6/30/17

Cade desaprova compra da Estácio pela Kroton



Operação foi reprovada por 5 votos a 1; fusão criaria gigante do ensino particular



O plenário do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) rejeitou nesta quarta-feira, por 5 votos a 1, a operação de compra da empresa de educação superior Estácio pela Kroton, que criaria uma gigante do ensino particular no país com mais de 1,5 milhão de alunos.


O único voto favorável à fusão, mediante aplicação de medidas compensatórias, foi dado pela relatora do caso, a conselheira Cristiane Alkmin, que, por sua vez, rejeitou proposta de acordo apresentado na véspera pelas empresas.


De acordo com Alkmin, a união da Kroton com a Estácio geraria problemas concorrenciais na modalidade presencial em oito municípios brasileiros: Macapá, Campo Grande, Niterói, São José, Santo André, São Luís, Belo Horizonte e Brasília. 

Em seu voto, a conselheira defendeu a aprovação da operação mediante restrições propostas por ela que incluem venda alienação da marca Anhanguera, com um conjunto de ativos que totalizam 258 mil alunos, além da alienação dos ativos completos da Uniderp.

O “remédio” faria com que a participação de mercado das empresas atingisse 14% na graduação presencial ante 10% da Kroton hoje. Sem essas restrições, esse porcentual seria de 17%. A fatia chegaria a 35% no ensino a distância, menor até do que a que a Kroton já tem hoje sozinha, que é de 37%. Sem o remédio, a concentração no EAD poderia chegar a 46%.

O voto de Cristiane também propôs que a Kroton, maior empresa do setor no país, ficasse 5 anos sem fazer novas compras de ativos e um ano sem fazer publicidade em TV nacional.

Os demais conselheiros, incluindo o novo presidente do órgão antitruste, Alexandre Barreto de Souza, porém, votaram pela rejeição da operação.

“Não vislumbrei, nem nos remédios apresentados no acordo das empresas e nem na proposta da relatora, algo substancial e satisfatório à resolução dos problemas”, disse o conselheiro Gilvandro Araújo.

A Kroton travou uma acirrada disputa com outros rivais, incluindo a Ser Educacional, pela aquisição da Estácio em meados do ano passado, mas ganhou a briga com uma proposta de R$ 5,5 bilhões. O acordo tinha sido aprovado por acionistas de ambas empresas e enviado ao Cade para análise em agosto do ano passado.

Um parecer emitido pela Superintendência-Geral do Cade em fevereiro deste ano já havia apontado que o ato de concentração oferece riscos à concorrência.

Monitorando

Em nota, a Kroton disse que respeita a decisão final do órgão e que as companhias seguirão atuando de maneira independente. “Durante o processo, foram dedicados os melhores esforços para encontrar meios de viabilizar a operação”, afirmou.

A empresa não descarta, no entanto, futuras negociações. “A Kroton mantém seu sólido plano de longo prazo que envolve, nos próximos anos, o lançamento de novas unidades de ensino presencial, novos cursos nas unidades atuais e credenciamento de novos polos de ensino a distância, além de continuar monitorando novas oportunidades de crescimento.”

Uerbet Santos ( Da redação)
Fonte: Veja.com (Com Reuters)
Foto: VEJA.com/Reprodução/Reprodução)

6/26/17

CBB atinge sua primeira grande meta e volta a participar das competições internacionais de basquete


Em carta aos amantes do basquete, presidente da CBB, Guy Peixoto, faz um resumo dos 90 dias de gestão e fala da importância dessas ações para a FIBA voltar a dar crédito à Confederação.


Da esq. p/ Dir.: Carlos Andreoli; Manoel Castro; Amaury Passos; Guy Peixoto; 
Wlamir Marques; Carlos Barbosa; Marquinhos Abdalla e Marcelo Sousa


O dia 21 de junho deste ano vai entrar para história como o dia da redenção do basquete brasileiro. Naquela manhã de quarta-feira, em reunião na cidade Suíça de Genebra, dirigentes da Confederação Brasileira de BasketBall (CBB) e da Federação Internacional de Basketball (FIBA), chegaram a uma acordo, que oficializou a tão esperada notícia, já amplamente divulgada que aconteceria nos meios de comunicação esportiva do pais e do mundo: ”O basquete nacional  de volta às competições internacionais”.

Em carta, endereçada aos apaixonados pela bola laranja, publicada no site oficial da entidade, o presidente da CBB, Guy Peixoto, em nome da diretoria, disse que essa foi a primeira grande meta vencida por sua gestão Transparência e detalhou em um dos trechos da mensagem, 17 ações como imprescindíveis para alcançar esse feito e também para reverter o quadro negativo financeiro e administrativo herdado da gestão passada.

