9/02/17

Cearense estreia neste domingo (3) no Brasileiro de Paracanoagem


Por erro da organização do evento, Wercley não participou dos 500m neste sábado (02)




O campeonato Brasileiro de Velocidade Canoagem 2017 que acontece até este domingo (3) em Curitiba-PR, contempla também a Paracanoagem. As provas são disputadas em duas modalidades: Caiaque e Canoa de Velocidade nas categorias masculino e feminino.

A expectativa era grande, tanto da torcida quanto de Wercley para sua estreia no Brasileiro neste sábado (2). O paracanoistae se mostrou muito confiante para participar dessa prova eliminatória. 

“São 13 escritos no caiaque, apesar de vários atletas do caiaque migrarem para a canoa, a concorrência é 'pesada'. Já na canoa são apenas três concorrentes, pelo menos. o bronze é certo”, declarou.

Mas, pouco antes do início da prova, KL2 Caiaque 500m, alertamos que seu nome não constava no check list dos atletas escalados. depois de conversar com seu instrutor, o próprio Wercley informou a nossa reportagem que “por um erro da comissão organizadora não participaria da prova”.

No momento, o paratleta está treinando para as provas deste domingo (3) amanhã. Seu nome está conformado no check list de competidores, tanto no caiaque, quanto na canoa 200m KL2.

9/01/17

Festival aborda a biomimética enquanto tendência de negócios


O Prisma terá um circuito de coworkings com discussões modernas, inspiradas pelos programas de inovação e empreendedorismo da GloboNews.




Você sabe o que biomimética e de como essa área da ciência pode ajudar na criação de produtos funcionais com base observações de estruturas biológicas e suas funções? 

Essa área da ciência, que aplica exemplos da natureza na criação de soluções para a humanidade, será um dos temas debatidos no Festival Prisma que acontece neste sábado (2), em São Paulo-SP.

Esse novo modelo de inovação será o tema central da mesas de debates “Novas Conversas”.  A biomimeticista é uma das convidadas. 

Em seus estudos de biomimética, desenvolveu componentes para prótese 3D de mão infantil a partir da observação de articulações de aves e mamíferos, fez estudos sobre abastecimento de água com base em biomas, projetou jogos infantis inspirados em filhotes e catalogou estratégias de biomimética de diversos organismos naturais. 

“Acredito que a natureza é uma grande fonte de criatividade e integra essa inteligência ao design e pensamento sistêmico para criar estratégias inovadoras para projetos e empresas”, disse.

Falar sobre biomimética  tem que citar quem a trouxe para o Brasil. Nesse sentido, o Prisma convidou a fundadora do biomimicry Brasil 3.8, Giane Brocco que Já realizou diversos workshops, cursos e palestras no Brasil e no mundo sobre o assunto. 

Entre os projetos desenvolvidos na área da biomimética está um novo processo sustentável de injeção a frio com luz UV, indicadores ambientais industriais baseados nas sequoias e um labirinto sensorial baseado nos super sentidos dos animais. 

“Beleza, a força, a inteligência e o poder da natureza são o que move os meus projetos”, explicou seu trabalho, Giane.

Também participa do debate sobre esse novo ponto de vista no Prisma, o mestre em Administração de Empresas pela FGV-EAESP, em inovação e design thinking, Wilson Nobre Filho e a jornalista Bete Pacheco, como mediadora das Novas Conversa.

A Natureza à serviço da Ciência


Não é de hoje que o homem se utiliza de observações da natureza para criar. A exemplo da lenda grega de Ícaro, que, pensou ser possível voar, ao ver um revoada de aves; ou do projetos de Leonardo DaVinte, na invenção de uma máquina voadora, com base na aerodinâmica dos pássaros; entre outras criações que colocam a natureza à serviço da ciência.

O exemplo de maior repercussão na imprensa global de utilização dos conceitos de biomimética, aconteceu durante os Jogos olímpicos de Verão de Sydney 2000. 

Ocasião na qual, os atletas de natação patrocinados por uma marca esportiva usaram a  linha de maiôs Fast Skin, criados a partir de estudos da pele do tubarão, que contém pequenos dentículos cutâneos que facilitam a movimentação do animal na água.

Segundo o blog “Tudo sobre natação”, 13 dos 5 recordes mundiais foram quebrados por nadadores que utilizavam o Fast Skin, além de 83% do total de medalhas das provas terem sido conquistados por quem usava este maiô.

O sucesso foi repetido novamente no Campeonato Mundial de Natação de 2001, em Furuoka - Japão - quando 87% das medalhas foram conquistadas pelos nadadores que usavam o Fast Skin.

Um dos beneficiados com essa rapidez proporcionada pelo tecido a base de pele de tubarão, foi nadador brasileiro César Cielo. O atleta melhorou seu próprio recorde sul-americano nos 100 m livres, durante o Grand Prix de Columbia, nos Estados Unidos.

Outros Exemplos de biomimética


Da mesma forma que a imitação dos os dentículos do tubarão aumentou a performance dos maios de natação, o mecanismo dos ganchos dos carrapichos originou o veucro, a técnica de construção de um cupinzeiro foi a inspiração para o sistema de refrigeração inovador do Eastgate Centre, um shopping na cidade de Harare, Zimbabwe, dispensando o sistema tradicional de ar-condicionado. 

Esses são alguns exemplos da vasta lista de soluções funcionais e tecnológicas que o segmento de biomimética pode proporcionar aos empreendedores.

Em entrevista ao site free the essence, Giane explica que a biomimetica é um estudo que imita a vida. Não uma imitação barata, mas um aprendizado com a natureza, onde a natureza assume o papel de mentora e não de simples fonte extração.

“Criamos tecnologias, produtos, sistemas e serviços com base em como a natureza faz”, definiu.

Informações sobre a programação e inscrições no site: 


Uerbet Santos (Da redação)
Fotos Reprodução/ Internet

Links  das fontes:

8/31/17

Começa o Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2017


O paracanoista cearense Wercley Carneiro estreia neste sábado (5)




Começou nesta quinta-feira (31) e vai até Domingo (3) no Parque Náutico do Iguaçu, em Curitiba (PR), o Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2017. 

O evento, tem a chancela da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) e patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte e General Electric (GE).

Segundo o supervisor de paracanoagem, Leonardo Maiola, as provas dessa modalidade especial serão realizadas simultaneamente às competições de canoagem e velocidade. 

Léo disse ainda que, as provas de 200m da paracanoagem são as principais, pelo fato de serem classificatórias para os eventos internacionais, de acordo com o plano de trabalho da modalidade.

CEARENSE NA RAIA

Wercley chegou nesta quinta-feira (31) em Curitiba

O cearense Wercley Carneiro e atual campeão da Copa Brasil de Paracanoagem, participa do evento pela equipe carioca da BRA Va'a. O paracampeão compete em duas categorias: Caiaque masculino (KL2) e Canoa masculino (VL2) nas distancias de 200m/500m, respectivamente. 

As provas eliminatórias da Paracanoagem começam neste sábado (5), a partir de 9h.  Às 10h55 o paratleta estreia nas raias da competição na KL2 500m. O evento é transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da CBCa.


Uerbet Santos (Da redação)
Fotos:  CBCa e arquivo pessoal de Wercley Carneiro