Gravuras dos Pregoeiros de São Luis;

– Painel com dados geográficos, econômicos, populacional e histórico da cidade de São Luís;

– Painel de curiosidades sobre São Luís;

– Apresentação de vídeos sobre São Luís;

– Apresentação de filme infantil A lenda da carruagem de Ana Jansen;

– Intervenções poéticas/recitais valorizando letras de músicas de autores maranhenses, além de poesia autoral de servidores.

Serviço

O quê: Exposição “São Luís: Cidade dos azulejos, encantos e poesias”.

Quando: Até 30 de setembro, das 8h30 às 19h.

Onde: Biblioteca Pública Benedito Leite.


(Da redação)
Com informações da Secma
Fotos: Divulgação/Secma

9/17/21

PIONEIRISMO - Prefeitura de São Luís inaugura a primeira escola municipal integral para o ensino de pessoas surdas

A unidade atende 82 alunos com deficiência auditiva e oferece libras como língua materna e a  portuguesa, como segunda opção. As aulas  começam na segunda-feira (20).



O prefeito Eduardo Braide entregou, nesta quinta-feira (16), a primeira Escola Municipal Integral Bilíngue de São Luís, localizada no bairro Camboa. 

O novo prédio foi totalmente requalificado, por meio do programa Escola Nova e o espaço vai promover a inclusão e a melhoria do ensino-aprendizagem de crianças, jovens e adultos surdos. 

A unidade atende 82 alunos com deficiência auditiva e oferece libras como língua materna e a língua portuguesa, como segunda língua. 

“Um dia histórico para a nossa cidade. Estou muito feliz em entregar a primeira Escola Municipal Integral Bilíngue de São Luís, sendo que a língua principal é Libras e a segunda é português.

 Um espaço muito importante para a educação dos surdos, e saber que aqui nós não temos somente os surdos, mas também familiares que vem aprender essa língua tão importante. E isso faz com que a educação de São Luís seja verdadeiramente inclusiva”, destacou o prefeito Eduardo Braide.



O secretário municipal de Educação, Marco Moura, afirma que a escola é um reflexo da gestão inclusiva do prefeito Eduardo Braide e representa um avanço na educação de São Luís. 

“A gestão do prefeito Eduardo Braide é uma gestão para todos, principalmente com transparência e diálogo. A inauguração dessa escola representa um avanço no aspecto positivo, de levar, de fato, a todas as pessoas, o direito à educação”, disse Marco Moura. 

Para Carlivan Braga, secretário municipal da Pessoa com Deficiência, a inauguração é um marco na educação inclusiva de São Luís, que acontece durante o Setembro Verde, e reforça a acessibilidade e a inclusão da pessoa com deficiência. 

“É um marco, já que estamos entregando a escola bilíngue no Setembro Verde, o setembro da inclusão. É um dos presentes que a Prefeitura de São Luís tem entregado para o povo, principalmente para a comunidade surda”, afirmou. 

Também estiveram presentes na solenidade de entrega da escola, o vereador Raimundo Penha (PDT); o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella; o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Carlivan Braga; e o vice-presidente de Relações Institucionais e Expansão do Instituto Ayrton Senna, Roberto Campos Lima.



Escola Municipal Integral Bilíngue
Esta é a primeira vez, desde a sua fundação, em 2016, que a Escola Municipal Integral Bilíngue tem um espaço totalmente dedicado para o funcionamento das atividades voltadas para a comunidade surda.

Anteriormente, a unidade funcionou em quatro salas emprestadas e depois, migrou para um espaço na U.E.B Luís Viana, no bairro Alemanha. 

Para receber os alunos, o prédio onde agora funciona a Escola Municipal Integral Bilíngue, passou por intensa obra de requalificação da estrutura interna e externa, executada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). 

Foram feitos serviços de revisão do forro, da estrutura da cobertura, das esquadrias, instalação de novas portas, janelas, iluminação com a colocação de novas luminárias. 



Além disso, também foram trocadas as lâmpadas, instalada uma nova infraestrutura para o ar-condicionado e ganhou pintura interna, externa e da quadra de esportes.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella, explicou que o principal objetivo da obra era garantir um espaço com condições adequadas para o ensino aprendizagem dos alunos. 

