2/11/23

ESQUENTA - São Luís tem folia de pré-Carnaval neste fim de semana

Programação acontece na Avenida Beira-Mar, no sábado, e na Avenida Litorânea, no domingo



São Luís - A folia na capital maranhense vai ferver neste sábado (11) e domingo (12) de pré-Carnaval. A programação de sábado será na Avenida Beira-Mar e a de domingo na Avenida Litorânea. A festa nesses dois circuitos é organizada pelo governo estadual. 

A programação de sábado começa às 16h. Os grupos e artistas escalados são Afro Aruanda, Bloco Tradicional Os Originais do Ritmo, Bloco da Maisena, bateria da Flor do Samba, Mayara Lins e trio Escangalhada. 

No domingo, a festa na Avenida Litorânea começa mais cedo, às 13h, com a apresentação do cantor Gargamel. seguido de Thaís Moreno, Bruno Shinoda e Romim Mahta. 

Da redação 
Fonte: Na Mira
Foto: Paulo Soares

2/10/23

LBF 2023 - Nova temporada começa em 8 de março; oito clubes irão brigar pelo título

O atual campeão, Sampaio Basquete será o único representante do Nordeste na competição. 


Érika, Thayná, Sassá, Joice, Aline, Leila, Beatriz e Thaissa irão abrilhantar a LBF 2023;

As equipes estão definidas! Faltando pouco menos de  um mês para a bola subir, a Liga de Basquete Feminino divulga a lista dos clubes que disputarão a LBF 2023, o principal título feminino da modalidade no país.

Quatro estados e três regiões do país serão representados por AD Santo André-SP, Bax Catanduva-SP, Ituano Basquete-SP, Sampaio Basquete-MA, SESI Araraquara-SP, Sodiê Mesquita-RJ, Unimed Campinas Basquete-SP e Unisociesc/Blumenau-SC.

A tabela de jogos do primeiro turno também está definida. A partida de abertura será em 8 de março, quarta-feira, Dia Internacional da Mulher, a partir das 19h30 (sempre pelo horário de Brasília), com o duelo entre SESI Araraquara e BAX Catanduva, no ginásio do SESI em Araraquara (SP).

No dia seguinte, 9 de março (19h30), o Unisociesc/Blumenau estreia em casa contra a AD Santo André, no ginásio Galegão, em Blumenau (SC).

Na sexta, 10 (19h30), é a vez do atual campeão Sampaio Basquete receber a Sodiê Mesquita no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís (MA).

Por fim, Ituano Basquete e Unimed Campinas debutam no sábado, 11 de março, às 18h , no ginásio Prudente de Moraes, em Itu (SP).


No último dia 30 de janeiro, por videoconferência, representantes dos clubes discutiram e aprovaram o regulamento da LBF 2023.

O formato de disputa permanece similar ao das últimas temporadas. Serão 56 jogos na fase de classificação, disputada em turno e returno, que definirão a posição de cada equipe para o chaveamento dos playoffs, com séries melhores de três jogos nas quartas de final e semifinais, subindo para até cinco partidas na série final e decisiva.

Projetos sólidos e longevidade marcam clubes participantes



AD Santo André, BAX Catanduva, Ituano Basquete, Sampaio Basquete, SESI Araraquara, Sodiê Mesquita, Unisociesc/Blumenau e Unimed Campinas vão brigar pelo título em 2023

Todos os clubes participantes possuem boa experiência na liga. BAX Catanduva, Sodiê Mesquita e SESI Araraquara, os mais jovens, farão sua quarta participação, cada. Ituano Basquete (campeão da liga em 2021) e Unimed Campinas, campeão em 2018 e que neste ano terá novo patrocinador master e nova casa – o ginásio do Tênis Clube de Campinas -, vão para a quinta temporada. 

O tricampeão Sampaio Basquete disputará sua sétima edição (excluindo a temporada de 2020, cancelada pela pandemia de covid-19), assim como o Unisociesc/Blumenau, vice-campeão em 2021. O recordista é Santo André, presente desde a primeira edição, realizada em 2010/2011, quando também foi campeão.

Com projetos sólidos e gestões responsáveis, os clubes já começaram a se reforçar antes mesmo da chegada de 2023. O Sampaio Basquete foi o primeiro a anunciar novidades, como as alas/pivôs Mari Dias (ex-Ituano Basquete) e Manu de Oliveira (ex-Vera Cruz Campinas) e, mais recentemente, a argentina Melisa Gretter, além dos retornos de Érika, Tainá Paixão, Rapha Monteiro, Patty, Alana e do treinador Cristian Santander.

