4/24/21

LBF 2021 - Sampaio Basquete paga caro por apagão no primeiro quarto e perde para o, agora, mais líder do que nunca, Vera Cruz Campinas

A ala/pivô  campineira 
Licinara Rodrigues, com 30 de eficiência foi o destaque da partida.



Em lados opostos  da tabela  de classificação: Vera Cruz (lider) e Sampaio Basquete (lanterna), as  finalistas  das duas últimas edições da Liga de Basquete Feminino - LBF  se enfrentaram  na noite desta sexta-feira (23), no ginásio da Ponte Preta, em Campinas-SP,  em partida válida pelo primeira turno da atual temporada.

O Vera Cruz Campinas levou a melhor sobre o tricolor maranhense. Venceu por 8 pontos de diferença ( 79 a 71) e continua na ponta da competição com 9 pontos, dois  a mais que  LSB- Rio e Ituano, ambos em segundo e terceiro lugar respectivamente.

Já o Sampaio  Basquete não  soube ainda o que é vencer  nesta temporada. Com três derrotas seguidas, amarga a última colocação, com apenas 3 pontos.

Destaques
Em noite inspirada,  a ala/pivô Licinara Rodtigues, fez a diferença. Obteve 30 de eficiência, foi a cestinha do jogo com 27 pontos e vencedora do Troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da partida, registrando também 7 rebotes,  uma assistência e 13 bolas de dois pontos convertidas – segunda maior marca da história da liga. 



"Fiquei  muito focada, não  venho  de uma grande partida no jogo anterior e dedico essa vitoria a minha família", Declarou a  atleta que fez a sua melhor atuação em três temporadas da LBF.

Outro destaque do Vera Cruz foi a canhota Tássia, quarta cestinha da temporada, marcou  22 pontos

Pelo Sampaio, a pivô Gil foi a melhor em quadra, fez 17 pontos, 2 rebotes e 3 assistências.

Destacaram -se ainda, Luana, com 5 bolas de tres, e 16 pontos e a armadora Débora  que conferiu  um duplo-duplo de 13 pontos e 10 assistências. 

Raio X do jogo 

Primeiro período 
Depois do apagão no primeiro,  quarto, a Bolivia Querida, fez um jogo  de recuperação,  mas  não foi suficiente para reverter o placar.

O Vera Cruz, por sua vez, fez um jogo equilibrado e soube administrar a vantagem construída  no primeiro quarto, quando abriu 16 pontos  (26 a 10), com 80% de aproveitamento  nas bolas de 3. 
Ou seja, de 10 bolas "chutadas" pelas campineiras, oito cairam. Só a ala Tássia converteu 3 bolas de 3 no período inicial.

Segundo período 
No segundo quarto o Vera Cruz continuou impondo seu volume de jogo com  transições  rápidas  e excelente aproveitamento do perímetro, aumentando a vantagem para 17 pontos (45 a 28).

Terceiro periodo 
As comandadas de Virgil López voltaram  do vestiário, mais determinadas, encaixarem alguns arremessos de 3 pontos, principalmente com a ala Luana e venceram a parcial por 15 a 13, mesmo assim, ainda perdiam por 15 pontos  (58 a 43).

Quarto período 
A equipe maranhense melhorou seu desempenho no último quarto,  principalmente na sua postura defensiva, marcando  com  mais intensidade, evitando os "tiros" certeiros de longa distância das paulistas. 

O tricolor ganhou o último quarto por 7 pontos (28 a 21), mas a diferença  construída no primeiro  quarto  pelo Vera Cruz fez a diferença e definiu  a vitória  para o líder do campeonato.

Delegado
Jorge José Jorge Filho

Árbitros
Sérgio De Jesus Pacheco
Francisco Ferreira De Lima Filho
Thiago Luiz Victorino


Próximos jogos
Vera Cruz Campinas e Sampaio Basquete terão o mesmo adversário na sequência da LBF 2021. 

O tricolor maranhense enfrenta o Ituano Basquete neste domingo (25), às 11 horas, com transmissão da TV Cultura, enquanto o Vera Cruz Campinas encara o galo na próxima quinta-feira (29) 19h30 com transmissão  pela  LBF LIVE, também no ginásio Ditinho Xavier, em Itu (SP).


Por Uerbet Santos 
Fotos: Fábio Leoni/ Vera Cruz Basquete 
Fonte eststisticas: LBF

4/23/21

LBF 2021 - Sampaio basquete encara o lider Vera Cruz em busca de sua primeira vitória na competição

A partida é nesta sexta-feira (23)  no ginásio AAPP Paineiras, em Campinas, às 19h30, com transmissão da NTV Sportes. 



A equipe do Sampaio Basquete vai até Campinas em busca de seu primeiro triunfo na LBF 2021, nesta sexta-feira (23), às 19h30. 

