2/13/22

O MUNDO DE NOVO! FlaBasquete sobra no Intercontinental da FIBA e é bicampeão mundial de clubes

Com duas atuações coletivas fantásticas na semifinal e na decisão, Flamengo conquista taça no Egito




O Flamengo é bicampeão mundial de basquete! Com excelentes atuações na semifinal e na decisão, a equipe rubro-negra venceu, convenceu e fez história no Egito! 

Enfrentando o San Pablo Burgos, da Espanha, na tarde deste domingo (13), o Orgulho da Nação conquistou um triunfo por 75 a 62 e levou mais um troféu para a Gávea.


O cestinha da partida foi o ídolo da Nação e bicampeão Olivinha, com 17 pontos. Dar Tucker foi o líder em rebotes, com seis. Já nas assistências, Yago foi mais uma vez o maior garçom da equipe, com cinco.

Raio X 

O FlaBasquete começou a partida a todo vapor. Com muita intensidade e variações táticas, a equipe rubro-negra logo abriu larga vantagem e ditou o ritmo do jogo no primeiro período Marca do estilo de jogo do Mais Querido, a bola tripla também fez a diferença mais uma vez: foram cinco acertos só no quarto de abertura. A parcial fechou em 12-25. 


No segundo período, a equipe do Burgos encontrou espaços e melhorou o aproveitamento nos arremessos, deixando a partida mais equilibrada, mas o Mais Querido se manteve sempre à frente. 

Muito bem nos rebotes e com a pontaria afiada, a equipe comandada por Gustavo De Conti foi para o intervalo vencendo por largos 45 a 29.


A intensidade continuou no retorno à quadra. Mais uma vez apresentando uma grande atuação coletiva, o Flamengo contou com performances individuais - e ao mesmo tempo altruístas - de Olivinha, Luke Martinez e Brandon Robinson. 

O terceiro foi o mais equilibrado dos períodos, terminando com 20 pontos para cada equipe. 


Mesmo com a tentativa de reação do time espanhol, o Mengão já estava com a partida controlada. Com uma atuação muito consistente e focada, o FlaBasquete conseguiu se manter com folgas à frente até o estouro final do cronômetro.


A campanha

Em abril de 2021, o Flamengo foi bicampeão da Champions League Américas, batendo o Real Estelí, em Manágua, na Nicarágua, por 84 a 80.

Com a conquista, a equipe se credenciou a disputar a Copa Intercontinental, pela qual estreou na última sexta-feira (11), pela semifinal do torneio, contra o Lakeland Magic. 

Com uma excelente atuação, a equipe venceu o time norte-americano por 94 a 71 e carimbou o passaporte para a grande decisão, contra o Burgos, que venceu o campeão africano Zamalek. 


A primeira conquista

Em 2014, a decisão da Copa Intercontinental foi em dois jogos.

Depois de uma derrota no primeiro e mais 40 minutos de tensão na segunda partida, o FlaBasquete chegava ao topo do mundo com uma vitória inquestionável sobre o campeão europeu Maccabi Tel Aviv. 

Antes daquele domingo, dia 28 de setembro de 2014, o Orgulho da Nação era campeão de quase tudo: carioca, NBB e Liga das Américas. 

E a Copa Intercontinental foi para a Gávea para coroar uma temporada perfeita. Único remanescente daquela conquista, Olivinha levantou o troféu hoje como capitão do FlaBasquete.

Por ( da redação)
Fonte: FlaBasquete 
Foto: Divulgação/FlaBasquete