6/16/17

Mestre Patinho. As múltiplas faces de um artista popular.

 

O poeta que escrevia com o corpo


O amigo e Mestre Patinho faleceu neste domingo (11) aos 66 anos.  Consultando notícias veiculadas na mídia sobre o ocorrido, obtive a informação de que estava internado devido a sérios problemas na coluna Cervical.  Saber seu nome completo: Antônio José da Conceição Ramos, também foi fruto de pesquisa. Agora, para eu dizer que Patinho era mestre na Capoeira de Angola, e tinha múltiplas facetas artísticas, recorri aos arquivos da minha memória, porque, meninos, eu vi.  

Patinho nasceu, um dia depois de mim (14 de setembro). Morava da Rua São Pantaleão, em um sobrado no mesmo lado da Igreja do mesmo nome. O conheci, ainda criança, no Colégio Dom Bosco do Maranhão. Eu estudante, ele coordenador de esportes. Há época, todos os alunos tinham nele, um exemplo a ser seguido. O homem que desafiava o ar com seus saltos de capoeira, impunha respeito na molecada.

Múltiplo

Patinho era muitos atletas em um só. Na sua lista de esportes figuravam o judô, Karatê, Ginastica Olímpica e aquele que viria a ser sua grande paixão: a capoeira. Parecia estar em vários lugares da cultura popular ao mesmo tempo. Ora no Tambor de crioula, ora pesquisando e lançando CDs de cânticos de capoeira ou se aprimorando nos ritmos percussivos ou ainda estudando diferentes vertentes da dança, do primitivo ao contemporâneo. Em dado momento, lá estava Patinho exercitando sua leveza no Balé clássico ou envolto com a dança folclórica.

Laborate

Nossos caminhos se cruzaram, depois de algum tempo, no Laboratório de Arte e Dança do Maranhão (Laborarte), onde eu gostava de apreciar as rodas de capoeira e lugar no qual Patinho criou a primeira Escola de Capoeira de Angola do Maranhão. O Mestre, era mais que capoeirista, era um autêntico representante e multiplicador da arte e da cultura popular maranhense.

Essa valorização da arte, da dança, dos ritmos afro indígenas se moldaram nas apresentações que o Mestre fazia naquela sala de capoeira, no primeiro andar daquele sobrado das artes. Lá, Patinho exercitava a sua arte, ao teatralizar suas performances no ritmo da capoeira de angola.

A atmosfera da capoeira

A capoeira é um jogo envolvente, traduzidos nos movimentos do Mestre Patinho, em um harmonia sonora, sensitiva e corporal, onde o som dos pandeiros, agogôs, atabaques, reco-reco, as batidas de palma, a cantoria e os acordes ritmados extraídos de ‘uma cabaça, um arame e um pedaço de pau’: berimbau, ecoavam e contagiava à todos os presentes nas rodas do Laborarte.

Estilos de Capoeira

Enquanto a capoeira regional se volta para a luta em si, com pitadas de artes marciais. A Capoeira de Angola, onde Patinho era Mestre, se molda como um ritual, uma dança, um vai e vem ritmado de corpos que parecem bailar ao invés de lutar.

 Estrategista

Patinho era um estrategista, que usava as ‘jogadas’ da capoeira (meia lua, chapéu de couro, chapa, meia lua de compasso, aú, benção e rabo de arraia), como lances, de um xadrez humano. Certa vez, ele me disse: “China [Uerbet], Angola se joga baixo, rasteiro, quase que em câmara lenta, para depois vir a surpresa. A proximidade com o adversário faz da angola, um rito, um espetáculo”. 

Artista de alma leve

Esse dialogo corporal, olho no olho, era o que Patinho sabia fazer de melhor. Sua ginga, seu respeito ao oponente e, principalmente, seu amor aos ritmos maranhenses, fizerem dele, não apenas uma referência na capoeira Timbira, mais que isso, o tornaram um artista de rua, um poeta que expressava através do corpo, sua alma leve, que levava, com alegria e gaiatice, a sua arte, seu saber, sua maestria, aonde o povo estava. 

Vai Patinho, vai encontrar com seu Mestre, Sapo. Vai dar uma rasteira no tempo, uma meia lua de compasso e iluminar a noite da Ilha. Vai abrilhantar, com o brilho da sua estrela, a roda de capoeira lá no céu. Pois sua guarda, agora está mais alta que nunca. E quando um rabo de arria se soltar lá de cima, quem sabe não é Patinho dando um jeito de dar um pulinho cá em baixo. Por aqui, só nos restar tirar o chapéu de couro pra você. Mestre e amigo Patinho você é uma benção pra nós. 

