5/07/23

HISTÓRICO! - Blumenau quebra tabu, vence o Sampaio Basquete e sai da lanterna da competição.

Foram 13 jogos sem ganhar do Sampaio nos confrontos entre as equipes na fase de classificação nas edições da Liga de Basquete Feminino 



Na tarde deste sábado (6), no Ginásio Costa Rodrigues, em São Luís do Maranhão, a torcida do Sampaio Basquete ficou calada diante do que aconteceu no último quarto da partida contra o Blumenau.

As catarinenses surpreenderam o vice-lider da LBF, fizeram 30 pontos, em um último quarto impecável, viraram o jogo, arrancam a primeira vitória sobre as maranhenses em toda a história do confronto, por 77 a 70, saíram da lanterna da competição e empurraram o Ituano para a última colocação.

A histórica vitória foi bastante comemorada pela equipe catarinense. Em 13 jogos contra o Tubarão nunca triunfaram na fase  de classificação. A única vitória do Blumenau  diante do Sampaio  foi na semifinal da LBF 2021

A conquista inédita, passou pelas mãos da ala-pivô Sil que anotou um duplo-duplo, foi o nome do Blumenau no triunfo e ficou com o título de MVP da partida. A atleta marcou 13 pontos,  pegou 12 rebotes e 22 de eficiência.

O triunfo teve também as digitais de Leila e Lê Lisboa, ex-atletas do Sampaio. A dupla anotou 17 pontos cada e foram decisivas no quarto final, quando o Tubarão deixou de ser predador e passou  a presa.

Nem as boas atuações do trio, Mari Dias (cestinha com 22 pontos), Tainá Paixão (17 pontos) e Gabi Guimarães (16 pontos), foram suficientes para conter a determinação tática das comandas  da técnica Bruna Rodrigues para vencer a partida. 

Uma das estratégias  adotadas pelas blumenauenses foi marcar e anular uma das principais jogadoras do adversário, Paty Teixeira, que fez apenas cinco pontos.

"Não foi uma simples vitória, foi a vitória. Isso nos fortalece e mostra que temos potencial para crescer nos playoffs", declarou a técnica.


Raio-X 

A vitória do Blumenau veio do banco. Foram 20 pontos contra 10 do Sampaio.

A equipe catarinense foi melhor também nos pontos de segunda chance (16 a 11) e nos pontos de contra-ataque (15 a 10). Esta, uma das armas do Sampaio que não funcionou, principalmente no último período.

A estatística negativa acende a luz vermelha para o técnico argentino do Sampaio, Cristian Santander, que ainda tem duas cartas na manga para buscar o 4° tiluo da Bolívia Querida na Liga de Basquete. 

O coach aguarda duas peças chaves para compor sua equipe e melhorar sua rotação de atletas nas partidas. 

A experiente pivô Erica é a armadora Meli Gretter integraram a equipe nos próximos jogos.

Com a derrota diante do Blumenau, o Tubarão segue na 2ª posição, com 15 pontos, atrás apenas do SESI Araraquara, que tem 16.


Parciais entre Sampaio e Blumenau 

1° quarto: 15 a 15 
2° quarto: 19 a 12
3° quarto: 22 a 20
4° quarto 14 a 30
Placar final: Sampaio 70 a 77 Blumenau 

Próximo jogo
Para seguir embalado na LBF 2023, o Blumenau volta à quadra diante do Mesquita, em casa, no próxima quinta-feira (11).

Já o Sampaio Basquete volta a quadra somente no próximo domingo (14), para enfrentar o Santo André, às 17h, no ginásio Laís Elena, no interior de São Paulo. 


Por Uerbet Santos 
Fotos: João Marcos/Sampaio Basquete 
Fontes estatísticas: LBF 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Seu comentário é muito importante para nós.