1/10/11

UM NOVO JEITO DE FAZER PUBLICIDADE


A ORIGEM DA EXPRESSÃO


O verbete “norrau” é a versão cearense da expressão inglesa “know-how” que significa saber fazer. Ou seja, quem tem “norrau” sabe realizar tarefas em sua área de atuação (publicidade por exemplo), com sabedoria, experiência e conhecimento de causa. Portanto, “norrau” é sinônimo de qualidade, conhecimento e experiência. É a essência da arte de saber fazer bem feito. A partir desse conceito, surgiu o slogan da Norrau.com: “Quem tem tá bem”. Traduzindo:  O cliente que tem a Norrau.com como agencia tá muito bem, obrigado. 



O CONCEITO DE COMUNICAÇAO INTEGRADA
Norrau.com atua no mercado publicitário desde de 1995 e já passou por grandes transformações. A mais significativa delas refere-se aos seus conceitos. De simples agencia de propaganda nos anos 90 , atua hoje com o princípio da comunicação Integrada, o que faz a parceria entre cliente e agencia mais verdadeira, estreitando laços, construindo cases de sucesso.Segundo Uerbet Santos, Diretor de Criação da Norrau.Com "a ferramenta de marketing que o cliente necessitar, a Norrau.com tem para oferecer. Desde campanhas publicitárias até endomarketing, passando por assessoria de imprensa, eventos, material de ponto de venda, sinalização interna e externa, criação de marcas e soluções para Internet, etc".





IDEIAS COM RETORNO GARANTIDO
Para fortificar o conceito de uma empresa com ideias inovadoras que fazem a diferença para o ciente, a Norrau.com lançou uma campanha publicitária de prospecção de novos clientes no mercado local e regional. O approach de comunicação é um bumerangue integrado ao tema: Ideias com retorno garantido. A divulgação foi realizada pela Internet via mailing de clientes em potencial e banners nas redes sociais.

Banner e mala direta para novos clientes veiculado via  web

PORTFÓLIO DE CLIENTES
Ao longo desses 16 anos de atividade a Norrau.com gerou um rico acervo publicitário nos mais diferentes segmentos e mídias com diferentes clientes no mercado local e regional reunimos alguns trabalhos que podem dar uma mostra da qualidade e criatividade que imprime nos projetos que desenvolve para os clientes que atende (Farmácia DrogaNova, Decorart-Comtexto, Rap 10 Service, Corpvs Segurança entre outros) 

1. MARCAS






Empresa ( Fortaleza-CE que produz Oficinas de vídeo e Fotografia  para crianças de baixa renda


Marca  de Projeto  Cultural  para  ocupação dos espaços de convivência Caixa em Fortaleza-CE



Jornal que circula  em Fortaleza -CE tratando de animais de estimação



Jornal que circula  em Fortaleza -CE tratando de animais de estimação



Jornal que circula nos terminais do Sistema Integrado de Transporte  Público de Fortaleza-CE


Revista  segmentada  Fortaleza-CE



Jornal de variedades que circula  em Fortaleza -CE 


Marca do projeto de gastronomia do Sebrae-CE
Marca do Projeto de  Comunicação integrada  Revarte  - Fortaleza-CE.
ONG  que resgata valores nas crianças carentes através da arte
Marca do Programa educacional Canal Futura
Empresa com sede em Fortaleza-CE e filiais no Crato-CE, Sobral-CE , Iguatú-CE, São Paulo-SP e Recife-PE

Construtora com sede em Fortaleza-CE


Empresa  de segurança armada com sede em Fortaleza-CE



Empresa  de doces e salgados com sede em Fortaleza-CE


Empresa de Telecomunicações  -  Fortaleza-CE



Empresa  de transporte turístico  com sede em Fortaleza-CE

Empresa do segmento de Empréstimos e Financiamento com sede em Fortaleza-CE

Fábricas de garrafas Pet em Fortaleza-CE

Rede de  Farmácias  com 6 lojas distribuídas na Grande  Fortaleza-CE

Imobiliária sediada em Fortaleza-CE com filial  em  Madri-Espanha 




Tradicional Bloco Pré-Carnaval de Fortaleza-CE





Bar do Reggae na Praia de Iracema  Fortaleza-CE



Food  de iguarias baianas  na Beira Mar - Fortaleza-CE



Restaurante de frutos do mar Beira Mar Fortaleza-CE




Empresa de serviços  em domicílio - Fortaleza-CE


Concessionária Fiat em  Macapá-AP




2. APLICAÇÃO DE MARCA 




Pasta Press-Kit 


Papel Timbrado


Envelope Carta


Cartão de visita




Aplicação de marca Power Link em Crachá e capacete de segurança - Fortaleza-CE 



Aplicação de marca Power Link em tampa de not book - Fortaleza-CE 
 Aplicação da marca Power Link em Vidro traseiro de carro - Fortaleza-CE 


Envelopamento de ônibus Heraltur Fortaleza-CE



Envelopamento de Veículo Montana (lateral) 


Envelopamento de Veículo Montana (Traseira



Envelopamento  caminhão  baú Montaggi Móveis - Fortaleza-CE 





Envelopamento  Komby Montaggi Móveis - Fortaleza-CE 


2. MÍDIA IMPRESSA

Projeto Gráfico Jornal Terminal - Fortaleza-CE




Projeto Gráfico Jornal Quem te viu? Quem te lê! - Fortaleza-CE




Projeto Gráfico Jornal Terminal - Fortaleza-CE




Capa e contra Capa DVD - Documentário Mazagão Velho-AP


Parte interna DVD - Documetário Mazagão Velho-AP


 DVD - Documentário Festa de São Tiago  Mazagão Velho-AP


 DVD - 23º Batalhão de Caçadores - Fortaleza-CE

DVD - Comexto de Propaganda Fortaleza-CE


Sequência de Anúncios/Banner´s p/ Internet 
Restaurante Cantinho do Campeão-- Fortaleza-CE


Cartão Fidelidade Frente e verso Droganova-- Fortaleza-CE

Capa  e contra capa  Cordel de São João  Droganova-- Fortaleza-CE 

Capa  Cordel  ABAD 2015-Fortaleza-CE 

Panfleto  Droganova  Férias - Fortaleza-CE 


Panfleto Droganova-- Fortaleza-CE

Convite p/ Confraternização de Natal  Droganova-- Fortaleza-CE 

Capa do Cartão de Natal Droganova-- Fortaleza-CE 

Verso do  Cartão de Natal Droganova-- Fortaleza-CE 


Capa e contra capa de Encarte  Droganova-- Fortaleza-CE


Parte interna de Encarte  Droganova-- Fortaleza-CE


Cartaz de Seminário  p/ o Ministério Público Macapa-AP 



Anuncio de Jornal Dupla página ("rouba página" ) p/ o Ministério Público Macapa-AP 


Anúncio  p/ Revista  Interna do Ministério Público Macapa-AP 





 Anúncio  p/ Revista Veja - Decorart 

Anúncio  p/ Revista Quem - Decorart 


Capa e contra Capa Encarte - Decorart 

Parte interna Encarte - Decorart 

Anúncios p/  Jornal  O Estado - Decorart -Fortaleza-CE  


Aplicação de tema de campanha na Fachada da  Decorart-Fortaleza-CE  


Aplicação de tema de campanha no uniforme dos funcionários Decorart  


Criação de design p/uniformes de Basquete do 4 Sport Life  


Criação de design p/ agasalhos da Liga Cearense de Basquete LCB  Fortaleza-CE  



Criação de design p/uniformes da Liga Cearense de Basquete  LCB - Fortaleza-CE  




Criação de  designe p/ camisa  Copa Internacional Terra do Sol de Basquete - Fortaleza-CE  


Criação de design p/ camisas da Copa 2014 Bicho Papão - Fortaleza-CE 

Criação de design p/ Camisa promocional da Globo Via Chamada It's Noon  



3. MÍDIA ELETRÔNICA


Vinheta 3D p/ Betral Veículos Ma capa-AP


VT 30" - Varejo - Fim de Ano Decorart Fortaleza-CE


VT 30" - Varejo-  Estouro de Ofertas Decorart Fortaleza-CE


VT 30" Varejo Férias Decorart  Fortaleza-CE


VT 30" - Varejo-Mascote  DesratoxMacapá -AP


VT 30" - Institucional Sandaw Bykes -Macapá -AP

VT 30" - Varejo- Modelos Celular & Cia Macapá -AP


VT 30" - Institucional  Calçada da Fama  Sapataria Paraibana Macapá -AP


VT 30" - Varejo- Cafezinho Celular e Cia Macapá -AP

VT 30" -  Institucional Sapataria Dele & Dela  Macapá -AP


Vídeo Clip  30" -  Institucional Inauguração do Sup.. Santa Lúcia Macapá -AP

VT 1' -  Institucional  Aniversário de Macapá  p/  a Prefeitura de Macapá -AP


Para conhecer  em detalhes  o trabalho da Norrau.Com faça um test-drive solicite uma visita através do e-mail: norrau.com@gmail.com