Serviço: 

Veja vídeos de alguns jogos de Capoeira de Angola entre o Mestre Patinho e os mestres: Sapo, Marco Aurélio, Cobra Mansa nos links:

Para saber mais sobre o mestre Sapo assista o documentário no link:

Artigo: Uerbet Santos
Foto: Internet

6/15/17

Basquete em pauta na ‘Conversa com Bial’


30 anos de uma conquista histórica


No Programa “Conversa com Bial” exibido na madrugada desta quarta-feira (14), o assunto foi o basquetebol. Na pauta, os 30 anos de um feito inédito: A seleção brasileira de basquete masculina foi campeã dos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis-1987 ao vencer na final o, até então imbatível, time norte-americano de basquete.

Marcel foi decisivo: 31 pontos na final contra os EUA
O principal convidado do Jornalista Pedro Bial para conversar sobre aquela conquista histórica para o basquete nacional, foi também um dos protagonistas daquela façanha, Marcel de Sousa (31 pontos), que ao lado de Oscar Schmidt (46 pontos), foram decisivos para a vitória brasileira sobre os EUA por 120 a 115.

Eles conseguiram o que parecia impossível: ganhar dos EUA
O publicitário David Fildman também participou da conversa e apresentou sua tese que vai se transformar em um documentário sobre a final de Indianápolis, onde comprovou, através de gráficos e estatísticas, que as bolas de três pontos de Marcel e Oscar foram decisivas para o Brasil ganhar dos americanos. “A partir daquele jogo, os americanos começaram a adotar da NBA, a estratégia de ‘chutar de três’ como arma para vencer jogos”, relevou David.

David Fildman está fazendo um filme sobre a final de basquete no Pan de 87

De fato, segundo os gráficos apresentados pelo publicitário, naquela partida o Brasil arremessou 12 bolas certeiras de três pontos contra apenas duas convertidas pelos EUA. O que confirma a tese do publicitário de que “o Brasil foi o primeiro time a se apoderar da bola de três pontos”.

A melhor defesa é o ataque

O bate papo ficou completo coma presença de Raulzito Neto (foto), atleta brasileiro que defende a franquia do Utah Jazz na NBA. Entre outros assuntos, o armador, comentou sobre a postura de ataque e defesa aplicadas hoje na NBA comparadas os estilo de jogo da Seleção de basquete à época de Orcar e Marcel. “Concordo com o Marcel, quando ele diz que na época dele o Brasil ganhava partidas fazendo mais cestas que o adversário, como faz o Golden States. Já meu time [Utah Jazz] ganha forçando  o adversário a fazer menos pontos, através de uma forte marcação”, comentou Raul.

Armador brasileiro Neto, disputa a NBA pela franquia Utah Jazz

Novos rumos do basquete

Outro assunto que entrou na conversa foi o desafio da atual gestão de Confederação Brasileira de Basketball (CBB), capitaneada por Guy Peixoto (foto), para reverter a atual situação do basquete brasileiro, fora das competições da Federação Internacional de Basketball (FIBA) por descaso administrativo da gestão passada. “Eu vejo que para o Brasil voltar a brilhar no basquete é questão de eficácia e eficiência. Eficácia em fazer tudo certinho, arrumar a casa, botar as contas em dia. E eficiência, para traduzir em resultados dentro de quadra, dos esforços gerados fora dela. Eficácia sem eficiência não adianta nada”, pontuou Marcel.

Presidente da CBB, Guy Peixoto
Serviço: Link para assistir trechos da entrevista


Assuntos relacionados com a matéria:




Uerbet Santos (Da redação)
Fotos: Divulgação G Show e CBB

AVAB-MA realiza o I Open de Basquete Master em Barreirinhas


Esporte e lazer em um só lugar




De hoje (15) até sábado (17) acontece em Barreirinhas-MA, o I Open Basquetebol Master 2017. O evento é realizado pela Associação dos Veteranos e Amigos do Basquete do Maranhão (AVAB-MA) em parceria com a Prefeitura de Barreirinhas, via a secretária de Esportes e Juventude  e com o apoio técnico da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), através do vice-presidente Manoel Castro, que cedeu as tabelas retráteis para realização dos jogos naquela cidade turística.

Momento da montagem e ajustes das tabelas de basquete 
“Esse primeiro Open em Barreirinhas, faz parte do projeto da nossa Associação Master em interiorizar o basquete e com isso resgatar nossa história e contá-la para as novas gerações e para nossos filhos”, destacou o presidente da AVAB-MA Eduardo Macieira.

Sec, de Esportes de Barreirinhas, Ronaldo Costa, entre os diretores da AVAB-MA

Para o diretor técnico da AVAB-MA, Hermílio Nina, esse evento é uma forma de unir o útil ao agradável,“Neste feriado, vamos fazer o que mais gostamos: jogar basquete. E, tendo como cenário os Lençóis Maranhenses. Lugar melhor para o esporte e lazer, impossível”. 

