5/15/18

Profissão: Mãe de atleta. Haja coração!


Faça chuva ou faça sol, Cláudia é presença certa na torcida tricolor pela filha Eduarda.

 
Mãe e filha unidas em busca de dias melhores nas quadras e na vida

Cláudia Serra (45) recebeu o melhor dos presentes da sua filha Eduarda (Duda) Serra (17) neste domingo (13), Dia das Mães.

Sua filha (Duda), é uma das três maranhenses que integram o elenco no Sampaio Basquete na Liga de Basquete Feminino - LBF CAIXA 2018.

Neste domingo, o time da filha da dona Cláudia, venceu o Uninassau por 63 a 55, no ginásio Castelinho, em São Luís do Maranhão e está na final da LBF e jogará o playoff decisivo, em uma série que pode chagar a  cinco partidas, contra o invicto Vera Cruz Campinas, nas próximas semanas.

Emocionada com a conquista da filha, Cláudia, relembra os momentos difíceis que passaram para ela seguir no esporte.

"Só eu e Deus sabemos as dificuldades que eu passei, pra minha filha está caminhando para um futuro melhor", desabafa.

Cláudia, é mais uma, entre muitas mulheres brasileiras, separadas, que são pai e mãe para os filhos.

Ela sustenta o casal de filhos com o pouco que ganha com as faxinas que faz e com a ajuda da sua mãe, a aposentada Maria José (64).

O técnico Virgil entre Eduarda e a vô de Duda, Maria José.


"Desde o começo dela no basquete, foi muito difícil por conta da nossa situação financeira. Agora, que tá melhorando um pouco”, revela.

O filho mais novo, Carlos Eduardo (Dudu) (10), já segue os caminhos da irmã. Ele treina basquete em um projeto social da ex-atleta do Sampaio Basquete, Iziane Castro.

O filho Mas novo, Eduardo, já segue os passos da irmã no basquete


A mãe da Duda disse que a sua filha “tem pra quem puxar”, pois sua vida é um "corre-corre". 

Acorda cedo, cuida dos afazeres da casa, deixa e pega o filho no esporte e na escola e nesse meio tempo, realiza serviços de faxina, sua fonte de renda.

A dona de casa comentou que nós dias dos jogos do Sampaio, em São Luís, o seu ritmo de vida muda completamente. 

Cláudia e Dudu se preparam com antecedência para não chegarem atrasados no ginásio Castelinho. 

Ela conta que enfrenta quase 2h de ônibus da sua casa, no Bairro Vila Embratel, até o Ginásio Castelinho, no Outeiro da Cruz. Mas, segundo a torcedora coruja,  "o esforço, vale a pena".

“Ver minha filha em um ambiente saudável como é esse do esporte e com chances de aprender e mostrar seu talento, supera qualquer dificuldade que enfrentamos no dia a dia”, comemora.

Perfil de Duda

Cláudia tem motivos de sobra para comemorar, a filha (pivô de 1,82h) está em sua primeira temporada na LBF e apesar de ter jogando poucas partidas, se destaca nos treinos pela dedicação. 

Tal esforço e talento já é reconhecido desde 2015 quando foi convocada para a Seleção Brasileira Sub-15.



A pivô Duda Defendeu o Tupã/SP e estuda novas propostas de clubes paulistas.
 


Mas antes de vestir a “amarelinha”, começou a jogar no SESC-MA, passou para o colégio Educallis, Maranhão Basquete e seguiu para São Paulo onde defendeu o sub-17 do Tupã Basquete e estuda propostas de outros clubes para a  próxima temporada.

Hoje, Duda, divide sua vida entre o Sampaio Basquete e o estudo. Ela está no 2º ano do Ensino Médio, na escola Bernardo Coelho de Almeida – BCA. 

Se existe uma coisa que não abro mão é dos estudos. Ela estuda aqui e quando acabar a temporada vai continuar a estudar lá em São Paulo”, afirmou a mãe da atleta.

Sobre a final entre Sampaio e Vera Cruz, na qual os dois primeiros jogos serão realizados em Campinas, Cláudia disse que vai ficar aqui na torcida pelas meninas maranhense, por quem é carinhosamente chamada de "Tia", pois não tem condições de comprar as passagens, sua e de seu filho.

 
Self com a filha e a capitã do Sampaio Êga.

“Não tenho condições de ir, mas meu coração e minhas orações vão estar lá com elas. Quando voltarem pra jogar aqui (São Luis) serei a primeira a chegar no Castelinho e a última a sair, faça chuva ou faça sol”, concluiu.

