3/12/21
Cadastro para auxílio emergencial estadual de bares e restaurantes da Grande Ilha começa nesta segunda-feira (15)
Começa neste domingo (14), a atualização do calendário cadastral no 'aplicativo Caixa Tem' para recebimento do Auxílio Emergencial 2021
Todos os usuários precisam realizar a atualização pelo celular para receber os seus benefícios.
Foi divulgado pela Caixa Econômica Federal nesta quinta-feira (11) o calendário para que os beneficiários do auxílio emergencial bem como demais usuários do Caixa Tem possam realizar a atualização do cadastro no aplicativo
De acordo com informações da Caixa, a atualização cadastral do aplicativo Caixa Tem será realizada de maneira escalonada, ou seja, seguindo o mês de aniversário dos usuários do aplicativo e já estará disponível para o beneficiado neste domingo (14).
Confira o calendário para atualizar o cadastro:
Nascidos em janeiro e fevereiro – atualização nesta quinta-feira, 11 de março
Nascidos em março e abril – atualização na sexta-feira, 12 de março
Nascidos em maio e junho – atualização na segunda-feira, 15 de março
Nascidos em julho e agosto – atualização na terça-feira, 16 de março
Nascidos em setembro e outubro – atualização na quarta-feira 17 de março
Nascidos em novembro e dezembro – atualização na sexta-feira 18 de março
Saiba como atualizar o aplicativo
A atualização do Caixa Tem será realizada pelo celular não sendo necessário o comparecimento a uma agência bancária.
De acordo com o banco a atualização é para oferecer “mais segurança e praticidade aos clientes”.
Para atualizar basta seguir as orientações do aplicativo.
Veja o passo à passo:
Acessar o Caixa Tem
Acessar a conversa “Atualiza seu cadastro”
Enviar a documentação solicitada, foto e documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de endereço
O envio é feito diretamente pelo celular e todos os usuários precisam realizar a atualização para receber os seus benefícios.
A Caixa lembra ainda que a atualização é única e somente pelo aplicativo Caixa Tem, qualquer outra mensagem que o usuário receba deve desconsidera.
Da redação
Fonte: Caixa
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
3/11/21
ARTIGO - 11 de março. Dia da Mulher Maranhense alusivo à Maria Firmina dos Reis, a primeira romancista negra do Brasil
Nesta quinta-feira (11) é comemorado o aniversário da maranhense e primeira romancista negra do Brasil, Maria Firmina dos Reis.
Em sua homenagem, foi instituído o Projeto de Lei Projeto de Lei 10.763 de 27 de dezembro de 2017 na sua data de nascimento (11 de Março de 1822) o “Dia da Mulher Maranhense”.
Acreditava -se que a verdadeira data de nascimento de Maria Firmina fora 11 de outubro de 1825.
Prova disso é que o governo do Estado do Maranhão, com base em um Projeto pioneiro de autoria do saudoso advogado e Deputado Estadual Celso Coutinho, do município de Guimarães (cidade natal de Firmina), promulgado em 1975, ano do sesquicentenario de nascimento de Maria Firmina, sansionou o Projeto de Lei 3.754 de 27 de Maio de 1976, indicando tal data como o "Dia da Mulher Maranhense.
Mas, pesquisas documentais recentes constataram que a real data de nascimento de Maria Firmina era 11 de março de 1822.
Constatada a verdadeira data, o então deputado estadual , Eduardo Braide, solicitou a Assémbleia Legislativa a alteração do documento e o governo do Estado sancionou o PL 10.763 de 27 de dezembro de 2017 , ratificando o 11 de março como a nova data do "Dia da Mulher Maranhense".
"Subversiva e transgressora" Assim, Maria Firmina dos Reis era considerada pela sociedade da sua época, que não admitia ter uma mulher com atividade intelectual.
No Brasil colônia, era praticamente impossível para uma mulher expor sua opinião contra a escravidão.
E Maria Firmina ousou, transgrediu e conseguiu. Em razão disso, muitas vezes, teve que usar um pseudônimo para publicar suas obras, a exemplo disso, sua obra magnífica: Ursula.
O romance publicado em 1859, em pleno romantismo, é marcado por uma visão peculiar da autora no que tange ao possível discurso das minorias no século XIX.
Sua narrativa inova e seu discurso parece romper com a tradicional visão do negro difundida nos romances da época.
No que tange à mulher na sociedade brasileira do século XIX, de uma maneira geral, sabe-se que esta vivia em condições reclusas, sem acesso à educação formal ou à vida cultural e literária do país.
A escritora é um exemplo de mulher que teve acesso à educação, mesmo sendo afro-brasileira. Dessa forma, pode-se dizer que a educação foi a forma encontrada para que a autora manifestasse sua visão crítica quanto à sociedade em que vivia.
De acordo com alguns pesquisadores, Maria Firmina dos Reis foi escritora e musicista, além também de escrever poesias e crônicas.
Seu livro Úrsula denuncia a condição das mulheres e do negro na sociedade do século XIX, demonstrando uma nova ótica no tratamento dado à questão de caracterização do africano sequestrado pelos colonizadores, em uma época de teorias de “superioridades raciais” e preconceito.
"Sim, para que estas lágrimas?!...Dizes bem! Elas são inúteis, meu Deus; mas é um tributo de saudade, que não posso deixar de render a quem me foi caro! [...] Tranquila no seio da felicidade, via despontar o sol rutilante e ardente do meu país. Ah, Túlio, tudo me obrigaram os bárbaros a deixar! oh! tudo, até a própria liberdade", trecho de Úrsula onde o discurso da preta Susana, personagem do livro, é posto em cena, desde a saída forçada de sua terra natal, a África, até o abandono de sua família e os horrores sofridos no navio negreiro.