O confronto será contra equipe do Vera Cruz, atual líder da competição com 7 pontos (4 jogos, 3 vitórias  e uma derrota).

Em sua última partida (isolada),  o Vera Cruz Campinas superou o Santo André, por 73 a 68,  no último  domingo (18) e assumiu a liderança da competição. 

O destaque das campineiras naquele confronto foi Babi, que terminou com 19 pontos, 11 rebotes e três assistências.

Já o tricolor maranhense busca sua primeira vitória na temporada, pois vem de duas derrotas seguidas (65 a 48, para o Sesi Araraquara e 58 a 53, para o LSB-Rio) e ocupa o último  lugar na tabela de classificação com 2 pontos.

Desafio 
Esse é mais um desáfio para as comandadas do técnico do Sampaio Virgil López, que ainda não  conseguiu encaixar seu estilo de jogo,  principalmente pelo fato  de ainda não  contrar com algumas atletas de ponta, com  é o caso de Tati Pacheco e Raphaella Monteiro, em final de temporada na europa.

Para a pivô Gil, "o time ainda tem muito  a crsscer". A experiente atleta também destacou  a importância da chegada da armadora Débora ao time  e disse que "a  derrota na última partida , em casa,  para o LSB Rio, serve de lição  para  que os erros cometidos,  principalmente  nas finalizações,  não voltem a acontecer". 

A partida  entre Vera cruz e Sampaio já é um.clássico do basquete feminino de clubes. Pois  é uma reedição  das duas últimas finais da Liga. 

Em 2018, o Vera Cruz levou a melhor e foi campeão. Já em 2019, a Bolivia Querida, deu o troco e ganhou o campeonato.

Serviço:
Vera Cruz x Sampaio Basquete 
Ginásio AAPP Paineiras  - Campinas-SP Sexta-feira (23) - 19h30

Transmissão 
Acompanhe as partidas ao vivo, online e sem pagar nada nas transmissões realizadas pelo Canal TV NSports.Para isso, basta acessar o link a seguir: https://lbf.tvnsports.com.br/  fazer um cadastro rápido e curtir os jogos.

Confira também, o  raio X da partida no blog com análise do jornalista Uerbet Santos, especializado em basquete.

Por Uerbet Santos 
Foto: Matheus Marques/ Sampaio Basquete/LBF

POLÍTICA - Da cadeia para a disputa eleitoral de 2022: João Santana fecha com Ciro

Anúncio foi feito pelo Twitter pelo presidenciável Ciro Gomes




Marqueteiro de campanhas vencedoras de Lula e Dilma e condenado na Operação Lava-Jato, o publicitário João Santana fechou com o PDT de Ciro Gomes e Carlos Lupi, para ajudar na comunicação do partido. 

Santana e sua mulher, Monica Moura, fecharam acordo de delação premiada em 2016 e puderam cumprir prisão domiciliar depois de passarem meses na cadeia.

O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira por Ciro, que está em plena campanha para as eleições presidenciais do ano que vem. 

O tuíte com a novidade foi acompanhado de uma foto dos três abraçados, usando máscaras. 

"Reunião de trabalho com @CarlosLupiPDT, presidente do PDT, e com o publicitário João Santana, que nos ajuda a partir de agora na comunicação do partido", tuitou o presidenciável.

Por: Da redação 
Fonte: Veja
Foto: Divulgação

4/21/21

NOSSA GENTE: Cantora Rosa Reis ressalta, em video, a importância da preservação do Centro Histórico de São Luís

O Centro Histórico de São Luís é um grande reduto da Cultura Popular Maranhense.




A cantora Rosa Reis, que tem extenso currículo em movimentos de fortalecimento da música tradicional, abriu as portas do casarão histórico que abriga o Laborarte – grupo artístico independente, fundado nos anos 70.

Ela compartilhou sua história, falou do seu trabalho à frente da Instituição Cultural e da sua paixão pela região onde mora há quase quatro décadas.

“O Centro é fantástico. Você chega na Praia Grande e sente toda aquela história que tem. Ver o mercado, ver todos aqueles casarões, as ladeiras, as escadarias, é algo único. São Luís é uma cidade muito linda e o Centro é algo Maravilhoso. Tem uma energia que te remete ao passado o tempo inteiro”, comentou Reis.

A cantora foi a terceira personagem do Nossa Gente, a série de vídeos produzidos pela Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cidades e Desenvolvimento Urbano, que retrata, mensalmente, personagens que contribuem para a valorização do Centro Histórico da capital maranhense.

A gente tá sempre se movimentando, trabalhando, fazendo a coisa acontecer. As pessoas que moram aqui têm a preocupação e consciência de preservar e cuidar dessa região e toda essa história que ele tem”, destacou a cantora.

