2/02/18

Chega a hora da verdade no basquete master maranhense


IV Copa APECEF chega à rodada final. Conheça os finalistas.




Depois de 24 jogos entre 15 equipes  masculinas (45+ e 50+) e femininas (38+) , a IV Copa APCEF de Basquete Master chega a sua rodada final com a realização de seis jogos,  quatro neste sábado (3) e dois neste domingo (4).



Jogando em casa APCEF vai em busca do título.

A rodada começa com jogos da categoria 50+  Masculino.  AABB e Batista se enfrentam, quem levar a melhor, fica com 3º lugar na competição. O ponto alto da manhã de sábado será a decisão entre a anfitriã APCEF e AVAB-MA. 


O jogo é aguardado com expectativa pela torcida e tem todos os ingredientes para ser uma grande partida, haja vista que no confronto entre as equipes, na fase classificatória, a AVAB-MA venceu com facilidade por WO.


Invicta, a equipe 50+ AVAB-MA está preparada para a decisão


A organização do evento informou que após os jogos  e premiações dos vencedores deste domingo, inclusive com escolha do Craque da Galera, a diretoria da APCEF realizará um almoço de confraternização no Clube para os atletas, seus familiares e convidados.


Os realizadores disseram ainda que durante o evento será informado o total de alimentos não perecíveis arrecadados junto aos atletas para doação às entidades que ajudam mulheres vitimas de violência.

A IV Copa APCEF de Basquete Master é uma iniciativa da diretoria executiva da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal, organizada por Martinho Filho, Ricardo Milan, Marco Pimentel, Adelman Carneiro, Karina Lindoso e Keyla Costa.



Serviço:

O evento acontece na Ginásio Charles Robert, na sede da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF), localizado na Rua José Luis Nova Costa S/N, no Calhau.


Confira a tabela completa de jogos da rodada final da Copa APCEF de Basquete Master: 


SÁBADO


MASCULINO

1º jogo: Decisão  3° LUGAR 50+
9H - AABB X BATISTA


2º jogo: Decisão 1° LUGAR 50+
10H30: APCEF X AVAB


FEMININO
3º jogo: Decisão 3° LUGAR 38+
14H30: APCEF 38 X APCEF SÓCIAS


MASCULINO
4º jogo: Decisão 3°LUGAR 45+
16H - APCEF 1 X APCEF 2


DOMINGO


MASCULINO

5º jogo: Decisão 1° LUGAR 45+
9H AABB X ETFM


FEMININO
6º jogo: Decisão 1° LUGAR 38+
10H30 - AABB  X MAB.


Fonte: Organização Copa APCEF

Uerbet Santos (Da redação)
Fotos: Eduardo Brasil

1/30/18

Artigo: Raio X dos conselhos de saúde




Fique por dentro.





Para entender o funcionamento dos conselhos de saúde e sua estruturação, temos que antes citar a Lei 8080/90 que regulamenta os serviços de saúde no Brasil. Em seu artigo 2º, deixa a claro que a saúde é um bem comum a todos e um "direito fundamental do ser humano", e também que cabe ao estado gerir, prover e disponibilizar esses serviços de forma gratuita a população em todos os setores de atenção à saúde: primário (Postos de saúde), secundário ( Unidades de Pronto atendimento - UPA's) terciário ( hospitais com unidades de tratamento intensivo) e quaternário ( Hospital especializados como o Instituto do Cancer).


Para que essas ações de promoção, regulação e recuperação da saúde sejam implementadas efetivamente, a Lei determina em seu artigo 4º,uma disposição preliminar criando o Sistema Único de Saúde (SUS). Um conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo poder público.


Em um pais no qual o regime de governo é democrático, a exemplo do Brasil,  onde a população escolhe seus representantes (democracia representativa) é imperativo que o governo ouça a população antes de tomar decisões (democracia participativa), os diversos setores do governo também devem seguir essa premissa: a participação popular. Na saúde não é diferente.  todas as politicas devem ser definidas em comum acordo com a comunidade, através dos conselhos e conferencias de saúde.

Para garantir a participação da comunidade na gestão o SUS , o governo federal sancionou a Lei 8142/90, através da resolução 333 de 2003 que regulamenta as instancias colegiadas: Conselhos  de Saúde e Conferencias de Saúde.

O parágrafo segundo é claro quanto a atuação dos Conselhos "Ao Conselho cabe, atuar  na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente".

Amplia ainda as atribuições dos conselhos para os âmbitos "econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo (Federal, estadual e municipal)".


Versa ainda sobre quais pares compõem o mesmo. "O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários".

A resolução determina também que o sistema de composição representativa dos conselhos é de paridade, ou seja, composto por 50% de usuários , 25% de representantes do governo e prestadores de serviço e 25% de profissionais de saúde.

Sobre as conferencias de saúde, a lei estabelece que sejam realizadas de quatro em quatro anos e que tenham representantes de diversos segmentos sócias e principalmente que o foco de sua atuação é avaliar a situação da saúde e propor diretrizes para a formulação de politicas públicas de saúde nas esferas  municipal estadual e federal.

Portanto, os conselhos de saúde são a ponte que liga a comunidade e o estado. Esse elo, outrora meramente assistencial, agora se fortalece, gerando uma via de mão dupla, participativa. Cabe ao estado, enquanto gestor, garantir os serviços, impostos por Lei, cuja legislação obriga o poder público em suas instancias a gastar valores mínimos com a saúde – ou seja, há um piso de gastos para essa área.

Atualmente, por conta da Emenda Constitucional 86/2015, o Governo Federal destina 13,2% da receita corrente líquida para serviços de saúde pública. Esse percentual crescerá gradativamente, até chegar a 15% da receita corrente líquida em 2020.

Ao usuário compete, usufruir desses serviços, mas sobretudo  saber dos direitos que lhe são conferidos, como por exemplo: acesso ordenado e organizado ao SUS, tratamento adequado, atendimento humanizado com equidade (sem discriminação) entre outros.  


Ao conselho, cabe ser os olhos e ouvidos da relação estado, usuários, agindo com isenção e sobretudo dando voz as decisões que a maioria aprovar nas assembleias desses colegiados, conclamando com isso a soberania democrática e participativa nas relações governo/comunidade.

Confira infográfico sobre os gastos do governo com Saúde e educação






Uerbet Santos - Jornalista