9/05/16

ELEIÇÕES 2016. NOVOS TEMPOS, VELHOS COSTUMES.


Artigo
Marketing Político 
     
     As novas regras estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral – TSE, através da Lei nº 13.165/2015, conhecida como Reforma Eleitoral 2015, promoveu importantes alterações nas regras para o pleito municipal de 2016, provocando mudanças no modus operandi (logística) dos candidatos e, principalmente, nas estratégias de marketing adotas pelos partidos e coligações. A mais impactante delas, a meu ver, atinge diretamente os grandes partidos e suas campanhas milionárias, abastecidas que eram, por doações generosas da iniciativa privada, ação essa, agora limitada a contribuições do fundo partidário e das pessoas físicas, com um valor limitado a 10% dos rendimentos brutos do ano anterior do doador.

     A consequência natural dessa nova regra, também prevista em lei, foi a redução do tempo de campanha de 90 para 45 dias e, por extensão, redução do período de exibição da propaganda política de TV e das inserções dos partidos, que gerou o enxugamento da equipe técnica e militância. Resultado, hoje, faltando 28 dias para a eleição, o que se vê, é um esvaziamento das ruas, o que de certo modo é bom, se considerarmos, por exemplo, a poluição visual e sonora, de outrora. A campanha ficou mais compacta. Portanto, é imperativo ser criativo e buscar alternativas. As redes sociais, por exemplo, ganharam mais força nessa eleição. Em tempo real, a interação entre candidato e eleitor é mais densa e crível.

     A Matéria de capa do Jornal Diário do Nordeste, de hoje, dia 5, intitulada “Sob novas regras, eleições mantêm velhas práticas”, reflete, a abordagem que faço neste artigo, pois retrata a falta de preocupação dos candidatos em pensarem a cidade, em detrimento da busca de uma fórmula para fazer um contorcionismo financeiro, para não incorrerem no erro de se utilizar do expediente, conhecido como  “caixa dois”, que, para muitos é uma pratica comum em campanhas políticas, mas que já colocou atrás das grades, políticos, tesoureiros, marqueteiros e empreiteiros  financiadores de campanhas  
   
     Observo que o olhar de assessores e candidatos deveria mirar nos desejos e anseios da sociedade, e a partir daí, identificadas essas necessidades, criar projetos, soluções, iniciativas que contemple tais carências da comunidade. Em tempos de redução de custos, a vedete das eleições municipais, não são os candidatos, nem seus palanques, são, na verdade, os debates eletrônicos, onde frente a frente, podem expor suas ideias, contra argumentar, derrubar rumores, replicar sentimentos contrários, e o que é mais importante, sair dos velhos costumes da propaganda política tradicional e entrar nos novos tempos, para  assim, poder entender  a cidade e conquistar a simpatia da gente que nela habita. Mas, caso queiram ser mais ousados, não custa nada visitar as comunidades, não em formato arrastão, mas  sim, no estilo bate papo na varanda. Quem sabe assim, consigam enxergar o que sente e  o que carece o contribuinte.

 Uerbet Santos
Jornalista e MBA em Comunicação e Marketing em Midias digitais



9/04/16

SALMITO FILHO (PDT) INAUGURA SEU COMITÊ DE CAMPANHA.

O prefeito Roberto Cláudio (PDT) e presidenciável Ciro Gomes (PDT) prestigiaram o evento.


Após o evento  Salmito e companhia possaram para foto oficial
 “Fazendo diferente”. Esse é o slogan que está presente no jingle e nas demais peças de propaganda com os detalhes das propostas do candidato a vereador Salmito, que foi apresentado neste sábado, dia 3, a diversos segmentos da sociedades durante a inauguração do seu comitê  central de campanha.

     Além de expressiva presença da militância, pró Salmito, também prestigiaram o evento, o prefeito de Fortaleza e candidato à reeleição, Roberto Cláudio, o presidenciável Ciro Gomes além de outras lideranças políticas.
  
      Salmito Filho é Professor e sociólogo, vereador desde 2005, foi secretário de turismo do município e é o atual presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, atributos que na visão de Roberto Cláudio o credenciam à pleitear mais um mandato de vereador. “A competência do Salmito juntamente com sua militância, os trabalhos realizados por ele, sua liderança na Câmara e os projetos futuros farão a diferencia à favor do amigo e irmão Salmito Filho”, declarou o prefeito.


Diversos segmentos da sociedade prestigiaram o evento
     Ao falar sobre o evento de inauguração, Salmito disse que o momento é de prestar contas sobre seu mandato e sobretudo de ouvir as pessoas para formular propostas, para um possível, novo mandato de vereador. “Foram anos de muitas realizações como vereador, por exemplo, sou o autor da ficha limpa, e enquanto fui secretário de turismo fiz inúmeros projetos mas, estrategicamente, me orgulho de ter liderado o pacto por Fortaleza, na Câmara Municipal em 2009, que durante sete meses discutiu a cidade que queremos para 2020”, informou o professor Salmito.

     Os projetos que Salmito se referiu ter participação direta enquanto secretário de turismo do município são: as novas Praia do Futuro e Avenida Monsenhor Tabosa e iniciou a construção da Avenida Beira Mar. Segundo ele, “gerando muito mais lazer, turismo e emprego”.

Parceria com o Roberto Cláudio

     
O PDT de Roberto Cláudio e Salmito mais unido do que nunca
Salmito também destacou a sintonia fina com o prefeito Roberto Cláudio buscando, na Câmara, construir uma pauta propositiva para viabilizar os projetos apresentados pelo prefeito para melhorar a cidade. “Roberto Cláudio está transformando Fortaleza, na mobilidade urbana, na saúde, reformando cinco hospitais da rede secundária, fazendo o IJF 2 que é o mais importante da atenção terciária, criou 20 novos postos de saúde e reformou mais de 70, na educação construiu 76 creches e 16 escolas de tempo integral e muito mais”, enumerou o candidato Salmito.

O presidenciável Ciro Gomes


     Quem marcou presenta também da inauguração do Comitê de Salmito foi o presidenciável Ciro Gomes que em seu discurso voltou a defender suas convicções contra a corrupção e o respeito à constituição. “Acabamos de ver o Temer assumir a presidência da República sem ser legitimado pelo povo.  Isso é o atentado contra o estado democrático de direito”, disparou Ciro.
Quando o assunto foi sua candidatura à presidência da república, Ciro limitou-se a agradecer o carinho com que os cearenses estão recebendo sua mensagem, mas garantiu, " Minha  candidatura é para que o Brasil recupere a sua democracia", concluiu o presidenciavel.

Serviço:
Comitê Central de Campanha Salmito Filho
Av. Santos Dumonte 1398
Mais informações em www.salmito.com.br


Fotos: divulgação do candidato
Reportágem: Uerbet Santos