6/22/23

TRANSPARÊNCIA - Comissão do TJMA avaliará requisitos de candidatos(as) do Quinto Constitucional

Ações contra Flávio Costa e Hugo Passos podem gerar a nulidade do processo eleitoral.


A sessão do Órgão Especial do TJMA foi realizada nesta quarta-feira, 21 - foto/divulgação: Ascom/TJMA


Por 15 votos a 6, em resultado anunciado pelo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Paulo Velten, o Órgão Especial do TJMA aprovou, nesta quarta-feira (21/06), proposta de resolução que altera o Artigo 43 do seu Regimento Interno, como necessidade de aperfeiçoamento da sistemática de composição da lista tríplice de candidatos(as) ao quinto constitucional do Ministério Público e da Advocacia, em especial quanto à realização de audiência pública para análise dos requisitos necessários ao exercício do cargo.

Foi retirada da proposta inicial a possibilidade de sabatina dos candidatos e das candidatas. 

Em lugar disso, haverá audiência pública, na qual será facultada a palavra aos candidatos e candidatas, pelo prazo de até dez minutos, para que se apresentem e exponham sua pretensão, na ordem em que figuram na lista sêxtupla.

O Órgão Especial aprovou resolução proposta em que altera o Regimento Interno e, caso decida pela conformidade da lista sêxtupla, será designada sessão para formação da lista tríplice pelo Plenário

COMISSÃO

Com a alteração, a lista sêxtupla será encaminhada para uma comissão composta pelo presidente do Tribunal, que a presidirá; pelo 1º vice-presidente; pelo corregedor-geral da Justiça e por quatro membros do Órgão Especial, indicados pelo presidente, a quem caberá avaliar se todos(as) os(as) candidatos(as) reúnem os requisitos exigidos pela Constituição Federal.

Ocorre, que dois candidatos: Flávio  Costa e Hugo Passos têm contra si, pedidos de impugnação de suas respectivas candidaturas.

Sobre os ombros de Flávio Costa pesa a pouca experiência na advogacia, apenas sete anos e quatro meses de atividade comprovada por Certidão emitida pela própria OAB MA, quando, por força de Lei e do próprio edital, o mínimo exigido são dez anos.

Fato este, também questionado na fase de pré-qualificação do certame pelo advogado Gustavo Carvalho que protocolou um pedido de impugnação  do candidato à vaga de desembargador do Estado do Maranhão escolhido pelo Quinto Constitucional. 

Na  petição,  direcionado oo Conselho Estadual  da OAB  seccional  Maranhão, Carvalho detalhes diversas fatores para a impugnação de Costa, entre eles, o fato de ele ser ' advogado do governador", "abuso de poder político", por gozar de privilégios perante os concorrentes, pela sua proximidade com o governador.

Além do fato de "não possuir o mínimo de dez anos de exercício profissional na advogacia",  para candidatar-se.

A OAB MA negou os argumentos da referida impugnação e autorizou o candidato a prosseguir no pleito eleitoral.

Outro recurso foi impetrado, por Gustavo Carvalho contra a decisão em favor da legitimidade do candidatura de Flávio Costa, ora pendente de julgamento no Conselho Federal da OAB Nacional

Vale ressaltar que às vésperas da realização do certame, em sede de plantão judiciário, a Justiça Federal negou liminar que visava  a impugnação do candidato Flávio Costa, demanda essa, também promovida pelo advogado Gustavo Carvalho.

Outra candidatura que pode ser impugnada é a de Hugo Passos. O candidato se autodeclarou pardo para concorrer à vaga  da advocacia a desembargador do Estado pela cota racial do Quinto Constitucional.

Mas, após realizar o exame visual da Comissão de Heteroidentificação, sua  Autodeclaração foi indeferida.

Hugo recorreu, mas a Comissão Eleitoral   manteve o indeferimento. O que o levou a se valer de liminar da Justiça Federal para concorrer no pleito.

Novo trâmite 

Os(as) candidatos(as) integrantes da lista sêxtupla serão notificados para encaminharem ao presidente da comissão, no prazo de cinco dias, seus currículos e documentos que entenderem pertinentes. 

Após exame da documentação, e entendendo a comissão como suficiente para a instrução do processo de consolidação da lista sêxtupla, será feita a publicação de todos os dados fornecidos no site do Tribunal.

Transcorridos dez dias da publicação, haverá a audiência pública e, em até três dias contados de sua realização, a comissão apresentará parecer opinativo pela aprovação da lista ou devolução ao órgão de origem para o devido saneamento.

Por fim, decidindo o Órgão Especial pela conformidade da lista sêxtupla, será designada sessão para formação da lista tríplice, pelo Plenário do Tribunal de Justiça. Caso contrário, o Órgão Especial devolverá a lista ao órgão de origem para a devida correção.

Da redação/Com informações da Agência TJMA de Notícias
Foto: Divulgação Ascom/TJMA

6/21/23

DESTAQUE - Atleta maranhense é Top 4 do mundo no basquete 3X3

O pivô Ruan Miranda é sobrinho da atleta olimpica Iziane Castro, jogou pelo Cerrado Basquete no NBB 2023 e foi MVP da temporada regular da Liga de Desenvolvimento do Basquete - LDB 2022.




O Brasil concluiu sua participação na Copa do Mundo 3x3 masculina, em Viena na Áustria , no último domingo (4), ao perder para a  Letônia por 22 a 12, atual campeã Olímpica em Tóquio 2020.

O Basquete 3x3 do Brasil fez campanha inédita, termina em 4° lugar e entra na rota dos Jogos Olímpicos Paris 2024.

Do quarteto Top 4 comandado pelo treinador Luca Carvalho, o trio Léo Branquinho, JeffersonSocas e Jonatas Mello atua no Praia Clube/Gabarito-MG , enquanto Ruan Miranda defendeu o Cerrado Basquete-DF, no NBB 2023.

O pivô Ruan foi um dos destaques da equipe brasileira na Copa do Mundo 3x3. Conquistou o maior número de rebotes da equipe brasileira (31). Foi também o segundo melhor cestinha do time, com 23 pontos.

Diante de números expressivos, Ruan disse que sua participação na Copa superou suas expectativas e também daqueles que não  acreditavam do seu bom desempenho nessa outro formato de basquete.

"Eu acredito que minha participação foi excelente. Muitos duvidaram da minha ida pro 3X3, por eu ser um jogador de elite do 5X. Achsvam que pelo fato do 3X3  ser mais rápido, mais pegado, eu não fosse tão bem. Mas eu pude transferir para o 3X3 a minha experiência no 5X, principalmente minha dominância no poste baixo [posição em que o pivô ou qualquer outro jogador toma perto da cesta] e fazer essa campanha que ninguém esperava e ficar entre os quatro melhores do mundo", pontou.

Os demais jogadores do Brasil também tiveram um alto rendimento no mundial. Leonardo Branquinho, com 48 pontos, foi o cestinha da equipe brasileira na competição, Jefferson Socas, por sua vez, teve 20 pontos e 22 rebotes e Jonatas Mello alcançou 23 pontos e 19 rebotes.


Sobre seu relacionamento com o grupo, Ruan disse que era uma grande família dentro e fora da quadra, desde o período de treinamento ate os jogos. 

"Apesar do pouco tempo de treinamento  nos entrosamos rapidamente. Pegamos a ideia do treinador e da comissão técnica de que aquele era o momento mais importante das nossas vidas. Estávamos bem unidos e bem focados.  Éramos uma família", declarou.


Ruan com quinteto Top 4  do mundo no 3x3


O Brssil jogou oito partidas. Foram três derrotas, justamente para os três países que subiram ao pódio:Sérvia (melhor time da atualidade), Estados Unidos (o país do basquete) e Letônia (atual campeã olímpica).

A Seleção obteve cinco vitórias. Na primeira fase venceu França, Madagascar e Alemanha e avançou com o segundo lugar do grupo. Depois, derrotou o Japão nas oitavas e a Polônia nas quartas de final.

Neste jogo contra a Polônia, pelas quartas de final, aconteceu um dos momentos mais tensos para Ruan na competição, mas que depois se transformou em alegria.

"Perdiamos por um ponto, faltavam quatro segundos, já estávamos meio desacreditados e os poloneses já cantando vitória, com a classificação para a semifinal. Aí o Léo Branquinho, tirou um coelho da cartola, meteu uma bola de 2 [correspondente a bola de 3 no 5X5], viramos o jogo e todo mundo saiu gritando de felicidade", relembrou o pivô brasileiro.

Cluque no link e confira esse momento mágico!

Ruan tem o DNA do Basquete na sua família. Ele é sobrinho da atleta olímpica Iziane Castro, a quem credita muito do seu sucesso e a  homenageou ao  escolher para si,  o mesmo número de camisa que a tia jogou: o oito.

"Ela [Iziane] sempre foi 'casca dura' (risos), com alimentação,  treinamento e foco. Acho que por ela já ter vivenciado essa experiência. Me passou tudo, do bom e do melhor,  que aprendeu para eu me tornar um atleta de alto rendimento. Escolhi a camisa oito, que ela jogou, para homenageá-la e continuar seu legado", declarou.


Trajetória


Atuando pelo Flabasquete 


O jovem atleta Ruan Miranda, de 22 anos, 2.06 de altura, é cria da base do Flabasquete, onde conquistou o campeonato estadual Sub-19 em 2019 e Integrou o elenco profissional que foi bi-campeão da Copa Super 8, na temporada da sua criação 2018/2019 e 2020/2021.


Campeão da Super 8

A Copa Super 8 é uma competição de tiro curto, formada pelos oito primeiros colocados do NBB ao final do primeiro turno do torneio.


Campeão do NBB

O promissor atleta maranhense do Flamengo, estava presente na conquista do NBB 11, em 2019 e na principal competição internacional de basquetebol Sul-Americano, a Champions Leage Américas, em 2020, entre outros títulos.


campeão da Champions Leage 

Participou da campanha inedira e vitoriosa do time de basquete rubro-negro carioca na temporada de 2022. que começou  em 2021, e inclui  os  títulos do NBB, da Champions League, da Copa Super 8 e do Campeonato Carioca.


Em fotos de divulgação do NBB


Mudança de ares.

Ruan foi contratado pelo Cerrado Basquete-DF para disputar o NBB 2023 e mesmo com sua equipe terminando a competição em último lugar na classificação (17°), com apenas cinco vitórias em 32 jogos, o pivô alcançou números expressivos na temporada. Foram 114.6 pontos, 8 rebotes 1 assistência e 16.4 de eficiência, em média, por partida.


Aturando no Cerrado Basquete 


O atleta maranhense também registrou alguns recordes pessoais no NBB. Em 2022, diante do Fortaleza Basquete, fez 26 pontos. Na atual temporada, Já  frente ao Corinthians pegou 18 rebotes, mais que o dobro da sua média.

O pivô teve também a honra de ser convocado, por três vezes, para o Jogo das Estrelas do Novo Basquete Brasil.

O então, camisa oito do Cerrado Basquete,  vestiu a camisa das seleções de base da Seleção Brasileira em junho de 2022, dirigida  pelo ex-jogador Tiago Splitter.

Momento no qual Ruan foi deciso, na vitória do Brasil sub-23, sobre os EUA, na final do Globi Jan de Basquete, em Toronto-Canadá. 

Foi dele o ponto decisivo que deu o titulo à Seleção Brasileira, com passe do armador Yago (MVP da competição)

Ruan foi ainda, MVP da temporada regular da Liga de Desenvolvimento do Basquete - LDB 2022.

