8/24/17

Game educativo permite que alunos do Ensino Médio sejam prefeitos por um dia


"Cidade em Jogo" quer que estudantes decidam quais as melhores soluções para a sua cidade


A exemplo de, Nikolay Lukashenko (7), cujo pai, 
presidente da Bielorrusia, o prepara para substituí-lo 

Imagine que você, aluno, pudesse administrar uma cidade. Qual problema você resolveria primeiro? De que forma apresentaria soluções para melhorar a vida dos seus munícipes? 

Os alunos do Ensino Médio da rede estadual de ensino poderão responder à estas perguntas ao vivenciar, por meio do game “Cidade em Jogo”, a vida de um administrador público. A iniciativa é fruto do Protocolo de Intenções entre a Secretaria da Educação e a Fundação Brava, firmado nesta terça-feira (22), na sede da Pasta.

De acordo com o secretário da Educação, José Renato Nalini, a ferramenta tem como objetivo educar os alunos para se tornarem cidadãos mais críticos e engajados no contexto da sua cidade. “Além disso, é muito importante que tenhamos ferramentas novas com a linguagem dessa geração”, disse.

Criado em parceria com o Woodrow Wilson Center (Think-tank norte-americano), o game educacional promove o espírito crítico e protagonismo juvenil de forma simples e divertida, abordando temas de cidadania, gestão pública e democracia. 

O jogo é online, gratuito e aberto para todos. “Essa ferramenta é um instrumento de aprendizagem envolvendo jovens em uma escola de cidadania”, explicou o diretor do Instituto Brasil do Woodrow Wilson Center, em Washington, Paulo Sotero.

O “Cidade em Jogo” conta com uma série de conteúdos exclusivos e gratuitos para auxiliar o professor de diferentes matérias na aplicação do game em sala de aula. 

O jogo foi desenvolvido para contribuir na abordagem de diferentes temas seguindo a mesma transversalidade presente na gestão pública. “Estamos muito contentes com essa parceria e esperamos que a ferramenta possa colaborar para a formação dos alunos paulistas”, explicou a gerente executiva da Fundação Brava, Miriam de Oliveira Ascenso.

Alunos são prefeitos por um dia


O game possibilita que os alunos sejam prefeitos por um dia e decidam quais as melhores soluções para a sua cidade e é jogado em quatro etapas:
Ao longo do jogo e em seu resultado final, o(a) prefeito(a) poderá avaliar se as medidas adotadas ao longo do mandato foram coerentes com as prioridades estabelecidas anteriormente. 

Com as prioridades de governo em vista, o administrador público agora pode conhecer quais são as políticas públicas disponíveis para a cidade: cada política pública está descrita de forma clara, apresentando argumentos pró e contra. A sua gestão será avaliada com base em três indicadores: finanças, infraestrutura e satisfação popular.

Ao final de cada rodada, o prefeito ou prefeita pode analisar os impactos de suas medidas e repensar sua estratégia para a cidade. Ao final do jogo, aluno e seu professor poderão juntos analisar e refletir sobre seus resultados. Depois de conhecer o que pode ser feito, o prefeito começa a tomar as suas decisões. 


Fonte: Secretaria da Educação de São Paulo

Uerbet Santos (Da redação)

Foto: O Globo

8/23/17

Jovens americanos trocam Facebook por Instagram e Snapchat


Aponta estudo realizado pela eMarketer




Os adolescentes e adultos jovens americanos migraram paulatinamente do Facebook para o Instagram e o Snapchat, atraídos pelo perfil mais visual destas redes sociais, segundo um estudo da empresa eMarketer.

O número de “usuários mensais ativos” (que entram ao menos uma vez por mês) do Facebook nos Estados Unidos com entre 12 e 17 anos este ano “diminuirá 3,4% em comparação com 2016, para 14,5 milhões”, uma redução que “se acelera”, pois a queda no ano passado foi de apenas 1,2%, aponta a eMarketer.

A diminuição observada entre os mais jovens “empurra para baixo” o crescimento do número total de usuários do Facebook, que se espera que aumente 2,4%, até 172,9 milhões de pessoas, nos Estados Unidos.
Segundo a eMarketer, o Instagram – a plataforma para compartilhar fotos propriedade do Facebook – e o serviço de mensagens Snapchat se beneficiam deste desinteresse.

“Vemos adolescentes e adultos jovens migrando para o Snapchat e o Instagram. Ambas as plataformas são bem-sucedidas porque estão mais em sintonia com a sua forma de se comunicar, ou seja, com os conteúdos visuais”, explica o analista Oscar Orozco, citado no estudo.

A pesquisa de mercado prevê também que a quantidade de usuários do Snapchat nos Estados Unidos crescerá 25,8%, até 79,2 milhões, um aumento impulsado pelos jovens de 18 a 24 anos, que deveriam aumentar para 24,4 milhões (+19,2% em relação ao ano passado), mais numerosos do que no Facebook, que atrairá 23,5 milhões.

Como resultado, “pela primeira vez” este ano, a eMarketer prevê que adolescentes e jovens adultos (12-24 anos) sejam mais numerosos no Snapchat do que no Facebook ou no Instagram.

Os usuários do Instagram aumentarão 23,8% em 2017, até chegar a 85,5 milhões, dos quais 22,1 milhões terão entre 18 e 24 anos. Os menores de 12 anos aumentarão 19% e os que estão na faixa de 12-17 anos aumentarão 8,8%, segundo a eMarketer.


Fonte: Exame
Uerbet Santos (da redaçao)

8/22/17

Médica doa passagem aérea para Wercley Carneiro participar do Campeonato Brasileiro de Paracanoagem


Com a passagem do  trecho Fortaleza-Curitiba garantida, o paracanoista vai em busca do restante do recursos para poder competir.



