5/15/21

FlaBasquete e São Paulo fazem a final do NBB 2020/21; primeiro jogo, da série melhor de cinco, é no próximo sábado (22)

Equipes vencem suas respectivas series semifinais por 3 a O e protagonizam reedição da Copa Super 8 vencida por duas vezes pelo rubro negro.



A rodada dupla realizada na tarde neste sábado (15), no ginásio Maracananzinho - RJ, definiu os finalistas da edição 2020/21 do Novo Basquete Brasil-NBB: Flamengo e São Paulo.

O hexacampeão FlaBasquete, invicto a 31 jogos, fechou a semifinal contra o Paulistano em 3 a 0 e carimbou o passaporte para a grande decisão do campeonato.

Raio X

Com as parciais de 12-17, 18-17, 12-17 e 16-18, os comandados do técnico Gustavo De Conti não tiveram dificuldade para chegar à vitória.

Marquinhos foi o cestinha da partida e do time e ainda chegou ao duplo-duplo, com 19 pontos e 10 rebotes.

Olivinha também brilhou e chegou ao duplo-duplo com 12 pontos e 12 rebotes.

Já o São Paulo, Time comandado por Claudio Mortari venceu a terceira partida semifinal e fará final inédita contra o Flamengo

Em uma partida eletrizante e decidida nos segundos finais, o Tricolor derrotou o Minas Tênis Clube por 80 a 79, no ginásio Maracanãzinho e fechou a série em 3 a 0. 

É a primeira vez que a equipe chega na decisão da principal liga nacional. O ala Bennett se destacou com oito pontos, dois rebotes e três assistências.  

Repertório pró-Fla

Nos últimos confrontos  decisivos entre as duas equipes, o rubro negro carioca tem levado a melhor sobre o tricolor paulista.

Para chegar a final e vencer  a Champions League Américas de basquete deste ano, por exemplo, o Fla venceu o São Paulo na semifinal  por 75 a 66.

Em outro momento dessa temporada do NBB, na Copa Super 8 de basquete masculino, o Flamengo derrotou o São Paulo por 79 a 71 para sagrar-se campeão pela segunda vez da competição

Playoffs

No dia 22 de maio, próximo sábado,No dia 22 de maio, próximo sábado, às 16 horas, com transmissão ao vivo da ESPN, TV Cultura e DAZN e Raio X do Blog, começa a série melhor de cinco jogos que definirá o campeão do NBB. 

O segundo jogo nas segunda-feira (24/5). O terceiro na quinta-feira (27/5). Se necessários, quarto e quinto jogos serão nos dias 29/5 (sábado) e 31/5 (segunda-feira), respectivamente. Todas as partidas serão disputadas no Maracanãzinho.

Por Uerbet Santos
Foto/montagem: Norrau Express s
Fotos: Bruno Lorenzo/LNB-SP e Paulo Reis/CRF

ECONOMIA - Auxílio emergencial: confira o novo calendário de pagamento da segunda parcela

A Caixa anunciou que os depósitos agora serão feitos a partir do próximo dia 16 e vão até 30 de maio



A Caixa Econômica Federal anunciou na quinta-feira, 13, que vai antecipar os pagamentos da segunda parcela do auxílio emergencial. O novo calendário tem início no dia 16 de maio, com os depósitos para os nascidos em janeiro, e vai até o dia 30 de maio para os nascidos em dezembro. Antes, os pagamentos seriam feitos até 16 de junho.

Segundo a Caixa, para os beneficiários do Bolsa Família, nada muda. Eles continuam a receber o auxílio emergencial 2021 da mesma forma e nas mesmas datas do benefício regular. 

Por: Da redação 
Fonte: Agência Brasil - O Estado de São Paulo
Inforgráfico: Caixa 

5/14/21

Defesa Civil de São Luís visita área de risco na Vila Romário para solucionar os problemas da comunidade

Acúmulo de água pluvial na região é a causa dos transtornos na localidade.




A Prefeitura de São Luís está intensificando as visitas em áreas de risco da capital maranhense com o objetivo de buscar soluções para problemas enfrentados por essas comunidades.

O trabalho está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), por meio da Defesa Civil, que esta semana esteve na Vila Romário, nas proximidades do Conjunto São Raimundo.

