Entre eles, Mauro Fecury, Jaime Santana e Zé Reinaldo Tavares.
Enquanto o Sampaio Basquete dava show nas bolas de 3 pontos, na noite desta segunda-feira (24), no ginásio Costa Rodrigues, lotado, na tribuna de honra improvisada, à beira da quadra, um grupo de torcedores especiais, assistia a partida e promovia uma volta aos primórdios do basquete maranhenses.
Pois foram eles, que iniciaram e incentivaram a prática do basquete no Maranhão.
Entre eles, o ex-governador e atual titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos do Estado do Maranhão, (SEDEPE), Zé Reinaldo Tavares, o ex-deputado federal, Jaime Santana e o ex-senador e presidente da Universidade CEUMA, Mauro Fecury.
O trio Integrou a melhor fase do basquetebol no Maranhão em meados dos anos 1960.
Alem deles, tornaram-se populares no Estado pelo domínio da bola laranja, os jogadores Rubem Goulart, Raimundinho Vieira da Silva, Ronald da Silva Carvalho, Raul Guterrez, Miguel Fecury, Fabiano Vieira da Silva (filho de Raimundinho), Canhotinho.
Integravam a comitiva de pioneiros e veteranos do basquete maranhenses que prestigiaram o Sampaio a se manter vivo nos playoffs, ao vencer o Sodiê Mesquita-RJ, por 78 a 57, o ex-presidente da Federação Maranhense de Basquete - FMB, Rubem Goulart Filho, o ex-presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária - EMAP, Ricardo Zenni, o médico e ex-secretário da Sedel, Phill Camarão, o jornalista e ex-presidente da Academia Maranhense de Letras - AML, Benedito Buzar, o professor da disciplina Basquete do UniCeuma, Eduardo Macieira, o treinador da Beto Basquete, Herberth Lima, (Betinho), o publicitário Salomão Santos, o prefeito do Ceuma, Neemias Muniz, o engenheiro Leônidas Araújo e o atleta master Albino Gerson.
O secretário de Estado do Esporte e Lazer - SEDEL, Naldir Lopes, entregou à jogadora argentina, Melli Gretter o troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida.
A armadora do Sampaio fez seis pontos, pegou seis rebotes, deu sete assistências e terminou com uma eficiência de 23.
(Veja o Raio-X completo da partida no link ao final da materia)
O professor Eduardo Macieira, articulador da presença de Mauro Fecury e amigos no jogo do Sampaio Basquete, destacou a valorização da memória do basquete.
"A presença desses pioneiros do basquete incentiva os jovens a darem valor para o basquete e também conhecerem quem foram os idolos desse esporte no Maranhão. O Doutor Mauro e amigos também serão homenageadas na abertura do Campeonato Brasileiro de Basquete Master que realizaremos aqui em São Luis do Maranhão, em novembro", declarou Eduardo.
Após o jogo, as atletas do Sampaio Basquete tiraram foto com Mauro Fecury e seus amigos, em retribuição à homenagem que o presidente do Ceuma, prestou no final de semana passado, ao elenco do Tubarão. Ele ofereceu a infraestrutura da Universidade para a equipe treinar, além de um almoço no restaurante Cabana do Sol.
O presidente do Sampaio Basquete Murilo Dias, reafirmou o convite para que Fecury, assista também os jogos da semifinal contra o Unimed Campinas, pois foi "pé quente" na vitória contra Mesquita.
Mauro agradeceu o carinho das atletas da Bolivia Querida e quando perguntado sobre a sua atuação no basquete, deixou a modéstia de lado. "O jornalista Sílvio Carlos, lá de Fortaleza, [que também jogou basquete], escreveu em seu livro sobre a história do basquete cearense, que eu [Mauro Fecury], fui o melhor pivô que ele [Silvio Carlos], viu jogar", pontuou.
Veja também:
Por Uerbet Santos
Fotos: Norrau Express
Nenhum comentário:
Postar um comentário