1/06/11

REFORMA ORTOGRÁFICA. AGORA É PRA VALER


Desde que foram divulgados na mídia os detalhes do Acordo Ortográfico nos países de língua portuguesa: Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e, posteriormente, por Timor Leste. assinado em dezembro de 1990 e oficializado pelo Decreto Legislativo Nº 54 de 18 de abril de 1995, muito se discutiu sobre sua viabilização. O ponto principal é a unificação da língua portuguesa. 
Segundo determinação do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e a Comissão de Língua Portuguesa (Colip), todos os textos produzidos a partir de 2009 serão impressos com as novas regras linguísticas (esta palavra agora não tem trema). Vestibulares, concursos e avaliações só aceitaram as duas grafias como corretas até 31 de dezembro de 2011. Com relação aos livros didáticos foi resolvido que a partir de 2010 os alunos do 1º a 5º ano do Ensino Fundamental receberão os livros dentro da nova norma. O mesmo  ocorrerá com as turmas do 6º a 9º ano e de ensino médio que têm até  2012 para se adequarem às novas regras..

MAIS ESPAÇO PARA PROGRAMAS EDUCACIONAIS NAS TVs

 

Enquanto isso tramita há três anos na Câmera dos Deputados Federais o Projeto Lei 29/2007 que entre outras atribuições, determina que os Canais de TV por assinatura tenham de exibir 50% de conteúdo nacional. 10% da grade de programação dos canais estrangeiros terão que ser dedicados a programas brasileiros, ou seja, 3h30min semanais. Melhor seria se essas cotas se estendessem aos canais must cary - que inclui as TVS abertas e os canais obrigatórios como TV Senado e TV Câmera.


O fato é que a Reforma Ortográfica é uma realidade que abrange 10% da língua escrita e deve ser levada a sério. Portanto, urge dos gestores da educação nacional pública e privada, ações educativas que tornem o novo Acordo Ortográfico, público e notório e, sobretudo, que seja assimilado de forma clara por todos. Fica uma sugestão: que tal transformar o Novo Acordo Ortográfico em programa de TV educacional e inseri-lo na programação das TVs abertas e fechadas dando visibilidade para o assunto e que sirva de lição pra toda vida?

 

11/15/10

A MULHER A VIOLÊNCIA E O PODER.

Dilma Rousseff. A 1 ª mulher presidente do Brasil.



O que têm em comum a mulher a violência e o poder? Não, não é a violência doméstica contra a mulher e o poder  que o homem exerce sobre ela que a inibe de denunciá-lo! Essa é uma pauta para outro artigo
O fato em questão é que a mulher brasileira nunca esteve com a alta estima tão elevada quanto agora.   Acabamos de eleger a 1ª mulher presidente do Brasil: Dilma Rousseff. Fato histórico. Uma mulher no cargo mais alto do poder. Dos mais de 56 milhões de votos vitoriosos, grande parte, é fruto do anseio da população para Dilma continuar a grande transformação econômica, social e política, há sete anos iniciada pelo presidente Lula.
PROPOSTAS DE GOVERNO
O desejo geral é de um sistema de Saúde e Educação pública mais eficiente. Transporte e moradias dignas. Mas, um tema é unanimidade nacional: a violência. Conter o crescimento Internacional do crime organizado – especialmente o tráfico drogas e armas – é um dos desafios do governo Dilma. Pois, segundo seu programa de governo, esse é o "Calcanhar de Aquiles" brasileiro que gera essa insegurança nacional.
Na Política de Segurança Pública que será posta em prática nos próximos quatro anos por Dilma, algumas ações merecem destaque, como o Fundo Constitucional de Segurança Pública, um programa que vai, progressivamente, instituir e subsidiar o piso nacional dos policiais civis e militares até 2016, quando o piso passará a ser de total responsabilidade dos Estados.  
PRONASCI
Outro ponto nevrálgico é a  mega fronteira "brasiliz".  Nesse sentido o Programa de segurança do novo governo enumerou várias medidas e programas entre as quais destaco o fortalecimento da cooperação internacional no combate às drogas, o aprimoramento do controle de fronteiras e a ampliação do Pronasci,  Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania.  Este último, desenvolvido pelo Ministério da Justiça que  entre seus principais eixos visa  a valorização dos profissionais de segurança pública; a reestruturação do sistema penitenciário; o combate à corrupção policial e o envolvimento da comunidade na prevenção da violência. O governo federal investirá R$ 6, 707 bilhões no programa até o fim de 2012. E melhor, estenderá o Pronasci para os 27 Estados da Federação.