O grupo compareceu ao local após receber a demanda dos moradores, que solicitaram a presença da Defesa Civil Municipal para averiguar o acúmulo de água pluvial na região.

Segundo levantamento técnico, é grande o volume de água que escoa em direção a uma canalização, caindo em uma área onde há terrenos, em trechos com presença de sítios.

Os agentes conversaram com as pessoas que moram nas proximidades para levantamento das condições das moradias e da área.

 
“A água já abriu uma cratera, uma espécie de ‘valão’. A enxurrada, em dias de chuva forte, está escavando as laterais do terreno. A preocupação da comunidade é que, com o passar dos anos, essa área possa ficar comprometida totalmente”, explicou Alexssandro Nogueira, superintendente da Defesa Civil do Município.


Ainda conforme Alexssandro Nogueira, a Defesa Civil vai elaborar um laudo técnico acerca da situação do local, para que sejam feitas as intervenções necessárias juntamente com órgãos municipais, entre eles, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

“Temos feito um trabalho de diálogo, aproximação e contato constante das nossas equipes com moradores de regiões e áreas mapeadas pela Defesa Civil como de risco, seguindo uma determinação do prefeito Eduardo Braide. Nosso intuito é prevenir para que não haja situações de ocorrências nessas áreas, garantindo, em primeiro lugar, a segurança da nossa população”, destacou o secretário da Semusc, Marcos Affonso.

Serviço

Para entrar em contato com a Defesa Civil de São Luís, o cidadão pode ligar para (98) 32128474. O serviço funciona de plantão durante 24 horas.

Por: Da redação
Fonte: Agência São Luís de Notícias
Foto: Divulgação/Semusc

5/13/21

NBB - Com bom aproveitamento no último quarto, FlaBasquete vence Paulistano e abre 2 a 0 na série semifinal

Jogo 3, que pode sacramentar a vaga na final, é neste sábado (15), às 15h15




No jogo 2 das semifinais do NBB, o FlaBasquete venceu o Paulistano por 81 a 75 nesta quarta-feira (12), no ginásio do Maracanãzinho. 

O destaque do confronto foi Marquinhos com 21 pontos. Com o resultado, o Orgulho da Nação poderá assegurar vaga na final em caso de vitória na terceira partida, marcada para o próximo sábado.

Raio X do jogo
A equipe do Paulistano começou melhor o primeiro período e chegou a abrir seis pontos na frente. 

Rapidamente, o time rubro-negro reagiu com dois pontos de Olivinha e três de Jhonatan Luz.

Lucas Martinez entrou em quadra e acertou logo uma bola de fora do perímetro. 

Aos poucos, o Flamengo foi encaixando seu jogo e conseguiu igualar o placar.

Num primeiro quarto bastante equilibrado, o time paulista terminou com a vantagem: 26 a 22.

Lucas Martinez, em jogada individual, penetrou no garrafão e anotou mais dois no início do segundo período. 

Na sequência, o mexicano acertou sua segunda bola de três no jogo. Yago, em sua primeira cesta de três, empatou o jogo para o Mengão. 

Nos minutos finais, a partida ficou com uma disputa intensa pela posse de bola. 

Mostrando poder de reação, o Orgulho da Nação virou o marcador e foi para o intervalo na frente: 42 a 39.

Na volta para o terceiro quarto, o Paulistano empatou o duelo e deixou o jogo eletrizante.

Marquinhos, com sua categoria de sempre, acertou pra três e recolocou o Fla na frente. 

O confronto continuou muito equilibrado e as duas equipes trocavam pontos no ataque.

Recuperado da lesão sofrida ainda no primeiro tempo, Yago voltou pra quadra e foi decisivo em alguns lances no ataque rubro-negro. 

O Mais Querido seguiu na frente por três pontos: 51 a 48.

No último quarto, a partida ganhou em intensidade, com o time rubro-negro conseguindo fazer a transição rápida da defesa para o ataque. 

No momento decisivo do jogo, Marquinhos assumiu a responsabilidade e fez a diferença, convertendo bolas importantes.

Na reta final, o Orgulho da Nação manteve o ritmo forte no ataque e manteve a consistência defensiva, conseguindo sair de quadra com mais uma vitória: 81 a 75.

