7/17/15

Hub: senadores, ministro da aviação e TAM discutem adequação de aeroporto

( Da redação)


Em mais uma ação política pró-Hub em Fortaleza, os senadores Eunício Oliveira (PMDB-CE) e José Pimentel (PT-CE) estiveram reunidos, em Brasília, com a Presidente da TAM, Cláuda Sender e o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha. Os parlamentares conseguiram garantir o compromisso do ministro em atender as demandas da empresa na adaptação do aeroporto da Capital, uma das principais condições para a escolha.
De acordo com o líder Eunício, o grupo empresarial, através de sua presidente, manifestou entusiasmo ao ouvir as garantias do governo federal em relação a infraestrutura aeroportuária. “Na questão federal, na questão de adequação do aeroporto, de atender as demandas da empresa na questão da concessão, isso está definido, o ministro Padilha concordou e vai fazê-las, isso animou a empresa”, disse.
Os pontos positivos que fazem de Fortaleza a cidade mais atrativa para a instalação do Hub também foram ressaltados pelos parlamentares. Já em relação aos atrativos fiscais, Eunício disse que é uma ação que deve envolve os governos estadual e municipal, que não participaram da reunião.

“Nós colocamos todas as questões que fazem de Fortaleza a cidade mais atrativa para a instalação do Hub. Existe o ponto que não depende da nossa atuação federal, mas que terá que contar com o apoio e o interesse do governador na questão do ICMS sob o combustível”, disse Eunício.

Segundo os parlamentares que participaram da reunião, é importante a mobilização da gestão estadual e da Assembleia Legislativa no sentido de apresentar atrativos fiscais como a incidência do ICMS no combustível. “Como é uma empresa privada, eles estão interessados naquela oferta que dará mais retorno financeiro e é preciso que o Ceará apresente esses atrativos”, argumentou o peemedebista.

Ao sair da reunião, Eunício disse estar otimista com a reação da presidente da TAM. “Depois dessa reunião de hoje fiquei bem otimista, porque uma das credenciais para instalação é adequação do aeroporto. E através do Vice-presidente Michel Temer e do ministro Padilha, eu não tenho a menor duvida que, do ponto de vista da questão aeroportuária, tudo vai ser resolvido por meio das regras da concessão do aeroporto e a TAM está consciente disso e feliz com essa posição”.

Fonte: AFN
Foto: Divulgação

7/16/15

O RÁDIO FALA PELA PRIMEIRA VEZ



A voz humana transmitida por rádio
 completa 116 anos nesta 5ª feira

A experiência noticiada por jornais da época confirmou em 16 de julho de 1899 que
 o invento do padre gaúcho e cientista Roberto Landell de Moura, funcionava. 
Pela descoberta do brasileiro  nascia o rádio como o conhecemos.
O feito histórico foi realizado na capital paulista, ligando o Colégio Santana, 
no alto da colina da rua Voluntários da Pátria, na zona norte de São Paulo,
à Ponte das Bandeiras, sobre o rio Tietê. 
Tempos depois, o padre-cientista repetiria o experimento, desta vez diretamente 
para a avenida Paulista. A voz transmitida cobriu uma distância de 8 quilômetros. 
Hoje conecta viagens interplanetárias.
Apesar da exibição inédita de uma “tecnologia do futuro”, o Padre Landell não recebeu
 apoio financeiro. Nem mesmo quando patenteou suas invenções no Brasil (1901) e nos 
Estados Unidos (1904) conseguiu os recursos que lhe permitiriam comercializar
 e industrializar o rádio.
Na comemoração dos 150 anos de seu nascimento o gaúcho Roberto Landell de Moura 
(1861-1928) recebeu dos Correios um selo comemorativo e um ano depois (30 de abril
 de 2012) foi considerado ‘Herói da Pátria’ pelo Congresso Nacional e Câmara
 dos Deputados, em Lei (nº 12.614) assinada pela presidente Dilma Rousseff.
A data é histórica para as telecomunicações e, particularmente, para o rádio, 
o veículo mais popular e de maior penetração em todo o planeta.

Fonte AFN




7/15/15

QUEBRANDO TABUS

Os  Homens  estão se cuidando?

Pesquisas comprovam que os homens se cuidam menos do que as mulheres. E quando o assunto é prevenção menos ainda. A verdade é que a maioria só vai ao médico ou faz um check-up anual quando sente dor ou a doença já existe.
Mas parece que esse quadro esta mudando. É o que mostra a avaliação da Política Nacional de Saúde do Homem, do Ministério da Saúde. O Sistema Único de Saúde (SUS), por exemplo, revela um avanço da participação masculina no planejamento familiar e no crescimento da quantidade de exames de próstata (PSAs) realizados no SUS.  De 2003 a 2015, triplicou o número de testes que detectam uma atividade anormal da próstata. O que revela que o homem está deixando o preconceito de lado para prevenir complicações como o câncer.
Sobre o PSA a pesquisa destaca que quase 80% dos homens brasileiros conhecem o exame de toque retal para detectar o câncer da próstata, mas apenas 32% já o fizeram. É bom ficar alerta, pois o câncer prostático é o mais frequente do homem, representando mais de 40% dos tumores que atingem as pessoas do sexo masculino acima de 50 anos.
Então já sabe, faça um check-up! Porque prevenção é o melhor remédio para uma vida mais longa e saudável.

Por Uerbet Santos
Fonte de pesquisa: Ministério da Saúde