Um desse projetos é de autoria do jornalista Uerbet Santos. Trsta-se do BicicleTV. A via sustentável da notícia. Uma iniciativa de jornalismo sustentável que utiliza a bicicleta como fonte da redução de gases poluentes na atmosfera das cidades
Confira o projeto no canal BicicleTV no YouTube
5/11/18
No dia mundial - Vá de Bike ao Trabalho - conheça projetos que incentivam o uso da bicicleta como instrumento de sustentabilidade
Vá De Bike ao Trabalho! Campanha é nacional e tem o objetivo de mobilizar organizações e pessoas para o uso da bicicleta como meio de transporte urbano
De Fortaleza a Curitiba, de Cuiabá a Vitória, cidadãos e empresas de vários cantos do país realizam nesta sexta-feira (11), diversas ações para mostrar que andar de bicicleta pode ser mais do que uma opção de esporte e lazer.
Este é o objetivo da Bike Anjo que, com sua rede de voluntários, vem ajudando as pessoas a andar de bicicleta ou traçar rotas e itinerários mais seguros.
E por que não começar pelo trajeto até o trabalho? Desde 2013, a rede Bike Anjo incentiva organizações e indivíduos a participarem do Dia de Bike ao Trabalho, na segunda sexta-feira do mês de maio.
Cafés da manhã nas empresas, oficinas de bicicleta nas ruas, pit stops informativos e palestras no local de trabalho são algumas das ações de apoio ao uso da bicicleta organizados anualmente.
Cafés da manhã para ciclistas
Este ano, a Bike Anjo oferece um café da manhã para os funcionários do aeroporto internacional de Vitória (ES), que acaba de ser reformado, com direito à oficina de pequenos reparos em bicicletas e dicas de segurança.
Em São Paulo, o prédio Victor Malzoni, onde funciona a sede da Google, vai promover um café para 200 ciclistas, com distribuição de kits para bicicleta.
A administração pública também se mobiliza. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento fará uma mobilização para incitar os servidores a irem de bicicleta até a esplanada e participarem do evento Café sobre Rodas, com café e palestra para os ciclistas e interessados a utilizar a bicicleta como meio de transporte. Servidores que já utilizam a bike para ir ao Ministério vão responder às perguntas dos futuros usuários.
A prefeitura de Fortaleza, conhecida por suas políticas de apoio à mobilidade por bicicleta, espalhou tendas com café da manhã e oficinas de reparo de bicicletas por toda a capital, a partir das 5h30h da manhã desta sexta-feira.
Empresas como a Tembici, que opera o sistema de compartilhamento de bicicleta em várias cidades do país, também participam da campanha, com a distribuição de códigos de desconto de uso diário através das suas redes sociais (Facebook e Instagram).
O Carrefour em São Paulo organiza palestra para funcionários, orientando sobre como se locomover de forma segura na cidade, e café da manhã para quem for de bike.
A partir das 9h às 13h, a Bike Anjo organiza no Sesc Pinheiros, em São Paulo, o evento “De Bike ao Trabalho 2018 - A Bicicleta pela Saúde em SP”, em que representantes de empresas privadas, do governo municipal (Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo) e as principais organizações do movimento de mobilidade urbana sustentável vão discutir sobre como integrar a bicicleta às políticas de mobilidade urbana e saúde.
No evento, ocorre a premiação das empresas vencedoras do “Prêmio SP De Bike ao Trabalho”, promovido pela Bike Anjo e o Instituto Ethos.
Aproveite também esse dia para conhecer projetos que incentivem o uso da bicicleta como instrumento de sustentabilidade.
Como é o caso do projeto de jornalismo sustentável BICICLETV, do jornalista Uerbet Santos, em Fortaleza- Ceará.
Confira o projeto no canal BicicleTV no YouTube
Por Uerbet Santos
(Com informações de Mobilize Brasil)
Foto: Divulgação/norrau.com
Mais informações:
Evento “De Bike ao Trabalho, a bicicleta pela Saúde em SP”
Prêmio De Bike ao Trabalho 2018
5/09/18
ELEIÇÕES 2018 - Encerra hoje o prazo para o eleitor transferir, atualizar ou emitir o titulo eleitoral
Pela Lei eleitoral, esses servicos só poderão ser realizados até 151 dias do pleito ou seja nesta quarta-feira (9).
Encerra hoje (9), o prazo para o eleitor regularizar sua situação eleitoral e ficar apto à votar nas eleições 2018.
No Fórum Eleitoral da Cohama, em São Luís do Maranhão, por exemplo, a fila é extensa e se formou desde a 1h da madrugada.
Caso o eleitor não consiga regularizar sua situação até as 19h de hoje, só podera fazê-lo após as eleições.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) orienta o eleitor que antes de ele se dirigir a uma unidade de atendimento e enfrente filas desnecessárias, acesse o site do TRE do seu estado e verifique sua situação eleitoral. (www.tre-ma.jus.br).
Para isso, basta entrar na plataforma e fazer uma consulta (menu serviços ao eleitor, situação do eleitor) e após inserir seu nome completo, data de nascimento e seus dados, tem acesso a todas as informações sobre sua vida eleitoral.
Caso o eleitor não consiga regularizar sua situação até as 19h de Hoje, só poderá fazê-la após as eleições.
Outras informações no fone: 0800 098 500
Uerbet Santos (Da redação)
Foto: Divulgação/Internet
5/08/18
SAMPA É DEZ
Sampaio Basquete vence Uninassau por 10 pontos de diferença (73 a 83) e decide vaga na final em casa.
Com um duplo-duplo a chilena Ziomara fez a diferença contra as pernambucanas |
AGENDA CIDADÃ - Deputado Edivaldo Holanda fala com o Dino sobre Projeto de Lei de sua autoria que corrige os desvios de conduta dos distribuidores de combustíveis
Com a sansão, o PL prevê punição com multas e perda do registro de ICMS dos proprietário de distribuidoras de combustíveis nos órgãos públicos estaduais.
O deputado estadual Edivaldo Holanda (PTC) será recebido nesta manhã de terça-feira (8) no Palácio dos Leões pelo Governador Flávio Dino (PCdoB).
Na pauta, entre outros assuntos, a sanção do seu Projeto de Lei nº 246/2017, (publicado no Diário da Assembleia Legislativa, edição de 20 de setembro de 2017).
Segundo o parlamentar, “Essa prática [de fraude metrológica], é fruto de denúncias já divulgadas na impressa nacional e não só acontece na capital e nos munícios maranhense, é comum em todo território brasileiro”.
De acordo com diligências realizadas em postos de combustíveis que adotam essa prática fraudulenta, foi comprovado pelo o Instituto de Pesos e Medidas, que o crime consiste, na maioria dos casos, na troca de componentes das placas eletrônicas das bombas de combustíveis, que mostram um volume maior do produto do que a realmente colocada no tanque do veículo.
“Além de multas, a Lei prevê a cassação da eficácia do registro do ICMS dos órgãos públicos estaduais dos donos das empresas de combustíveis e demais sócios, caso os tenha”, explicou o parlamentar.
Por Uerbet Santos (Da redação)