1/14/21

Inaugurada a menos de um mês, a Praça das Mercês já apresenta fragilidade na estrutura dos equipamentos de basquete

 

A obra, com investimento de R$ 6,1 milhões, é uma iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e coexecutada pela Prefeitura Municipal de São Luís em parceria com a Vale


A prefeitura de São Luís, no último ano da gestão, do então prefeito Edivaldo Holanda, acelerou as ações do programa “São Luís em Obras”. 

Uma dessa frentes de trabalho revitalizou áreas tombadas pelo Patrimônio Histórico da capital maranhense em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a empresa Vale através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC – Cidades Históricas).

Em São Luís do Maranhão, 45 bens em áreas tombadas pelo Patrimônio Histórico foram contemplados com obras de restauração/adaptação, requalificação/urbanística e implantação.

A Praça das Mercês, com investimento de R$ 6,1 milhões, é uma dessas áreas recém implantadas, que já apresenta desgaste nos equipamentos de basquete da quadra poliesportiva. 

O mesmo acontece  com a estrutura do equipamento de basquete da quadra que fica  no entorno do Anel Viário (foto)



“Creio que a pessoa ou a empresa que deu assessoria para colocação das tabelas de basquete da Praça das Mercês, nunca jogou basquete ou não tem a menor ideia de como se comporta um jogador de basquete diante de um aro. Principalmente esses garotos de hoje, com quase 2 metros de altura. A primeira coisa que um menino desse vai fazer é saltar, tipo NBA, cravar e puxar o aro. Se a estrutura não for resistente, vai envergar e quebrar”, disparou o advogado e veterano jogador de basquete, Geraldo Brasil.

 

O coordenador técnico do IPHAN, Rafael Pestana, por meio da jornalista Raquel Costa, assessora de imprensa do Instituto, informou que a implantação e manutenção dos equipamentos esportivos na Praça das Mercês é de responsabilidade da Prefeitura de São Luís.

Entramos em contato com o atual titular da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), David Col Debella, para se posicionar sobre o assunto, mas até a publicação desta matéria não obtivemos retorno.

A Praça das Mercês, localizada no entorno do Centro Histórico de São Luís, ocupa uma área de 12 mil metros quadrados, incluiu a execução de serviços de infraestrutura, com intervenções estruturais e movimentação de terra.

Também foi construído posto policial integrado à escadaria de acesso ao mirante, além de quadra poliesportiva, pista de skate entre outros equipamentos e prevê na segunda etapa a execução de memorial de reconhecimento à contribuição dos povos africanos para a cultura maranhense.


Por Uerbet Santos

Foto: Norrau Express

Nenhum comentário: