1/30/21

ELEIÇÕES 2022 - Levantamento Atlas Político aponta que Haddad, Lula, Ciro, Moro e Mandetta venceriam Bolsonaro no segundo turno

O presidente levaria a melhor contra Marina Silva, Joaquim Barbosa, João Doria e Luciano Huck

Levantamento Atlas Político divulgado nesta sexta-feira 29 aponta que o presidente Jair Bolsonaro perderia, em uma disputa de segundo turno para a Presidência da República, para Fernando Haddad, Lula, Ciro Gomes, Sergio Moro e Luiz Henrique Mandetta.

O presidente, que buscará a reeleição em 2022, venceria Marina Silva, Joaquim Barbosa, João Doria e Luciano Huck, de acordo com a pesquisa.

Veja os cenários:


O Atlas Político entrevistou 2.184 pessoas. A margem de erro é de aproximadamente 2 pontos percentuais para mais ou para menos

Uerbet Santos (da redação) com informações da Carta Capital
Foto: Evaristo Sá/APF

1/27/21

AGENDA 21 - Clube de Engenharia do Maranhão traça metas para 2021, em reunião com seus representantes no conselho regional do Crea-MA


O presidente do Clube de Engenharia do Maranhão (CEM), Emanuel Miguez, reuniu-se na sede da entidade com os representantes do Clube no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Maranhão (Crea-MA), nesta terça-feira (26), para tratar de assuntos importantes para os profissionais da engenharia 



Durante a reunião também, foi debatida  a pauta da primeira plenária do Crea-MA. 

"Somos fundadores do sistema Confea/Crea no Maranhão. Essa representatividade  nos coloca  na linha  de frente na defesa dos intereses classistas dos nossos pares", pontuou  Emanuel Miguez.

Conselheiros do CREA-MA, representantes do CEM presentes na reunião: Hermes Gondim, Luis Hadade, Samuel Doria, Anna Raposo, Francisco Cunha, José Henrique Campos, Flavio Campos e Flankyn Veras (foto)



Uerbet Santos (Da redação)
Foto: Divulgação/CEM

Após título na Copa Super 8, o Flamengo supera o Fortaleza BC por 77 a 74 e continua na segunda colocação na tabela

Destaque para Holloway do Fortaleza, cestinha da partida com 22 pontos, seguido por Olivinha,  em mais uma grande atuação, com  20 pontos


Após conquistar o título da Copa Super 8, o Flamengo voltou à quadra pelo NBB e venceu o Fortaleza Basquete Cearense por 77 a 74 na noite desta terça-feira (26), no Maracanãzinho-RJ. 

O destaque rubro-negro na partida foi Olivinha, com 20 pontos e seis rebotes. Do lado do Fortaleza  quem brilhou foi 
Holloway,  cestinha da partida  com 22 pontos, 5 assistências e 2 rebotes.

Raio X do Jogo

O Orgulho da Nação começou o primeiro quarto com tudo e, nos minutos iniciais, Olivinha acertou três bolas seguidas de três pontos. Bem na defesa, o time rubro-negro conseguia bloquear as jogadas ofensivas do Fortaleza.

Quando descia para o ataque, o Fla tinha tranquilidade para trabalhar a bola e converter seus pontos. Nos minutos finais, a equipe cearense reagiu e encurtou a diferença no placar. O Mengão terminou o primeiro período em vantagem: 24 a 18.

Segundo Período 

Logo no início do segundo quarto, Rafael Mineiro teve liberdade para arremessar de três e converteu para o Rubro-Negro. O Fortaleza voltou melhor e dava trabalho à defesa rubro-negra. Olivinha continuava com a mão calibrada e com ótimo aproveitamento nas bolas de três. 
Em jogada com Léo Demétrio no garrafão, Hettsheimeir deu uma bela enterrada para converter mais dois pontos. O camisa 30 rubro-negro ainda acertou mais três bolas de três seguidas e aumentou ainda mais a vantagem do Mengão na partida: 46 a 30.

Terceiro período 

Na volta para o terceiro quarto, o Fortaleza ajustou a defesa e dificultava as ações ofensivas do Flamengo. Mesmo fazendo apenas doze pontos no período, o time rubro-negro conseguiu manter a vantagem no placar: 58 a 46.

