2/13/21

ARTIGO - Você me conhece? Ecos dos carnavais de São Luís (séc. XIX)



Ainda na “ressaca” do Carnaval, vamos abordar no artigo de hoje, a partir de alguns anúncios e textos de jornais maranhenses os ecos da folia da São Luís de fins do século XIX. Num domingo gordo de Carnaval, no dia 12 de fevereiro de 1899, assim se manifestava


 

Ilustração das brincadeiras de rua em 1881


“O Abelhudo” (uma espécie de folha satírica dos costumes e política sanluisense): “ Hoje é [...] o grande dia destinado á folia, á ratice, á patuscada; - é o inolvidável dia do celebre e burlesco – você me conhece ? – o impagável dia em que devemos esquecer tudo quando há de grave, triste e sério n’este mundo de misérias, e nos lembrar somente das brejeirices, das momices, dos cantos alegres, das danças patuscas, de tudo em suma quanto possa divertir a humanidade”.



O trecho acima citado demonstra que nesse último ano do século XIX, já na República, o entrudo era ainda uma das principais formas de diversão no Carnaval de São Luís, e significava na verdade, a própria concepção de Carnaval, a forma em voga de se brincar o Carnaval, ou seja, “entrudo” era sinônimo de Carnaval, assim como em outras províncias do Brasil.


A origem do Carnaval no Brasil colonial se dá com o entrudo que consistia em uma série de variadas brincadeiras e folguedos que saiam pelas principais ruas das cidades, onde participavam desde escravos, libertos, ex-escravos, pessoas do povo, onde os foliões andavam mascarados e fantasiados pelas ruas, munidos de bisnagas e limões de ceras, carregados de líquidos e água de cheiro, jogando uns nos outros na maior “algazarra” e se realizava quarenta dias que antecedia a páscoa.


O dia do célebre e burlesco “você me conhece?”, ressaltado pelo cronista de “O Abelhudo”, era quando o folião mascarado, com voz de falsete, indagava os passantes nas ruas sobre sua identidade, porém, geralmente essa pergunta, era um prelúdio a insultos, troças, jatos de águas e limões de cera na cara, era o momento da vingança dos desafetos e vizinhos indesejados.


O comércio local, também aproveitava o período da folia momesca para faturar. Os jornais estão repleto de anúncios, oferecendo um sortido e variado estoque de produtos típicos do Carnaval. “Viva o Carnaval!... Mascaras de papelão, tipos de bichos, luvas de diversas qualidades e tamanhos, Mascara de cetim...Narizes de papelão e cera...Barbas, bigodes e cabeleiras. Meias para homem e mulher branca e de cores... E tudo mais o que se possa desejar para o carnaval. Também receberam um completo sortimento de bisnagas e o magnifico pó de prata e ouro para o entrudo”. Assim anunciava no início dos anos de 1880, o seu Bazar Carnavalesco no Jornal Pacotilha o estabelecimento Neves, Pinheiro & C., localizado à Rua do Sol.


Além do entrudo e do Carnaval de rua como já mencionamos, já se fazia presente na São Luís do final do século XIX a existência também de um outro modelo de Carnaval, com um perfil mais elitista, mais aos moldes dos carnavais veneziano e parisiense; dos préstitos - a exemplo dos “Arautos de Momo”-, dos bailes de máscaras, do corso, do Zé-Pereira, das batalhas de flores e das sociedades carnavalescas – como a “Mephistopheles” - responsáveis pela organização desses eventos e brincadeiras.


Observa-se a partir daí a apropriação do Carnaval pelas elites, o surgimento do dito Carnaval “civilizado”, que agora estava “longe” das ruas, “desorganização” e permissividade do entrudo, mas mesmo quando ocupava as ruas, largos e praças, o fazia com “organização”, “critérios” o “horários”, cheios de regras de urbanidade e civilidade, eis aí o novo sentido do Carnaval em São Luís e também nas principais cidades do Brasil nessa virada de século. Quanto ao entrudo, passou então, a ser mal visto pelas classes abastadas, sendo a partir daí, marginalizado e criminalizado pela polícia e autoridades.


