8/17/17

Conselho de Saúde da Regional II elege mesa diretora



Fortalecer o controle social é a prioridade da gestão para o biênio 2017/2019



Foi eleita nesta quarta-feira (16), a nova mesa diretora do Conselho de Saúde da Secretaria Regional II (SER II) para o biênio 2017/2019. A chapa única, encabeçada pela Agente Comunitária de Saúde (ACS) e gestora em saúde pública, Sayonara Balaio Santos (foto), venceu por unanimidade.


A presidente eleita, disse que os Conselhos de Saúde passam por um momento histórico, por contar com apoio dos gestores da administração municipal às novas diretrizes que serão implementadas. “Nossa meta, daqui por diante, é implantar uma política de respeito, educação e pactuação entre usuários e a gestão, nas nossas assembleias e no dia a dia nas unidades de saúde, para fortalecer o controle social e a vigilância em saúde”, revelou Sayonara.

A atual gestora, exercia o cargo de presidente interina do Conselho de Saúde da SER II, em substituição ao ex-presidente e saudoso Michel Platinii, que pediu afastamento, para concorrer ao cargo de Conselheiro Tutelar do Município. 

Durante sua administração, entre outras ações, Sayonara participou ativamente, em junho deste ano, da 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres na qual que propôs diretrizes para a Política Municipal, Estadual e Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres, onde foi uma das homenageadas pelo prefeito Roberto Cláudio pelas suas atividades exercidas em prol do fortalecimento e execução do Controle Social da Saúde em Fortaleza”.

Para Sayonara o grande desafio da sua gestão interina, foi realizar a maratona de eleições nos Conselhos Locais de Saúde da Regional II. “Realizamos 14 eleições em menos de um mês, nas 14 unidades de atenção primária de saúde, promovendo uma verdadeira reestruturação dos Conselhos Locais coma participação efetiva de usuários”, declarou a presidente.

Posse da mesa diretora e comissões

Momento da votação dos novos conselheiros da mesa diretora
Compõem a mesa diretor eleita para os próximos dois anos, além de presidente Sayonara Balaio, a vice-presidente e representante da gestão e coordenadora Regional de Saúde da SER II, Maria Clarice Evangelista e, no segmento de usuárias do sistema, Marliete da Silva e Sâmia Quirino, como secretária geral e adjunta, respectivamente.

Foram eleitos também os titulares e suplentes das cinco comissões do Conselho de Saúde da SER II com representação no Conselho Municipal de Saúde: implantação do controle social. recursos humanos, orçamentos e finanças, acompanhamento de gestão e sistemas e planos projetos e programas.

Para representar Conselho o Conselho Municipal de Saúde de Fortaleza como titular foi eleito Marcus Campos e na suplência Nadya Lima. Todos os eleitos serão empossados em solenidade no próximo dia 5, no Ginásio Paulo Sarasate, com a presença do Prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio, gestores, usuários e representantes do segmento de saúde, em horário a confirmar.

Para saber mais sobre os Conselhos de Saúde

Saiba quem são os representantes eleitos para os Conselhos Locais de Saúde e para as Comissões com representatividade do Conselho Municipal de Saúde e suas atribuições.

CONSELHOS LOCAIS DE SAÚDE DA SER II

1. UNIDADE DE ATENÇÃO PRIMARIA A SAÚDE - FREI TITO DE ALENCAR
Coordenadora: Cybelly Melo Ferreira
DNI: Eliezer Pereira Lima

MESA DIRETORA

Presidente: Cleone Batista Rocha Silva
Vice- presidente: Raquel de Castro Alves Nepomuceno
Secretário. Geral: José Edísio Lima da Silva
Adjunta: Nadya Silva Lima
Conselheira titular: Nadya Silva Lima
Suplente: José Edísio Lima da Silva

2. UNIDADE DE ATENÇÃO PRIMARIA A SAÚDE - AÍDA SANTOS E SILVA
Coordenadora: Luciana Passos Aragão
DNI: Leila Ferreira Góes

MESA DIRETORA

Presidente: Paulo Sérgio Dias
Vice-presidente: Ana Lúcia Monteiro da Silva
Secretária. Geral: Juliane de Souza Setuba
Adjunta: Mariete Rodrigues Ferreira
Conselheiro titular: Albetisa Ester de Sousa
Suplente: Paulo Sérgio Dias

3. UNIDADE DE ATENÇÃO PRIMARIA A SAÚDE - CÉLIO BRASIL GIRÃO

Coordenadora: Anamélia Andriola Freitas de Jesus
DNI: Aderson de Souza Lima

MESA DIRETORA:

Presidente: Sílvia Michele Silveira Moura Rodrigues
Vice- presidente: Maria da Luz Oliveira Ribeiro
Secretária Geral: Rejiane Santos de Melo
Adjunto: Aderson de Souza Lima
Conselheira Titular: Selma Maria de Oliveira
Suplente: Maria Ivonete Barbosa Melo

4. UNIDADE DE ATENÇÃO PRIMARIA A SAÚDE - ODORICO DE MORAIS

Coordenadora: Kamila Macedo Pimental
DNI: Joilson Ferreira

MESA DIRETORA

Presidente: Carmen Filgueiras Lima da Silva
Vice – presidente: Josirene Gois da Silva
Secretária Geral: Joana Darc Nogueira Felipe
Adjunta: Lenima Araújo
Conselheiro Titular: Raimunda Irene Sousa Neves
Suplente: Joana Darc Nogueira Felipe

5. UNIDADE DE ATENÇÃO PRIMARIA A SAÚDE - FLÁVIO MARCÍLIO

Coordenadora: Melissa Távora
DNI: Iolanda Pereira Vasconcelos

MESA DRETORA

Presidente: Iolanda Pereira Vasconcelos
Vice-presidente: Antônia Maria da Silva
Secretária Geral: Sayonara Mourão Balaio Rocha Santos
Adjunta: Tácita Castro Chaves
Conselheiro titular: Marliete Meire da Silva
Suplente: Maria Concy Alves da Silva

6. UNIDADE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE - RIGOBERTO ROMERO
Coordenadora: Lourdes Pereira Rodrigues
DNI: Francisca Núbia Alexandre

MESA DRETORA

Presidente: Antônia Barros de Freitas
Vice-presidente: Antônio Gomes Macena Neto
Secretária Geral: Francisca Elizabete de Moraes Vieira
Adjunto: Geraldo Alves Pinheiro
Conselheiro Titular: Antônio Gomes Macena Neto
Suplente: Alderina Rebouças Santiago

7. UNIDADE ATENÇÃO PRIMARIA SAÚDE - BENEDITO ARTUR DE CARVALHO

Coordenadora: Keylla Márcia Sousa
DNI: Antonio Arleudo Magalhães 


MESA DIRETORA

Presidente: Valdir Ximenes de Araújo
Vice- presidente: Valdelice Pinheiro de Queiroz
Secretária Geral: Antônio Arleudo Melo Magalhães
Adjunto: Ana Paula Fernandes Brasil
Conselheiro Titular: Francisco José Rodrigues Bezerra
Suplente: Valdir Ximenes Araújo

8. UNIDADE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE- IRMÃ HERCÍLIA ARAGÃO

Coordenadora: Maria Eli Lima Sousa
DNI: Maria de Fátima Daniel Lima

MESA DIRETORA

Presidente: Carlos Andre da Silva
Vice- presidente: Luiz Carlos Lopes da Silva
Secretária Geral: Ana Angélica Alcântara
Adjunto: Francisco Feijó
Conselheiro Titular: Marcus Vinicius Campos
Suplente: Maria Auxiliadora

9. UNIDADE DE ATENÇÃO PRIMARIA A SAÚDE - PIO XII
Coordenadora: Berta Augusta Pinheiro
DNI: Maria de Fátima de Souza Araújo

MESA DIRETORA

Presidente: Berta Augusta Pinheiro
Vice- presidente: Maria de Fátima de Souza Araújo
Secretária Geral: Maria Aparecida Lopes de Souza
Adjunta: Núbia Lima da Silva
Conselheiro Titular: Maria do Carmo da Silva
Suplente: Josenilda Maria Medeiros Cláudio

10. UNIDADE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE - PAULO MARCELO

Coordenador: Layn Tiago da Costa
DNI: Maria José Carvalho da Silva

MESA DIRETORA
Presidente: Paulo Roberto Alves de Melo
Vice-presidente: Iracema Tereza da Silva Rosa
Secretária Geral: Cláudia Correia
Adjunta: Maria Souza dos Santos
Conselheira titular: Rita Sâmia de Moraes e Silva Quirino
Suplente: Albertina de Lima Guiot

11. UNIDADE DE ATENÇÃO PRIMARIA A SAÚDE- MIRIAM PORTO MOTA
Coordenadora: Lorena Carla Menezes Melo
DNI: Dezirê Pereira Martins

