11/04/23

BYE-BYE BRASIL- Seleção brasileira é soterrada pela avalanche de bolas de 3 pontos da Venezuela e se despede do ouro no Pan de Santiago

Brasil disputa a medalha de bronze, às 17h deste sábado (4), contra o México com transmissão do canal Olímpico e o raio-x do BUS-Blog do Uerbet Santos.




A Seleção Brasileira caiu nas semifinais dos Jogos Pan-Americanos de Santiago ao ser derrotada  por 84 a 77 pela Venezuela, na capital chilena, na noite desta sexta-feira (3).

Para o pivô Gabriel Jaú,, a Seleção brasileira demorou a engrenar, quando pegou no tranco,  já era tarde demais.

"A gente teve um primeiro tempo muito ruim, muito abaixo do que a gente estava acostumado a fazer. Isso deu moral para eles (Venezuela), isso é o principal ponto. Quando os jogadores estão com moral, a bola cai de tudo quanto é lugar, a qualquer momento. 

A gente tentou minimizar isso no segundo tempo, conseguimos encostar no placar, mas eles tiveram o mérito de enfiar mais bolas importantes, então, eles também têm mérito", disse Jaú.

Raio-x
A Venezuela  fez um primeiro  quarto impecável, principalmente  pela precisão nas bolas do perímetro, resultado  da boa movimentação de bola, escolhendo a hora certa de chutar sem contestação, o que resultou em 15 pontos de frente na 1ª parcial. Diante de um Brasil precipitado do ataque e tímido  na defesa. 

No primeiro tempo, a equipe brasileira teve dificuldades com a organização do ataque e conseguiu acertar apenas cinco arremessos de três pontos, em 19 tentativas. Enquanto  a Venezuela acertou 8 bolas do perímetro em 12 tentativas.

A seleção teve dificuldades durante todo o jogo e foi para o segundo tempo perdendo por quase 20 pontos. No último período, o Brasil ainda melhorou e baixou a diferença para seis, no entanto, a Venezuela soube manter a calma para fechar a partida e garantir a vaga na final do Pan.

Alguns números demostram o desequilíbrio da Seleção, baixo aproveitamento nas bolas do perímetro. O armador Elinho, por exemplo, arremessou 12 bolas de 3 pontos, enquanto o gatilho  da equipe do perímetro, Lucas Dias tentou apenas 3 vezes. Fato é que o Elinho não achou Lucas Dias na quadra.


Destaques

Os destaques da partida pelo Brasil foram Gui Deodato, com 22 pontos e Gabriel Jaú, com  um duplo-duplo (16 pontos e 10 rebotes), além do pivô Márcio que fez 11 pontos e pegou 6 rebotes.

Pela Venezuela, Sifontes foi o jogador com melhor atuação, também com 22 pontos.

Apesar de nunca ter alcançado uma final no Pan, o time venezuelano chegou à semifinal com vontade de vencer, e teve como trunfo jogadores de destaque como Ruiz, Graterol e Martinez, que chegaram, inclusive, a jogar no Brasil. A Venezuela vai lutar pelo ouro inédito contra a Argentina, neste sábado, às 20h.

Neste sábado, às 17h, o Brasil encara o México na disputa da medalha de bronze, com transmissão ao vivo do Canal Olímpico e raio-x do BUS-Blog do Uerbet Santos.

Parciais: Brasil 77  x  84 Venezuela 
1º quarto: 10 x 25
2ª quarto: 27 x 31
3° quarto: 20 x 14
4° quarto: 20 x14

Por Uetbet Ssntos 
Foto: Divulgação CBB

11/02/23

HISTÓRIA - Cemitério do Gavião. Um misto de beleza e mistério

Aviso na entrada intriga visitantes:  "Nós, ossos que aqui estamos. pelos vossos esperamos".



Quem entra pelo portão  principal  do Cemitério do Gavião, logo se separa com  um  aviso, quase despercebido, fixado  no portão central: "Nos, ossos que aqui estamos. pelos vossos esperamos. Fui o que tu és, serás o que eu sou."

Qual origem dessa inscrição?

Tal inscrição foi, primeiramente, adotada  na Capela dos Ossos, monumento sinistro,  localizado na Igreja de São  Francisco, na pitoresca  cidade  de Évora, do centro-sul de Portugal, no denominado Alentejo, 

A Capela foi construída no século XVII por iniciativa de três frades franciscanos e decorada por ossos de mais  de cinco mil monges.

Qual o seu significado?

De acordo com estudiosos em religião,  os frades inseriram tal aviso  na Capela para  transmitir a mensagem da transitoriedade e fragilidade da vida humana.


Mensagem essa, que  é  também claramente passada aos visitantes, logo à entrada do Cemitério do  Gavião em São Luís do Maranhão.

Especialistas afirmam que a Capela dos Ossos e suas mensagens textuais e visuais marcam um pensamento do século XVII, convenientemente pouco compatível com a realidade contemporânea, logo seu caráter fatídico e obscuro datam uma existência anterior, que por sua vez engloba valores, crenças e pensamentos que hoje tornam-se conflitantes. 


O Gavião 

Inaugurado em 1855, o Cemitério do Gavião tem esse nome por sua localização na antiga Quinta do Gavião. Desde sua inauguração, o cemitério já teve diversos nomes: Cemitério de São José da Irmandade (quando era administrado pela Irmandade da Misericórdia, uma organização católica), Cemitério de São Pantaleão (Nome oficial de registro) e, por fim, Cemitério do Gavião.

Fundado após uma epidemia de varíola que abateu parte da população de São Luís, o Cemitério do Gavião segue os molde europeu de cemitérios próximos a igrejas, o que facilitava o cortejo do enterro.

Localizado no bairro da Madre Deus, conhecido como o bairro mais boêmio da cidade, o Cemitério do Gavião incorporou-se à região  e no Dia de Finados, ae transforma em um formigueiro de pessoas em meioca  ambulantes  que movimentam a economia  informal com venda de  água, coroas de  flores, velas e serviços  com limpeza e pintura de sepulturas.

E quando a noite cai, entra em cena o som das espátulas a raspar o "choro" das velas, vendidos depois para as fábriquetas reciclagem a cera e produzirem novas velas.

Ilustres

Entre as pessoas ilustres enterradas no  Gavião, estão: o Barão de Grajaú, o ex-governador Benedito Leite, o escritor Aluísio de Azevedo, o carnavalesco Joãosinho Trinta e o poeta Nauro Machado.

O Gavião, que outrora tinham quatros  entradas, agora só possui dois acessos, o principal, pela praça da Saudade, e um lateral  pelo bairro do Lira.

Das 16 seções que compõem a extensão do cemitério, chama a atenção o conjunto arquitetônico artístico de esculturas de estilo neoclássico e os desenhos que moldam os jazidos.

E tal qual o Monumento dos Ossos em Portugual, guarda um misto de beleza  e mistério.

Por Uerbet  Santos
Foto de época: Gaudencio Cunha