Artigo do Professor e Historiador Euges Lima, especial para o Blog 
Ilustração: ILLUSTRADA (Fevereiro de 1881)



2/11/21

“São Luís terá 120 leitos exclusivos para pacientes Covid", anuncia prefeito Eduardo Braide

O prefeito Eduardo Braide anunciou, em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (10/02), que São Luís ofertará 120 leitos exclusivos para atendimento a pacientes com Covid-19, sendo 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 90 leitos de enfermaria.


Pref. Eduardo Braide e sec. de  Saúde Joel Nunes  na Coletiva
(Foto: Divulgação)



A medida faz parte do Plano Municipal de Enfrentamento às Síndromes Respiratórias, que inclui ainda 5 unidades de baixa complexidade para atendimento aos casos leves, unidades para atendimento aos casos moderados e graves, além de um ambulatório de atendimento pós-Covid para tratar as possíveis sequelas da doença.

“Teremos cinco unidades de baixa complexidade para atender aos pacientes com sintomas gripais leves. Nossa prioridade de enfrentamento é a Covid-19, mas sendo identificadas outras doenças, como H1N1, também prestaremos a assistência devida. Além disso, teremos uma unidade exclusiva para atender aos pacientes com quadros moderados da doença, que é a Unidade Mista do Bequimão. E o Hospital da Mulher será nossa unidade de referência para o atendimento aos casos mais graves, além do reforço que teremos com o Hospital Universitário Presidente Dutra (HUUFMA). Ao lado de tudo isso teremos de forma pioneira aqui em São Luís um ambulatório específico para o atendimento pós-Covid”, informou o prefeito.

O secretário municipal de Saúde, Joel Nunes, que acompanhou o prefeito na coletiva, destacou que o Município está preparado para prestar toda a assistência que a população precisar.

“A população de São Luís deve ficar atenta ao cumprimento das medidas sanitárias. O uso obrigatório de máscara, a higienização das mãos com álcool ou água e sabão, a manutenção do distanciamento social bem como o controle das aglomerações são fundamentais. Ao lado de tudo isso, estamos com nossa rede de saúde preparada para receber e tratar os pacientes”, assegurou.

Para síndromes gripais leves


O Centro de Saúde Carlos Macieira, localizado na Avenida dos Africanos, será uma das cinco unidades definidas como ‘porta de entrada’ da rede municipal de saúde para pacientes com síndromes gripais. Além desta, outras quatro unidades farão o mesmo atendimento. Cada unidade em uma região específica da cidade para garantir a cobertura total da população: no Centro, Cidade Operária, Itaqui-Bacanga e Zona Rural.

Nas unidades definidas como portas de entrada, o paciente terá seus sintomas avaliados pelas equipes médicas e receberá a medicação, orientação e encaminhamento de acordo com seu quadro clínico. No caso de sintomas leves, ele será liberado para ir para casa com a medicação necessária e a orientação de permanecer em isolamento. Caso os sintomas se agravem quando o paciente já estiver em tratamento em casa ou o caso o paciente seja classificado em estado moderado, ele será encaminhado para a Unidade Mista do Bequimão, destinada a casos nessa classificação.

Para isto, além de toda a equipe médica necessária, a unidade disporá de Pronto Atendimento 24h e 30 leitos de enfermaria para os pacientes que necessitarem de internação.

Pacientes graves


O Hospital da Mulher, localizado na área Itaqui-Bacanga, será a unidade de referência no atendimento aos pacientes graves da doença na rede municipal de saúde, contando com 50 leitos, sendo 10 leitos de UTI e 40 de enfermaria.

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão - Unidade Presidente Dutra (HUUFMA) também reforçará a rede municipal de enfrentamento à Covid-19. A unidade disporá de 20 leitos de UTI e 20 de enfermaria.

Ambulatório Pós-Covid


Uma ação pioneira em São Luís é a implantação do Ambulatório de Promoção e Reabilitação em Saúde para Pacientes, Familiares e Profissionais de Saúde, que funcionará na Unidade Mista do Bequimão. O objetivo deste serviço é garantir tratamento para pacientes recuperados, além de assistência para familiares e profissionais de saúde.

O ambulatório contará com psiquiatra, neurologista, pediatra, fisioterapeuta, médico de terapias integrativas, assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional e assistência às famílias enlutadas.

Demais atendimentos


O prefeito Eduardo Braide também garantiu que a logística montada para o enfrentamento à Covid-19 não implicará prejuízos ao fluxo de atendimento dos serviços de saúde municipais, bem como a prestação de outros serviços. No caso do Hospital da Mulher, que funcionará como unidade de referência exclusiva, todos os demais procedimentos serão realizados no Hospital Universitário. Durante o período que for necessário, as equipes da Semus estarão atendendo os pacientes na unidade.

Os atendimentos dos demais hospitais que funcionarão exclusivamente para Covid-19 e síndromes gripais também terão seus serviços prestados em outras unidades da rede municipal.

Outras medidas


Ainda na coletiva, o prefeito Eduardo Braide falou de outras medidas para conter o avanço da Covid-19 em São Luís. A partir da próxima semana, o serviço de transporte urbano funcionará com a frota ampliada nos horários de pico. Com isso, os passageiros poderão se deslocar pela cidade sem aglomerações nos coletivos.

Também já foi determinada a intensificação dos serviços de higienização sanitária dos coletivos e dos terminais de integração para garantir que os usuários circulem em segurança e sem risco de contaminação.

Por Uerbet Santos, com informações da Agência São Luís de Notícias

Foto: Divulgação

PAUTA DO DIA - Visita de Jair Bolsonaro nesta quinta-feira (11) a cidade de Alcântara-MA. Confira a agenda do presidente!

O presidente irá participar de uma cerimônia para entrega de títulos de terras em Alcântara-MA a convite do senador  Roberto Rocha.


Em tempo: na agenda oficial  do governafor Flávio Dino não consta esta pauta

Fonte: Assecom Palácio do Planalto

2/10/21

Após fala polêmica sobre o guaraná Jesus, Bolsonaro retorna ao Maranhão, a convite do Senador Roberto Rocha, para conhecer a Base de Alcântara e entregar títulos de terras para Quilombolas

Na agenda oficial do governador Flávio Dino não consta participação no evento




Estrutura do Centro de Lançamento de Alcantara, Maranhão, em 2018.
(Foto:Pedro Ladeira/Folhapress)

O Senador Roberto Rocha (PSDB-MA) e o presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) desembarcam em Alcântara, nesta quinta-feira (11), para participar da cerimônia de entrega de títulos de propriedades no município. O evento ocorrerá no Centro de Lançamento da Base de Alcântara, às 10h, e o roteiro da visita das duas autoridades ainda será divulgado pelo Palácio do Planalto.



Essa é a segunda vez que o presidente Bolsonaro vem ao Maranhão. Em outubro do ano passado, a convite do senador Roberto Rocha, Bolsonaro esteve em São Luís para inauguração de obras da BR-135 e, em seguida, em Imperatriz para entrega de ações do governo federal, viabilizadas por meio de emendas do senador Roberto Rocha.

Por ocasião da primeira visita, o presidente disse que “ficou ‘boiola’ igual o maranhense”, após tomar o guaraná Jesus. O comentário polêmico, repercutiu bastante e gerou críticas de da população, principalmente, pelas redes sócias e de seus opositores, a exemplo do governador do Maranhão Flavio Dino, que classificou o comentário como “falta de educação e de decoro”. Segundo Dino, Bolsonaro fez piada com uma das marcas mais tradicionais do Maranhão: o guaraná Jesus.

Na agenda oficial do governador Flávio Dino não consta participação na solenidade.

Clique  e confira o vídeo gravado pelo senador Roberto Rocha convidando a população de São Luís, Alcântara e da baixada maranhense para a solenidade.

Uerbet Santos com informações do site do senador Roberto Rocha
Foto: Folhapress


2/09/21

Na prorrogação, Flamengo vence o Minas por 96 a 94 e assume a liderança do NBB



Olivinha, em mais uma excelente atuação, foi o destaque da partida com 32 pontos e dez rebotes



Com garra e técnica Olivinha fez a diferença - Foto (Helena Petry - CRF)




Em jogo eletrizante, com direito à prorrogação, o Orgulho da Nação levou a melhor e venceu o Minas por 96 a 94 nesta terça-feira (09), na Arena Minas, pela 22ª rodada do NBB. O cestinha rubro-negro na partida foi Olivinha, que fez 32 pontos e pegou dez rebotes. Com o resultado, o Mengão assumiu a liderança isolada da competição.


Raio X da partida



1º quarto - Os primeiros dois pontos da partida foram convertidos por Olivinha. Na sequência, novamente Olivinha acertou uma bola de três para o Orgulho da Nação. 
Em confronto equilibrado, Flamengo e Minas trocavam pontos no ataque, mas os donos da casa conseguiram abrir quatro de vantagem. O primeiro quarto terminou 21 a 17 para o Minas.


2º quarto - No começo do segundo quarto, Léo Demétrio anotou mais dois para o Rubro-Negro. Em seguida, Yago arrancou em contra-ataque, penetrou no garrafão e fez dois, numa bela jogada. Melhor na defesa, o time rubro-negro apertava a marcação e forçava os erros do Minas. Numa excelente jogada de Martinez, Olivinha converteu dois pontos e empatou o jogo. Nos segundos finais do período, a equipe mineira conseguiu uma bola de três e ficou à frente no placar por um ponto: 37 a 36.



3º quarto - Na volta para o terceiro período, Hettsheimeir anotou seus primeiros três pontos na partida. Com Yago em quadra como armador, o Fla acelerava o ritmo e tinha mais facilidade para criar as jogadas ofensivas. 

Chuzito acertou duas bolas de três consecutivas e ajudou o Mengão a passar na frente no marcador. O confronto continuava em aberto e os dois times trocavam pontos. Num excelente quarto, o time rubro-negro terminou na frente por 63 a 58.



4º quarto - No último quarto, o Flamengo continuou com um ritmo forte de jogo e dificultava a criação das jogadas ofensivas do Minas. Muito bem no jogo, Yago fez uma bela jogada individual, penetrou no garrafão e fez mais dois para o Mengão, que abriu oito pontos de vantagem. Nos minutos finais, Minas reagiu e encostou no placar, deixando o final de jogo eletrizante. O duelo terminou empatado em 75 a 75 e foi para prorrogação.



Prorrogação - Nos primeiros segundos da prorrogação, Olivinha cravou mais dois para o Fla. Novamente ele! O Deus da Raça do FlaBasquete converteu uma bola de três importantíssima. Yago também não ficou para trás e anotou mais três pontos para o Mengão. 

Nos segundos finais, o time mineiro parou o jogo com faltas e, com isso, o Mais Querido conseguiu converter os lances livres e saiu de quadra com uma vitória muito importante por 96 a 94.

O armador Yago creditou a vitória do Fla ao elenco e principalmente a força que vem do banco.
"O flamengo tem um elenco muito forte, todos que vieram do banco jogaram muito bem e isso deu consistência ao time para sair vencedor ao final", pontou o armador. 


Destaques do Flamengo

Olivinha – 32 pontos e 10 rebotes;
Yago – 22 pontos.

Destaque do Minas

David Jackson – 25 pontos, 5 rebotes e 7 assistências

Próximos jogos

O Orgulho da Nação volta à quadra na próxima sexta-feira (12) para enfrentar o Pato Basquete, às 17h, na Arena Minas. Já o Minas Storms enfrenta o Campo Mourão, também na próxima sexta-feira (12), às 02h, em casa.


Por Uerbet Santos com informações do CRF

Foto: Helena Petry – CRF

Fontes estatísticas: LNB