A nove dias do início do Campeonato Brasileiro de Paracanoagem em Curitiba-PR, o paracanoista Wercley Carneiro, recebe uma boa notícia. Uma médica, que prefere ficar no anonimato, doou ao atleta a passagem de ida para o evento.  Segundo o atual campeão da Copa Brasil, o desafio agora é conseguir a outra parte do recurso necessaária para a competição.

“40% eu já consegui, com a a ajuda de Deus. Agora, falta os outros 40% que é da passagem de volta, 10% para alimentação e 10% que se eu vou multiplicar por 100% que será meu esforço para trazer a medalha de ouro”, declarou.

Nossa reportagem tem repercutido a via crucis do paratleta em busca de patrocínio com o poder público estadual e municipal (em sua cidade Caucaia) para representar o Ceará nesse, e em outros eventos, como por exemplo, o Campeonato Sulamericano de Paracanoagem, de 15 a 18 de novembro próximo, em Lima (Peru), nas categorias Canoa Polinésia e Havaiana.

As respostas negativas das secretarias de esportes do estado e do município de Caucaia, levaram Wercley para o cruzamento das Avenidas Abolição com Senador Virgílio Távora, na Aldeota, um dos Bairros das mais nobres da cidade de Fortaleza no Ceará, onde o cearense pede a ajuda de motoristas e pedestres.


“Tenho muitas despesas: hospedagem, alimentação, academia e suplementos entre outros itens e, Infelizmente, não tenho outra renda. Pedir é a única forma que eu tenho para conseguir os recursos que preciso”, pontuou o medalhista. 

Para saber mais da história desse guerreiro veja o vídeo na TV OAB:


Serviço:
Doações: Banco do Brasil
Agencia nº 12.18-1
Conta Corrente nº 62202-8
Titular: Wercley Carneiro

Reportagem: Uerbet Santos
Fotos e vídeos: arquivo pessoal de Wercley Carneiro

8/21/17

Paracanoista diz ter vergonha da Secretaria de Esportes do Ceará

Wercley é o atual Campeão da Copa Brasil da sua categoria e já pensa em abandonar o esporte por falta de apoio.



O paracanoista em reunião com Euler Barbosa (Sesporte)

"Tenho orgulho de representar o Ceará, mas da Secretaria de Esportes, tenho vergonha”. Foi o que afirmou o atleta de paracanoagem Wercley Carneiro (37) via rede social de troca de mensagens ao secretário de Esportes do Ceará, Euler Barbosa. 

A crítica, segundo o pioneiro da paracanoagem no Ceará, foi pelo fato do gestor ter se comprometido verbalmente que a Sesporte iria arcar com o custo do transporte do seu barco de competição, que está ancorado n seu clube (BRA Va’a Canoe Club) na Marina da Glória, praia do Flamengo-RJ, sobe os cuidados do seu treinador, Jorge Sousa de Freitas. 

"Meu equipamento está no Rio ha cinco meses e até agora o secretario não cumpriu o que acertou comigo", lamentou Werclay.

Enquanto aguarda o desfecho dese drama, o atual campeão da Copa Brasil de Paracanoagem se revesa entre os treinos no pier do Mucuripe  e o cruzamento das Avenidas Abolição com Senador Virgílio Távora, na Aldeota, um dos Bairros das mais nobres da cidade de Fortaleza no Ceará. 

Lá o cearense pede ajuda financeira para participar do Campeonato Brasileiro de Paracanoagem entre os dias 31 deste mês e 3 de setembro próximo em Curitiba-PR e também para o Campeonato Sulamericano de Paracanoagem, de 15 a 18 de novembro próximo, em Lima (Peru), nas categorias Canoa Polinésia e Havaiana.

“Tenho muitas despesas: hospedagem, alimentação, academia e suplementos entre outros itens e, Infelizmente, não tenho outra renda. Pedir é a única forma que eu tenho para conseguir os recursos que preciso”, pontuou o medalhista. 

O Ceará na contra mão da Paracanoagem



Mas, o mar de adversidades enfrentado pelo medalhista não para por ai. Ele destacou outro obstáculo enfrentado, além da burocracia, para a liberação de verbas referentes a passagens aéreas, por exemplo, que seriam fornecidas pelo Governo do Ceará. 

“Nosso estado não tem uma federação de paracanoagem constituída, o que me obrigou a me filiar em um clube carioca [BRA Va’a Canoe Club] para que eu pudesse participar das competições”, detalhou Carneiro.

Fato esse, que, de acordo com o paratleta, “vai de encontro as regras estabelecida via edital”, o que, impede a Sesporte de fazer o aporte financeiro ao atleta filiado em clube de outro estado, que não do Ceará, ocasionando, com isso, o bloqueio do valor da passagem aérea.


O começo do fim


Mesmo classificado para o mundial de 2018 no Tahiti (Oceania), o pioneiro da paracanoagem cearense, dá sinais de cansado por remar contra a maré da falta de apoio e cogita a possibilidade de aposentar-se prematuramente. 

“Se me ligarem dizendo que desbloquearam a passagem, pode ser que eu vá para o Brasileiro dia 31 de agosto, e lá encerro minha carreira. Porque o estresse de outra romaria de documentos para Sulamericano em Lima-Peru, em novembro, eu não aguento”, desabafou Wercley Carneiro.

Para saber mais da história desse guerreiro  veja o vídeo na TV OAB:


Serviço:
Doações: Banco do Brasil
Agencia nº 12.18-1
Conta Corrente nº 62202-8
Titular: Wercley Carneiro

Reportagem: Uerbet Santos
Fotos e vídeos: arquivo pessoal de Wercley Carneiro