Boa sorte Dilma. Mulher, mãe, presidente.


O Plano de Governo para o quadriênio 2011-2015 da Dilma na integra no link

9/07/10

ARGENTINA FAZ SCOLA NO MUNDIAL DE BASQUETE

O argentino Luis Scola com 37 pontos e 9 rebotes  foi o nome do Jogo
 na vitória da  Argentina sobre o Brasil no Mundial de Basquete
Crédito da imagem: Reuters
         O trocadilho do título não é por acaso. Aconteceu de novo.  A argentina elimina mais uma vez o Brasil no Mundial de Basquete em Istambul na Turquia. O nome do jogo: o argentino Scola. Assim como no mundial de futebol o basquetebol brasileiro também mostrou mas uma vez não ter equilíbrio emocional para vencer uma partida decisiva. 
          Depois de realizar um excelente jogo nos três primeiros quartos foi para o último quarto como quem vai à praia, sem compromisso com nada. Até um dos nossos principais jogadores que atuam na NBA, Leandrinho, ( que no inicio do 4º quarto "meteu" duas bolas de três pontos, colocando o Brasil seis pontos à frente), foi displicente no momento decisivo da partida ao deixar o seu marcador "roubar-lhe"  uma bola  facilmente, repetindo o mesmo feito contra os Estados Unidos, quando tinha nas mãos a chance de, ao menos empatar a partida e leva-la à prorrogação e desperdiçou-a. 
         Ressalva negativa também para o tecnico brasileiro, de origem argentina (não quero nem falar o nome dele) que insistiu com o Marcos Vinícios na quadra no 4º quarto , quando marcelinho (Flamengo) estava melhor na partida e poderia fazer a diferença na hora da decisão.

           Lamúrias a parte, destaque para a impecável atuação do argentino Luis Scola atleta da NBA (Houston Rockets), que mostrou na quadra porque merece jogar no melhor basquetebol do mundo. Scola, além de aterrorizar com a defesa brasileira foi o cestinha da partida com 37 pontos e nove rebotes. 

          Do lado brasileiro o nome do jogo foi Marcelinho Huertas que além de fazer 32 pontos chamou a responsabilidade para sí e mostrou que é um jogador de decisão. E um dos melhores armadores desse mundial. Final: Argentina 93 x 89 Brasil. Apenas quatro pontos. Parece pequena a diferença, mas se torna grande, um verdadeiro hiato, quando o assunto é a falta de equilíbrio psicológico, emocional,  sangue frio, sei lá o quê... dos jogadores brasileiros na hora de "matar" (vencer) a partida.

( Por Uerbet Santos )

9/05/10

E AGORA, JOSÉ ? ? ?

No quinto dia das medições do tracking Vox Populi/Band/iG,
Dilma Rousseff obteve 53% e José Serra 24% das intenções de voto
"Há que se ter cuidado com as declarações sobre adversários. Foi dito que Mantega era correto e Lula estadista. E agora, José?" 
Inspirado nessa critica do ex-prefeito do Rio e candidato ao Senado Cesar Maia  (DEM) sobre os comentários elogiosos feitos pelo candidato José Serra ao Presidente Lula e ao ministro da Fazenda Guido Mantega, postado por Maia no twitter de Serra, parafraseei o poema de Carlos Drumond de Andrade, José”. Qualquer semelhança com a atual situação política do candidato tucano (prestes a perder a corrida presidencial para Dilma do PT ainda no 1º turno), não é mera coincidência. 





José



E agora, José? 
A Dilma disparou,
a luz a pagou,
o povo sumiu,
o palanque esfriou,
e agora, José?

E agora, você? 
Você que tem sobre nome,
que zomba dos outros, 
você que discursa
reclama, protesta?