MESA DIRETORA

Presidente: Osana Nascimento de Souza
Vice- presidente: Juliane de Lima Barbosa
Secretária Geral: Valdilene Duarte
Adjunta: Clarissa Rosana Miranda da Silva Pires de Sousa Gomes
Conselheiro titular: Maria de Fátima Paiva Alcântara
Suplente: Maria Lizete Ferreira da Cruz

12. CAPS GERAL (CENTRO DE ATENÇÃO PISCOSSOCIAL)

Coordenadora: Magda Ravena Bezerra Raulino
DNI: Cristina Mapurunga de Siqueira

MESA DIRETORA
Presidente: Maria Concebida Nunes Uchôa Cabral
Vice- presidente: Jonathas Ramos Ferreira
Secretária Geral: Atalya Fabrícia Santos do Nascimento
Adjunto: Eugênio da Costa Alves
Conselheiro titular: Rita de Cassia Costa Carvalho
Suplente: Sonia Maria Fernandes

13. UNIDADE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE - SANDRA NOGUEIRA

Coordenadora: Caroline Braga Souza
DNI: Maria Marineide Gomes dos Santos

MESA DIRETORA

Presidente: Vicência Helena Lopes dos Santos
Vice- presidente: Maria das Graças Nunes dos Santos
Secretária Geral: Maria Marineide Gomes dos Santos
Adjunto: Francisco Sebastião Costa
Conselheiro titular: Maria das Graças Nunes dos Santos
Conselheiro suplente: Eliane de Lima Alves

14. CAPS AD (CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS)

Coordenadora: Dione Maria Nunes Teixeira
DNI: Maria do Socorro Castelo Braga

MESA DIRETORA

Presidente: Francisco Gois das Chagas Vieira
Vice- presidente: Lilian Maria de Jesus Neves
Secretária Geral: Lorene Moura Gualda
Adjunto: Dione Maria Nunes Teixeira
Conselheiro titular: Francisco Gois das Chagas Vieira
Suplente: Delano Negreiros da Cunha

COMISSÕES DO CONSELHO DE SAÚDE DA SR II COM REPRESENTAÇÕES NO MUNICIPAL

1. COMISSÃO DE IMPLEMENTAÇÃO DO CONTROLE SOCIAL

Titular: Maria do Carmo da Silva
Suplente: Antônio Gomes Macena Neto

Atribuições:

· Acompanhar e assessorar todos os Conselhos Regionais e Locais de Saúde;
· Observar e acompanhar o cumprimento da legislação do Sistema Único de Saúde (SUS)

2. COMISSÃO DE RECURSOS HUMANOS

Titular: José Edésio Lima da Silva
Suplente: Paulo Roberto Alves de Melo

Atribuições:

· Ter acesso irrestrito à documentação referente aos servidores lotados na rede de Saúde municipal, sejam eles oriundos da União, Estado ou Município;
· Acompanhar os estudos relativos à política de recursos humanos no setor de saúde e os processos relativos a contratações e demissões.

3. COMISSÃO DE ORÇAMENTOS E FINANÇAS

Titular: Tácita Castro Chaves
Suplente: Paulo Sergio Dias

Atribuições:

· Propor critérios para execução financeira e orçamentária do Fundo Municipal de Saúde;
· Fiscalizar a movimentação de recursos financeiros repassados ao Fundo Municipal de Saúde e apresentar respectivos relatórios ao colegiado do CMSF.

4. COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO DE GESTÃO E SISTEMA
Titular: Francisco Gois das Chagas Vieira
Suplente: Valdir Ximenes Araújo

Atribuições: 

· Propor estratégias e mecanismos de coordenação, gestão, acompanhamento e fiscalização do Sistema Local de Saúde;
· Visitar sistematicamente as unidades de saúde vinculadas ao SUS, apresentando ao colegiado relatório com indicação de sugestões de medidas a serem adotadas e realizar a avaliação da qualidade das ações e serviços em âmbito ambulatorial e hospitalar.

5. COMISSÃO DE PLANOS PROJETOS E PROGRAMAS


Titular: Maria Lizete Ferreira da Cruz
Suplente: Albetisa Ester de Sousa

Atribuições:

· Propor critérios de qualidade e de melhor resolutividade para o funcionamento do Sistema Local de Saúde;
· Sugerir normas de elaboração e analisar os planos e projetos de saúde adequando-os a realidade epidemiológica e à capacidade organizacional dos serviços;
· Ter pleno conhecimento dos convênios celebrados pela Saúde Municipal e atuar no sentido de estudar estratégias de manutenção e/ou ampliação, entre outras atribuições.

Reportagem: Uerbet Santos (Da redação)

Fotos: Divulgação/Facebook

Fonte: CRS-SER II





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