"É extremamente importante essa requalificação devido ao propósito dela, que é oferecer uma escola que atenda as pessoas surdas, e nós trabalhamos para entregar um ambiente totalmente restaurado, completamente revitalizado, para que eles possam ter qualidade de vida e de aprendizado. 

E o objetivo da gestão do prefeito Eduardo Braide é que nós possamos fazer essas requalificações em todas as escolas”, disse o secretário.



Aulas
As aulas no novo prédio começam na segunda-feira (20). O espaço conta com uma sala de Educação Infantil; seis salas para turmas do 1º ao 6º anos (uma sala de cada); uma sala de Educação de Jovens e Adultos (EJA); duas salas de recursos; brinquedoteca; biblioteca; e sala de informática com 10 computadores. 

A escola municipal conta com um ensino integral e todos os componentes curriculares são ministrados na língua de sinais, como língua materna e na língua portuguesa, escrita como segunda língua. 

Todos os professores são qualificados e habilitados para atender às necessidades dos alunos.



A gestora da escola, Erlene Régia Pires da Silva, externou sua satisfação com a entrega da escola que, para ela, representa a realização de um sonho para a comunidade surda de São Luís.

“Para a gente e para toda comunidade surda de São Luís é um momento ímpar, resultado de uma luta para que esse sonho fosse realizado. 

Finalmente, na gestão do prefeito Braide, ele está entregando essa escola que só tem a favorecer a educação dos nossos surdos, através da língua de sinais”, reforçou a gestora. 

Esbanjando felicidade, Lindanira dos Santos, mãe de Alan dos Santos, de 13 anos, afirmou que a escola vai enriquecer o aprendizado das pessoas com deficiência auditiva. 



“Estou muito feliz e agradecida e já era hora desses meninos terem um espaço deles. Eles vinham migrando de escola em escola, sem ter um espaço para eles. Eu estou muito emocionada e essa escola terá muita importância na vida deles, onde vai enriquecer o aprendizado deles”, finalizou.

Com informações da Agência São Luís de Notícias
Fotos: Divulgação/Secom

9/16/21

NOTA CULTURAL : Prazo para submissão de recurso prorrogado em 4 editais da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural

São eles: Artezanato, Literatura, Games e Projetos.

A Secretaria de Estado da Cultura (Secma) informou na tarde desta quarta-feira(16), em nota no site oficial da instituição, que o prazo para submissão de recurso dos editais Conexão Artesanato, Conexão Literatura, Conexão Games e Conexão Projetos, foi prorrogado para até as 23h59 do dia 19 de setembro, próximo domingo.

Esses editais estão entre os 11 novos certames lançados pela Secma, da segunda fase da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural (Lei n° 14.017/20) no estado do Maranhão. 

As informações completas sobre os editais e os recursos estão disponíveis para acesso público no site: leialdirblanc.secma.ma.gov.br

Foto: Divulgação 
Fonte Secma

CULTURA - Prorrogado o prazo de inscrição dos editais de Patrimônio e Fotografia

O prazo de  inscrição se extende  até às 23h59 do dia 19 de setembro, domingo.

A Secretaria de Estado da Cultura (Secma) informa que foi prorrogado o prazo de inscrições de dois editais da segunda fase da Lei Aldir Blanc no Maranhão. 

Os artistas interessados em participar dos editais Patrimônio e Fotografia, que se encerrariam nesta quarta-feira, 15, ganharam novo prazo para cadastro de propostas e agora podem efetivar inscrições até às 23h59 do dia 19 de setembro, domingo.

Esses editais estão entre os 11 novos certames lançados pela Secma, na segunda fase de aplicação de recursos da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural (Lei n° 14.017/20) no estado.

A informações completas sobre os editais estão disponíveis para acesso público no site da Secma, onde constam todas as regras para participação.



As premiações vão de R$ 4.000,00 a R$ 5.000,00. As inscrições e cadastros podem ser feitos na plataforma leialdirblanc.secma.ma.gov.br.

Com informações da Secma
Foto:  Divulgação