"Cidade em Jogo" quer que estudantes decidam quais as melhores soluções para a sua cidade
A exemplo de, Nikolay Lukashenko (7), cujo pai,
presidente da Bielorrusia, o prepara para substituí-lo
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Imagine que você, aluno, pudesse administrar uma cidade.
Qual problema você resolveria primeiro? De que forma apresentaria soluções para
melhorar a vida dos seus munícipes?
Os alunos do Ensino Médio da
rede estadual de ensino poderão responder à estas perguntas ao vivenciar, por
meio do game “Cidade em Jogo”, a vida de um administrador público. A iniciativa
é fruto do Protocolo de Intenções entre a Secretaria da Educação e a Fundação
Brava, firmado nesta terça-feira (22), na sede da Pasta.
De acordo com o secretário da Educação, José Renato Nalini,
a ferramenta tem como objetivo educar os alunos para se tornarem cidadãos mais
críticos e engajados no contexto da sua cidade. “Além disso, é muito importante
que tenhamos ferramentas novas com a linguagem dessa geração”, disse.
Criado em parceria com o Woodrow Wilson Center (Think-tank
norte-americano), o game educacional promove o espírito crítico e protagonismo
juvenil de forma simples e divertida, abordando temas de cidadania, gestão
pública e democracia.
O jogo é online, gratuito e aberto para todos. “Essa
ferramenta é um instrumento de aprendizagem envolvendo jovens em uma escola de
cidadania”, explicou o diretor do Instituto Brasil do Woodrow Wilson Center, em
Washington, Paulo Sotero.
O “Cidade em Jogo” conta com uma série de conteúdos
exclusivos e gratuitos para auxiliar o professor de diferentes matérias na
aplicação do game em sala de aula.
O jogo foi desenvolvido para contribuir na
abordagem de diferentes temas seguindo a mesma transversalidade presente na
gestão pública. “Estamos muito contentes com essa parceria e esperamos que a
ferramenta possa colaborar para a formação dos alunos paulistas”, explicou a
gerente executiva da Fundação Brava, Miriam de Oliveira Ascenso.
Alunos são prefeitos por um dia
O game possibilita que os alunos sejam prefeitos por um dia
e decidam quais as melhores soluções para a sua cidade e é jogado em quatro
etapas:
Ao longo do jogo e em seu resultado final, o(a) prefeito(a)
poderá avaliar se as medidas adotadas ao longo do mandato foram coerentes com
as prioridades estabelecidas anteriormente.
Com as prioridades de governo em
vista, o administrador público agora pode conhecer quais são as políticas
públicas disponíveis para a cidade: cada política pública está descrita de
forma clara, apresentando argumentos pró e contra. A sua gestão será avaliada
com base em três indicadores: finanças, infraestrutura e satisfação popular.
Ao final de cada rodada, o prefeito ou prefeita pode
analisar os impactos de suas medidas e repensar sua estratégia para a cidade.
Ao final do jogo, aluno e seu professor poderão juntos analisar e refletir
sobre seus resultados. Depois de conhecer o que pode ser feito, o prefeito
começa a tomar as suas decisões.
Fonte: Secretaria da Educação de São Paulo
Uerbet Santos (Da redação)
Foto: O Globo
Foto: O Globo
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