1/22/19

Jogos, apresentações da melhor idade e doações marcam a segunda rodada da V Copa APCEF/MA de Basquete Master



Atletas máster tiram o chapéu para o grupo de dança ‘Meninas Show’ e caem na gandaia com a performance das artistas


Samba no pé e no gogo (Foto: norrau.com)

#VCopaApcefDeBasqueteMaster

Aconteceu sábado (19) e domingo (20) no ginásio Charles Robert da sede recreativa da Associação do Pessoal da Caixa, no Calhau, a segunda rodada da V Copa de Basquete Master APCEF/MA. 

A rodada não apresentou grandes surpresas nos resultados. Mas quem ‘roubou’ a cena, na Copa APECEF, foi a apresentação dominical (no intervalo do primeiro para o segundo jogo) do grupo de dança da melhor idade "Meninas Show". 

O grupo apresentou duas performances artísticas. No primeiro número, Maria do Amparo representou uma cover da Alcione. Ela cantou a música "Meu ébano" com a participação especial de Lurdimar Lindoso (foto). 




Alcione cover  (Foto: norrau.com)


No segundo, as Marias, Inês e Da Silva, Alzira Campos, Madalena, Olindina Costa, Darcy Santos e Neide Rocha (foto) apresentaram a versão cover do grupo As Frenéticas. A trupe interpretou, a música “Caia na gandaia”. 



As Frenéticas cover (Foto: norrau.com)


Organizadores, atletas, familiares e convidados tiraram o chapéu para as artistas e caíram na gandaia, literalmente. Em seguida, de mãos dadas, formaram uma corrente de paz em torno das Meninas Show. 



Perfil do grupo de dança Meninas Show


Fundado há nove anos, o Meninas Show, é um grupo de pessoas da melhor idade que gostam de viajar, cantar e viver com qualidade de vida. 



Grupo Meninas Show (Foto: norrau.com)

Elas uniram suas sabedorias, experiências e dotes artísticos para se apresentarem, voluntariamente, em aniversários, congressos, conferências, encontros, fóruns, seminários, feirinhas e eventos de dança.

Sua primeira apresentação foi no Encontro Estadual de Clubes da Melhor Idade, realizado no hotel Abbeville em São Luís do Maranhão. 


Fora da capital maranhense, já se apresentaram nos municípios de Paço do Lumiar e São José de Ribamar; Nas cidades de Fortaleza (CE), Natal (RN), Cabo do Santo Agostinho (PE), Salvador (BA), Niterói (RJ) e Cuiabá (MT).


Doações


A programação sociocultural da V Copa de Basquete Master APCEF/MA reflete o tema do evento: a valorização do idoso, que inclui arrecadação de materiais de higiene pessoal para os idosos do asilo "Solar do Outono".

A coordenação do evento informou que número de doações aumentou e que os atletas, seus amigos e familiares, têm ainda dois fins de semana para praticarem esse gesto de solidariedade 


Confira as sugestões de doações para o asilo Solar do Outono. 


Fonte:  Coordenação APCEF


A rodada


Na tarde de sábado, as meninas 40+ da AABB venceram a AMBM (39 a 75). Completando a rodada, na categoria 35+ masculina, as equipes da Turma e APCEF A ganharam da APCEF B e AABB, pelo respectivo placar de 100 a 44 e 66 a 50.



40+: AABB vence a AMBM 75 a 39 (Foto: Divulgação/APCEF)

No Domingo, a  AABB venceu novamente, desta vez na categoria 30+, as Meninas Apaixonadas por Basquete - MAB (59 a 35). Na 50+ masculina, os cinquentões da APCEF levaram a melhor sobre a AVAB-MA (91 a 66). 




30+: Descontração das meninas da AABB após
vencerem o MAB (Foto: Divulgação/APCEF)

Na sequência, Batista 72 a 44 ETFM; Encerando a segunda rodada, o time 35+ masculino da Escola Técnica passou pelo Batista pelo placar de 64 a 54. 


Próxima rodada

A terceira rodada da Copa APCEF-MA acontece neste fim de semana com quatro jogos sábado (26) a tarde, a partir das 13h30 e também quatro jogos no domingo (27), pela manhã, as 9h. Confira a tabela de jogos, e programe-se e leve família.



Fonte: Coordenação APCEF

Assinatura 

Participam da V edição da Copa APCEF-MA as equipes da APCEF, AABB, AVAB, AMBM, Batista, ETFM, Imperatriz (convidada), Turma e Turquesa.

O evento é realizado pela diretoria executiva da Associação da Caixa. A comissão organizadora e composta por Adelman Carneiro, Karina Lindoso,  Keyla Costa, Marco Pimentel, Martinho Filho, Ricardo Milan e Wilma Brandão.


