7/20/18

ELEIÇÕES 2018. OS BASTIDORES DO PODER - O pré-candidato a deputado estadual Bentivi afirma que "o surgimento de Roberto Rocha como terceira via de acesso ao Palácio dos Leões incomoda muito o Governo"


Com a data limite estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral - TSE, batendo à porta (5 de agosto), para que os partidos realizem suas convenções partidárias e escolham seus candidatos para cargos majoritárias e proporcionais às eleições em outubro, as articulações nos bastidores aumentam.


O multiprofissional Bentivi é pré-candidato a deputado estadual pelo PSDB

O pré-candidato a deputado estadual pelo PSDB, Bentivi, um dos muitos personagens desse cenário político, é o entrevistado na série de reportagens, “Eleições 2018. Os Bastidores do Poder”, produzida pelo Blog do jornalista Uerbet Santos. 



Filho da maranhense, cidade de Pedreiras, João Bentivi, disse, inicialmente, se considerar “um garoto sonhador, que amava os Beatles e os Roling Stones”, e que, aos 10 anos, foi músico titular da Banda de Música da Assembleia de Deus pedreirense, onde dois anos depois, regeu o coral.

Fazendo jus ao próprio nome, Bentivi contou ao blog que alçou voo para São Luís, onde foi camelô de feira e se dedicou aos estudos. O médico é dono de um currículo invejável, que inclui duas graduações (em jornalismo e direito) e oito pós-graduações que incluem dois doutorados no exterior.

Mesmo com esse conhecimento científico na bagagem, Bentivi, revela que seu foco, agora, se volta para o fazer público. “Sou um simples maranhense. Tudo que eu fiz, meu vasto currículo. Tudo isso é menor. O maior, nesse momento, é servir ao Maranhão”. Assim Bentivi definiu seu atual momento político.

No PSDB, a disputa interna é intensa. João Bentivi, informou que dois fatores foram determinantes para que aceitasse, o desafio de se pré-candidatar. O primeiro, refere-se a sua história de vida, que, segundo ele, “foi difícil, mas feliz e vitoriosa”.

O segundo fato, diz respeito a sua fé e retidão como homem público. “Um obreiro não deve ter nada do que se envergonhar”. Disse o otorrino, citando uma frase bíblica, para justificar sua decisão em pleitear um cargo público pelo seu partido.

Na visão de Bentivi, as atuações como vereador em 1992, a presidência do Instituto Municipal de Controle Ambiental –IMCA, na gestão do Prefeito Tadeu Palácio e o trabalho empresarial, o qualificam para discutir qualquer assunto que se refira à solução dos problemas da cidade e do estado. 


“Eu não estou preparado para debater física quântica ou medicina ortomolecular, a pesar de médico. Mas, estou à vontade para dialogar sobre os problemas ambientais, a educação ou qualquer outro assunto que aflija o maranhense”, afirmou o pré-candidato.

Ao analisar o cenário político nacional do PSDB, que tem como presidenciável, Geraldo Alckmin, Bentivi, afirmou que "o tucano é de longe, o melhor candidato e tem as melhores condições de tirar o Brasil da crise”.

Porém, ressaltou que “para Geraldo se eleger presidente, deve melhorar sua linguagem, mexer no coração do povo, emocionar, coisa que o Bolsonaro faz com maestria”, pontuou Bentivi.

Quando os olhos se voltam para as eleições majoritárias do Maranhão, Bentivi, demostra ser um arguto analista da política local. 

“O PSDB saiu da condição de vassalo do governo comunista de Flavio Dino, com uma vice governadoria desprestigiada, para assumir o papel de protagonista de sua própria história, ao decidir caminhar com as próprias pernas”,
detalhou o magistrado.

“O Governo Dino gosta de quem se acocora para ele. O Flavio Dino está mais para Hugo Chaves que para Barack Obama”, comparou Bentivi.

Na análise de Bentivi, o Senador Roberto Rocha (pré-candidato a governador) ao lado do Sebastião Madeira (pré-candidato a deputado federal), foram os responsáveis pelo PSDB voltar a ser um partido com pê maiúsculo.

O jornalista, observou ainda que, “com a volta de Roberto Rocha ao ninho Tucano, o partido readquiriu sua identidade, sua cor e seu cheiro”. 

Esse fato, para Bentivi, incomoda muito o governo, pois “o senador ( Roberto Rocha) se transformou, automaticamente, na terceira via de acesso ao Palácio dos Leões”, declarou o médico

O comentário de Bentivi, se refere ao fato de Flávio Dino e Roseane Sarney serem, as duas principais opções que, até então, se apresentavam como postulantes ao governo do Estado, passíveis de disputarem o segundo turno.

“Agora o povo não precisa mais optar entre o diabo e o satanás, pode escolher o anjo”, disparou Bentivi.

Serviço: 


Reportagem: Uerbet Santos 
Foto: Divulgação