Último período 

No retorno para o último quarto, Yago recebeu com liberdade atrás da linha dos três e converteu o arremesso para o Fla. Olivinha, com uma grande exibição em quadra, anotou mais uma de três para o Mengão. 

Nos minutos finais, o Tricolor de Aço mostrou poder de reação e fez a diferença cair para três pontos. Mas o Mengão foi aguerrido e conseguiu segurar a vitória por 77 a 74.



Destaques do Flamengo:

Olivinha - 20 pontos e 6 rebotes;
Hettsheimeir - 14 pontos e 7 rebotes;
Rafael Mineiro - 13 pontos;
Marquinhos - 9 pontos, 7 assistências e 7 rebotes.

Destaques do Fortaleza 

Holloway: 22 pontos , 5 assistências e 2 rebotes;
Mathias: 17 pontos e 8 rebotes;
Cauê: 11 pontos, 6 rebotes e 3 assistências.


Aproveitamento nas bolas de 3 pontos foi o diferencial do Fla

O Fortaleza teve um aproveitamento superior ao Flamengo nos arremessos de lance livre, de 2 pontos, mas nas bolas de 3 pontos deixou a desejar. O Rubrunegro carioca  converteu 41% dos chutes de 3 contra apenas 16%  do Tricolor cearense e ao final o memgo obteve 87 pontos de eficiência contra 81 do  Leão.

Próximos jogos

O Orgulho da Nação volta à quadra na próxima quinta-feira (28) para enfrentar a Unifacisa, às 20h, novamente no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.  

Já o Leão do Pici  que ocupa a sétima posição na tabela, recebe em casa, também na próxima quinta-feira (28) , o Pato Basquete, às 11h

Por Uerbet Santos (com informações do Clube de Regatas Flamengo)
Fontes estatisticas LNB
Foto/infográfico: Divulgação NBB

1/26/21

NBB - Flamengo joga em casa contra o Fortaleza BC após conquistar o Bi da Copa Super 8

Segundo  colocado na classificação geral do NBB, (atrás apenas  do Minas)  e 87,7 por cento de eficiência em 15 jogos (13 vitórias e duas derrotas), o Flamengo enfrenta  o  Fortaleza BC nesta terça feira (26), às 20h no Maracanãzinho - RJ, em partida que abre a participação das equipes no returno do NBB.


O Rugro negro vai para o jogo  contra o Tricolor de Aço, embalado com o bicampeonato da Copa Super 8, conquistado no último  fim de semana, com a vitória frente ao São Paulo por 7 pontos de diferença (78 a 71). 

A vitória  garantiu a vaga do Orgulho da Nação para a Champions Leaglie Americas.

Já o Fortaleza vai para a disputa buscando se reabilitar da dertota sofrida para o Bauru Basquete (69 a 61)  nas quartas de final da Copa Super 8.

Resultado este, que tirou  a chance do Leão do Pici  disputar uma das Semis e adiou o sonho de chegar a final e se credenciar para a Liga das Américas.

Os comandados do técnico Alberto Bial fazem uma campanha inédita no NBB. Ocupam a sexta posição e em 15 jogos venceram nove e  perderam seis, computando 60 por cento de eficiência. 

O jogo será transmitida ao vivo pelos canais ESPN e o raio X da partida você acompanha no Blog do Jornalista Uerbet Santos (link na bio)

Serviço

🏀 Flamengo x #FortalezaBC
⏰ Terça-feira (26) às 20h - Maracanãzinho
📺 Ao vivo na ESPN

Uerbet Santos (da redação)
Banner: Divulgação/ Fortaleza BC



LANCAMENTO - Governo Flávio Dino lança Programa 'Aluguel no Centro' e editais do 'Adote um Casarão'

O evento sera transmitida ao vivo nesta terça-feira (26), às 14h, pelos perfis das redes sociais oficiais do governo 

'Valorizar o patrimônio histórico maranhense'.  Esse é o objetivo  do Programa Nosso Centro, do Governo do Estado. 

Nesse sentido, o governador Flavio Dino anunciou via suas redes sociais o lançamento do projeto “Aluguel no Centro”.  Eixo habitacional do Programa "Nosso Centro" que visa dar uma outra roupagem ao centro de São Luís.