E agora, José?
Está sem poder,
está sem discurso,
está sem carinho,
já não pode mandar, 
já não pode jurar,
punir já não pode,
a campanha esfriou,
o dia “D” não veio, 
a faixa não veio 
O voto não veio, 
não veio a utopia
e tudo acabou 
e tudo  fugiu
e tudo mofou, 
e agora José?

E agora, José? 
sua doce palavra,
seu instante de febre, 
sua gula e jejum,
sua biblioteca, 
sua  lavra de ouro,
seu terno de vidro, 
sua incoerência,
seu ódio — e agora?

Sem a chave na mão, 
quer abrir a porta,
não existe porta; 
quer morrer no mar,
mas o mar secou; 
quer ir para Brasília,
Brasília não há mais. 
José, e agora? 

Se você gritasse, 
se você gemesse,
se você tocasse
o jingle tucanense,
se você dormisse,
se você cansasse,
se você morresse...
Mas você não morre,
você é duro, José!

Sozinho no escuro,
qual bicho do mato
sem Teogonia
sem parede nua
para se encostar,
sem cavalo preto
que fuja a galope,
você marcha, José!
José, para onde?

Parafraseado do Poema "José".
Carlos Drummond de Andrade.  





















              

9/03/10

SAIU NO O GLOBO..




       O fraco desempenho de alguns candidatos do PT ao Senado Federal em várias regiões do país, fez a cúpula do partido rever sua estratégia política. O reforço nacional às disputas regionais não tardam a chegar. O mesmo acorre com a bancada nacional do PMDB. Foi o que publicou o Jornal O Globo em texto recebido no meu mailing eletrônico. Leia e comente! 



PT reavalia desempenho no Senado 

Os petistas vão eleger uma bancada de senadores menor do que imaginavam inicialmente. Integrantes do partido fizeram uma avaliação, nesta semana, e chegaram à conclusão que três candidatos que consideravam eleitos estão seriamente ameaçados de não chegarem. Nessa lista estão: Paulo Paim (RS), José Pimentel (CE) e Fernando Pimentel (MG). No Sul, Paim está sendo surpreendido pela empatia da candidatura da jornalista Ana Amélia Lemos (PP). José Pimentel padece por não ter a simpatia do governador do Ceará, Cid Gomes (PSB). E Fernando Pimentel subestimou a força do ex-presidente Itamar Franco (PPS-MG).

Reforço 

Na reunião do conselho político de Dilma Rousseff, anteontem, o líder do PMDB, Henrique Alves (RN), pediu reforço na campanha de Hélio Costa (MG) ao governo, e nas de Eunício Oliveira (CE) e Jorge Picciani (RJ), ao Senado.

ESQUENTA A DISPUTA PELO SENADO NO CEARÁ.




       Nem bem setembro chegou e começam a surgir fatos que prometem alianças entre esse ou aquele candidato. É o chamado grito dos desesperados.  Tem candidato atirando pra todo lado. Fazendo de um copo d água uma tempestade . De um simples boato um fato de relevância. Farpas à parte, tenho recebido no e-mail algumas informações sobre o embate dos candidatos cearenses ao senado  local. Analise e decida quem tem realmente razão. Confira!

Publicado: 1 de setembro de 2010 às 21:25 | Autor: Eliomar de Lima | Categoria(s): Blogs O POVO, Ceará, Eleições 2010 | 7 Comentários
Do vereador Marcelo Mendes (PTC), este Blog recebeu a seguinte nota:
Prezado Eliomar,
Apesar de amigo, não sou procurador ou advogado do deputado estadual Osmar Baquit, muito menos acho que ele precise de qualquer defesa. Mas, por dever de consciência, devo comentar que a “confusão eleitoral” que se instalou no pleito de 2010 não foi inaugurada nem pelo PSDB, muito menos pelo PMDB.
Tenho andado o Ceará todo acompanhando Doutor Lúcio Alcântara (candidato a governador pelo PR/PPS) e, desde os primeiros dias da campanha, vejo a propaganda do candidato ao Senado pelo PT, José Pimentel, sozinha: apenas ele e o atual governador.
Há um mês registrei e postei no twitter, fotos provando isso e, na semana passada, depois de matéria do Jornal O POVO tratando do assunto do prefeito de Iguatu, Agenor Neto (PMDB), apoiar Tasso/Eunicio, voltei a disponibilizar várias fotos (com as datas, inclusive) da campanha de Pimentel excluindo Eunício e, em alguns casos, o próprio Cid de sua propaganda, mostrando que quem começou a dar mal exemplo foi o PT.
Aliás, em 2007, quando eu ainda era do PMDB, implorei ao presidente Eunício Oliveira que não apoiasse o PT e a reeleição de Luizianne Lins em 2008. Chamei atenção e disse o que todos sabem: Que PT só se preocupa com ele próprio e que na primeira chance ele (Eunício) seria rifado, esquecido e traído.
Taí, acertei de novo!
Abraço
Vereador Marcelo Mendes
(Quem achar que estou errado ou mentindo, segue meu celular para eventuais protestos)
Assumo o que digo, não uso pseudônimos! (87449877)

