6/13/22

ESPORTE INCLUSIVO: Sedel realiza o ParaJEMs 2022

Cerca de 60 paraatletas de sete municípios disputaram nas modalidades atletismo, bocha e natação neste fim de semana.


O governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de  Estado do Esporto e Laser (Sedel), realizou nesta sexta-feira (10) e sábado (11), os Jogos Paralímpicos Escolares Maranhenses (ParaJEMs), 2022.

O evento íntegra a programação dos 50 anos  dos Jogos Escolares Maranhenses - JEMs, que completa 50 anos.

Participaram das competições cerca de 60 paraatletas, de 13 a 17 anos, de sete municípios maranhense (São Luís, Bacanal, Codó, Davinópoles, Governador Edson Lobão, Imperatriz e Santa Rita).

Na sexta-feira (10), no período da manhã, as competições iniciaram na pista de atletismo da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, com provas de arremesso de peso, salto em distância, 80 metros rasos e 400 metros rasos.


Na disputa,  paraatletas com síndrome de down, deficiência intelectual e física nos naipes masculino e feminino.

O secretário de Esporte, Naldir Lopes destacou "a capacidade de resiliência do esporte e a desenvoltura dos paraatletas".



Disse ainda,  estar "empenhado em cumprir a determinação do governador Carlos Brandão de garantir a esses jovens mais qualidade de vida, por meio dos jogos e do lazer".

A programação do ParaJEMs continuou no período da tarde, no ginásio Costa Rodrigues, na modalidade Bocha, onde sete paraatletas das cidades de São Luís e Davinópoles entraram em quadra e deram um show  no lançamento de bolas.

Para entender a Bocha
De acordo com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a modalidade bocha é praticada por atletas com elevado grau de paralisia celebral ou deficiências severas.

A competição consiste em lançar bolas coloridas o mais perto possível de uma branca (jack ou bolim).

Os atletas ficam sentados em cadeiras de rodas e limitados a um espaço demarcado para fazer os arremessos.

Davinópolis
O evento marca também a participação 
de Davinópolis pela primeira vez do ParaJEMs-2022.



A informação foi prestada pelo professor de educação física Wesdeglan Soares, coordenador-geral dos Jogos Escolares de Davinópolis (JEDs-2022).

Ele disse que os alunos-atletas Lázaro Nascimento, da Escola Santa Isabel, e Antônio Rafael, do CIED, disputam as modalidades atletismo e bocha paralímpica, respectivamente. 

“Esses dois atletas especiais disputaram corridas rasas, arremessos e saltos”, contou. 

Ele ressaltou ainda que integraram a comitiva da delegação os pais dos atletas que necessitam de cuidados especiais e os professores. 

Esse é um momento de alegria e de satisfação em vê nossas crianças participando pela primeira vez de competição em nível estadual representando Davinópolis”, disse.


Wesdeglan Soares assinalou que o município dispõe de um departamento de inclusão e que diante dessa primeira experiência a previsão é que no próximo ano participem pelo menos dez alunos-atletas dos ParaJEMs-2023. 

Os atletas  das escolas de São Luís levaram a melhor na Bocha paralímpica

O vencedor  na categoria  BC 2 mista foi João Vitor Carvalho, de 13 anos, estudante do Centro de Ensino João Paulo II. (Foto abaixo)



Em segundo lugar, ficou Géssica Luane Silva da Silva, de 17 anos, estudante da Escola Erasmo Dias (Foto acima)


No último dia do evento, sábado (11), os paraatletas cairam na piscina do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA)-Centro, no antigo Marista, para as provas de natação.

De acordo com o coordenador do ParaJems,  José Henrique de Azevedo, conhecido do meio esportivo como Mangueirão, as baterias da natação seguem as regras do  IPC Swimming (Comitê Paralímpico Internacional de Natação), adaptadas ao regulamento específico desenvolvido pela diretoria técnica da Sedel e apresentadas aos representantes das escolas participantes durante o congresso técnico.



"As provas de natação são separadas de acordo com o grau e o tipo de deficiência. Nesta edição do ParaJEMs- foram divididas em intelectual, Síndrome de Down e autismo", explicou Mangueirão.

Confirma os vencedores das provas de  natação paradesportiva nos 25 metros rasos!

Davi Bittencourt (Colégio Educallis)
Davi Luís  Duarte (Colégio Bom Pastor)
Pedro Rafael Sousa (Colégio Senzala)
Rene Ievins Colégio (Colegio Bom Pastor)
Lucas Francisco Mendes (APAE-MA)

Veja os resultados do paratletismo!

Confira mais vídeos e fotos dos paraatletas em ação aqui!

Por Uerbet Santos 
Fotos: Divulgação/Sedel
Fonte/Resultados: Prof. Mangueirão.