Com o resultado, o FlaBasquete conquistou sua segunda vitória em dois jogos na série melhor de cinco dos playoffs. 

Caso vença a terceira partida, o Mais Querido já garantirá vaga nas finais do campeonato.

Destaques
Marquinhos – 21 pontos;
Yago – 18 pontos;
Hettsheimeir – 16 pontos e 7 rebotes;
Lucas Martinez – 14 pontos.

Próximo compromisso
O Orgulho da Nação volta à quadra no próximo sábado (15) para encarar novamente o Paulistano, às 15h15, no Maracanãzinho, pelo jogo 3 das semifinais do NBB.

As equipes de basquete do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – BRB, MOSS, TIM, AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR) e Lei de Incentivo Estadual/Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) do Rio de Janeiro, além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Por: Da redação 
Fonte: FlaBasquete/Rômulo Paranhos
Foto: Marcelo Cortes/CRF

5/11/21

MENGAO NA FRENTE! - Com terceiro quarto arrasador, FlaBasquete bate Paulistano por 92 a 69 e abre 1 a 0 na série semifinal; Jogo 2 será nesta quarta-feira (12)

Yago foi o destaque da partida com 22 pontos e nove assistências.




No primeiro jogo das semifinais do NBB, o FlaBasquete teve mais uma grande atuação coletiva e venceu o Paulistano por 92 a 69 na noite desta segunda-feira (10), no ginásio do Maracanãzinho.

O destaque da partida foi Yago com 22 pontos e nove assistências, sendo peça fundamental para o triunfo rubro-negro.

Raio X do jogo
Os primeiros dois pontos do Flamengo no jogo vieram numa jogada de infiltração de Yago, após belo passe de Rafa Mineiro.

Em seguida, Jhonatan Luz acertou uma bola de três pontos. Em mais uma linda jogada individual, Yago entrou no garrafão, converteu dois, sofreu a falta e anotou o lance livre de bonificação.

Na parte defensiva, o time rubro-negro conseguia dificultar as jogadas de ataque do Paulistano.

O Orgulho da Nação terminou o período na frente por 25 a 15.

No início do segundo quarto, Olivinha tentou seus primeiros pontos pra três e conseguiu.

Por alguns minutos, o time rubro-negro ficou sem conseguir pontuar, mas mesmo assim mostrava solidez na defesa.

Num momento crucial do período, Rafa Mineiro converteu uma bola importantíssima de três.

Yago continuava muito bem na partida e deu linda assistência para Mineiro anotar mais dois. O Mais Querido se manteve na frente por 40 a 38.

Na volta do intervalo, Hettsheimeir converteu pra dois e ainda sofreu a falta.

Num lance de contra-ataque, Martinez recebeu livre de fora do perímetro e anotou mais três pontos para o Mengão.

Olivinha chegou ao duplo-duplo com onze pontos e 14 rebotes, fazendo uma excelente exibição.


Marquinhos, com sua categoria de sempre, arremessou pra três e converteu.

Yago ditava o ritmo do ataque rubro-negro e tinha um ótimo aproveitamento nos lances livres.

Em um quarto muito consistente, o time rubro-negro conseguiu colocar uma ótima vantagem à frente no placar: 69 a 54.

No último período, o Orgulho da Nação continuava impondo seu ritmo de jogo e aumentava ainda mais a diferença no marcador.

 
Leo Demetrio deu passe picado para Rafa Mineiro cravar mais dois. Em seguida, Lucas Martinez anotou mais uma bola de três.

Mostrando superioridade do início ao fim, com mais uma excelente atuação coletiva, o FlaBasquete largou na frente na série melhor de cinco e venceu a partida por 92 a 69.

Destaques
Yago – 22 pontos e 9 assistências;
Marquinhos – 12 pontos;
Olivinha – 11 pontos e 14 rebotes;
Rafael Mineiro – 11 pontos;
Hettsheimeir – 11 pontos.

Próximo compromisso
O Orgulho da Nação volta à quadra na quarta-feira (12) para encarar novamente o Paulistano, às 20h45, no Maracanãzinho, pelo segundo jogo das semifinais do NBB.

