1/19/19

Conheça os 50 maiores tomadores de recursos do BNDES desde 2004

Entre os tomadores de recursos na lista divulgada, Petrobras lidera, Embraer é a segunda e inclui os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Maranhão e Santa Catarina.



Foto: divulgação/BNDES


"Vou abrir a caixa preta do BNDES". Essa fala do presidente Jair Bolsonaro, reiterada em diversas entrevistas na imprensa, gerou rumores, quando a lisura do processo de tomada de recursos por parte de empresas e instituições de capital público, privado e misto junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Social. -BNDES

Em meio a essa declarações do presidente, o BNDES, em uma demostração de transparecia de suas ações,  divulgou nesta sexta-feira (18), uma lista com os 50 maiores beneficiários do Banco. Cinco estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Maranhão e Santa Catarina) e município do Rio de janeiro integram a lista.

O ranking dos 50 maiores clientes considera o total contratado por CNPJ no período selecionado.As operações do Cartão BNDES, com pessoas físicas e debêntures simples não foram incluídas neste ranking.

Os dados incluem apoio à exportação na modalidade pós embarque, na qual o tomador de recursos é o exportador brasileiro e o devedor é aquele que assume a dívida pela compra do bem ou serviço.  Cinco 

Confira a lista aqui

Uerbet Santos (Da redação)

Fonte: Portal BNDES
Foto: Divulgaçã/BNDES

1/17/19

Solidariedade, homenagens, reencontros, jogos emocionantes e novas experiências marcam a primeira rodada da V Copa APCEF de Basquete Master


“Cuidar bem de quem sempre cuidou de você”, é a ‘pegada’ social do evento esportivo para incentivar a campanha de doações aos idosos do asilo Solar do Outono



Entre  Espirro (AVAB-MA) e Cândido (APCEF), Seu Biné
sobe a bola (Foto: norrau.com)

  


#VCopaApcefDeBasqueteMaster 




Os dinossauro voltaram as quadras no último fim de semana para a V Copa APCEF de Basquete Master. Foram seis jogos, sábado (12) e cinco, domingo (13). 


Foto oficial do evento (foto: Anissa Ayala/APCEF)


Antes da bola laranja subir, houve a abertura oficial, com o Coral Vozes da Universidade Aberta Intergeracional – UNABI, da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, cantando o Hino Nacional. 


“O Coral Vozes da UNABI foi fundado em 2016 através do Programa de Formação Continuada Universidade Aberta Intergeracional que atende pessoa idosa a partir dos 50 anos e para mim, é motivo de muito orgulho”, declarou, emocionada, a professora da UEMA e mentora do projeto, Efigênia Magda ao apresentar seu naipe de cantoras. 




Maestro Francisco Felix rege o Coral Vozes da UNABi (Foto: Anissa Ayala)

Muito aplaudido, o coro, regido pelo maestro Francisco Felix, atendeu ao pedido extra dos atletas presentes à cerimônia e entonou a canção “De Teresina à São Luís”, do compositor e cantor pedreirense, João do Vale.

Após a apresentação, a integrante da comissão organizadora da Copa APCEF, Keyla Costa, fez a entrega das primeiras doações recebidas dos atletas à diretora do asilo Solar do Outono, Silvana Coelho. 




Entrega de donativos ao Asilo Sola do Outono (Foto: norrau.com)

Ela agradeceu em nome do diretor geral da instituição, Glécio Leite e dos 37 idosos que habitam aquela casa de amparo social, mantida pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Maranhão.

“Nós não nos preparamos para envelhecer e esse gesto da equipe de basquete da APCEF/MA foi de grande valia. Eu diria que foi um ato de sabedoria”, disse Silvana. 



Em seguida, a vice-presidente da Associação da Caixa, Gisele Menezes, destacou o papel do esporte como ferramenta de desenvolvimento social e parabenizou a organização do evento pela integração das equipes participantes e declarou aberta, oficialmente, a V Copa APCEF de Basquete Master.


Vice da APCEF, Gizele Menezes abre o Copa  (Foto: norrau.com)


Bola ao alto

A bola subiu simbolicamente na quadra do Ginásio Charles Robert, das mãos de Biné Santos (94), pai do veterano atleta da APCEF 50+, Vicente Santos, como exemplo de valorização ao idoso, tema social do evento nesta edição. 