"Nossa ideia é pagar 80% do aluguel para quem passar a morar no Centro de São Luís", pontuou Dino.

O governador disse ainda em seu post que "a ação também visa apoiar famílias nesse momento de crise".

Paralelo ao lançamento do Projeto "Aluguel no Centro",  será apresentado os editais  do "Adote um Casarão". 

Tais ações serão apresentadas  pelos secretários de Governo do Maranhão, Galdino Diego  e de Cidades e Desenvolvimento Urbano do Maranhão, Mário Jerry.

Serviço:
Transmissão ao vivo do lancamento do Programa 'Aluguel no Centro' e editais do 'Adote um Casarão'
Data: 26/01/2021
Horário: 14h
Acompanhe pelos perfis:
Face book: governodomaranhao
Instagran: governoma
YouTube: GovernoMA
Twitter: GovernoMa

Por Uerbet Santos
Banner: Divulgacao GEM

QUEDA DE BRAÇO - Secretário de Saúde,, Carlos Lula, volta atrás e mantém pequenos eventos com até 150 pessoas em funcionamento no Maranhão.

Em sua página oficial no Twitter o secretário de Saúde  do Maranhão, Carlos Eduardo Lula anunciou que "diante das manifestações  do segmento de eventos  resolveu, por ora, não adotar  a medida de suspensão  dos pequenos eventos que se iniciaria nesta terca-feira (26)"

Disse Ainda, em seu post,  que vai "dialogar com os reoresentantes do segmento e o Ministério Público durante a semana para deliberar sobre o polêmico tema".

Confira o post!

Por Uerbet Santos (Da redacao)

1/25/21

SUSPENSÃO DE PEQUENOS EVENTOS NÃO SERÁ ADOTADA NESTE MOMENTO, DIZ SECRETÁRIO DA SAÚDE

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, informou na noite desta segunda-feira (25) que a suspensão de eventos com até 150 pessoas não será mais adotada neste momento. 



“Diante das manifestações do segmento de eventos, resolvemos, por ora, não adotar a medida de suspensão de pequenos eventos que se iniciaria amanhã, 26/01/21”, publicou Carlos Lula nas redes sociais. 

“Dialogaremos com os envolvidos e o Ministério Público ao longo da semana para deliberar sobre o assunto”, acrescentou. 

As demais medidas anunciadas nesta segunda-feira continuam valendo, como a ampliação de leitos, a reorganização do atendimento na Grande Ilha, a suspensão de parte das cirurgias eletivas e a adoção de mais fiscalização. 

Veja abaixo um resumo das medidas:

Fluxo de Atendimento

Na Grande Ilha, a rede municipal de saúde, através das Unidades Básicas de Saúde e Unidades Mistas, ficará responsável pelo atendimento de casos leves e nas unidades estaduais serão recebidos os casos moderados e graves através dos Hospitais Genésio Rêgo, Raimundo Lima, Hospital Dr Carlos Macieira (HCM), Hospital de Cuidados Intensivos (HCI) e Hospital Universitário Presidente Dutra.  

Além disso, as UPAs do Parque Vitória e Vinhais passarão a ser exclusivas para atendimento de casos de Covid-19. 

Outros casos serão atendidos nas UPAs Itaqui-Bacanga, Araçagy e SPA da Policlínica do Cohatrac. 

Já as UPAs da Cidade Operária e Paço do Lumiar serão mistas, atendendo Covid e outros casos. O objetivo é evitar o cruzamento entre pacientes Covid e não Covid, e acelerar o atendimento desses pacientes. 

Nas unidades da capital também haverá ampliação de leitos exclusivos para Covid, a exemplo do HCI e do Hospital Carlos Macieira, que passará a ser novamente exclusivo para casos do novo coronavírus. 

O Hospital do Servidor, anexo ao HCM, receberá os pacientes não-Covid do Carlos Macieira. 

Demais regiões

Hospitais de Viana e Santa Luzia do Paruá passarão a receber tanto pacientes de Pinheiro quanto da região de Santa Inês, locais que apresentaram aumento na demanda por leitos.

