6/19/17

Livraria itinerante leva editoras cearenses para perto da população


A ideia é  incentivar clube de leitores no Ceará 


Viajar por outros cenários, viver outras experiências, outras histórias, inspirar-se a ir além. Quem tem o hábito de embarcar no universo da leitura conhece bem as vantagens de dedicar algumas horas para imergir em tantas histórias fascinantes. Para facilitar a adesão de novos leitores e incentivar a formação de clubes de leitura em todo o Ceará, uma parceria entre o Instituto Viva Brasil, a Câmara Cearense do Livro (CCL), o Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria de Cultura e com o apoio do Sebrae resultou no projeto Ceará Leitor.

A iniciativa leva um micro-ônibus colorido com gravuras que remetem à literatura de cordel, o Booktruck, para locais de grande movimentação nas cidades. Dentro, prateleiras contendo obras de 20 editoras cearenses filiadas à CCL. A proposta do “Booktruck” é ser uma livraria itinerante que vende os livros a preços diferenciados e mais acessíveis, além de promover ações de engajamento da comunidade.


“Inicialmente é feito um contato com a Prefeitura, Secretaria de Cultura ou de Educação para a definição do local onde o Booktruck ficará”, explica Rosângela Primo, pedagoga responsável pela comunicação do projeto. A livraria itinerante passa três dias em cada cidade e leva uma programação diversificada para praças e escolas públicas municipais e estaduais. “Normalmente temos contação de histórias, música, declamação de cordel, oficina de poesia, conversa com autor, entre outros”, detalha. “Além disso, ministramos uma palestra que ensina como criar um clube de leitura e doamos uma cesta de livros para o município iniciar o projeto”, completa a pedagoga.


O Booktruck já passou por dois dos cinco municípios contemplados para a primeira fase do Ceará Leitor. Aquiraz, Maracanaú e Horizonte serão os próximos a viver dias de muita cultura e arte. Segundo Primo, em Guaramiranga e Baturité, cidades que já receberam as ações, “a receptividade foi muito boa e, inclusive, alguns artistas deram entrevistas nas rádios locais”.

Diversos gêneros  para leitura


Na livraria do “Booktruck” o leitor encontrará desde clássicos da literatura cearense como José de Alencar, Rachel de Queiroz, Adolfo Caminha, Domingos Olímpio, Franklin Távora, Oliveira Paiva, Moreira Campos, Patativa do Assaré, Natércia Campos até autores de destaque no cenário nacional na atualidade: Lira Neto, Ana Miranda, Socorro Acioli, Tércia Montenegro, Klevisson Viana, Nilton Maciel. Na área da literatura infantil e juvenil a produção editorial é das mais diversificadas: Arievaldo Viana, Rouxinol do Rinaré, Stélio Torquato, Arlene Holanda, Elvira Drummond, Fabiana Guimarães, Flávio Paiva.
Para saber em primeira mão as datas e locais onde o “Booktruck” vai estacionar, basta seguir a página do Ceará Leitor no Facebook.

Mais sobre o projeto
O CEARÁ LEITOR é um projeto de incentivo à leitura que percorrerá o estado com ações culturais e formativas, tendo como foco a produção das editoras cearenses e a formação de Clube de Leitores. Em cada município por onde passar haverá uma programação composta por atrações culturais e formação, com foco nas obras expostas, direcionada ao público de alunos e professores da rede pública municipal e estadual e demais interessados.


Imagens: divulgação
Por Cristiana Viana

Nenhum comentário: