2/05/18

AABB é campeã geral da IV Copa APCEF de Basquete Master


A solidariedade e a amizade também brilharam no evento.



A ultima rodada da IV Copa de Basquete Master, realizada neste domingo (4), teve uma equipe em comum no alto do podium: A Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). A agremiação foi campeã nas categorias 45+ masculino e 38+ feminino e campeã geral do evento com duas medalhas de ouro e uma de bronze (50+ masculino).

Ganhou ainda o troféu de Craque da Galera 45+, conferido ao Ala/pivô Bethoven Lima  (foto acima).  Na categoria 50+  o escolhido como melhor jogador foi Arnaldo Murad, armador do Batista (Foto abaixo) 




As atletas da AABB 38+ confirmaram seu favoritismo e  venceram na final as Meninas Apaixonadas por Basquete (MAB) pelo placar de 57 a 43 e sagraram-se bicampeãs do evento.




Um dos destaques da AABB foi a atleta Elivane, (na foto acima com a presidente da APCEF, Nizete Queiroz Martins), cestinha da final com 16 pontos convertidos.

A capitã do time a ala/armadora Carmem Régia disse que o segredo da equipe para obter êxito nas competições locais, regionais e nacionais que a equipe feminina da AABB participa é a união e o fato de jogarem muito tempo juntas.

Da esq. p/ a dir: Carmem, Alcidésia, simone, Ilidia, Graça, Mylria,
Priscila, Neneka, Elivane e Ceiça

"Parceria, companheirismo e nossa amizade são os  fatores determinantes para nossas conquistas. Nosso time é feito por mulheres guerreiras, que se conhecem dentro e fora de quadra... (...) estamos sempre treinando para  ficarmos preparadas para aa competições que aparecem ", destacou Carmem (Na foto abaixo com Simone Paiva).


Decisão 45+ Masculino


Já na categoria 45+ masculino, a Escola Técnica Federal do Maranhão (ETFM), mesmo com os 17 pontos de diferença ( 24 a 7) que aplicou na AABB no 3º quarto, não passou à frente no placa. A equipe da  AABB foi melhor nos três outros períodos (25 a 6, 14 a 9 e 18 a 13) e venceu por 64 a 52. 


Pres. da AABB, Antonio Félix de Sousa Pinto e seus campeões na categoria 45+
Para o técnico Flávio Barroso, o mérito pela conquista está no DNA da equipe e tem nome: "garra". Na sua análise sobre a performance do time, informou que a "coletividade foi determinante" e citou a "excelente atuação" do ala Rogério Aroso na semi-final.

Segundo Flávio,"Aroso voltou a jogar aquele basquete brilhante dos anos 80".
O professor Flávio, que  também contribui em quadra para a vitória da AABB, destacou também a desempenho do Ala Mariano  Rangel na final. "Mariano foi decisivo, lavou sua alma com uma grande atuação". 


De fato, a  performance de Mariano (foto abaixo), citada por Flávio, foi traduzida em números, ele foi o cestinha da partida final com 28 pontos.




Solidariedade


Outra vitoriosa da Copa APCEF foi a solidariedade. Foram arrecadados dos atletas 150 kg de alimentos não perecíveis, que serão distribuídos para entidades que amparam mulheres vitimas de violência.

Meninas da  MAB e AABB  celebrando a amizade no almoço de confraternização da Copa

A Copa APCEF de Basquete Master foi encerrada com um almoço da confraternização entre a diretoria executiva da Associação da Caixa, representada pela vice-presidente Gisele Menezes, os organizadores (Martinho Filho, Ricardo Milan, Marco Pimentel, Adelman Carneiro, Karina Lindoso e Keyla Costa), atletas, seus familiares e convidados.
Um dos momentos mais marcantes da confraternização da Copa APECEF foi protagonizado pelo ala do Colégio Batista Baiano que  reuniu os veteranos para uma aula de dança, onde mostrou todo o seu swing, confirmando o espirito descontraído e alegre dos praticantes do basquete master 


Veteranos se despedem da Copa com gostinho de "quero mais",


Amizade


A definição mais exata do que representou para os atletas veteranos participarem da Copa APCEF está clara na mensagem de amizade que o atleta 50+  da AVAB-MA, Mauro Sampaio enviou para os amigos da bola ao cesto:



"Parabéns amigos, vocês são demais e merecedores de tudo e mais um pouco. Saibam que para mim, os amigos são vencedores, pois o que importa é está em quadra e se divertir, fazendo o que se gosta: jogar basquete, sempre. Lembrem-se: somos master, somos vencedores".


Serviço:
O próximo evento que vai mobilizar a comunidade master do basquete maranhense será a Copa Antonio Macieira  que acontece no próximo mês de março, com data por confirmar.

Uerbet Santos (Da redação)
Fotos:  Eduardo Brasil e arquivo dos atletas

Produção de conteúdo: Jorge Manpetit, Flávio Barroso, Marco Pimentel e Bianca Rayol
 

2/04/18

Equipe 50+ da APCEF é campeã da Copa de Basquete Master


Mesmo sem três dos seus principais jogadores a AVAB-MA não foi 'presa' fácil para a APCEF.


Equipe 50+ da APCEF no momento em que ergue o troféu Humberto Coutinho


 A bola subiu pela ultima vez para os cinquentões  em disputa do título da IV edição da Copa APCEF de Basquete Master na manhã deste sábado (3) no Ginásio Charles Robert da Associação do Pessoal da Caixa. A equipe anfitriã, APCEF venceu a AVAB-MA por 73 a 51 e sagrou-se campeã.

Mesmo vencendo o 1º quarto (10 a 18) e perder o 2º por um ponto de diferença ( 11 a 10), a AVAB-MA não resistiu ao volume de jogo apresentado pelo adversário no 3º quarto, no qual a APCEF abriu 11 pontos à frente (25 a 14), confirmando no 4º período essa vantagem ao vencer (17 a 12), decretando, com isso, sua vitória por  26 pontos de vantagem (73 a 51).


O coordenador da equipe e atleta da AVAB-MA Hermilio Nina, destacou o "esforço sobre humano" feito pela equipe por jogar incompleta.


"Jogamos sem três principais jogadores [Uerbet, Espirro e Mauro]. E com isso não pudemos fazer as trocas que mantivesse um equilíbrio e por isso não foi possível ter sucesso em todos os quartos", lamentou o ala Hermilio.


Quem também comentou a ausência de integrantes da equipe, principalmente, do pivô e cestinha da equipe Espirro, foi o ala armador Franklin. "Espirro fez falta tanto na defesa quanto no ataque, isso nos enfraqueceu".

Apesar da vitória mais que merecida pela consistência de jogo apresentado em quadra, o ala Pimentel, da APECEF, fez uma leitura ponderada da conquista da sua equipe.
"Nossa vitória não foi completa, porque a equipe da AVAB estava incompleta de outros jogadores fortes, que poderiam fazer um placar diferente. Houve a glória, mas maculada pelo desequilíbrio. Mas vitórias são sempre vitórias", concluiu o veterano campeão.


AABB


No jogo preliminar a AABB venceu o Batista por 78 a 58 e ficou com a medalha de bronze da Competição. O que valeu o desabafo de Jorge Manpetit, alvo de varias criticas e gozações dos adversários nas redes sociais pelas fracas atuações  da sua equipe, a AABB, nas primeiras rodadas da Copa: "Eu falei, não subestimem a AABB". disparou o pivô.


Uerbet Santos (Da redação)
Foto:  Eduardo Brasil