6/24/21
PRÉ-OLÍMPICO: Conheca os 14 do Brasil que viajam para Split
6/23/21
AMISTOSOS DA SELEÇÃO: Brasil vence a Polônia no primeiro amistoso de preparação visando o Pré-Olímpico
6/22/21
PRÉ--OLÍMPICO: O basquete do Brasil fara dois jogos contra a Polônia antes da estreia em Spilt
A Associação Brasileira de Imprensa - ABI, publica nota oficial sobre o comportamento de Bolsonaro insultando jornalistas da Globo e da CNN
Confira!
Nota oficial da ABI
Renuncie, presidente!
Descontrolado, perturbado, louco, exaltado, irritadiço, irascível, amalucado, alucinado, desvairado, enlouquecido, tresloucado. Qualquer uma destas expressões poderia ser usada para classificar o comportamento do presidente Jair Bolsonaro nesta segunda-feira, insultando jornalistas da TV Globo e da CNN.
Com seu destempero, Bolsonaro mostrou ter sentido profundamente o golpe representado pelas manifestações do último sábado. Elas desnudaram o crescente isolamento de seu governo.
Que o presidente nunca apreciou uma imprensa livre e crítica, é mais do que sabido. Mas, a cada dia, ele vai subindo o tom perigosamente. Pouco falta para que agrida fisicamente algum jornalista.
Seu comportamento chega a enfraquecer o movimento antimanicomial – movimento progressista e com conteúdo profundamente humanitário. Já há quem se pergunte como um cidadão com tamanho desequilíbrio pode andar por aí pelas ruas.
Mas a situação é ainda mais grave: esse cidadão é presidente de um país com a importância do Brasil.
Diante da rejeição crescente a seu governo, Bolsonaro prepara uma saída autoritária e, mesmo a um ano e meio da eleição, tenta desacreditar o sistema eleitoral. Seu objetivo é acumular forças para a não aceitação de um revés em outubro de 2022.
É preciso que os democratas estejam alertas e mobilizados.
Diante desse quadro, com a autoridade de seus 113 anos de luta pela democracia, a ABI reitera sua posição a favor do impeachment do presidente. E reafirma que, decididamente, ele não tem condições de governar o Brasil.
Outra solução – até melhor, porque mais rápida – seria que ele se retirasse voluntariamente.
Então, renuncie, presidente!
Paulo Jeronimo
Presidente da ABI
Pir Uerbet Santos
Foto: Divulgação/ABI
6/21/21
SEGURANÇA ALIMENTAR - Prefeitura segue com a entrega de alimentos arrecadados pela campanha “Vacina Solidária” a famílias carentes
6/20/21
BASQUETE - Após duas prorrogações, Brasil dá o troco no Canadá e ganha bronze na AmeriCup
Os Estados Unidos vencem Porto Rico e ficam com o ouro.
Emoção do começo ao fim. Assim foi a disputa pelo 3⁰ lugar na Americup entre Brasil e Canadá.
As Brasileiras venceram as Canadenses por 87 a 82, após duas prorrogações, na noite deste sábado (19), no Coliseu Roberto Clemente, em San Juan - Porto Rico.
Com a vitória, as comandadas do técnico José Neto se reabilitaram do revés sofrido das canadenses na fase de classificação da competição e garantiram a medalha de bronze.
O técnico José Neto destacou o poder de reação da equipe.
"Eu acho que fica um aprendizado importante que mesmo nas condições adversas nossa equipe tem a capacidade de dar a volta por cima.
Isso mostra, depois de duas prorrogações, que esse time tem brio próprio e a capacidade de reagir. Isso é que faz do basquetebol um esporte apaixonante", pontou.
Destaques
A experiente pivô Erica de Sousa foi o destaque da partida, com um duplo duplo (10 pontos, 10 rebotes e 3 assistências), registrou 21 de eficiência.