Próximo do seu centenário seu Biné é homenageado (Foto: Anissa Ayala)

Na partida inicial, vitória dos dinossauros 60+ da APCEF sobre a AVAB-MA por 67 a 56.



60+: APCEF (acima) vence AVAB-MA (67 a 56)  (Foto: Anissa Ayala)

Animada pelo DJ Mário Pseudo, a rodada seguiu com mais cinco jogos. Na estreia das veteranas, a APCEF 40+ venceu a Associação Maranhense de Basquete Master-AMBM por 62 a 47.




APCEF 40+F (Foto: Anissa Ayala)

A número 23 da APCEF, Dalinajara Borges foi a maior pontuadora do jogo com 24 pontos. A capitã da AMBM, Selma Melo foi quem mais marcou para sua equipe (16 pontos).


AABB 40+F (Foto: Anissa Ayala)


Imperatriz Master


Na sequência, houve a partida amistosa entre as equipes da APCEF 1 e Imperatriz. O time da casa venceu os visitantes por 57 a 39. O resultado negativo, segundo apuramos entre os atletas, foi reflexo do cansaço da longa viajem e dos desfalques da equipe, a delegação viajou à São Luís com seis atletas, abaixo do limite mínimo de atletas permitidos pelo regulamento das competições máster (sete).

Antes de entrar em quadra, os atletas da Princesa do Tocantins, sobe a coordenação do Cel. George Cavalcante (um dos desfalques da equipe), enfrentaram um primeiro desafio: encarar quase 10h de carro, cerca de 600 km, para jogar na capital maranhense. 




Time de Imperatriz  fez dois amistoso contra a APCEF
“Foi uma experiência muito boa, apesar de cansativa. Serviu para avaliamos o nível em que nossa equipe está e de parâmetro para participarmos de outras competições na nossa categoria 43+”, disse o ala Tietri Filho.

No domingo, a equipe convidada realizou nova partida, desta vez contra a APCEF 2,, descansados, o rendimento do time melhorou, perderam a partida por apenas seis pontos de diferença (41 a 47).

Completando a rodada de sábado, na categoria 35+, o Batista venceu a AABB por 63 a 46;




35+: Batista vence AABB (63 a 46)  (Foto: arquivo pessoal/ atletas)
Na 45+, a Turma passou com facilidade pela AABB (78 a 59). 



45+:Turma  vence AABB  (78 a 59) (Foto: divulgação/internet)
Também na 45+, aconteceu o melhor jogo da rodada, entre APCEF e ETFM. Os anfitriões começaram o primeiro quarto melhor e abriram 9 pontos de vantagem (21 a 12). Venceram o segundo também (14 a 10). O Pessoal da Caixa foi para o vestuário com um placar confortável, 13 pontos à frente (35 a 22) 



45+: Paulinho da ETFM definia o jogo contra a APCEF (Foto: norrau.com)
Na volta do intervalo, a Escola acordou, correu atrais do prejuízo e deu o troco, venceu os dois últimos períodos, com parciais de 23 a 10 e 16 a 14, virou o jogo e venceu a APCEF por 2 pontos de diferença (61 a 59). Isso, depois do jogo está empatado em 59 a 59, a 12 segundos do final e o ala da Escola, Paulo Carvalho (foto), desperdiçar dois, dos três lances livres que teve direito.

Paulo Andrade, da Escola, com 20 pontos, foi quem mais encestou. O capitão da APCEF, Cristian Reis foi quem fez mais pontos para sua equipe (16).



Jogos do Domingo


A rodada de domingo transcorreu sem grandes surpresas. Os cinquentões da APCEF e do Batista vencem com facilidade seus adversários, ETFM e AVAB-MA; (76 a 46); (86 a 62), respectivamente. Os vencedores saem à frente dos demais, na disputa por uma vaga para  a grande final. 

Os alas  Bethoven, com 18 pontos (Batista) e  Mauro Sampaio, 21 pontos (APCEF), foram os cestinhas nos respectivos jogos de suas equipes 



50+: Batista e  APCEF vencem na primeira rodada


Os cinquentões da Escola Técnica  e AVAB-MA tem uma nova chance de reabilitarem das derrotas neste domingo (20), quando enfrentam APCEF e Batista, nessa ordem.




