IPM-Saúde
Fila do IPM-Sáude comparada às do SUS - Foto:Blog do Eliomar |
Quem passa, no primeiro dia útil
de casa mês, na Avenida da Universidade em frente ao prédio do Instituto de
Previdência do Estado do Ceará (IMP-Saúde), se depara com uma cena, só antes
vista nos postos de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), uma longa fila
de servidores municipais que se forma a partir das 6h da manhã para solicitação
de exames e consultas. Os usuários do serviço, passam por essa incômoda situação,
devido, segundo relatos,existem alguns procedimentos, como exames e consultas, têm uma grande procura e logo atingem a cota disponibilizada pelo sistema.Cota esta que, na visão dos servidores, devia ser ampliada para atender a demanda.
Um dependente de uma servidora,
que pediu para não ter seu nome divulgado, relatou a sua insatisfação: a “Fui
ontem, dia 19, no IPM, solicitar autorização para um exame de
Eletroneuromiografia MMII, que preciso fazer com urgência, mas o atendente me
disse que a cota do mês foi atingida e que só ia ser liberada dia 2 de maio e
que era pra eu chegar cedo para garantir meu exame. Eu respondi a ele que se eu
tivesse vivo, iria lá”, desabafa, em tom de ironia, o usuário.
Segundo o médico traumatologista Charles Samuel Marques, credenciado pelo IPM-Saúde, depois que a empresa Haptech assumiu
a cogestão do Instituto, a situação se agravou. “Até as cirurgias para autorizar
estão demorando mais”. O traumatologista orientou ainda sobre a importância dos usuários denunciarem o problema para o Serviço de Atendimento do
Consumidor (SAC) do IMP, para que eles tomem ciência da situação e, com isso,
busquem soluções.
Vereador denuncia PMF
Vereador João Alfredo denuncia irregularidades em licitação da PMF |
A Haptech foi a vencedora da
licitação realizada pela PMF par fazer a cogestão do sistema por cinco anos. Em
sua página na internet, o vereador João Alfredo acusou a PMF de direcionar a licitação para a Haptech.“O edital foi feito como uma
foto 3×4. Estabelece um prazo de vigência de 60 meses e chega a um cálculo de
patrimônio líquido que só a Haptech teria condições de apresentar”, alerta o
vereador.
João Alfredo afirmou também que a
Haptec é uma empresa do grupo Hapvida. E por isso, não poderia participar de
concorrências como essa, de acordo com a resolução da Agência Nacional de Saúde
Suplementar (ANS) “O estranho é que
este grupo poderoso, que tem um plano de saúde privado, vai gerir o plano
público de saúde do município?”, questionou o vereador do PSOL.
A Ouvidoria do IMP informou, através
da atendente Jamile Cristina, que que todo primeiro dia útil do mês são as cotas
dos credenciados são disponibilizadas para os servidores, mas não soube dizer qual
a quantidade ofertada. Sobre a fila que se forma na porta do IPM, a atendente
disse a distribuição de senhas para o atendimento ao público começa às 7h da manhã e
que as pessoas são orientas achegarem um pouco mais cedo para serem logo
atendidas.
O fato é que, em meio a rumores, de uma possível
privatização do IMP, descartada pelo prefeito Roberto Cláudio, os mais de 80
mil servidores que tem seu plano de saúde pública administrada pela Haptec, descontentes
ou não com a prestação do serviço, penam com a demora para autorização de
exames e cirurgias. Muitos usuários, já comparam o IMP-Saúde ao SUS e estão sem
alternativa, em face dos planos privados disponíveis no mercado terem um custo
muito elevado, enquanto o IMP desconta 2% do salário do funcionalismo
municipal.
Automação do IMP agiliza
atendimento
Em contrapartida ao
descontentamento de usuários do IPM-Saúde a prefeitura argumenta que a Inauguração
de nova sede, o agendamento via internet e a automatização do sistema para
emissão de senhas, guias, relatório de acompanhamento e encerramento de
produção, são as melhorias mais recentes realizadas no Instituto para agilizar e
melhorar o atendimento dos servidores municipais.
A página do instituto na internet
informa que consultas, exames laboratoriais, eletrocardiograma (ECG), mapa,
holter, raios-x, ultrassonografia, mamografia, densitometria, endoscopia,
mapeamento de retina, audiometria e atendimento de urgência e emergência nos
hospitais são os de procedimentos que, agora, são autorizados direto no
prestador (consultórios, clínicas e laboratórios).
Menciona ainda, que os
procedimentos que os usuários precisam
comparecer ao IPM-Saúde, que necessitam de exames anteriores para avaliação da auditoria
sobre carências e indicações, são terapias (Fisioterapia, Psicologia,
Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional), ressonância magnética, tomografia
computadorizada, quimioterapia, radioterapia, qualquer tipo de cirurgia eletiva
(as programadas), internamentos eletivos (os programados), ultrassom com
doppler, colonoscopia; manometria e laringoscopia.
Serviço:
Para entrar em contato com a
Ouvidoria do IMP, ligue para 3254-7877 ou envie um email para ouvidoria@ipmfor.ce.gov.br. Quem
preferir, pode procurar o setor pessoalmente, na Avenida da Universidade, 2056.
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