Raimundo Lira criticou também a Gol e a American Airline
Em seu pronunciamento na sessão
planária do Senado Federal desta segunda-feira (6) Raimundo Lira (PMDB-PB) alertou
os parlamentares sobre a ingerência da Agência
Nacional da Aviação Civil – ANAC. No entender do senador a
ANAC não faz jus ao seu serviço de fiscalização das companhias aéreas que lhe
foi delegada com a privatização do setor de transporte aéreo.
Para reforçar sua afirmação o
parlamentar citou o exemplo da Avianca, para quem a frota de aeronaves que
fazem linha em solo brasileiro está “velha”, quando comparada aos aviões da
Companhia que voam na Bolívia.
“Eles [Avianca] trazem os aviões 787 mais
antigos da Bolívia para o Brasil e colocam os novos lá”, critica lira.
Segundo o Blog apurou a Avianca
recebeu 3.563 reclamações via o site Reclame Aqui nos últimos 12 meses, que em
média são respondidas em até dois dias em média. A maioria das reclamações
dos passageiros é sobre o mau atendimento
no prestador de serviço e estorno de
valor pago, seja por cobrança indevida ou por cobrança de
valor abusivo.
De acordo com o Reclame Aqui, a Avianca resolveu 61,1% dos
problemas e respondeu 100% das reclamações. De todos que
reclamaram, 55,4% voltariam a fazer negócio com a companhia aérea e
deram uma nota média de 4,93 para o atendimento recebido.
GOL
Outra companhia Aérea que, no
entender do Senador, deveria ter interpelada pela ANAC, é a GOL Linhas Aéreas.
Segundo Lira, caso o passageiro desista da fazer a viagem e solicite o reembolso
do valor pago na passagem, a Gol só devolve metade do valor.
Para registrar sua
indignação com esse fato o parlamentar fez uma analogia com a ‘saidinha bancária’.
“É como se você sacasse do banco R$ 4 mil, colocasse R$ 2 mil em cada bolso e
na saída do banco fosse assaltado e entregasse só R$ 2 mil. O consumidor ficaria
com a sensação de ter a metade do dinheiro roubado”, dispara o parlamentar
American Airlines
O parlamentar criticou também a política
de preços praticados pela American Airlines nos voos internacionais, que,
segundo ele, está custando, em média, três vezes mais caro, por hora
voada, do que os valores dos voos que a Emirates Airlines cobra em um voo do Brasil para Dubai, por
exemplo.
“A Emirates utiliza uma aeronave de ultima geração com serviço de
bordo de ponta, em contra partida, a aeronave da Americam Airline coloca a
disposição dos passageiros internacionais aviões 757, de 30 anos, chamados por
todos de ‘sucatões’ e cobra o triplo do valor”, denuncia Raimundo Lira.
Serviço:
Para saber todos os tipos de
reclamações feitas pelos consumidores da Avianca e das outras companhias aéreas acesse o link do Reclame Aqui:
Para entender a hierarquia na aviação civil
O órgão máximo da aviação civil é
o Ministério dos Transportes, portos e Aviação Civil. A ele está diretamente
subordinada a Secretaria de Aviação Civil, entidade com status de ministério, ligada
à Presidência da República que coordena e supervisiona ações voltadas para o
desenvolvimento estratégico do setor da aviação civil e da infraestrutura
aeroportuária e aeronáutica no Brasil.
Dentre as atribuições da pasta estão o
planejamento do setor aéreo, a coordenação de fundos de desenvolvimento de
infraestrutura — em especial o Fnac (Fundo Nacional de Aviação Civil) — e a
coordenação dos órgãos e entidades do sistema de aviação civil brasileiro —
como a ANAC e a Infraero —, em articulação, no que couber, com o Ministério da
Defesa;
Uerbet Santos (Da redação)
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