12/07/15

NOVO FILME DA FRIBOI ONDE TONY RAMOS ESTÁ COM O VISUAL DO ZÉ MARIA VIRA MEME NA INTERNET


Opinião
Propaganda e Marketing


A Friboi tem exibido nas redes de tevês abertas e fechadas mais uma filme protagonizado por Tony Ramos, onde o ator aparece no supermercado orientando consumidores sobre a escolha do marca Friboi que, segundo a afirmação do garoto propaganda, é sinônimo de confiança. “Friboi. Carne confiável tem nome”. Até aí tudo bem.  O que causa estranheza é o ator global aparecer no comercial com a barba e cabelos cumpridos, características marcantes de seu personagem Zé Maria, na novela a Regra do Jogo que possui um perfil nada confiável. Na dramaturgia ele integra uma facção criminosa e esta envolvido com lavagem de dinheiro, subversão e outras mazelas do submundo do crime incorporadas ao seu perfil no imaginário novelesco.

Não há como dissociar a imagem do ator com barba e cabelo cumprido do personagem que faz na novela  global das nove. Ao contrário de Tony ,que assim como o produto que representa é sinônimo de confiança, Zé Maria é exemplo de desconfiança. É seu oposto. O outro lado da moeda.

Pelo visto a agencia Lew’LaraTBWA, que atende a Friboi, não atentou para esse detalhe, que já virou meme na internet. Em 2014, as campanhas publicitárias da Friboi também foram alvo de comentários e posts jocosos na web ao exibir um comercial com o cantor Roberto Carlos que é vegetariano, comendo carne de gado. Diante dessa saia justa, a agencia reformulou a comunicação é buscou nos testemunhais com Tony Ramos a saída para posicionar a marca Friboi alcançando índices expressivos na lembrança do consumidor quando o assunto é carne de qualidade. 
Aguardem os próximos capítulos, quem sabe os autores da novela mudem, literalmente, a regra do jogo, e mostrem um Zé Maria do bem, de confiança. Caso isso não ocorra, o jeito é fazer a barba, o cabelo e o bigode do ator, sobe pena, da vaca da preferência do consumidor pelo produto nas gondolas, ir pro brejo.


O jornalista Uerbet Santos é Publicitário é Roteirista