6/30/18

PASSOS DA FÉ - O pagador de promessas


Em meio ao sobe e desce de fiéis e boieiros, índias e caboclos de penas; embalado pelo som inebriante de matracas e pandeirões, orquestras e zabumbas; encorajado pela urro dos puxadores dos bois que entoavam diferentes sotaques e guiado pela fé e devoção à São Pedro, o aposentado José de Ribamar (58), comemorava, como um gol em final de campeonato, cada degrau galgado da escadaria da Capela de São Pedro,no bairro da Madre deus, em São luis do Maranha, que subiu de joelhos para pagar uma promessa, no amanhecer de sexta-feira (29), onde todos os anos é comemorado o Dia do Padroeiro dos Pescadores: São Pedro.



Comemoração do Dia de São Pedro na Madre Deus

Sua filha, a estudante Maria José, (24) disse que o pai tinha dois bons motivos para comemorar.

Um deles, sua conquista pessoal, em superar a dor na coluna, causada por um hérnia de disco mal curada e encarar o desafio de subir os 46 degraus da escadaria até o alto da Capela de São Pedro.

O outro, e mais importante, a graça alcançada. Sua esposa, a dona de casa Maria das Graças (55), estava hospitalizada, com uma doença grave. Vendo a dificuldade da mulher com risco de vida, José, se apegou ao Santo das causas difíceis: São Pedro.

Segundo, a filha, graças ao Santo, a sua mãe já saiu do hospital e está curada da enfermidade.

A reportagem acompanhou os momentos finais da escalada de José ao salão da Capela, que mais parecia a via crucies de Jesus ao Calvário, tamanha a dificuldade que o aposentado tinha de ficar de joelhos.

Ele praticamente se arrastava, degrau a degrau. E quando a filha ou outro fiel tentava ajudá-lo, recusava. Pois para José, aquela era uma missão dele. A comoção tomou conta de todos à sua volta.

Uma hora depois de iniciar a subida, com os joelhos ensanguentados e muito cansado, finalmente o aposentado chega ao topo da escada e, ainda de joelhos, foi ao altar e agradeceu com orações à São Pedro, o restabelecimento da companheira, Maria das Graças.

Confira a sequência fotográfica, que ilustra o drama vivido e vencido com força e fé pelo aposentado José de Ribamar, no último lance de 10 degraus dos 46, até chegar ao topo da escadaria.


Acompanhado de perto pela filha e fieis, José praticamente se arrastou pelos degraus


Depois de muito sofrimento, o alívio, pela promessa cumprida


Confira a matéria especial realizada pelo repórter Uerbet Santos para o web-programa "Arte Para Qualquer Parte", exibido em seu canal no Youtube

O jornalista registrou o martírio de José para pagar sua promessa, além das atrações que passaram pelo Largo de São Pedro, na Madre Deus, em 29 de Junho, dia do Santo protetor dos pescadores e das causas impossíveis: São Pedro.


Da redação
Fotomontagem e edição de imagens: norrau.com

6/25/18

PAN - Quarteto Fantástico do Maranhão cumpriu sua missão no Pan de Natal: manter o basquete máster do Brasil na liderança do ranking das Américas



Não teve pra ninguém. Os brazucas fizeram a festa no X Campeonato Pan-americano de Basquete Máster, encerrado neste fim de semana em Natal-RN.  Foram nove dias de disputas, em 16 categorias, sete femininas (de 30+ a 60+) e nove masculinas (de 30+ a 75+).Os donos da casa conquistaram 16, das 48 medalhas disputadas entre ouro, prata e bronze.



O Quarteto Hermlio, Mauro, Silvana e Alan em foto Montagem da  norrau.com

No feminino foram quatro de ouro (35+, 40+, 45+ é 60+) e duas de prata (50+ e 55+).
O masculino abocanhou cinco de ouro (40+, 45+, 65+, 70+ é 75+), duas de prata (35+ e 55+ ) e três de bronze (B45+, 50+ e B65+).

Os representantes maranhenses na competição, chamados carinhosamente de “ O Quarteto fantástico”, fizeram bonito, e ajudaram o Brasil a manter sua hegemonia no basquete máster no ranking das Américas.  

Silvana Teixeira Foi o grande destaque do quarteto. Levou ouro em sua categoria (40+). Jogou ao lado da experiente ala Karla (39), campeã da última temporada da Liga de Basquete Feminina - LBF,  pelo Vera Cruz Campinas.


Silvana Teixeira campeã 40+ Pan Master Natal 2018

“Foi uma experiência muito boa, eu vi que ainda estou inteira.  O importante é que sempre dentro da quadra a gente pode ajudar com nossa experiência. Hoje eu prefiro dar uma bola boa para pivô, do que está lá dentro (do garrafão) toda hora”, comentou a campeã.

Hermilio Nina - Outro destaque do Quarteto foi o ala Hermilio Nina, o mais experiente do grupo, que fez a diferença da categoria 65+ e trouxe na bagagem a medalha de bronze.

Hermilio, que jogou de armador, disse que a sua melhor atuação foi no jogo das quartas de final contra o Chile, quando venceram por 52 a 48.

De fato os números demostram isso, o ala/armador fez 12 pontos e levou o Brasil B para disputar e perder a semifinal contra o Brasil A (56 a 47).


Hermilio NIna 3º Lugar 65+


“Foi um Jogo muito duro contra o Chile, mas Jogamos bem.  Depois perdemos para o Brasil A. Um time mais forte, mas foi por pouco (9 pontos). No final das contas nosso trabalho foi recompensado coma medalha de Bronze”, comemorou Nina.

Alan Hass e Mauro Sampaio -   A categoria 50+, foi a que teve mais times participantes, 21 ao todo, de diferentes países. 

O Maranhão foi representado por Alan Hass (Brasil A) e Mauro Sampaio (Brasil B).

No “mata- mata”, o Brasil A, ficou entre às quatro, venceu a Colômbia por WO e ficou com o Bronze. Já o Brasil B não obteve medalha.


Alan Hass, em destaque, e a equipe do Brasil 50+ 3º lugar no Pan


Até o fechamento da matéria, nossa editoria não obteve a real colocação da Brasil B, pois segundo apuramos, foram impetrados uma série de recursos pelas equipes. 

Um deles foi do México contra os venezuelanos, pois segundo os mexicanos, os adversários jogaram com três atletas abaixo de cinquenta anos.

 A minha maior satisfação foi poder avaliar as forças dos atletas das Américas e estar bem em quadra nos oito jogos que fizemos”, destacou Mauro.

O ala, que se caracteriza pela sua boa forma física, fez uma avaliação positiva da sua primeira participação do evento internacional. 

Mauro Sampaio fez bons jogos pelo Brasil B


“Só poder entrar e sair desses jogos diários, sem nenhuma lesão já valeu apena. Além, é claro, das boas lembranças de jogos memoráveis, como o que fizemos contra os campeões (México) que nos venceu apenas por 12 pontos”, avaliou Sampaio.

 O Quarteto Fantástico maranhense demostrou que cumpriu sua missão: defendeu o garrafão brasileiro da invasão estrangeira e contribuiu para o Brasil manter a liderança no basquete máster nas Américas.


Brasil 40+ Campeã Pan Master Natal 2018

“O mais importante nesse Pan é que o basquete sempre foi e será determinante para a formação do nosso caráter e para nossa personalidade. Comigo nunca teve bola perdida. É isso que a gente leva do esporte para a vida”, concluiu Silvana Teixeira.

Uerbet Santos – Especial Pan Master Natal 2018
Fotos: Divulgação/Norrau.com