50+: Escola Técnica e AVAB-MA perdem na primeira rodada


Homenagem a Cosme


Com a mensagem "Amigo Cosme saudades eterna", impressa em um banner , os atletas do basquete master do Batista homenagearam o pivô Cosme Eurico Carneiro Junior, recentemente falecido. 

Antes da partida entre batista e AVAB-MA, os jogadores fizeram minuto de silêncio em memória do saudoso atleta que defendeu as cores verdejantes do Batista. 

Cosme integrou a equipe do Colegio Batista de 1984 , na categoria infanto, segundo Arnaldo Murad, "era um pivô muito técnico , de uma personalidade muito tranquila".



Homenagem dos amigos do Batista Master a Cosme (foto: Divulgação/ Batista) 
O armador do Batista também destacou um momento que vivenciou com o saudoso amigo durante uma viagem para participar dos Jogos Escolares Brasileiros -Jeb's em 1984. 

"Lembro das empadas que a mãe dele fez para a viagem ao Jeb's. Saímos à noite do Costa Rodrigues em um ônibus e mal chegamos em Campo de Perizes descobrimos as empadas e devoramos tudo (risos). Ao amanhecer, o ônibus estava todo sujo ( mais risos).Foi massa", recordou Arnaldo.


Dinossauros frente a frente


Fora da quadra, a Copa APCEF foi o elo do reencontro de dois dinossauros do Basquete. Um, em plena atividade:Jorge Luís (Espirrão). O outro, há bastante tempo fora das quadras e se recuperando de problemas de saúde: Gerson Filho (Gersão). 



Espirrão e Gersão matando saudades (Foto: Gilson Lisboa)
Frente a frente, depois da troca de abraços, gentilezas e zoeiras, os sessentões foram pra resenha e entraram no túnel do tempo, de volta aos anos 1970. Mais precisamente, ao triênio 75/77, quando defendiam as cores da então Escola técnica Federal do Maranhão – ETFM, hoje CEFET-MA. 



ETFM Jem's 1977 - Em pé:  Gersão, Geraldo, Jorge e Ivies.
Agachados: Ivanildo, Espirrão, três últimos, anônimos.
 (Foto: Arquivo/Gerson)

                 
Juntos, venceram, por duas vezes, os Jogos Escolares Maranhenses e depois seguiram caminhos diferentes: Espirro foi jogar basquete profissionalmente no Rio de Janeiro, com passagens pelos Grajau Country Clube, Olaria e Fluminense; Gersão, jogou na Tuna Luso do Pará, Moto Clube de São Luís, seleção maranhense adulta e formou-se em educação física. 


Campeonato Brasileiro Macapá 1976 -  Em pé: Rubinho, Gersão, Hermilio, 
chocolate, Espirrão e Paulão.  Agachados: Charle,. Ayrton, Carlos, Ricardo, Alexandre
e albino. Foto: (Arquivo pessoal Gerson Filho)

“Eles foram campeões em 1975/76, ainda com Gersinho [irmão do veterano Albino] armando o time da Escola. Mas, em 1977,[sem Gersinho], perderam a final dos Jem’s para o Colégio Zoé Cerveira, de Josemar, do Fantástico Murilo, PZ e Reis”, relembrou o pivô Gilson (53), irmão de Gersão e promotor desse momento ‘vale a pena ver de novo’ do basquete maranhense.



Moto Clube - 1984 Acima: Gilson, Gersão e Geraldo Magela. abaixo: Espirro, Serginho,
 Josimar, Cidra e Filomeno. 
Mais abaixo: Fernando MacGayver e Antonio Macieira
 (
foto: Arquivo pessoal Gilson Lisboa)


Duelo feminino 40+


O destaque da rodada ficou por conta da partida feminina entre APCEF e AABB 30+. Depois do apagão no primeiro quarto (13 a O) e também perderem o segundo, por 1 ponto (11 a 10), as meninas do Banco do Brasil, comandadas pela técnica Alcidésia Matias (indicada ao Troféu Mirante de melhor no basquete em 2017), reagiram e venceram o terceiro quarto por 2 pontos (13 a 11). 



                                                                   
30+ AABB  (foto:Divulgação/AABB)
As canarinhas do Banco do Brasil azuis partiram para o último período com a missão de virar o placar, mas, mesmo vencendo a parcial (13 a 19) conseguiram tirar só 6 dos 12 pontos de frente, impostos pelo Pessoal da Caixa, do treinador Cristian Reis. Resultado: APCEF levou a melhor frente à AABB (48 a 42). 



