Enquanto isso, Ministério da Saúde volta atrás e orienta que não seja feita a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades
A Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) transferiu a data da edição de 2021 dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), que acontecerá na primeira quinzena de outubro com o início das etapas regionais.
A etapa estadual será da segunda quinzena de outubro à primeira quinzena de novembro.
A decisão da Sedel de estender a data de início dos Jogos Maranhenses se deu para que os municípios ganhem tempo para a preparação da etapa regional e os atletas se preparem adequadamente para a competição, já que as atividades escolares retomaram no mês de agosto.
Paralelo à questão do tempo de preparação dos atletas, a Sedel aguarda a expansão da campanha de vacinação para crianças e adolescentes, público alvo da competição, o que aumentará a proteção dos competidores.
A Sedel condidera que devido a pandemia da COVID-19 e levando em conta também o número elevado de participantes na faixa etária 12 a 17 anos, deve zelar pela integridade física e saúde de todos os envolvidos.
A transferência da data de início dos JEMS ocorre em meio a decisão do Ministério da Saúde, por meio de uma nota informativa na quarta-feira (15), na qual volta atrás sobre a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades.
Agora, a orientação do ministério é que não seja feita a vacinação deste grupo.
A vacinação deve ficar restrita a três perfis específicos:
* adolescentes com deficiência permanente,
* adolescentes com comorbidades,
* e adolescentes que estejam privados de liberdade.
A nota informativa da quarta passada contraria uma outra publicada pela pasta da Saúde em 2 de setembro, que recomendava a vacinação para esses adolescentes a partir do último dia 15 .
O próprio Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), que participa das decisões sobre os rumos do Plano Nacional de Imunizações, divulgou nota afirmando que a "vacinação de todos os adolescentes é segura e será necessária".
O Conass e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) solicitaram posicionamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a aplicação da vacina em adolescentes de 12 a 17 anos.
Impasse à parte, o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rogério Cafeteira disse que "a promoção do respeito e dos cuidados com o próximo são valores que devem ser absorvidos pelos milhares de jovens que participarão do JEMs".
"Agradeco a compreensão de todos, em especial dos municípios que se empenham na execução de mais uma edição do JEMs", completou Rogério.
(Da redação)
Com informações da Sedel e do Ministério da Saúde
Banner: Divulgação/Sedel
Esporte é um investimento importante na vida .
ResponderExcluir