8/22/10

O CEARENSE É BOM DE HUMOR ATÉ NA POLÍTICA

Humorista Tiririca.Candidato
a  Dep. Federal pelo Estado de SP
          
             ABERTA A TEMPORADA DE CAÇA AO ELEITOR.


       No grande  Safári eleitoral da TV, os caçadores de votos se utilizam de armadilhas, no mínimo hilariantes, para  tentar atrair a presa para a arapuca. Mas não está nada fácil. Deixando os Peixes grades de lado. Volto o foco àqueles brasileiros que seguindo o direito máximo da democracia onde todo cidadão que vota poderá também ser votado. E por isso , se habilitam nos diferentes Partidos e concorrem no pleito 2010.


           O Despreparo dessa gente é descomunal. Mas, como no Brasil tudo é motivo de risadas e a  política é um prato cheio de risos, basta dar uma pequena olhada no horário gratuito para darmos uma boa "gaitada". Do Ceará, terra onde tem mais humoristas por metro quadrado, para o cenário nacional o mais popular "palhaço" (literalmente) no palanque é o humorista Tiririca. Em sua plataforma ou seria corda bamba política o destaque é para a ajuda que ele pretende dar, se eleito for,  aos mais necessitados, inclusive a familia dele. " Vote no Tiririca. Pior do que tá não fica". É o slogan do comediante. Ou ainda: "Você sabe o que faz um Deputado Federal?. Vota em mim que eu conto". Indaga, ironicamente.


Peça de divulgação da Campanha
de Débora Soft nas Eleições 2004
              A  GALINHA OU O GALO 
              DOS VOTOS DE OURO ? 


     Brincadeiras à parte, essa estratégia de usar a popularidade de personagens que  de uma forma ou de outra têm boa penetração nas camadas mais populares    da sociedade ou seja que caiam nas graças do povão, tem surtido efeito. Quem não se lembra da Débora Sóft (stripper) eleita vereadora nas Eleições 2004 em Fortaleza? A população aderiu ao slogan: "vote com prazer". Não deu outra: obteve um  votação expressiva (11 mil votos). O que me faz lembrar uma história narrada por um amigo sobre  um certo senhor Galo, lá do Bairro Messejana, cujo sonho era ser candidato a Vereador. Não sei porque cargas d'água não conseguiu filiação em nenhum Partido.  Desde 2004 o Galo teve seu  sonho em servir à sua comunidade na Câmara Municipal de Fortaleza, frustrado. Ainda assim, o apelo de campanha ainda esta na ponta da lingua: Quem já votou numa galinha (referindo-se a strepper), agora vota no Galo.  Cocoricó... 


Nos próximos capítulos: mais histórias pitorescas sobre esses candidatos que cairam ou pelo menos tentaram cair de para-quedas na política brasileira. Não Perca!











Tiririca Candidato - thehonorarios.blogspot.com

8/19/10

O PALANQUE ELETRÔNICO DAS ELEIÇÕES ESTÁ NO AR.




COMEÇA A PROPAGANDA ELEITORAL

A propaganda eleitoral gratuita para a divulgação das propostas dos mais de 20 mil candidatos às eleições de 3 de outubro começou  a ser veiculada  no rádio e na televisão na terça-feira (17) e vai ao ar até 30 de setembro. Estão sendo veiculados dois blocos de 50 minutos, de segunda a sábado, sempre às 7h e 12h no rádio e às 13h e 20h30 na televisão, considerado o horário de Brasília. Além dos programas em bloco, são veiculados 30 minutos diários - seis para cada cargo - em forma de inserções de até 60 segundos, ao longo da programação das emissoras, entre 8h e 24h, inclusive aos domingos. De acordo com a legislação, é proibida a divulgação de propaganda paga nas emissoras de rádio e TV. A propaganda dos candidatos nesses veículos restringem-se ao horário eleitoral gratuito.

