O MARKETING AO LONGO DA HISTÓRIA
Henry Ford ao lado de sua galinha dos ovos de ouro. |
Aí nascia o conceito de marketing, onde o foco estava no
consumidor e suas necessidades e não na matéria prima. Então eu poderia afirmar que o foco estava
errado ao invés de priorizar o produto ou o vendedor como ponto básico para o
sucesso da empresa, o norte seria se voltar ao consumidor alvo: o cliente.
Fidelizá-lo, satisfazê-lo, entendê-lo, perceber seus anseios e desejos. Joseph
O'Leary, sócio da Andersen Consulting acredita que o cominho do futuro nas relações
de mercado é fazer o cliente sorrir.
O Marketing passou de quantitativo para qualitativo
Regis McKenna, autor do livro Marketing de Relacionamento, |
Regis McKenna, autor do livro Marketing de Relacionamento, por sua vez, deixa
claro que, embora muitos continuem insistindo nos velhos esquemas de
comercialização, a realidade é outra e o antigo modelo já não serve.”O
marketing passou a ser qualitativo em vez de quantitativo, insistindo na
necessidade de estabelecer um diálogo interativo com o cliente. Nenhuma agência
de publicidade ou de relações públicas pode incumbir-se deste processo - ele
deve estar sob a responsabilidade da alta administração. Num mercado baseado na
diferenciação, os gerentes passam a comportar-se como autênticos
empreendedores, aceitando o desafio de gerar novas ideias”. De onde
deduzo que Marketing significa comunicar a personalidade de uma empresa,
a fim de criar uma presença única e torná-la perfeitamente visível.
Outra visão revolucionária engrossa a fileira do foco no cliente. “Mais cedo ou mais tarde, as empresas
descobrirão que lucratividade não se mede por produto e sim por cliente”.
Quem afirma é a especialista em marketing personalizado Martha Rogers, uma das
criadoras do conceito de marketing um a um. Marta, ao ser indagada sobre qual
produto é melhor ou pior para ser personalizado, disse, “qualquer coisa que
tenha a informação como componente é provavelmente muito fácil de personalizar,
ou deveria ser.” E estendeu seu conceito a comunicação personalizada com o cliente, “E, ainda que o produto em si não possa ser
personalizado, a empresa pode personalizar a comunicação com o cliente”,
conclui.
Marca. O maior patrimônio da sua empresa.
Coca Cola. A marca mais valiosa do mundo |
O Conceito de foco no cliente faz da marca o maior patrimônio da
empresa, ao longo dos tempos varias empresa nacionais e multi nacionais foram
negociadas por somas vultosas, tendo como elemento de principal valor agregado
a sua marca. Segundo especialistas o
poder de uma marca é reconhecido pelos reflexos de sua imagem. São as percepções de qualidade, status, conforto,
beleza etc. E como calcular esse valor que não é palpável? A consultoria internacional Interbrand pontua
sete requisitos na sua avaliação sobre a marca que aliados aos resultados financeiros
gerados pela marca (levantamento dos números relacionados às vendas atuais e
futuras, margens de lucro, investimentos em publicidade e impostos, entre
outros indicadores) chega-se finalmente ao valor final da marca.
Dentre os sete pontos de valorização de uma marca, os de maior
relevância são a liderança e a internacionalização da marca. Na
sequencia dessa escala de pontuação vem longevidade, mercado, tendências, suporte e proteção legal. A
lnterbrand e a revista Financial World a estimaram que a marca
mais valiosa do mundo vale cerca de 48 bilhões de dólares. Sobre a pergunta,
executivos da Coca Cola responderam num relatório anual da diretoria "0 que nós sabemos é isto: se nossa companhia queimar até o chão
não teremos problemas em emprestar dinheiro dos bancos e reconstruí-la com base
apenas na força de nossa marca.". Portanto
concluo que marketing é isso ai, uma
Coca colai: “ a construção de produtos e
serviços que se tornem marcas registradas na memória e no desejo do consumidor”. E parafraseando a Bayer : “Se é
Marketing é bom”.
Artigo por Uerbet Santos
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