Fonte: FlaBasquete/Rômulo Paranhos
Foto: Reprodução / ESPN

Sedel entrega campo de futebol Saraivão à comunidade do Coroadinho

O novo equipamento esportivo foi reformado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte 

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), realizou, no domingo (9), a entrega do campo de futebol Saraivão, na área da Vila Conceição, no Coroadinho. 

O novo equipamento esportivo do Coroadinho foi reformado pela Sedel, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, garantindo à comunidade mais uma opção para a prática de atividades esportivas e de lazer. 

O secretário de Esporte e Lazer, Rogério Cafeteira, entregou o equipamento à comunidade e reiterou sobre a importância deste tipo de ação. 

“Muito feliz em estar aqui hoje, entregando o Saraivão para a comunidade do Coroadinho. Tenho certeza que o espaço será bem tratado, e que ele será de grande utilidade para a prática esportiva e a realização dos campeonatos. Parabéns à comunidade.  Aproveito para agradecer ao governador Flávio Dino e ao vereador Nato pelo empenho que vem desenvolvendo as atividades na área”, comentou.  

Os equipamentos beneficiam diretamente as comunidades da região, estimulando a prática de esportes, além de proporcionar um espaço para as atividades de lazer. 

“O governador Flávio Dino tem investido bastante na construção e reforma de espaços públicos que garantem mais saúde e qualidade de vida aos maranhenses”, pontuou Rogério Cafeteira.

Morador da comunidade, o vereador Nato Júnior agradeceu aos gestores da Sedel pelo empenho na concretização da obra. 

“Estamos inaugurando hoje um dos espaços mais democráticos. Aqui se joga todas as idades, cor e credo. Sigamos firmes nessa parceria com o Governo do Maranhão, trazendo mais projetos para essa comunidade”, concluiu.

O campo de futebol conta com alambrado, um novo gramado, traves, redes, demarcação e drenagem profunda, o que deu um novo gás para a turma do futebol, assim como para toda a comunidade, representada pelo presidente do departamento do campo Saraivão, João Batista Nunes.

“Demos um grande passo, pois o campo, anteriormente, não tinha estrutura para atender as necessidades da comunidade. Agora temos um campo disponível e com qualidade. Quem ganha é a comunidade. Agradecemos a Deus, ao governo e ao vereador Nato Júnior por ter levado à frente a ideia da reforma do projeto da praça”, declarou

Por Uerbet Santos
Fonte: Agência de Notícias Maranhão de Todos
Foto: Divulgação

5/10/21

NA RAÇA - Em noite inspirada de Erika Leite, Sampaio Basquete, derrota Tietê/Catanduva e sobe para a quarta posição

No duelo de equipes em recuperação na temporada, o Sampaio Basquete levou a melhor neste domingo (9) de Dia das Mães e superou o AEC/Tietê Agroindustrial/BAX Catanduva por 63 a 56, no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís (MA).



Sem contar com os quatro reforços que já chegaram, mas que ainda não estavam inscritos na data original do confronto (16 de março) – Débora, Rapha Monteiro, Isabela Ramona e Katrina Pardee -, e sem a pivô Gil Justino, cestinha da equipe na temporada, fora por amidalite, o tubarão teve em Erika Leite o seu principal expoente para o terceiro triunfo do ano.

A ala/armadora teve seu melhor jogo na temporada, com 24 pontos, 8 rebotes, 5 assistências e 26 de eficiência para ser a vencedora do Troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida.

Sua irmã, a armadora Luana Leite, teve um duplo-duplo de 12 pontos e 13 rebotes, enquanto Jeanne adicionou mais 14 pontos para a Bolívia Querida

Pelo AEC/Tietê Agroindustrial/BAX Catanduva, que não pode contar com a armadora Larissa, outra que não estava regularizada para o jogo, o principal destaque foi Thaissa, cestinha do jogo ao lado de Erika, com 24 pontos e 8 rebotes para o time paulista.

Beatriz, ex-Sampaio, teve 15 pontos e 8 rebotes, enquanto Nicolle Chirinda adicionou mais 11 para o BAX.

A vitória fez o Sampaio subir para a quarta posição, com 10 pontos e três vitórias em sete jogos, ainda podendo ser ultrapassado neste primeiro turno para a Sodiê Doces/Mesquita/LSB, que na próxima sexta-feira enfrenta o KTO/Blumenau. 