Cargos

Às segundas, quartas e sextas-feiras  é veiculada a propaganda dos candidatos a governador  (18 minutos), seguida dos programas de deputado estadual/distrital (17 minutos) e senador (15 minutos).Já às terças e quintas e sábados é transmitida  a propaganda de candidatos à Presidência da República (25 minutos) e, logo depois, a de deputado federal (25 minutos).

Tempo

Na terça-feira (17), o Tribunal Superior Eleitoral aprovou resolução com a divisão do tempo de propaganda entre os nove candidatos a presidente da República. Em cada bloco, a coligação “Para o Brasil seguir mudando”, cuja candidata é Dilma Rousseff, terá direito a dez minutos, 38 segundos e 54 centésimos. O segundo maior tempo - sete minutos, 18 segundos e 54 centésimos - é o da coligação “O Brasil Pode Mais”, que lançou a candidatura de José Serra. A candidata do Partido Verde, Marina Silva, terá um minuto, 23 segundos e 22 centésimos.

A propaganda de Plínio Arruda Sampaio (PSOL) terá a duração de um minuto, um segundo e 94 centésimos. Já os outros cinco candidatos a presidente, Rui Costa Pimenta (PCO), José Maria de Almeida (PSTU), José Maria Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Ivan Pinheiro (PCB) contarão com 55 segundos e 56 centésimos cada um.
Quanto às inserções, Dilma Rousseff terá o maior tempo diário: 2’33”24. Já José Serra terá 1’45”24. Os outros candidatos contarão com menos de um minuto diário: Marina - 19”97 e Plínio Arruda Sampaio - 14”86.  Rui Costa Pimenta, José Maria de Almeida, José Maria Eymael, Levy Fidelix e Ivan Pinheiro contarão com 13”33 cada.

Normas e proibições

A propaganda eleitoral gratuita na televisão utiliza a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) ou o recurso de legenda. Durante a transmissão, o programa é identificado pela legenda “propaganda eleitoral gratuita”.
No horário reservado para a propaganda eleitoral, não é permitida a utilização comercial ou propaganda realizada com a intenção, ainda que disfarçada ou subliminar, de promover marca ou produto; nem a participação de qualquer pessoa mediante remuneração.
Também é proibida a veiculação de propaganda que possa degradar ou ridicularizar candidatos. Quem desrespeitar essa norma pode ser punido com a suspensão da transmissão do próximo programa.
Além disso, é proibido usar trucagem, montagem ou outro recurso de áudio ou vídeo que, de alguma forma, degradem ou ridicularizem candidato, partido político ou coligação. Os infratores, nesse caso, ficam sujeitos à perda de tempo equivalente ao dobro do usado na prática do ilícito.
A pedido de partido político, coligação ou candidato, a Justiça Eleitoral impedirá a reapresentação de propaganda ofensiva à honra de candidato, à moral e aos bons costumes.

Direito de resposta

O candidato a presidente que se sentir ofendido no horário eleitoral deve encaminhar pedido de direito de resposta ao TSE no prazo de 24 horas, contado a partir da veiculação do programa. Os candidatos aos outros cargos devem encaminhá-lo ao Tribunal Regional Eleitoral do Estado por onde vai concorrer. O pedido deverá especificar o trecho considerado ofensivo ou inverídico e o interessado deve anexar a mídia da gravação do programa e a respectiva degravação.
Caso o pedido seja deferido, o ofendido usará, para a resposta, tempo igual ao da ofensa, sendo que  este  nunca será  inferior a um minuto, no horário destinado  ao partido ou coligação ofensor. Se o tempo reservado ao partido político ou à coligação responsável pela ofensa for inferior a um minuto, a resposta será levada ao ar tantas vezes quantas forem necessárias para a sua complementação.

Obrigatoriedade

São obrigadas a veicular a propaganda eleitoral as emissoras de rádio, inclusive as rádios comunitárias; as emissoras de televisão que operam em VHF e UHF e os canais de televisão por assinatura sob a responsabilidade do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, das Assembleias Legislativas e da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Segundo turno

Caso haja segundo turno para presidente ou governador em 31 de outubro, a propaganda eleitoral gratuita pode começar a partir das 48 horas da proclamação dos resultados do primeiro turno, sendo o dia 16 de outubro a data limite para o seu início

Fonte: site do Tribunal Superior Eleitoral : http://agencia.tse.gov.br/