A força tarefa da CBB convocou os ícones do basquete brasileiro para participar dessa jornada, fez contratações (empresas de auditoria, consultoria e marketing, captação de patrocínios), realizou visitas aos agentes esportivos nacionais (Comitê Olímpico Brasileiro-COB, Ministérios dos Esportes e patrocinadores), reuniu-se com a FIBA, Liga Nacional de Basketball-LNBNational Basketball Association-NBA e a Liga Feminina de Basquete-LFB, para rever contratos, firmou convênios, quitou dívidas sociais, entre outras atividades, fundamentais para a redução no corte da gastos na Confederação, cujo trecho transcrevemos na íntegra:

17 ações da CBB em 90 dias de atividade

1.    Contratação de uma empresa de auditoria interna.
2.    Reunião na FIBA, em Genebra (Suíça), que apontou três diretrizes de trabalho: governança, financeiro e competição.
3.    Contratação de um consultor de mercado – Marcus Vinícius Freire, medalhista olímpico de vôlei e diretor executivo do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
4.    Contratação de empresa especializada em marketing para pesquisa de valoração das propriedades da CBB e apresentação de um plano executivo para atuais patrocinadores e futuros.
5.    Contratação de empresas para captação de parceiros/patrocinadores.
6.    Visita aos agentes esportivos – Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Ministério do Esporte e patrocinadores atuais (Nike e Eletrobrás)
7.    Reunião com representante da (LNB), da Liga de Basketball Feminino (LBF) e da National Basketball Association (NBA), com o compromisso de, acabada a atual temporada, revisão de contrato e conversa sobre planejamento.
8.    Visita do representante da FIBA ao Brasil para acompanhar as ações da CBB
9.     LNB encaminha carta ao Ministério do Esporte abrindo mão de competições das categorias de base.
10. Discussão com Liga de Basquete Feminino (LBF) sobre organização das futuras competições.
11. Um dos maiores patrocinadores esportivos do mercado nacional entrega carta de intenção de patrocínio em mãos ao representante da FIBA, aguardando que suspensão seja revogada para investir na seleção. 
12. Liberação da Certidão Negativa de Débito (CND).
13. Assinatura de convênio para utilização do Centro de Treinamento do Clube Concórdia, em Campinas (SP).
14. Aquisição de um ônibus Mercedes-Benz personalizado para atender aos selecionados nacionais.
15. Realização das copas regionais, que são as etapas classificatórias a Supercopa Brasil de Clubes.
16. Planejamento das competições interclubes de base, que serão realizadas no segundo semestre deste ano. 
17. Abertura das portas da CBB para todos os amantes do basquete.

Próximos passos


O presidente da CBB disse ainda, na Carta, que a expectativa é que outras coisas positivas e conquistas aconteçam em curto, médio e longo prazo, abrindo o caminho para o acerto com parceiros e patrocinadores, e destacou também, a importância do apoio indispensável das federações estaduais, que são determinantes para o desenvolvimento da modalidade, especificamente na descoberta e lançamento dos novos valores.


Entre as ações que serão postas em prática imediatamente pela CBB, listadas em Carta, por Guy, destaque para o retorno das verbas do COB [já pré-definidas pela Lei Agnelo Piva]; negociação com patrocinadores [a começar pelo máster, seguida dos demais]; reapresentação dos projetos para comissão da Lei de Incentivo ao Esporte; definição e contrato dos novos treinadores das várias seleções; lançamento de um novo site, com novo visual; plano de utilização do CT tanto na parte esportiva quanto na comercial; e andamento do projeto do futuro CT de Jundiaí.

Gui Peixoto conclui sua mensagem, informando que a bandeira da sua gestão, pós sanção, continuará a ser pautada na transparência e que conta com o apoio dos amantes do basquete para recolocá-lo no seu lugar de direito.


Leia Carta Aberta na integra em: http://www.cbb.com.br/PortalCBB/Noticias/Show/14917

Uerbet Santos (Da redação)
Fonte:  www.cbb.com.br
Foto: Kiko Ross/CBB

Para saber mais sobre o assunto:
http://uerbet.blogspot.com.br/2017/06/dia-d-do-basquete-brasil.html?m=0
http://uerbet.blogspot.com.br/2017/05/junho-e-o-mes-decisivo-para-o-futuro-do.html?spref=bl