“A gente já está há 8 anos na liga e há 8 anos temos a mesma comissão técnica. Temos um projeto muito consolidado, com pessoas que vestem a camisa do clube e, além de excelentes profissionais, têm um amor muito grande pelo basquete feminino e paixão pelo time; isso contribui muito para o nosso sucesso. Temos a gana de sempre estarmos na final e buscarmos o título. Nosso ponto principal é o planejamento. Quando acaba uma liga, em poucos dias, já estamos fazendo propostas, com uma visão de sempre querer melhorar e dar um passo à frente. E tudo isso é possível também graças ao apoio incondicional dos parceiros e patrocinadores que acreditam em nosso projeto e nos dão totais condições para disputarmos a Liga, sobretudo a Equatorial e o Governo do Estado do Maranhão”, diz Murilo Dias, presidente do Sampaio Basquete.

Sampaio levantou o troféu na última temporada e é forte candidato em 2023 


Outro que também tem investido forte é o BAX Catanduva. O clube paulista já trouxe as experientes Gil, Casanova e Tati Pacheco, as jovens Dry, Giovanna Carey e Stéfane, além de ter renovado com a cestinha Thaissa e a pivô Juliana.

Atual bicampeão paulista, o SESI Araraquara manteve a base do elenco de 2022 e já anunciou as chegadas das alas Jaqueline (segunda maior cestinha da história da LBF, com 2.577 pontos) e Stephany, ambas ex-Santo André.

“Nossa expectativa e objetivo nesta temporada é de melhorarmos nossa condição do ano passado, quando ficamos em terceiro lugar. Mantivemos a base da equipe e isso é muito bom para o trabalho em conjunto e entendimento do jogo. Nossa busca pela excelência e consistência será nosso norte neste ano. Trabalhar bem, diariamente, objetivando uma equipe mais competitiva, com mais posse de bola e que defenda melhor. Acredito que será uma liga bem disputada e tenho muita confiança de que nós iremos fazer um belo trabalho”, diz João Camargo, técnico do SESI Araraquara, que subiu ao pódio em 2022.

Com nova identidade visual para 2023, a Sodiê Mesquita segurou Thayná, MVP das últimas duas temporadas, Mayara Rayane e Nazinha, e já apresentou vários jovens reforços, como Bia (ex-Sport), Milena (ex-Santo André), Bruna (campeã sub-23 pelo Foz Basquete) e Thamara (irmã de Thayná e bronze no mundial sub-19 em 2011, que retorna as quadras após hiato).

MVP da LBF em 2021 e 2022, Thayná segue na Sodiê Mesquita (Diego Maranhão)

“Estou feliz e bastante ansiosa para a temporada 2023. Mesmo com a lesão que tive, a recuperação está sendo bem trabalhada, estou tendo toda a atenção da equipe médica e me cuidando cada vez mais. Com o elenco um pouco modificado, já começamos a nos preparar e contando com o retorno da minha irmã Thamara, que está de volta e estou animada para dividir às quadras com ela. Vamos buscar por mais sempre!” diz Thayná, ala da equipe fluminense.

O Ituano Basquete terá o retorno de Antonio Carlos Barbosa ao comando técnico da equipe, com Bruno Guidorizzi assumindo a categoria de base rubro-negra. O galo renovou com a veterana Joice e a pivô Maria Carolina, anunciou a volta da ala Palmira, campeã brasileira pela equipe em 21, e as chegadas de Aninha e Bianca, ex-atletas andreenses.

Hexacampeão seguido em Santa Catarina, o Unisociesc/Blumenau garantiu a permanência de boa parte do grupo e já anunciou as chegadas da armadora paraguaia Maria Belén e da pivô Thamires, ex-Sport e MVP do Brasileiro sub-23 2022.


Jaqueline, Gretter, Palmira, Thamires, Milena e Tati Pacheco, algumas das novidades das equipes pra 2023 (Montagem sobre artes)

Esta será a décima-segunda edição da LBF. No ano passado, o título ficou com o Sampaio Basquete – que se sagrou o segundo tricampeão da história da liga, após o extinto Americana-SP. Desde 2010, sete clubes diferentes levantaram o troféu e quatro deles estarão em quadra nesta temporada: Santo André, Sampaio, Ituano e Unimed Campinas.

A LBF seguirá contando com a parceria do Comitê Brasileiro de Clubes, que oferece subsídio logístico às equipes com a aquisição de passagens aéreas para a disputa da competição – acordo renovado na última sexta até 2024.

Nas próximas semanas, antecedendo a competição, novas informações sobre parceiros e novidades sobre a transmissão dos jogos serão anunciadas.

A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, a parceria do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como bola oficial, o sportv como emissora dos playoffs, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani, os apoios da Flexquadra e Udiaço e os apoios via Lei de Incentivo ao Esporte de Rede PitStop e Cirúrgica Fernandes.

