3/31/22

BASTIDORES DO PODER: Executiva Nacional do PSOL aprova Federação com Rede e homologa Conferência Eleitoral do Maranhão

Enilton Rodrigues será o pre-candidato a governador e Antônia Cariongo a pré-candidata a senadora.




1) Será garantida no Maranhão a proporcionalidade de 55.71% para o PSOL e 44.28% para a Rede, tendo como base o resultado das eleições proporcionais de 2018 no estado.

2) O Rede vai indicar os candidatos a governador apenas no Amapá e Espírito Santo, em Minas Gerais será definido pelas direções estaduais e o PSOL vai indicar em todos os outros, inclusive no Maranhão.

3) Serão vetadas alianças com os partidos que compõem a base de apoio ao governo Bolsonaro e governos declaradamente de direita.

4) Enilton Rodrigues é o pré-candidato a governador e Antônia Cariongo a pré -candidata a senadora, de acordo com o que deliberou a conferência eleitoral do dia 5 de dezembro de 2021. 

5) As candidaturas de vice governador e suplencias ao Senado poderão ser indicadas pela Rede, pelo próprio PSOL ou conforme tratativas com o PCB e UP, para isso foi criada uma comissão da direção nacional para fazer esse acompanhamento.

Federação Partidária 

Em 2022, os cidadãos brasileiros irão votar para Presidente da República, Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual ou Distrital.

Conheça um pouco mais este novo instituto eleitoral que irá ser aplicado pela primeira vez nas eleições de 2022!

O que é uma Federação Partidária?
A Lei nº 14.208 sancionada em 28 de Setembro de 2021 é a responsável por regulamentar a criação de Federações Partidárias no Brasil. Seu conceito está expresso em seu artigo 11-A que em resumo, permite que dois ou mais partidos políticos se unam não somente nas eleições, mas também durante a legislatura.

Isto é, a união dos partidos irá ocorrer no período que vai desde o período eleitoral, quando os candidatos vão concorrer a um cargo político, até o fim dos quatro anos do mandato, caso sejam eleitos.

Qual a diferença entre Federação Partidária e Coligação Partidária?
As coligações partidárias são alianças que partidos fazem para aumentar as chances de vitória em uma eleição. As coligações possuem uma natureza apenas eleitoral e temporária, ou seja, são realizadas somente no período das eleições. Após as eleições, são extintas.

Já no caso das federações partidárias, como explicamos, dois ou mais partidos políticos podem se unir como se fossem um único partido, e essa união vai durar até o fim do mandato dos candidatos desta federação partidária.

Quais serão os impactos das Federações Partidárias?
Como a Federação Partidária são equiparadas a partidos políticos, isto significa que elas funcionarão por meio de uma bancada dentro das Casas Legislativas. 

Assim, isso vai resultar em uma diminuição no número de bancadas dentro do Congresso Nacional.

Além disso, o objetivo é unir partidos com afinidade ideológica e, desta forma, facilitar para o eleitor acompanhar o seu voto, visto que há muitos partidos ativos atualmente com mais ou menos os mesmos ideais e princípios.

Cláusula  de barreira
E ainda, as federações ajudam os partidos menores, ou com uma força de expressão no Congresso mais singela, a alcançarem a cláusula de barreira, regra legal que limita a atuação de legendas que não obtém determinada porcentagem de votos no país.

Nas eleições de 2022, por enquanto, as Federações Partidárias irão ser válidas apenas para as eleições de Deputado Estadual, Distrital e Deputado Federal.

Nas eleições municipais, que irão acontecer em 2024, a mesma lógica das federações partidárias será aplicada para as candidaturas de vereadores.

Da redação, com informações da assessoria de imprensa  do PSOL e Politize
Banner: Divulgação/PSOL-Rede

3/29/22

BASTIDORES DO PODER: Prefeito de São Luís, Eduardo Braide, anuncia a desfiliação do Podemos


Anúncio foi feito nesta segunda-feira (28) por meio de uma rede social. Braide afirmou que saída foi motivada por não compactuar com a decisão do direção nacional sobre os rumos do partido no Maranhão.



O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, anunciou na tarde desta segunda-feira (28), que pediu a desfiliação do Podemos. O anúncio foi feito por meio das redes sociais.

Em nota, Braide explicou que pediu a desfiliação por não pactuar com a forma que a direção nacional do Podemos tentou impor os rumos do partido no Maranhão.

Confira a integra da nota!

Eduardo Braide não anunciou para qual partido deve se filiar. O prefeito de São Luís estava no Podemos desde 2019, partido no qual disputou as Eleições Municipais de 2020 e foi eleito com 55,53% dos votos válidos no 2º turno.

Fonte: G1
Foto: Divulgação/PMSL

MARANHENSES EM DESTAQUE: Com dois ouros e um bronze, trinca maranhense da Seleção Brasileira feminina de Basquete Master faz bonito no 11º Pan-Americano na Argentina.

Dalina Borges (40+A)  e Selma Pacheco (50+ B) foram campeãs,  Silvana Teixeira (60+A) ficou em 3° lugar.



Foi encerrado neste sábado (26),  a 11ª edição do Pan-Americano realizado na cidade de Paraná, na província de Entre Rios, na Argentina.

A participação das atletas maranhenses na competição foi positiva. 

Dalina Borges (40+), Jogadora do Sampaio Basquete, e  Selma Pacheco (50+B), presidente da Associação Maranhense de Basquetebol Master (AMBM) foram campeãs e a médica Silvana Teixeira (60+) ficou em 3° lugar.

A Seleção Brasileira 40+A foi fez a  final  contra às donas da casa e venceram 
por 40 a 29.



"Está sendo uma experiência maravilhosa... é o sonho de toda atleta vestir a camisa verde amarela, poder representar seu país e ainda ser campeã", disse a armadora Dalina sobre sua primeira vez  e primeiro título com a  Seleção do Brasil.

Seguindo os passos das Canarinhas  do 40+, as cinquentonas do Brasil B, onde atuou Selma Pacheco, não tomaram conhecimento das hermanas argentinas e também venceram na final por 43 a 28.



Por sua vez,  o Brasil 60+A,  de Silvana Teixeira, nem precisou jogar  para ficar em 3° lugar. As equatorianas,  por conflito entre o horário de voo de volta para o Equadora e a hora da disputa pelo bronzej, não entraram em quadra, e assim, perderam por WO para o Brasil. 

O evento foi organizado pela Federação Internacional de Maxibasketball (Fimba). A categoria máster no basquete começa aos 30 anos para as mulheres e 35 aos homens e é dividida em subcategorias a cada cinco anos.


Por Uerbet Santos
Fotos: Divulgação/ FIMBA

3/28/22

TUBARÃO INVÍCTO : Com 29 pontos de O’Neill, Sampaio Basquete derrota Santo André, mantém tabu sobre rival e segue 100% na LBF

O Sampaio Basquete segue em São Paulo e nesta terça, 29 (19h30 de Brasília, LBF LIVE), enfrenta o Vera Cruz Campinas, no ginásio da Ponte Preta, em mais uma reedição das finais de 2018 e 2019.


O’Neill enfim mostrou que pode ser decisiva 


No grande duelo de campeões da LBF e de invictos na temporada, o Sampaio Basquete levou a melhor sobre o Santo André. Neste domingo, 27, o clube do Maranhão derrotou o paulista por 75 a 71, no retorno do time paulista ao ginásio Laís Elena, em Santo André (SP).

A porto-riquenha Jennifer O’Neill foi decisiva para o quarto triunfo boliviano. A armadora marcou 29 pontos e também teve 9 rebotes, 5 assistências e 27 de eficiência para levar o troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida. 

Outro destaque tricolor foi a ala/pivô Lê Lisboa, autora de um duplo-duplo de 16 pontos e 11 rebotes.