Os organizadores do Open informaram ainda que os jogos serão realizados na Quadra Esportiva Waldy Soares nas faixas etárias 35+. 40+ e 50+ masculino e feminino. Estão confirmadas a participação de quatro equipes masculinas: Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCF), Escola Técnica Federal do Maranhão (ETFM) e Turma (de São Luis).que jogarão entre si, em um quadrangular, nesses três dias do evento esportivo

Parque Nacional dos Lençóis 

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses compreende uma área de 155 mil Hectares de dunas e lagoas de água doce formadas pela chuva, entre os municípios de Primeira Cruz, Santo Amaro do Maranhão e Barreirinhas.  O Acesso ao Parque por via terrestre a partir da capital, São Luís, se dá pelas rodovias BR-135 e BR-402, em 260 km de estradas asfaltadas até Barreirinhas, porta de entrada desse paraíso natural sem igual.

Serviço:   Para saber mais sobre os Lenções Maranhenses, veja o vídeo exibido no Quadro “Tô de Folga”, do Jornal Hoje, da Rede Globo no link:




Reportagem: Uerbet Santos

Fotos: Arquivo AVAB-MA

6/13/17

O São João do Nordeste está recheado de atrações


A  Festa Junina que revela a alegria, a cultura e as 
tradições populares e religiosas do nordestino


“Bolo, mingau, canjica, cuscuz e pamonha de milho, aluá, pé de moleque, cocada e bolo de fubá”.  Essas são algumas das iguarias, a base de cereais típicos do interior, que o nordestino vai encontrar nas quermesses espalhadas pelo nordeste, a partir de hoje (13), Dia de Santo Antônio, data em que começa oficialmente, essa importante manifestação da cultura popular brasileira: a Festa Junina.

Cada um dos nove estados nordestinos, tem sua programação especifica, mas o que não pode faltar em todos os eventos é a apresentação de quadrilhas, danças como o bumba meu boi, comidas e bebidas regionais e arrasta pé, o popular forró. No figurino, a roupa caipira e o chapéu de palha são peças indispensáveis e personagens como o sacristão e o padre, para realizar o “casório” dos noivos, são tradicionais.

No Maranhão, a programação oficial do “São João de Todos” vai ser extensa.  Começa nesta quarta (14) e se estende até 2 de julho. “Na capital, estaremos com quatro Arraiais: Ipem, Praça Maria Aragão, Praia Grande e Vila Palmeira além de apoiarmos mais de 300 grupos culturais no interior do estado”, informou o governador do Maranhão, Flávio Dino.

Elba Ramalho e Geraldo Azevedo, atrações do "São João de Todos"
A assessora de comunicação da Secretaria de Cultura e Turismo do Maranhão (Sectur), Luciana Castro, disse que já estão confirmadas as presenças, dia 18, em São Luis, de Elba Ramalho e Geraldo Azevedo além dos cantores da terra, Cesar Teixeira e Flávia Bittencourt. A assessoria da Sectur distribuiu também, um vídeo institucional promovendo o “São João de Todos” em diversas capitais do Brasil, amplamente compartilhado nas Redes Sociais e em canais de vídeo como o Youtube. 
Clique no link abaixo e confira o vídeo de divulgação do "São João de Todos". 


Opções para todos os gostos

No dia de São João (24), acontece, no Arraial do Povo, o São João de Campina Grande na Paraíba, considerado por especialistas em cultura popular, o maior São João do Mundo. Mas, nessa data, há quem prefira, o São João de Caruaru, em Pernambuco, que também recebe um público expressivo. O Forró Cajú de Aracaju, também é recordista de público, segundo dados da Secretaria de Cultura de Sergipe, estima-se que 1 milhão de pessoas se divirtam no festejo este ano.

O  maior São João do  mundo: Campina Grande-PB 
Festival de Quadrilhas e atrações locais e nacionais

No Ceará, o destaque fica para o Festival de Quadrilhas que anima diversos Bairros da capital e municípios da região metropolitana como Maracanaú. Em Fortaleza o destaque fica por conta dos shows de artistas nacionais como Matheus e Kauan, Israel Novaes e de artistas locais como Chico Pessoa, Ítalo e Renno e Forró Real, entre outros. O mesmo formato de evento junino acontece nos estados do Piauí, Alagoas, Rio Grande do Norte e na Bahia. Este último, terá como atrações, Luan Santana, Aviões do Forró, Pablo entre outros artistas que irão animar o público baiano, entre 22 e 24 de junho.

São Pedro

Dia 29 é o dia de louvar São Pedro. Nessa data, em diversas capitais nordestinas, como Fortaleza (Praia do Mucuripe) e em São Luís (Capela de São Pedro, na Madre de Deus) acontecem homenagens ao Santo protetor dos pescadores, com a realização de procissões marítimas e terrestres e uma vasta programação cultural e religiosa.

São Pedro, protetor dos pescadores - Foto: Bené Morais
Serviço: 

No link abaixo, o Clipe de 1’ produzido pela Globo Nordeste que promove o São João do Nordeste:


Reportagem: Uerbet Santos

Fotos: Reprodução,  Divulgação e Bené Morais - Agencia o Estado