As catanduvenses figuram na sétima posição, com 8 pontos e apenas uma vitória em sete jogos.

Erika disse que sem Gil e Débora as coisas iam ficar mais difíceis para a equipe.

"Sabíamos que seria matar ou morrer. Entramos com esse pensamento – de que aqui é a nossa casa e, para tirar uma vitória aqui, o adversário precisaria jogar muito. Nós nos fechamos e resolvemos fazer por nós. Entramos com o pensamento de que hoje seria uma final, que nós nos ajudaríamos em todas as bolas e, no final, deu certo",  concluiu a MVP da partida.

Por Uerbet Santos  (com Informações da LBF)
Foto: Matheus Marques/Sampaio Basquete

Prefeitura de São Luís entrega 300 cestas básicas nas ilhas de Jacamim e Tauá Mirim

A arrecadações de alimentos vem do movimento Vacina Solidária nos quatro pontos de vacinação contra a Covid-19 da capital.



A primeira-dama, Graziela Braide, acompanhou no último sábado (8), uma ação conjunta das Secretarias Municipais da Criança e Assistência Social (Semcas), de Educação (Semed) e Segurança Alimentar (Semsa) nas ilhas de Jacamim e Tauá Mirim, na Zona Rural da capital maranhense.

Logo no começo da manhã, as equipes se mobilizaram no Porto do Coqueiro, que dá acesso às ilhas, para carregar a lancha da Semed com as 300 cestas montadas com as doações do Vacina Solidária, movimento encabeçado pela Prefeitura de São Luís de arrecadação de alimentos nos quatro pontos de vacinação contra a Covid-19.



"É uma forma de nós ajudarmos o próximo, reforçando que nesse momento de pandemia a gente precisa, cada vez mais, acolher, dar suporte, amor e solidariedade, com alimento, e também com uma palavra amiga e atenção", disse Graziela Braide.

Na Unidade de Ensino Básico Nossa Senhora das Mercês, em Jacamim, as equipes do CadÚnico fizeram a atualização da documentação das famílias assistidas por programas sociais e realizaram novos cadastros, como o de Francilene Silva dos Santos, mãe do pequeno José Henrique, de 7 meses, e que está com o marido desempregado.

"Agora estou mais tranquila em saber que vou receber o benefício", comentou aliviada a dona de casa.

Mãe de cinco filhos e com marido também desempregado, Sônia Maria Salgado comemorou a cesta básica que recebeu na ação.

"Vai ajudar muito, porque tá pesado sem trabalho", afirmou a dona de casa. A Semsa é quem organiza as doações. 



"Nós montamos as cestas e fazemos o controle dos donativos juntamente com a Semcas, para que possamos atender o maior número de famílias", informou o secretário Júnior Vieira.

Na parte da tarde, as equipes seguiram embarcadas para a Ilha de Tauá-Mirim, onde outras 100 cestas foram distribuídas às famílias que vivem do extrativismo, da agricultura familiar em pequena escala e da criação de animais de pequeno porte.

"Estamos seguindo a orientação do prefeito Eduardo Braide, de chegar mais perto de quem mais precisa, com ações de cidadania e inclusão social, muito importante para quem vive afastado dos centros urbanos", pontuou a titular da Semcas, Rosângela Bertoldo.

A ação foi comemorada pela Associação dos Moradores da região, constituída pelos povoados Amapá, Embaubal, Jacamim, Portinho e Tauá-Mirim.

"Hoje, nossas comunidades receberam ajuda e informação. Para quem mora na zona rural facilita muito, porque nem todo mundo tem dinheiro para ir para a cidade a qualquer hora", informou Teotônio Fernando Bezerra de Souza.



A Coordenadoria Municipal da Mulher também integrou a ação, com a realização de pequenas rodas de conversa com as mães, levando informações úteis sobre as políticas de assistência e enfrentamento à violência de gênero.

"É muito importante a integração das secretarias para atender quem mais precisa, em especial a mulher, para que ela possa aprender a prevenir a violência e levarmos a mensagem de que ela pode contar com toda uma rede de apoio para garantir seus direitos", finalizou Luzimar Lopes.

Fonte: Agência São Luís de Notícias 
Fotos: Divulgação