Santo André teve mais um grande jogo de Sassá, que fez 21 pontos e 13 rebotes antes de ser excluída pela quinta falta, a três minutos do fim. Jaqueline teve 17 pontos e outras duas andreenses tiveram duplos-duplos na partida: Ariadna, com 16 pontos e 10 rebotes, e Glenda, com 10 pontos e 11 rebotes.


Sassá teve outra ótima atuação, mas saiu de quadra por limite de faltas 

O Sampaio Basquete volta a dividir a liderança da LBF 2022 com o SESI Araraquara, que derrotou a Sodiê Doces/Mesquita/LSB neste sábado – ambos tem 8 pontos e 100% de aproveitamento.

Com a derrota, o Santo André mantém a terceira colocação, com 5 pontos, mas cai para 67% de aproveitamento, com 5 pontos.

Os dois times contaram com força máxima para o confronto e mostraram desde o começo muito equilíbrio, com Glenda e Jaqueline pontuando para Santo André e O’Neill fechando o primeiro período com cinco pontos seguidos para a ligeira virada maranhense (16×17).

No segundo quarto, o ataque andreense parou de funcionar e as visitantes aproveitaram para abrir vantagem, puxadas pelo trio O’Neill, Lisboa e Guimarães, fechando o primeiro tempo com nove pontos de diferença (27×36).

Lê Lisboa e Glenda disputam a bola; ambas tiveram duplos-duplos neste domingo 

Rafael de Souza cobrou atitude e Santo André respondeu em quadra, com um grande terceiro período que tirou o déficit e colocou as mandantes na frente novamente, com Jaqueline e, posteriormente, uma cesta de três de Ariadna que devolveu a vantagem às paulistas, que fizeram 31 pontos no quarto, vencido por 58 a 53.

Santo André seguiu liderando até os últimos três minutos e parecia que o tabu seria quebrado. Mas a nova remontada do Sampaio, rotacionando bem a pontuação e sacramentada na linha do lance livre, com a MVP O’Neill, deu números finais ao duelo no Laís Elena.

Foi a décima vitória seguida do Sampaio sobre Santo André, que não vence o adversário desde fevereiro de 2017.
“Iniciamos o jogo oscilando um pouco e também desatentas, mas na volta do intervalo conseguimos impor o nosso ritmo e conseguimos virar a partida no terceiro quarto. 

Mas, infelizmente não conseguimos manter no último período e o Sampaio, que é um grande time, aproveitou. Mas, temos que seguir trabalhando para crescer na sequência do campeonato”, disse Sassá, ala/pivô do Santo André.

Rodrigo Galego, técnico do Sampaio Basquete, destacou a importância  da vitória,  pois na avaliação do coach, o Santo André é um dos fortes candidatos ao título da LBF, pela forma como correm, jogam dinâmicas e atacam o rebote. 

"Da nossa parte, fica o orgulho de ver como essas mulheres tricolores estão enfrentando cada desafio. A O’Neill vinha de dois jogos em que fez ótimos números em diversos fundamentos, focada em facilitar o jogo pras companheiras. 

Hoje foi a vez dela protagonizar mais, mas sempre amparada e apoiada pelos múltiplos esforços de todas as companheiras. 

Vitória batalhada cada segundo pra valorizar o nome e a entrega de cada atleta que compõe essa equipe.” Pontuou Galego.

Próximos jogos
O Sampaio Basquete segue em São Paulo e nesta terça, 29 (19h30 de Brasília, LBF LIVE), enfrenta o Vera Cruz Campinas, no ginásio da Ponte Preta, em mais uma reedição das finais de 2018 e 2019. Já na sexta, 1º de abril (19h, LBF LIVE), o Santo André recebe no Laís Elena o Sport/Glória do Goitá.

A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Rede PitStop e Tietê Agroindustrial.

Fonte: Liga de Basquete Feminino
Fotos: Jorge Bevilacqua/AD Santo André