LBF 2023 -Clubes participantes

AD Santo André

Santo André/SP

12ª temporada

Campeão em 2010/2011

Treinador: Rafael Souza

Cestinha na LBF 2022 (média): Sassá (ala/pivô), 17 pontos

Ginásio: Laís Elena

 

Bax Catanduva

Catanduva/SP

4ª temporada

Treinador: Cesamar Fernandes

Cestinha na LBF 2022 (média): Thaissa (ala/armadora), 16,2 pontos

Ginásio: Anuar Pachá

 

Ituano Basquete

Itu/SP

5ª temporada

Campeão em 2021

Treinador: Antonio Carlos Barbosa

Cestinha na LBF 2022 (média): Mari Dias (ala/pivô), 18,3 pontos

Ginásio: Prudente de Moraes

 

Sampaio Basquete

São Luís/MA

7ª temporada

3x Campeão (2015/2016, 2019 e 2022)

Treinador: Cristian Santander

Ginásio: Costa Rodrigues

Cestinha na LBF 2022 (média): Tainá Paixão (ala/armadora), 14,9 pontos

 

SESI Araraquara

Araraquara/SP

4ª temporada

3º colocado em 2022

Treinador: João Camargo

Cestinha na LBF 2022 (média): Aline (Pivô), 14,2 pontos

Ginásio: SESI Araraquara

 

Sodiê Mesquita

Mesquita/RJ

4ª temporada

Treinador: Raphael Zaremba

Cestinha na LBF 2022 (média): Thayná (ala), 23,3 pontos

Ginásio: Arena Sodiê

 

Unimed Campinas Basquete

Campinas/SP

5ª temporada

Campeão em 2018

Treinador: Sidney Coppini (Alemão)

Cestinha na LBF 2022 (média): Tassia (ala/armadora), 13,9 pontos

Ginásio: Tênis Clube de Campinas

 
Unisociesc/Blumenau

Blumenau/SC

7ª temporada

2º colocado em 2021

Treinadora: Bruna Rodrigues

Cestinha na LBF 2022 (média): Leila (ala), 17 pontos

Ginásio: 


A LBF seguirá contando com a parceria do Comitê Brasileiro de Clubes, que oferece subsídio logístico às equipes com a aquisição de passagens aéreas para a disputa da competição – acordo renovado na última sexta até 2024.

Nas próximas semanas, antecedendo a competição, novas informações sobre parceiros e novidades sobre a transmissão dos jogos serão anunciadas.

A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, a parceria do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como bola oficial, o sportv como emissora dos playoffs, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani, os apoios da Flexquadra e Udiaço e os apoios via Lei de Incentivo ao Esporte de Rede PitStop e Cirúrgica Fernandes.


Fonte: Assecom/Liga de Basquete Feminino
Fotos/Fotomontagens: Divulgação/LBF

2/07/23

OPINIÃO - Dia Nacional dos Povos Indígenas


Mais um dia  no calendário ou uma oportunidade de reflexão?



O Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas completa nesta terça-feira (7), 15 anos que faz parte do calendário oficial brasileiro. A data está ligada ao ano da morte do guarani Sepé Tiaraju, em 1756.

Sepé liderou uma revolta contra o Tratado de Madri, que dividia a América do Sul entre portugueses e espanhóis, e levou à expulsão de 50 mil indígenas de suas terras. Foi de Sepé a frase "esta terra tem dono". 

O indígena morreu em batalha com os espanhóis e tornou-se símbolo da resistência na luta dos povos originários na defesa de suas terras. 

A Ministra do recém-criado Ministério dos Povos Indigenas, a deputada  federal Sonia Guajajara (PSol), reforça a importância da luta dos povos indígenas, não apenas nessa data e dedica um.olhar especial aos Yanomami diante  da crise humanitária que se abate sobre seu povo.

"Essa luta é permanente.  É em defesa dos direitos, dos  modos de vida. Então  é isso que nós faz nesse estado permanente, porque é uma luta pela vida. Então é um  dia  de mobilização, conscientização e dia em que todos nos temos que nos juntar  e não  só  respeitar direitos,  mas respeitar a vida".

A Ministra destacou ainda que o simples fato das lideranças indígenas  assumirem  o protagonismo  dessa luta  em prol dos povos originários já é um grande passo para se reverter essa situação dramática dos povos originários, principalmente  dos Yanomami, aliadas a criação  do Ministério e a remodelação da Fundação  Nacional  do Índio - Funai.

"Que esta data não seja apenas mais um dia no calendário, mas uma oportunidade de reflexão sobre a situação dos indígenas, respeito à cultura, às tradições e ao direito à terra".

Por Uerbet Santos
Fonte: TV Senado
Foto: Gety Imsgens/Stockphotos