Novo rumo

Sobre o seu futuro, Ruan disse ao blog que não pretende continuar no Cerrado  Basquete. Adiantou que já estuda propostas de outros clubes brasileiros para atuar e disputar a próxima temporada do NBB, mas não relevou quais seriam e nem qual vai escolher.

"Extraordinário". Em uma palavra, o jovem maranhense, uma das maiores promessas da atualidade, definiu o esporte que tanto ama, o basquete, e concluiu a entrevista.


Leia também:

HOMENAGEM - Iziane Castro e sua trajetória de conquistas

Por Uerbet Santos
Fotos: Divulgação/CBB

VAI ENCARA? Campeonato Brasileiro 3x3 ganha nova identidade visual em 2023: conheça o formato do torneio

 Evento será disputado nas categorias sub-18, sub-23 e adulto, masculino e feminino.



O Campeonato Brasileiro de Basquete 3x3 ganhou uma nova identidade visual para o ano de 2023. 

Para a temporada, a competição, maior do país na modalidade, e mais inclusiva, terá etapas estaduais, regionais e a grande etapa final que irá coroar o campeão do Brasil nas categorias sub-18, sub-23 e adulto, masculino e feminino. 

Vale lembrar que a disputa, sucesso em 2022, não tem relação com o Brasileiro Interclubes junto ao Comitê Brasileiro de Clubes, o CBC. 

Ou seja, são torneios distintos, que se somam ao calendário do ano da CBB: em Vila Velha, de 7 a 10 de julho; no Rio de Janeiro,  de 4 a 7 de agosto; e depois com a etapa final em Uberlândia, de 8 a 11 de setembro.

- As equipes interessadas em participar deverão entrar em contato com suas federações estaduais para receberem mais informações de como participar das fases classificatórias estaduais, pois o Campeonato Brasileiro de Basquete 3x3/CBB3x3 organizado pela CBB em parceria com as federações estaduais terá esse segmento: Classificatórias estaduais (federações), regionais (CBB/federações) e etapa final (CBB/federação) - explica Francisco Oliveira, Gerente de Desenvolvimento do 3x3. 

Assim como em 2022, o torneio começa com as etapas classificatórias estaduais. E as Federações têm papel importante, pois é de responsabilidade delas a execução da etapa ou a indicação de um torneio que classifique equipes campeãs e vice para as Etapas Regionais. 

Em seguida, será a vez das Etapas Regionais, divididas Brasil afora, e que irão alimentar a Etapa Final do Brasileirão 3x3. Ao todo, serão sete Etapas Regionais, a partir do mês de agosto, com campeão e vice avançando para a Etapa Final: 

> Fase Regional Nordeste I (AL/BA/PI/SE) – 11 a 13 de agosto - Sede Aracaju/SE.

> Fase Regional Nordeste II (CE/RN/PB/PE) – 15 a 17 de setembro - Sede João Pessoa/PB.

> Fase Regional Norte (AC/AP/AM/MA/PA/RR) – 20 a 22 de outubro - Sede Manaus/AM.

> Fase Regional Centro Oeste (DF/GO/MT/MS/RO/TO) – 27 a 29 de outubro - Sede Brasília/DF.

> Fase Regional Sul (PR/RS/SC) – 10 a 12 de novembro - Sede a definir em Santa Catarina.

> Fase Regional Sudeste (ES/MG/RJ) – 17 a 19 novembro - Sede Vitória/ES.

> Fase Regional Extra (SP) – 08 a 10 de dezembro - Sede São Paulo/SP.

Etapa Final 

A Etapa Final será de 15 a 17 de dezembro, em etapa única, sob responsabilidade da CBB, em parceria com a Federação sede a definir, receberá os classificados (campeão e vice-campeão) das Etapas Regionais, além de duas equipes convidadas pela CBB.

Nas próximas semanas, a CBB irá divulgar demais informações sobre o Brasileirão 3x3 através de suas redes sociais e site oficial. 

 Da redação 
Fonte: Assessoria CBB
Imagem: Divulgação CBB