Serviço:

FINAIS LBF CAIXA 2018

Vera Cruz Campinas x Sampaio Basquete

Jogo 1 – 20/5 (domingo), 15H. Ginásio da Ponte Preta, em Campinas (SP). TV Gazeta e SporTV

Jogo 2 – 22/5 (terça-feira), 19H. Ginásio da Ponte Preta, em Campinas (SP). SporTV

Jogo 3 – 27/5 (domingo), 15H. Ginásio Castelinho, em São Luís (MA). TV Gazeta e SporTV

Jogo 4 – 29/5 (terça-feira), 19H. Ginásio Castelinho, em São Luís (MA). SporTV

Jogo 5 – 3/6 (domingo), 15H. Ginásio da Ponte Preta, em Campinas (SP). TV Gazeta e SporTV

Fonte: LBF


Por Uerbet Santos
Fotos: Divulgação/ norrau.com

5/13/18

LBF CAIXA 2018 - A bola laranja da Bolívia subiu mais alto e chega à final


O Sampaio Basquete fez valer seu mando de quadra , com o apoio da torcida, vence o Uninassau por 63 a 55 e, pela segunda vez, está na final da Liga de Basquete Feminino CAIXA 2018, encerrando a série em 2 a O.



Sampaio, segunda melhor eficiência coletiva da LBF (80.94) 
(foto: Paulo de Tarso Jr. / Sampaio Basquete)


repórter Uerbet Santos mostrou o clima que antecedeu a partida e falou detalhes do confronto que já é um clássico nordestino na Liga.

O destaque da partida foi a pivô Karina Jacob
, ela ficou a um dígito de um duplo duplo (15 pontos e 9 rebotes) e a um ponto da cestinha da partida a ala/pivô, Gil, quanto o seu clube, o Sampaio, está a um passo do título. 



 Karine (13) faz bloqueio para Brahanna infiltrar na defesa adversária
  (Foto: Paulo de Tarso Jr./Sampaio Basquete)


"Tenho muitas peças de reposição, onde todo mundo pontua. Isso nos coloca em vantagem e melhora a eficiência da nossa equipe", detalhou Virgil Lopez.

De fato. Os números comprovam que essa rotatividade de atletas do elenco tricolor, com o mesmo potencial técnico, contribuiu, decisivamente, para sua alta performance no quesito eficiência por equipe (80.90).

As maranhense ficam atrás apenas do Vera Cruz Campinas (94.95). 


Em coletiva, o técnico finalista da LBF CAIXA 2018, destacou também o trabalho do grupo dentro e fora das quadras e creditou o trabalho à confiança nele depositada pelo presidente do clube, Murilo Dias. 

"Agradeço especialmente ao Murilo por apostar em nosso projeto, sem esse apoio dele nada disso seria possível", pontou Virgil. 

Playoff final


As eficiências coletivas da Vera Cruz (invicta na temporada) e Sampaio Basquete, estarão frente à frente, à partir do próximo domingo (20), às 15h, no ginásio da Ponte Preta, em Campinas, numa série que terá no minino três e no máximo cinco partidas.

Bola ao alto


O jogo começou com as equipes muito nervosas. O Sampaio, mais agressivo na defesa, forçava o erro das adversárias.

Estas, por sua vez, só pontuaram uma bola de 2 pontos até a metade do período inicial, ganho pelas donas da casa, por seis pontos de diferença (19 a 13).

Segundo quarto


A Uninassau venceu o segundo período por dois pontos de diferença (13 a 15). 

As equipes foram para o vestuário praticamente iguais no placar (32 a 28).

Terceiro quarto


No terceiro periodo, o Sampaio abriu a maior vantagem no placar da partida, até então (45 a 35).

Venceu o quarto por 13 a 07, com as equipes errando muitos passes, devido a forte marcação dos dois lados.

Quarto final


A eficiência de Karina Jacob, as assistência de Brahanna Jackson e a substituição de Leila por Vitória, a seis minutos do final, que entrou e converteu bolas de 3 pontos e de meia distância, fizeram o Sampaio imprimir seu ritmo de jogo e registrar sua maior vantagem no placar, 6 pontos de frente (60 a 46).

Mas, as meninas do Uninassau contavam, além da armadora Casanova, com a ala Tássia, certeira em suas bolas de 3 pontos e a pivô Chirinda, precisa nos lances de curta distância.

A reação das pernambucanas, as aproximou do placar, perdiam por apenas quatro pontos, mas esbarraram no pouco tempo restante e na eficiência coletiva boliviana.

As tricolores maranhenses, administraram a vantagem, perderam o quarto por 18 a 20, mas venceram a partida (63 a 55) e carimbara o passaporte para a final contra o Vera Cruz Campinas. Acompanhe o clima de alegria ao final do jogo

Serviço 

O time paulista faz o jogo 2 também em casa, na segunda-feira (22). A série desembarca em São Luís para o jogo 3 no sábado (27), e o possível jogo 4, em 29 de maio.

Caso a série siga empatada, o quinto e decisivo jogo acontece em 3 de junho, em Campinas.

Por Uerbet Santos
Foto: Paulo de Tarso Jr./Sampaio Basquete