Aponta estudo realizado pela eMarketer
Os adolescentes e adultos jovens americanos migraram
paulatinamente do Facebook para o Instagram e o Snapchat, atraídos pelo perfil
mais visual destas redes sociais, segundo um estudo da empresa eMarketer.
O número de “usuários mensais ativos” (que entram ao menos
uma vez por mês) do Facebook nos Estados Unidos com entre 12 e 17 anos este ano
“diminuirá 3,4% em comparação com 2016, para 14,5 milhões”, uma redução que “se
acelera”, pois a queda no ano passado foi de apenas 1,2%, aponta a eMarketer.
A diminuição observada entre os mais jovens “empurra para
baixo” o crescimento do número total de usuários do Facebook, que se espera que
aumente 2,4%, até 172,9 milhões de pessoas, nos Estados Unidos.
Segundo a eMarketer, o Instagram – a plataforma para
compartilhar fotos propriedade do Facebook – e o serviço de mensagens Snapchat
se beneficiam deste desinteresse.
“Vemos adolescentes e adultos jovens migrando para o
Snapchat e o Instagram. Ambas as plataformas são bem-sucedidas porque estão
mais em sintonia com a sua forma de se comunicar, ou seja, com os conteúdos
visuais”, explica o analista Oscar Orozco, citado no estudo.
A pesquisa de mercado prevê também que a quantidade de
usuários do Snapchat nos Estados Unidos crescerá 25,8%, até 79,2 milhões, um
aumento impulsado pelos jovens de 18 a 24 anos, que deveriam aumentar para 24,4
milhões (+19,2% em relação ao ano passado), mais numerosos do que no Facebook,
que atrairá 23,5 milhões.
Como resultado, “pela primeira vez” este ano, a eMarketer
prevê que adolescentes e jovens adultos (12-24 anos) sejam mais numerosos no
Snapchat do que no Facebook ou no Instagram.
Os usuários do Instagram aumentarão 23,8% em 2017, até
chegar a 85,5 milhões, dos quais 22,1 milhões terão entre 18 e 24 anos. Os
menores de 12 anos aumentarão 19% e os que estão na faixa de 12-17 anos
aumentarão 8,8%, segundo a eMarketer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe! Seu comentário é muito importante para nós.