10/04/19

IV Jem´s Basquetebol Master promove o retorno das memoráveis disputas dos Jogos Escolares Maranhenses




O professor Dimas, um dos pioneiros do esporte amador maranhense, é um dos homenageados


Neste sábado (5), a partir das 14h30, na sede esportiva da Associação Atlética Banco do Brasil, no Calhau, mais de 250 veteranos e veteranas de 24 equipes, nas categorias 40+, 45+, 50+ e 55+ (masculino); 30+ e 40+ (feminino), literalmente, terão a oportunidade de voltar no tempo e reviverem as disputas memoráveis entre suas respectivas escolas ao participarem da IV edição do Jogos Escolares Maranhenses de Basquetebol, agora na categoria Master. A competição se estende a até dia três de novembro


Tudo pronto para o retorno ao passado
(Foto: Divulgação Jem's Master)





Logo na cerimônia de abertura, a organização do evento, convida os atletas para entrarem no túnel do tempo, ao homenagear Antônio Maria Zacharias Bezerra de Araújo, o professor Dimas, como é conhecido.

Dimas é considerado um dos maiores nomes da Educação Física do Maranhão. foi um dos primeiros professores de natação do antigo Jaguarema. Um dos fundadores do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Maranhão e sua paixão pelo esporte o fez ser idealizador dos Jogos Escolares Maranhenses, os Jem’s, ao lado de Cláudio Vaz dos Santos. 

Em 2016, entrou de vez para a história enquanto ícone do desporto maranhense, ao conduzir o revezamento da Tocha Olímpica pelas ruas de São luís.

Os atletas Cláudio Rosa e Arnaldo Murad, idealizadores dos Jem’s Master entregarão o certificado de mérito esportivo ao professor Dimas.
Representantes de algumas escolas participantes também homenagearão seus respectivos atletas e técnicos.

  • Batista: o ex-atleta e dirigente Roberto José Oliveira; 
  • Dom Bosco: a saudosa atleta Claudia Regina;
  • Marista: O saudoso Cristiano Azevedo da Mota;
  • Franco/Marista:o técnico e vice-presidente da FMB, João Sousa (Espirro );
  • ETFM: professor Cláudio Leão Torres

Em seguida, começam os jogos classificatórios entre sete escolas participantes desta edição dos Jem’s (Batista, Dom Bosco, Escola Técnica Federa do Maranhão, hoje IFMA, Franco Maranhense, Liceu, Meng e Marista). 

Serão três jogos no sábado (masculino) e dois no domingo (feminino). O primeiro jogo será entre o atual campeão dos Jem’s Master na categoria 50+, APCEF e a Escola Técnica.

Os jogos serão realizados nos ginásios, da AABB, IFMA e Costa Rodrigues. Este ano, o ginásio na Caixa Econômica não receberá jogos, pois passa por reformas no teto da sua estrutura.

Confira alguns depoimentos de atletas, técnicos e jornalistas sobre os Jem’s Marter.


“Ver a participação de todos, alegres, felizes, compartilhando esse momento com os colegas nos enche de orgulho. Principalmente, por saber que o basquete se desenvolveu ao ponto der fazer uma competição grandiosa, como é o Jem’s master”. (Hermilio Nina – Presidente da AVAB-MA)

“Eu passei quase 40 anos longe de São Luís. Eu nunca vi um negócio desses aqui. É a primeira vez. Estão de parabéns por promoverem o resgate de jogadores que pararam de jogar por que não tinha estrutura, não tinha nada”. (Albino Lindoso - Franco/Marista)

“É uma alegria muito grande  jogar o Jem’s, revivendo aquilo que  agente viveu no passado, pois foi a melhor parte da nossa vida, pois o Jem’s era um negócio sensacional e agora poder fazer parte disso de novo é um prazer”, Alan Hass – Escola Técnica)

“80% dessas atletas que estão participando foram meus alunos, na minha escola [Franco Maranhense] e nas seleções maranhenses que dirigi. Isso é bom por que socializa mais” (João Sousa/Espirro – Vice-presidente da Federação Maranhense de Basquete-FMB)

“O resgate dessa competição é um fato marcante para o basquete do Maranhão. Até porque, permite que veteranos como eu e outros, como eu. que tanto amam esse esporte, possam dividir esse prazer que é estar em quadra novamente”. (Raul Goulart – ETFM/Marista)

“É uma alegria poder estar presente com todas essas amigas do basquete pra se divertir e usar o esporte como ferramenta de saúde, lazer e congratulação e poder reviver esses momentos dos Jogos Escolares que modificaram a vida de todos” (Iziane Castro – Batista)

“É uma competição de amizade de rever amigas. No meu caso de rever ex-atletas. Eu jogo com ex-alunas minhas. É um prazer muito grande pra mim tá jogando o Jem’s”. (Danielle Rocha – Marista)

“Muito boa essa ideia de resgatar o basquete e reviver essas rivalidades que fizeram história. Além de ser tão prazeroso, pois faz bem pra saúde e pra mente. É por isso, que cada ano, a competição cresce mais ainda” (Werton Araújo – Jornalista)

O IV Jem’s Basquetebol Master-MA 2019 é realizado pelo grupo Amigos do basquetebol Máster do Maranhão – ABM, em parceria com as Associações, Atlética Banco do Brasil – AABB e do Pessoal da Caixa – APCEF e o Instituto Federal do Maranhão – IFMA, com apoio institucional da Secretaria de Desportos e Lazer – Sedel, através da Lei de Incentivo ao Esporte - LIE e patrocínio do Grupo Mateus.

Serviço:

Confira a tabela completa da rodada de sábado e domingo.






.

Outras informações:

Na página oficial do evento no Instagram: @JemsMaster
Agendamento de entrevistas: falar com o jornalista Uerbet Santos - Assessor de imprensa dos Jem’s Master (098) 98906.3411 ou uerbetrs@gmail.com - norrau.com@gmail.com