Já a pivô Clarrisa dos Santos e a armadora Tainá Paixão foram as que mais pontuaram para Seleção Brasileira, 19 pontos cada.
A pivô canadense Laeticia Amihere, apesar da derrota, foi a melhor em quadra em pontos (22), rebotes (11) e a mais eficiente de sua equipe (16).
Raio X
As equipes começaram praticamente iguais na partida. Se alternando no placar e terminaram o 1⁰ quarto empatadas em 16 pontos.
No 2⁰ quarto, o eficiência das equipes caiu, principalmente do Brasil, que desperdiçou muitas finalizações de contraataque, de dentro do garrafão e erros de passe.
A equipe de Lisa Thomaidis do Canadá aproveitou melhor as oportunidades e abriu 7 pontos de vantagens, mas o técnico José Neto parou o jogo no momento certo e fez os ajustes necessários para as canadenses não se distanciarem no placar.
O Canadá foi para o intervalo vencendo por 5 pontos ( 34 a 29)
Reação
Diferente do fatídico 3⁰ quarto contra os EUA, diante das canadenses, o Brasil impôs seu volume de jogo.
Com uma sequência de 3 bolas certeiras do perímetro, de Tainá Paixão, Larissa e Paty, as nossas meninas viram o jogo (41 A 42), e com o trabalho coletivo abriram 15 pontos de vantagem (58 a 43).
No quarto final, as canadenses, mais confiantes, com uma atuação primorosa da pivô Laeticia Amihere, encostou no placar, e em meio a erros e precipitações das atleta de José Neto, venceram o último quarto por 25 a 10 , igualaram o placar (68 a 68) e levaram o jogo para a prorrogação.
Prorrogação
Nos 5 minutos de prorrogação, as equipes se revesaram no placar. O Brasil teve a oportunidade de definir a partida, mas deixou escapar a chance e no contraataque, quase perde o jogo.
No segundo tempo extra de 5min ,a entradade Paty, a determinação de Tainá Paixão, ao chamar a responsabilidade do jogo para si, os bloqueios da jovem pivô kamila, além do trabalho coletivo, foram determinantes para o Brasil ganhar o jogo e (87 a 82) e levar o Bronze.
Tainá Paixão falou sobre o momento difícil que passou na partida no primeiro tempo, quando ficou zerada, mais, segundo ela, soube encontrar o momentos certo de contribuir com a equipe.
"O José Neto sempre fala, a Clarissa também, que devemos ficar focadas, juntas e vibrando a cada bola.
E assim eu estava, centrada no jogo, esperando meu momento chegar. Nos temos uma time, num momento a Paty vai ter melhor, noutro a Camila, que é mais nova, vai estar bem, e eu encontrei meu momento no jogo e fico feliz por ter colaborado nessa conquista", declarou a armadora.
Para José Neto, a atenção, agora, se volta para a disputa do Pré-Mundial, em Janeiro de 2022, na Austrália.
"A pretensão do Brasil não é apenas participar, mas ser competitivo. Conquistamos essa vaga no Pré-mundial e vamos trabalhar, fazer um planejamento para chegarmos forte no Mundial e disputarmos de igual pra igual com as outras seleções", conclui o coach da Seleção feminina de basquete.
Confira a íntegra da coletiva de imprensa
Parcias de Brasil x Canadá
1⁰ quarto : 16 x 16
2⁰ quarto: 13 x 18
3⁰ quarto 29 x 9
4⁰ quarto 10 x 25
Brasil 68 x 68 Canadá
1⁰ período extra: 9 x 9
Brasil 77 x 77 Canadá
2⁰ período extra: 10 x 5
Brasil 87 x 82 Canadá
No outro jogo da noite, na disputa pelo 1⁰lugar no podium, os Estados Unidos levaram a melhor sobre as donas da casa, e venceram as porturiquenhas por 74 a 59.
Por Uerbet Santos
Fotos: Divulgação/Fiba