Em demais regiões como Imperatriz e Balsas, o fluxo de atendimento também está bem definido, e inclui unidades municipais que receberão casos leves e moderados e hospitais regionais no atendimento a casos graves da doença.  

Carlos Lula destacou, também, a entrega de novos leitos para tratamento da doença. “Além disso, inauguramos 11 novos leitos de UTI nesta terça-feira (26) no Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, em Imperatriz, e nos próximos dias, 50 novos leitos no Hospital Aquiles Lisboa, em São Luís, e a nova Policlínica de Açailândia para reforçar o combate à Covid-19”, afirmou o gestor. 

Outras medidas

A partir desta terça-feira (26), parte das cirurgias eletivas estão suspensas, assim como serão reduzidas em 50% as consultas ambulatoriais durante o período de 14 dias em toda rede estadual de saúde. 

A testagem para Covid-19, em sistema de drive-thru, na Reserva do Rangedor continuará por tempo indeterminado, a princípio com o mesmo público, gestantes e idosos. 

O trabalho de orientação da Vigilância Sanitária Estadual também será reforçado nos estabelecimentos comerciais.


Por Uerbet Santos com informações  da da Agência Maranhão de Noticias
Foto: Divulgação


TURISMO - São Luís entra para o seleto grupo de destinos turísticos internacionais reconhecidos como seguros para viagens

A conquista vem por meio do ‘Safe Travels’, selo de reconhecimento internacional da WTTC de segurança e higiene para viagens projetado diretamente para atender à Covid-19 e surtos semelhantes 


São Luís agora faz parte de um seleto grupo internacional e também está entre os 20 destinos turísticos brasileiros reconhecidos como seguro para viagens. 

Essa classificação é do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), com respaldo da Organização Mundial do Turismo (OMT), que concedeu o selo ‘Safe Travels’ à cidade nesta sexta-feira (22). 

O desenvolvimento do protocolo de segurança sanitária para São Luís foi uma iniciativa da Prefeitura de São Luís, realizada por meio da Secretaria Municipal de Turismo (SETUR).

“Esta certificação mostra que estamos no caminho correto, fazendo a nossa parte no que diz respeito às normas de saúde e prevenção contra a Covid-19 e que este trabalho está sendo reconhecido. São Luís é uma potência turística que está adaptada a este novo momento que pede uma maior segurança sanitária que deve ser cumprida por todos nós”, diz o prefeito Eduardo Braide.

Segundo a WTTC, o selo foi especialmente projetado para permitir que os viajantes reconheçam governos e empresas em todo o mundo que adotaram protocolos padronizados globais de saúde e higiene - para que os consumidores possam experimentar viagens seguras. 

Agora, São Luís passa a fazer parte desta lista, ao lado de destinos como Espanha, Estados Unidos, Turquia, Maldivas, Portugal, Croácia, Peru, Indonésia, Egito, por exemplo. 

Este selo reconhece que a cidade de São Luís segue os protocolos e os adota nos ambientes onde acontece a atividade turística, assim como pode chancelar empreendimentos privados que decidirem adotar os protocolos da WTTC. 

“Além de ser uma garantia para quem nos visita, a WTTC irá divulgar São Luís internacionalmente como destino seguro. Isso impulsiona o setor turístico local, propaga a imagem do destino no cenário nacional e internacional e atrai os olhares e interesse dos viajantes para a capital do Maranhão, contribuindo a curto e médio prazo para a movimentação econômica da cidade por meio do setor turístico”, explica o secretário municipal de Turismo, Saulo Santos.

Segurança

A Setur está trabalhando com medidas de segurança para a sua equipe e também para quem participa das suas ações ou visita aos espaços da Secretaria, como o Museu da Gastronomia Maranhense e a Central de Atendimento do Turismo, que reabriram para o atendimento ao público com limitação de vagas, disponibilização de álcool em gel, atendentes utilizando face shield e máscaras, sinalização do distanciamento entre as pessoas e também a alteração da entrega de material promocional e mapas do destino de forma física para a forma digital, por meio de um QR Code localizado nas mesas de atendimento.

O selo ‘Safe Travels’ é o primeiro selo global de segurança e higiene para viagens e turismo, projetado especificamente para atender à Covid-19 e surtos semelhantes. 

