2/03/22

GESTÃO - Porto do Itaqui é um dos portos públicos que mais cresceram no pais, aponta o Anuário Aquaviário da Antaq

Com mais de 31 milhões de toneladas movimentadas no último ano, o Itaqui registrou crescimento de 22,61% em relação a 2020.



O Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), divulgado nesta quarta-feira (2), confirmou o Porto do Itaqui entre os que mais movimentaram cargas em 2021, além de ser um dos que mais cresceram entre os dez principais portos públicos do país. 

Com mais de 31 milhões de toneladas movimentadas no último ano, o Itaqui registrou crescimento de 22,61% em relação a 2020.

“Os dados da Antaq confirmam o empenho do trabalho da equipe EMAP e de todos os parceiros que estão presentes nas diversas cadeias produtivas movimentadas pelo Porto do Itaqui. 

Em 2021, superamos as metas projetadas e quebramos 24 marcos históricos, sendo nove recordes anuais, contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico do estado do Maranhão. 

Nossa responsabilidade aumenta e o compromisso também. Para 2022 a projeção é seguir ampliando investimentos e crescer ainda mais”, afirmou o presidente do Porto do Itaqui, Ted Lago. 

De acordo com os dados divulgados pela agência, as cargas com maior alta no Porto do Itaqui em 2021 foram as de granéis líquidos, 56,7% acima do que foi movimentado no ano anterior. Também tiveram crescimento as operações de granéis sólidos (11,62%) – especialmente os grãos, que registraram aumento de 15%, os fertilizantes com crescimento de 26% e a carga geral com 8,5% a mais. 

A Antaq pontuou ainda a consolidação do Arco Amazônico, região que compreende os estados do Maranhão, Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins como um dos principais corredores logísticos para o escoamento da produção nacional de grãos, respondendo por 45% do volume movimentado no país. 

As operações de cargas no setor portuário do país cresceram 4,75% em relação ao ano passado, conforme o Estatístico Aquaviário da Antaq e, juntos, os portos organizados, terminais autorizados e arrendados, movimentaram 1.2 bilhão de toneladas no período.  

Em relação ao perfil de carga, houve aumento da movimentação de granel sólido (1,77%), granel líquido e gasoso (8%), contêineres (11%) e carga geral solta (11,34%), na comparação com o mesmo período. 

A expectativa para 2022, segundo a Antaq, é de que a movimentação dos portos brasileiros alcance 1,239 bilhão de toneladas, alta de 2,4% em relação a 2021.

Os estudos da agência também apontam manutenção da curva de crescimento no volume de cargas operadas nos portos até 2026, quando se espera que o setor portuário nacional atinja o patamar de 1,402 bilhão de toneladas. 


Fonte: http://web.antaq.gov.br/anuario/

Da redação 
Foto: Divulgação

2/02/22

CULTURA - Inscrições para os cursos do Núcleo Arte Educação enceram nesta sexta-feira (4)

São ofertadas 300 vagas para alunos da rede pública  de ensino.



As inscrições para a formação de novas turmas para o Núcleo Arte Educação continuam abertas e podem ser realizadas até o dia 4 de fevereiro, por meio de preenchimento de formulário on-line disponível na página do Teatro Arthur Azevedo no Instagram

Ao todo, estão sendo ofertadas 300 vagas para os cursos de Teatro, Dança Contemporânea, Ballet Clássico, Piano, Canto Coral e Violão, voltados para alunos da rede pública de ensino.

O NAE é um projeto realizado no Teatro Arthur Azevedo, por meio de parceria entre as Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e Cultura (Secma). 

Os interessados em participar dos cursos devem ter entre 8 e 18 anos de idade. 

O Núcleo conta com uma equipe de profissionais especializados nas linguagens da arte e tem formado muitos estudantes ao longo dos anos.

A coordenadora do Núcleo, Ione Coelho, ressaltou a importância do NAE na formação desses alunos. 

“A proposta do NAE é tornar os alunos protagonistas do processo no ensino da Arte.
Nesse sentido, desenvolve um trabalho por meio das seguintes dimensões do conhecimento: criação, crítica, fruição, dentre outros”, expressou a coordenadora.


Serviço:

Para mais informações, consulte o Edital no site da Seduc: https://www.educacao.ma.gov.br/

e-mail: atendimentonae22@gmail.com
WhatsApp: (99) 99137.7489

Da redação 
Fonte: Agência Maranhão de Todos Nós 
Foto: Reprodução/Instagran

2/01/22

CONHECIMENTO - Parceria entre Cultura e Educação garante novo acervo literário e reforma do Farol do Saber em Carutapera

Até o momento, 82 Faróis do Saber, foram inaugurados ou reinaugurados pelo Governo Dino.



O município de Carutapera recebeu, na sexta-feira (28), mais um espaço educacional e cultural completamente reformado.

O Farol do Saber Maria Madalena Fernandes Domingos Moura foi revitalizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secma), que doou todo o acervo literário do espaço por meio da Biblioteca Pública Benedito Leite.

A parceria entre as duas secretarias tem sido fundamental para levar à população maranhense cada vez mais acesso ao mundo literário.

Até o momento, 82 Faróis do Saber, frutos do trabalho conjunto entre Secma e Seduc, foram inaugurados ou reinaugurados.

Para o secretário Anderson Lindoso, o compromisso com a política de acesso à educação e cultura tem sido exitoso ao longo do Governo Flávio Dino.

“A missão que temos é de expandir, cada vez mais, espaços onde a população possa frequentar e adquirir conhecimento, seja pela literatura, seja pela cultura.

Ter a Secma participando diretamente deste processo, por meio da atuação da Biblioteca Pública Benedito Leite, frente ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas nos satisfaz, sobretudo por conta das oportunidades que são geradas”, afirma o secretário.

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, ressalta que a educação é prioridade do Governo Flávio Dino e os investimentos não param.

"Desde o 1º dia de sua gestão, o governador Flávio Dino não tem medido esforços para transformar a educação de nosso estado. E a revitalização dos Faróis do Saber integra essa política, uma vez que esses espaços são portas abertas para a população ter acesso à educação e cultura. 

Trabalhamos para oferecer oportunidades para que nosso Maranhão seja um estado cada vez mais leitor", reforçou Felipe.

O acervo do Farol do Saber Maria Madalena Fernandes Domingos Moura, adquirido pela Secma, conta com 423 títulos literários.


Por Uerbet Santos,  com informações da Agência Maranhão de Todos Nós 

Foto: Divulgação