Veja o vídeo completo do Nossa Gente aqui

Por: Da redação 

Fonte: Agência Maranhão de Noticias 

foto: Divulgação 

4/20/21

Prefeito Eduardo Braide inaugura Centro de Referência Pós-Covid de São Luís

O local funcionará de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h e atenderá pacientes de todas as faixas etárias. 



O prefeito Eduardo Braide inaugurou, na tarde desta segunda-feira (19), o Centro de Referência Pós-Covid, na Unidade Mista do Bequimão, em São Luís. 

O local vai fazer, a partir de agora, o atendimento dos pacientes que ficaram com sequelas decorrentes da infecção pelo coronavírus, com equipe médica multidisciplinar em que serão detectados e tratados os sintomas mais persistentes e que afetam o dia a dia do paciente mesmo após o fim da infecção. 

Durante a abertura do centro, o prefeito Eduardo Braide destacou que São Luís conta com uma rede que garante assistência integral durante a pandemia.

“Além de todas as medidas preventivas que são importantes, temos unidades para atendimento às síndromes gripais leves e aos casos moderados e graves.

 Agora fechamos o ciclo de assistência garantindo também atendimento pós-Covid para quem ficar com sequelas respiratórias, emocionais, cardíacas e tantas outras que forem diagnosticadas.

Vamos garantir ainda apoio às famílias enlutadas. Esta é mais uma iniciativa importante da Prefeitura para que possamos vencer esta pandemia juntos”, afirmou o prefeito. 

Serviços 
O Centro vai funcionar anexo à Unidade Mista do Bequimão e conta com os serviços de psiquiatria, neurologia, fisioterapia, nutrição, médico de terapias integrativas, pediatria, psicologia, terapia ocupacional, cardiologia, pneumologia e assistência social. 

A unidade também vai oferecer apoio às famílias enlutadas e que necessitem de assistência. 

O local funcionará de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h e atenderá pacientes de todas as faixas etárias. 

Para ter acesso aos serviços, o paciente deve ir até a unidade e se dirigir a um dos quatro guichês para que possa agendar seu atendimento.

 No centro também funcionará uma unidade da Central de Marcação de Consultas (Cemarc) para agilizar a marcação de exames e procedimentos, caso seja necessário 

Por Uerbet Santos (com informações da Agência São Luís de Noticias)
Foto: Divulgação 

4/19/21

GOVERNO DO ESTADO: Trabalhadores da Educação iniciam vacinação contra Covid-19 nesta terça-feira (20)

Os grupos prioritários são profissionais   do ensino básico e superior na ativa.



O Governo do Estado iniciará  nesta terça feira (20), a vacinação dos profissionais da Educação contra a Covid-19. 

Os trabalhadores da educação do ensino básico e superior são os grupos prioritários. 

As doses da vacina serão utilizadas de acordo com a orientação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), devendo, obrigatoriamente, considerar os seguintes critérios: trabalhadores da educação, tanto do ensino básico como do ensino superior, das Redes Federal, Estadual, Municipal e Particular; professores e outras categorias de profissionais em atividade, com idade de 55 anos ou mais.

A vacinação ocorrerá por etapas, estendendo-se gradativamente de acordo com as pautas de distribuição das doses de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde. 

Em São Luís e Imperatriz, o Estado vacinará somente professores da Rede Estadual e Federal. 

Na capital maranhense, haverá um drive-thru no São Luís Shopping e ainda serão disponibilizadas duas escolas para servir como pontos de vacinação.

Em Imperatriz, o drive-thru acontecerá no Imperial Shopping e uma escola também será utilizada como local para a vacinação dos profissionais da educação. 

cidades com mais de 100 mil 
Nas cidades com mais de 100 mil habitantes, as escolas já foram indicadas para servir com posto de vacinação. 

Com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Secretaria de Saúde vacinará todos os profissionais da educação de todas as redes nestas escolas que receberam indicação. 

Este ato não impede que as prefeituras coloquem outros pontos de vacinação para a rede municipal, possibilitando que os profissionais da educação possam utilizar outros espaços para a sua vacinação. 

Demais cidades
Nas demais cidades, o processo de vacinação de todas as redes será liderado pelas prefeituras, que determinarão os locais e a dinâmica para vacinar os profissionais da educação.

Os trabalhadores da educação, que estão aptos a se vacinar, conforme critérios estabelecidos, devem ficar atentos aos documentos que serão exigidos para poder garantir a aplicação da dose.

 No dia da vacinação, será necessária a apresentação de contracheque ou declaração de vínculo emitida pelo serviço onde o trabalhador da educação está cumprindo a sua função, para a comprovação do vínculo ativo.

Por Uerbet Santos
Com informações da Agência de Notícias Maranhão de todos nós.
Foto: Divulgação