Financiado, em grande parte, por recursos próprios, taxas de inscrição das equipes e por eventuais patrocinadores.



Local de doação e de Jogos: Ginásio Charles Robert, Rua José Luís Nova Costa, S/N, Calhau, São Luis-MA, aos sábados e domingos. 


Confira algumas fotos dos times que disputaram a segunda rodada da Copa APCEF.




Turma 35+ (Foto: Divulgação/APCEF)

APCEF B 35+ (Foto: Divulgação/APCEF)

APCEF A 35+ (Foto: Divulgação/APCEF)

AABB 35+ (Foto: Divulgação/APCEF)

AVAB-MA 50+ (Foto: Divulgação/APCEF)

APCEF 50+ (Foto: Divulgação/APCEF)

ETFM 50+ (Foto: Divulgação/APCEF)

Batista 50+ (Foto: Divulgação/APCEF)

Batista 35+ (Foto: Divulgação/APCEF)

Veja também: 

· Reprodução do vídeo da nota sobre a abertura da Copa APCEF/MA de Basquete Master, exibida no Globo Esporte Maranhão.


· Vídeo de divulgação da V Copa APCEF-MA de Basquete Master produzido pela norrau.com e criação de Uerbet Santos


· Matéria veiculada no Globo Esporte Maranhão sobre a V Copa APCEF de Basquete Master.


· Matéria Blog do Uerbet Santos sobre a primeira rodada da Copa APCEF


Reportagem: Uerbet Santos
Fotos: Norrau.com  e divulgação/APCEF
Produção de jornalismo: Keyla Costa
Fonte dos resultados dos jogos: Organização Copa APCEF


1/21/19

Associação Brasileira de Saúde Coletiva publica nota contra a medida que facilita a posse de armas de fogo e munições à população



Em face da aprovação do Decreto 9.685, que facilita a posse de armas de fogo e munições à população brasileira, publicado em edição especial do Diário Oficial da União em vigor desde o dia 15 de janeiro de 2019, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva – Abrasco manifesta sua discordância e aponta os riscos que esta medida pode acarretar para a população brasileira.


Foto: Divulgação/ABRASCO


O Brasil já se apresenta como o país com o maior número de mortes por arma de fogo no mundo segundo dados da Pesquisa Global de Mortalidade por Armas de Fogo (Institute for Health Metrics and Evaluation. Global Mortality from firearms, 1990 – 2016, 2018). Em 2016, foram registrados no país 62.517 homicídios (Ministério da Saúde, Sistema de Informações de Mortalidade, 2018). Este número equivale a uma taxa de 30,3 mortes para cada 100 mil habitantes, o que corresponde a 30 vezes a taxa da Europa.

Nos últimos dez anos, 553 mil pessoas morreram devido à violência intencional no Brasil, sendo que 71% dos homicídios foram associados a armas de fogo. O maior percentual destes óbitos ocorreu entre jovens do sexo masculino, negros, de periferia, com baixa escolaridade (Cerqueira et al. Atlas da Violência. IPEA, 2018).

A lei federal sobre o Estatuto do Desarmamento entrou em vigor em 23 de dezembro de 2003. É importante ressaltar que as alarmantes taxas de mortes por armas de fogo, após esta lei entrar em vigor, diminuíram em estados como Rio de Janeiro e São Paulo (IPEA. Atlas da Violência, 2018).

O novo decreto assinado pelo atual governo é um retrocesso e pode resultar em um quadro ainda pior nos nossos índices de violência. O decreto não considera as evidências científicas vitais que comprovam que a maior circulação de armas de fogo contribui para o aumento da violência letal no país.

Alertamos que a liberação da posse de armas terá consequências gravíssimas com risco potencial de aumento da violência inter e intrapessoal, o que não só pode levar a um número elevado de óbitos como também a sequelas físicas e mentais. Esta situação agravará as condições de vida de toda a população do país e, em especial, a dos grupos mais vulneráveis que já sofrem em seu cotidiano as consequências das desigualdades sociais, econômicas e culturais.

Estaremos atentos e conclamamos a toda comunidade acadêmica e os profissionais de saúde que monitorem dados qualificados sobre os efeitos da violência ao longo dos próximos anos.

A Abrasco se soma a todas as manifestações em repúdio ao Decreto 9.685 e entende que o combate à violência deve se dar respeitando a cultura da paz com grande investimento no campo da segurança levando em conta medidas integradas que assegurem educação, saúde e proteção social a todos os brasileiros.

Rio de Janeiro, 21 de janeiro de 2019.

(Uerbet Santos da redação)