Serão cinco dias mapeando locais para a prática do surf e ação de coleta simbólica de resíduos plásticos.
"identificar locais no litoral ocidental maranhense para prática do surf e demais esportes aquáticos". Esse é o principal objetivo de um grupo de surfistas e bodyboarders locais que realizam neste sábados(1° de junho), a 1ª expedição "Na busca da onda perfeita".
O desafio radical, de cinco dias, é idealizado pela Lençois Surf board e a Associação de Surf e Bodyboard da Praia do Olho-D’água - ASBOA.
Roteiro
"A ideia é pegar o Ferryboat atravessar para o Cujupe e se deslocar cerca de 235 Km até a cidade de Apicum Açú - MA. Depois, chegar até a ilha dos lençóis em Cururupu - MA"., detalhou o ativista ambiental e vice-presidente da ASBOA, Rogério Verde.
Para Rogério, o Maranhão tem na sua costa o segundo maior litoral Brasileiro e abriga lugares belíssimos com praias paradisíacas. Porém, ele alerta que "a distância e o acesso são barreiras para descobrir esse potencial em nosso Estado".
Disse ainda que agora, "com a chegada da ponte sobre o Rio Pericumã em Bequimão, o trajeto diminuiu e abriu as portas para a região da Floresta dos Guarás, com dez municípios costeiros em sua composição", comemora.
O ativista ambiental disse tambem que "a equipe de desbravadores pretende desenvolver um roteiro turístico de base sustentável que valorize as belezas naturais do litoral maranhense no entorno da tão sonhada 'onda perfeita', caso a encontre".
Ilha dos Lençóis
O shaper (fazedor de pranchas), Luciano Lucena e diretor da Lençóis Surf Board, informou que "a Ilha dos Lençóis será o primeiro capítulo dessa história" que. segundo ele, " promete grandes aventuras até o final do ano, quando o vento norte retorna ao nosso litoral e as ondas ficam perfeitas".
De fato. A Ilha dos Lençóis é cercada de lendas e mistérios. Lá habitam, os “Filhos da Lua”, como são chamados os albinos, primeiros moradores do lugar.
Um povo acolhedor que sobrevive da pesca artesanal e guardam na sua história a lenda do Rei Sebastião e praias cheias de encantaria.
Semana do Meio Ambiente
Outra ação que será realizada durante a expedição pioneira será a coleta simbólica de resíduos plásticos no oceano. O ato, integra as atividades que serão desenvolvidos pela ASBOA por ocasião da Semana do Meio Ambiente (de 5 a 9 de junho) e busca integrar todas as entidades do esporte. costeiro
De acordo com Rogério, a intenção do ato é alertar sobre o aumento significativo de lixo flutuante nos oceanos.
"Esse problema causa a alta mortandade dos animais marinhos. A solução é diminuir o descarte dos resíduos em rios, lagoas, praias, córregos, encostas, dentre outros, com o reforço da educação ambiental", orientou o ativista ambiental
Serviço
Outras informações com Rogério Verde (98) 98877-8326
Por Uerbet Santos
Fotos: Divulgação/ASBOA
Nenhum comentário:
Postar um comentário