Em nota, LBN lamenta o fato; clubes já realizaram inscrição junto à Liga e campeonato deve começar em outubro
A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) retirou a chancela de campeonato nacional da Liga Nacional de Basquete (LNB), que organiza o Novo Basquete Brasil (NBB).
Mesmo com o rompimento, confirmado pelas duas partes, o NBB deve ser realizado de maneira normal a partir de outubro.
O NBB encerrou, no início desse mês, a sua 15ª edição com o Franca sendo campeão. A Liga foi fundada em 2008 e passou a organizar o campeonato nacional em 2009. Segundo fontes consultadas pela reportagem, a ideia é realizar a 16ª edição normalmente, mesmo sem chancela.
As inscrições das franquias já foi realizada e os clubes seguem se reforçando. Os acordos comerciais assinados pela LNB seguem vigentes. A estrutura com patrocinadores e parceiros não deve sofrer alterações por não ter a "benção" da CBB.
O Cruzeiro, atual campeão do torneio organizado pela CBB, não procurou a LNB. Caso não dispute o NBB, o Cruzeiro deve seguir no Brasileiro da Confederação.
A tendência é que, nos próximos dias, a CBB se pronuncie oficialmente sobre o tema. A Confederação também deve anunciar os planos para o próximo campeonato nacional.
Nota oficial
A LNB divulgou nota oficial sobre a retirada da chancela por parte da CBB. A Liga afirmou, em nota, lamentar o fato e ressalta que sempre esteve disposta ao diálogo com a Confederação.
A Liga Nacional de Basquete lamenta a decisão da Confederação Brasileira de Basketball em retirar a chancela do NBB.
A LNB mantém sua posição de manutenção do diálogo a fim de encontrar uma solução conciliatória para o caso, o que entende ser o melhor para o contínuo crescimento do nosso esporte.
O NBB é um campeonato consolidado, caminhando para a sua 16ª edição a partir de outubro de 2023 reafirmando sempre o respeito aos seus torcedores, patrocinadores, atletas e toda a comunidade que forma o ecossistema do basquetebol.
Os clubes que formam a Liga Nacional de Basquete reiteram seu compromisso com o fomento e o desenvolvimento da modalidade no Brasil.
Fonte: NBB
Foto: Divulgação/NBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário