11/21/17

Cearense Wercley Carneiro é campeão Sul-Americano de Paracanoagem


O evento aconteceu neste sábado (18), na Praia de Los Yuyos, Barranco, Lima-Peru



“O Chileno estava em primeiro. Ele abriu distância, mas eu recuperei e quando estava próximo da chegada, ele errou a boia, saiu do traçado e eu continuei na raia  correta e ganhei. Foi difícil, mas valeu o esforço”. 


Assim Wercley detalhou, com exclusividade, para o blog, como foi a prova que o levou a conquista da sua primeira medalha de ouro, em sua nova categoria, a canoa  PARAVA'A V1/VL2 de  3 km, em mar aberto.

O Paracanoista desembarcou na madrugada desta terça feira (21) no Aeroporto Internacional Pinto Martins trazendo na bagagem mais experiência e a cobiçada medalha de ouro. 

Wercley disse a nossa reportagem que a estratégia de sua equipe, em mudar horário da prova, foi decisiva para  a sua conquista.

“A prova estava marcada para às 15h [hora local]. O mar estava muito revolto com ondas horríveis. Pedimos para mudar para o período da manhã, com o mar mais calmo e mais adequado ao mar da Praia do Mucuripe, onde fiz meus treinos”, 


explicou o paratleta.



O canoísta encerra a temporada 2017 com duas medalhas de ouro ( Sul-americano e Copa Brasil de Velocidade) e uma de bronze (Brasileiro de Paracanoagem).

De acordo com o técnico  Jorge Sousa Freitas, treinador de Wercley, o paratleta se adaptou bem à  canoa Va’a (nome que os polinésios deram para a embarcação usada na competição) e agora, na sua análise, a meta é se especializar mais ainda nessa modalidade.

Wercley concorda com seu técnico, e também comentou que essa experiência internacional lhe deu maior controle do barco, mas sobretudo, deixou clara a necessidade imprescindível de equipamento para treino.

“Eu treinei no similar, que  ajuda muito,  mas definitivamente é necessário mais intimidade com o equipamento para melhorar minha performance”.


Segundo apurou o Blog, esse equipamento que o canoísta precisa para treinar não vende em Fortaleza, mas tem disponível nas cidades do Rio de Janeiro e Curitiba. O custo estimado com o remo e frete, varia entre R$ 9 mil e R$ 15 mil reais, dependendo da marca.

Pelas redes sociais, o campeão Sul-americano, agradeceu aos amigos que colaboraram financeiramente com sua viagem e especialmente à Unimed Fortaleza que cedeu as passagens aéreas.

Uerbet Santos (da redação)
Fotos: Facebook/Divulgação