Parabéns à Maria Firmina dos Reis e a todas às mulheres aguerridas e transgressoras desse Maranhão que continuam ousando para serem ouvidas, lidas e respeitadas!
Artigo da advogada e defensora dos direitos da mulher, Fabrinn Coymbra (foto) especial para o Blog do Jornalista Uerbet Santos
Ilustração de Maria Firmina: Divulgação/Web
SEGURANÇA - Senado aprova Projeto de Roberto Rocha que cria Comissão de Segurança Pública no Senado Federal
3/10/21
SAÚDE - Prefeitura segue com aplicação da 2ª dose da vacina contra Covid-19 em São Luís; Mais de 50 mil pessoas já receberam a primeira dose
3/08/21
A BOLA VAI SUBIR! : Com slogan “Levante a Bola Delas” e protocolo de segurança, LBF 2021 começa nesta segunda sem público e com 100% dos jogos transmitidos
Vera Cruz Campinas-SP e AEC/Tietê Agroindustrial/ BAX fazem a partida inaugural
A longa espera está terminando! A temporada 2021 da Liga de Basquete Feminino começa nesta segunda-feira, 8 de março, com o duelo entre Vera Cruz Campinas-SP, campeão de 2018, e AEC/ Tietê Agroindustrial/ BAX Catanduva-SP, que retorna à competição após três anos.
A partida, disputada no ginásio da AAPP Paineiras, em Campinas (SP), e sem presença de público, está marcada para as 19h (horário de Brasília-DF), com transmissão ao vivo e exclusiva da TV Cultura, emissora oficial da LBF.
Oito equipes estão na disputa pelo título do principal torneio de basquete feminino do Brasil: AEC/Tietê Agroindustrial/ BAX Catanduva-SP, Blumenau-SC, Ituano Basquete-SP, Sampaio Basquete-MA, Santo André/Apaba-SP, SESI Araraquara-SP, Sodiê Doces/Mesquita/LSB-RJ e Vera Cruz Campinas-SP.
A primeira fase da competição será disputada em turno e returno para definir as posições para os playoffs.
As séries de quartas de final e semifinal serão disputadas em até três jogos cada, ao passo que a grande decisão será decidida em série melhor de cinco partidas.
Ricardo Molina, presidente da LBF, destaca a nova temporada e as ações da entidade:
“As movimentações no mercado demonstram um campeonato que deverá ser bastante disputado. Ainda que sem um patrocinador master, estamos oferecendo praticamente a totalidade das passagens aéreas na fase de classificação, um custo pesado para as equipes.
Além disso, mantivemos nosso campeonato transmitido 100% ao vivo, sendo nos domingos a grade fixa na TV Cultura, às 14 horas. Queremos uma edição organizada e com muita segurança a todos”, diz o executivo.
Jogos 100% transmitidos
O público não poderá frequentar os ginásios, mas não terá problemas em acompanhar a temporada. Isto porque, desde 2018, a LBF tem todos os jogos transmitidos, seja na televisão, ou pela internet. A TV Cultura é a emissora oficial da LBF 2021 e exibirá a competição em horário fixo aos domingos: sempre às 14 horas, horário de Brasília – com exceção da partida de abertura desta segunda.
Os demais jogos poderão ser acompanhados pelas transmissões online na LBF LIVE, plataforma WEB exclusiva da competição gerenciada pela TV NSports. O acesso é realizado mediante cadastro gratuito no portal.
Blog do Jornalista Uerbet Santos
Os jogos do Sampaio Basquete terão cobertura exclusiva deste canal na ótica do jornalista Uerbet Santos especialista em bssquete que fará um Raio X das partidas da Bolívia Querida.
Levante a bola delas
movimento Levante a Bola Delas, lançado em 2020 pelas atletas de basquete do país e que teve grande repercussão nas redes sociais, estarád presente em toda a comunicação da LBF 2021. Além da ativação nas redes sociais, o logotipo da campanha estará estampado nas camisetas das oito equipes participantes.
As atletas se inspiraram no Dia Internacional da Igualdade Feminina, celebrado em 26 de agosto, para exigir visibilidade, apoio e condições igualitárias ao basquete feminino. Érika de Souza, Raphaella Monteiro, Tainá Paixão, Gil Justino e as lendas Magic Paula, Hortência e Janeth participaram da ação no ano passado.
Protocolo sanitário
Visando a segurança de atletas, comissões técnicas, arbitragem, oficiais de mesa e demais profissionais que atuarão na LBF 2021, a diretoria da Liga de Basquete Feminino e as equipes participantes definiram o protocolo sanitário de detecção e prevenção à covid-19.
..
O documento preconiza que todas as atletas e integrantes das comissões técnicas deverão ser testados através de teste RT-PCR ou Teste de Antígeno a cada 14 dias. Potenciais casos positivos para covid-19 deverão cumprir período de 10 dias em isolamento, sem poder disputar jogos ou frequentar os ginásios.
Nos dias de jogos, todos deverão ter a temperatura corporal aferida, obedecer um distanciamento social de no mínimo 1,5 metro e utilizar máscaras – exceto quando as atletas estiverem em jogo.
Todos também deverão higienizar frequentemente as mãos com álcool 70% em gel ou água corrente e sabão, além de evitar o toque nos olhos, nariz e boca. Será de responsabilidade do clube mandante a higienização constante do ginásio e superfícies potencialmente compartilháveis (maçanetas, corrimãos e torneiras, por exemplo).
A LBF 2021 conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes, a parceria da Espaçolaser e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Açúcar Guarani, Colorgin, Hospital Vera Cruz e Tópico.
Uerbet Santos com informações da LBF
Foto: Divulgação/ LBF
.