30+ APCEF  (foto:Divulgação/APCEF)

                     
“Perdemos o jogo no primeiro quarto. Agora, é bola pra frente”, lamentou a ala Carmem Veras, da AABB, cestinha da partida com 20 pontos. Do lado da APCEF, quem mais pontuou foi a ala Dalinajara Borges, com 13 pontos.



APCEF na mídia


A tarde de domingo na APCEF, contou com a presença da equipe de jornalismo esportivo da TV Mirante. Na ocasião, a jornalista Ádria Rodrigues entrevistou a vice-presidente da Associação da Caixa, Gisele Menezes, para o Globo Esporte Maranhão (GE-MA). 



O repórter cinematográfico Mano Costa capta Ádria Rodrigues
entrevistando a vice da APCEF Gisele Menezes (foto: norrau.com)  

Na pauta principal: Os jogos da Copa de Basquete Master e a campanha de arrecadação de donativos em prol do asilo Solar do Outono.

Segundo informou o editor de esporte do GE-MA, jornalista Marcio Pinto, o vídeo tape (VT) da matéria sobre a Copa APCEF será exibição nesta quinta-feira (17).



Pais e filhos fazem a festa


Em dois dias de atividades esportivas, muitos exemplos de carinho e solidariedade com os idosos, encontros memoráveis de veteranos e disputas emocionante em quadra.

Fora dela, os atletas se confraternizaram, enquanto isso, o garrafão (a pequena área do basquete), com o aro na altura dos ‘baixinhos’, virou espaço lúdico para os filhos dos atletas experimentarem o quanto esse esporte, os torna grandes.

Vivência espontânea essa, curtida por Enzo Pinto, 9 anos, (filho do atleta do 35+ Turquesa, Daniel Almeida). O garoto cantou de galo e deu sua primeira enterrada ‘monstro’ em um aro de basquete. 



Enzo Pinto (9) e sua primeira cravada no basquete ( foto: Norrau.com)

Técnico do Marista 35+ campeão dos Jem´s Master em 2017, agora em seu primeiro ano jogando no time Turquesa, na Copa APCEF, o pai do Enzo, o ala Daniel, foi só elogios a organização e ao clima alto astral e agregador do evento.

“A Copa APCEF vem crescendo e se consolidando como um grande evento. A organização está de parabéns pela dedicação e o ambiente incrível. Essa atmosfera bacana, serviu de incentivo para o retorno de alguns dos nossos atletas às quadras, alguns deles parados havia 10/15 anos”, concluiu Daniel. 


Na ultima partida da rodada pela categoria 35+ , a equipe de Daniel, Turquesa, foi atropelada pela Turma (90 a 62).



350+: Turma Vence Turquesa (90 a 62)   ( Foto: arquivo péssoal dos atletas)  

Confira o resultado de todos os jogos da primeira rodada  e deste fim de semana da Copa APCEF de Basquete Master.



Fonte: APCEF

Assinatura 

Participam da V edição da Copa APCEF as equipes da APCEF, AABB, AVAB, AMBM, Batista, ETFM, Imperatriz (convidada), Turma e Turquesa.

O evento é realizado pela diretoria executiva da Associação da Caixa. A comissão organizadora e composta por Adelman Carneiro, Karina Lindoso, Keyla Costa, Marco Pimentel, Martinho Filho, Ricardo Milan e Wilma Brandão.

Financiado, em grande parte, por recursos próprios, taxas de inscrição das equipes e por eventuais patrocinadores.

Serviço: Confira as sugestões de doações para o
 asilo Solar do Outono. 


Fonte: APCEF


Local de doação e de Jogos: Ginásio Charles Robert, Rua José Luís Nova Costa, S/N, Calhau, São Luis-MA, aos sábados e domingos. 

Veja também





Reportagem: Uerbet Santos 


Fotos:
Norrau.com, Anissa Ayala/APCEF, arquivos pessoais de atletas e internet

Produção de jornalismo: Gilson Alex, Carmem Veras e norrau.com

Fonte do resultados dos jogos: Keyla Costa/APCEF

Pesquisa iconográfica: Gilson Lisboa