5/02/22

HOMENAGEM PÓSTUMA - Próximo do seu centenário, morre Benedito dos Santos, um dos homenageados da V Copa APCEF de Basquete Master

Em 2019, aos 94 anos,  Seu Dito levantou simbólicamente a bola do primeiro jogo do evento entre os veteranos da AVAB-MA e APCEF



Morreu na manhã desta segunda-feira (2), por falência múltipla de órgãos, o aposentado Benedito Mendes dos Santos (97), carinhosamente conhecidos  por Seu Dito para uns e Seu Biné para outras.

O idoso foi um dos homenageados  da  V Copa APCEF de Basquete Master, em 2019 e é pai do veterano atleta de Basquete da APCEF, Vicente Santos.
 
Na oportunidade, a coordenação do evento, como de praxe, abordou a  temática social, “Cuidar bem de quem sempre cuidou de você”,  incentivando, então, a campanha de doações aos idosos ao asilo Solar do Outono.



Pessoa simples, Biné era sapateiro e  comerciário (Casa Âncora), estava sempre presente nos eventos de basquete ao lado do seu filho Vicente , como no II Open Barreirinhas de Basquete Master, em 2019, promovido pela Associação de Veteranos e Amigos do Basquete - AVAB, e muito querido pela comunidade do basquete master.

"Seu Biné era um homem tranquilo, contemporâneo do meu pai [Seu Martinho], gostava de música e era uma presença marcante  no cenário cultural da Madre Deus, principalmente na Turma do Quinto e no pagode do Golpe do Baú. Vai deixar saudades", lamentou Martinho Filho, coordenador de Esportes  da APCEF.

"Seu Dito um homem além do seu tempo, de uma alegria incomum. Sempre gostava de uma boa prosa e sorria com muita facilidade contando seus eventos do passado, era muito agradável estar em sua presença. Sentiremos saudades desse grande homem",  disse Marco Pimentel, coordenador do Jems Master.

Já  a arquiteta e urbanista Keila Costa enalteceu o espírito jovem do "velho" Biné.
"Um grande "VIVA" para o Sr. Biné e a tudo que ele reapresentou para todos nós.
O tempo envelheceu o seu corpo, mas não envelheceu o seu espírito, a sua alma de criança. Fica na minha as suas boas lembranças. Um exemplo de guerreiro que ficará sempre presente".

O professor e jogador de basquete master, Gilson Lisboa destacou que Seu Dito era um  daqueles homens que se mede, não pela imponência de suas obras,  mas pelo modo  que elas impactam e mudam o destino das pessoas. 

"Certa vez, Seu Dito deu seu último dinheiro para um de seus filhos [Vicente], ir à escola e foi a pé para o trabalho. Fato este, que ainda comove o filho [formado em Desenho Industrial], e  naquele momento o avistou  do ônibus e descobriu o sacrifício feito pelo pai em prol dos seus estudos", relevou.

De fato, essa é uma ação que muda o destino de alguém e dura toda uma vida.

"Somente pessoas da generosidade e grandeza do Seu Dito são capazes de mudar o mundo", concluiu Gilson.

Bentido seja Seu Dito! Ele deixa três filhos e seis netos. O sepultamento será nesta terça-feira (3), às 10h da manhã, no Jardim da Paz.

Benedito Mendes dos Santos
* 27/01/1925
+ 02/05/2022

Clique no link abaixo e confira a  íntegra matéria veiculada em 2019, na qual Biné dos Santos é um dos homenageados.


Por Uerbet Santos 
Foto: norrau express