O selo permitirá que os viajantes e outras partes interessadas em viagens e turismo reconheçam as autoridades de destino e empresas ao redor do mundo que implementam protocolos de saúde e higiene alinhados com os protocolos de viagens seguras do WTTC.

Por Uerbet Santos (com informações da Agência São Luís de Noticias)
Foto: Divulgação 

1/24/21

BICAMPEÃO! Flamengo vence o São Paulo por 79 a 71 e conquista o Bi da Copa Super 8

Com muita raça e disposição em quadra, Olivinha foi eleito o MPV da final com 19 pontos


Comemora, Nação! O Mengão é Bicampeão da Copa Super 8 de Basquete! Numa final eletrizante, decidida nos minutos finais, o Flamengo venceu o São Paulo por 79 a 71 na tarde deste sábado (23), no ginásio Antônio Prado Jr, na capital paulista. 



O craque Olivinha foi eleito o MVP da final, com 19 pontos e 7 rebotes. Com a conquista, o Orgulho da Nação garantiu uma vaga na próxima edição da Basketball Champions League Americas.

Raio X

O primeiro quarto começou com o São Paulo abrindo onze pontos de vantagem no placar. Os primeiros pontos do Flamengo vieram das mãos de Olivinha. Hettsheimeir, na sequência, também acertou uma bola de três para diminuir a diferença e deixar a partida equilibrada. Com um sistema defensivo que passou a funcionar, o Orgulho da Nação mostrou seu poder de reação e igualou o marcador com uma cesta de Balbi, que entrou em quadra no decorrer do período e deu uma consistência maior ao time. No final do quarto, o São Paulo passou novamente a frente e fechou em 19 a 15.

Segundo período 

Com apenas 15 segundos do segundo período, Hettsheimeir acertou o arremesso de três e fez a diferença cair para um ponto. A equipe do Morumbi estava bem nas tentativas de três e conseguia converter os arremessos, ao contrário do Flamengo, que desperdiçava as oportunidades no ataque. Com Léo Demétrio e Marquinhos em quadra, o time rubro-negro apresentou uma melhora no aproveitamento das jogadas ofensivas. Muito bem na partida, Franco Balbi comandava o Rubro-Negro em quadra com grandes jogadas de infiltração no garrafão e era o líder em números de pontos, com onze. O segundo quarto terminou 41 a 36 para o São Paulo.

Terceiro periodo 

No terceiro quarto, o jogo continuou bastante equilibrado e Marquinhos conseguiu converter duas bolas de três consecutivas. Balbi ditava o ritmo de jogo pelo lado rubro-negro e fazia uma grande partida. Nos minutos finais, o São Paulo voltou a crescer e abriu uma diferença no placar. A equipe do Morumbi fechou o quarto na frente: 61 a 51.

Quarto final

O Flamengo voltou para o último quarto com mais paciência para trabalhar as jogadas ofensivas. Em um jogo rápido de transição da defesa para o ataque, o Orgulho da Nação conseguiu encostar novamente no placar. Olivinha, com sua raça de sempre, era impecável nas bolas de três e nas jogadas de infiltração no garrafão. Marquinhos, num arremesso de três, colocou o Mengão na frente. Olivinha, de forma espetacular, pegou o rebote no ataque e converteu mais dois pontos para o Rubro-Negro.



Na base da raça e da superação no último quarto, onde o Mais Querido conseguiu reverter um cenário desfavorável, o FlaBasquete mostrou toda sua qualidade e venceu a partida, numa virada espetacular, por 79 a 71, conquistando assim o bicampeonato da Copa Super 8 de Basquete!   

Destaques:
Olivinha - 19 pontos e 7 rebotes;
Franco Balbi - 16 pontos e 13 rebotes;
Marquinhos - 15 pontos, 6 rebotes e 5 assistências.

Quinteto inicial  
Yago, Chuzito, Rafael Mineiro, Olivinha e Hettsheimeir.
Técnico: Gustavo de Conti


As equipes de basquete do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – BRB, TIM, AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR) e Lei de Incentivo Estadual/Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) do Rio de Janeiro, além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Por Uerbet Santos com informações  do FlaBasquete
Fotos: Norrau express