6/06/15

RENATO ROSENO AFIRMAR SER A FAVOR DO ABORTO E DA LEI DA PROSTITUIÇÃO.


“É MELHOR REGULAR QUE DISCRIMINAR”

        O Deputado  Estadual Renato Roseno (PSOL-CE) falou sobre temas polêmicos que envolvem a sociedade brasileira, entre eles o aborto e o Projeto de Lei 8213/1991 de autoria do deputado federal Jean Wyllys que regulamenta entre outros assuntos, a aposentadoria para as prostitutas aos 25 anos, a legalização das casas de prostituição, o qual se posicionou favorável a um amplo debate com a participação das “profissionais” do sexo. “Todos nós temos direitos fundamentais estabelecidos. Direitos sociais e direitos previdenciários e eu apoio, o combate a formas de exploração ou seja temos que tirá-las da clandestinidade mas sobretudo ouvi-las”, explica.

REGULAÇÃO OU ABOLICIONISMO?

Mais de 40 milhões de pessoas no mundo se prostituem,
 segundo um estudo da fundação francesa Scelles

Ainda sobre a Lei da Prostituição, o parlamentar disse que o foco da questão está em discutir a melhor forma de abordar as soluções para o tema. Regulação ou abolicionismo? “Países como Alemanha e Holanda adotaram o sistema de regulação, já Espanha e Suécia optaram pelo abolicionismo. Eu sou a favor da regulação. É melhor regular condutas que mantê-las na clandestinidade”, afirma.
Sobre a falta de legalidade ele citou o exemplo das casas de prostituição. “Se você fizer uma pesquisa na secretaria de segurança pública do Ceará vai constatar que ninguém é apenado pela pratica do rufianismo (manter casas de prostituição), onde o perfil é quase sempre formado por mulheres pobres oriundas de circuitos de pobreza e na maioria das vezes menores de idade”, esclarece.

ABORTO

No Brasil, o aborto é  uma crime, de acordo com o
Código Penal Brasileiro, em seus Artigos 124, 125 e 126.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde - OMS, nos últimos 15 anos observou-se uma queda no número de abortos praticados no mundo: de estimados 46 milhões em 1995 para 42 milhões em 2003. Sobre o tema, legalização ou não do aborto, o deputado disse ser favorável, E justificou sua posição pró-aborto. “Mesmo respeitando toda fé e os aspectos morais e teológicos que envolvem essa temática, não podemos admitir que milhares de mulheres, principalmente adolescentes, sejam submetidas a carniceiros e que essas cirurgias sequer são contabilizados no Sistema Único de Saúde”, declara.

DEFESA DA MULHER
Renato Roseno informou também que essas questões envolvendo a mulher, principalmente as crianças e as adolescentes estão contempladas no plano de governo do seu partido. “A melhor estratégia é regular condutas para trazê-las a luz da sociedade para dar-lhes educação sexual, planejamento familiar, acesso a métodos contra conceptivos e nos caso em que precisem um aborto legalizado”, conclui.

Uerbet Santos
Foto: Divulgação


Duelo de Titãs ou o Inferno de Dante?

(Artigo)
Duas semanas depois de voltar a ser campeão cearense de futebol 2015, acabando com um jejum de quatro anos sem levantar a taça, o Fortaleza Esporte Clube fez a sua carreata da vitória pelas principais avenidas da capital cearense. Durante o trajeto alguns incidentes foram registrados, mas nada que se compare às cenas lamentáveis de violência registradas no gramado da Arena Castelão, após o Tricolor de Aço conquistar o título, divulgadas pela imprensa local com destaque nacional. Especialista buscam explicações para os atos de vandalismo e selvageria que apagaram o brilho do espetáculo e mancharam a imagem da torcida alencarina construída nas Copas das Confederações e do Mundo, considerada uma exemplo de bem torcer. Qual foi o estopim do episódio? Quem é ou quem são os culpados por tamanha barbárie?

Questionamentos à parte, vou me ater a um momento relevante que precisa ser observado, e que a meu ver foi decisivo, para o ato de truculência da torcida com ela mesma, com o patrimônio e com os profissionais da impressa que lá estavam. Me refiro ao fato atípico ocorrido nessa decisão entre Ceará e Fortaleza. Aos 45 minutos um time é campeão e no minuto seguinte deixa de sê-lo. Ou, aos 45 minutos um time já quase campeão, leva um gol que dá o título para o adversário e no “apagar das luzes” ressurge das cinzas para a glória.



Essa alternância de possibilidades se assemelha com “A Divina Comédia”, obra do escritor Dante Alighieri, onde os versos do poema narram a jornada do personagem Dante que, guiado pelo espírito do poeta Virgilio, viaja para o inferno, passa pelo purgatório até conseguir chegar ao paraíso onde está sua amada Beatriz.
Essa troca quase instantâneas de gritos de “é campeão” possibilitou a permanência das duas torcidas até o final do evento. Um bloco sólido de pessoas alternando emoções. Ora eufóricos, em êxtase, ora pasmos, indiferentes e revoltos. Em uma disputa normal de final de campeonato, onde um dos lados tem vantagem em números de gols e o time em desvantagem não tem forças para reagir, a torcida é a primeira a “jogar a toalha”, “pedir pinico”, “pegar o beco”, como queiram. 
Mas naquele tarde de domingo não foi assim. Foi diferente. Foi surpreendente. Foi inusitado.  Todos “só arredaram o pé” do estádio depois do apito final. A partir daí um turbilhão de emoções antagônicas vieram à tona. Alegria e tristeza. Entusiasmo e decepção. Amor e ódio. Mansidão e revolta. Cidadania e bandidagem.  Tal qual o inferno descrito por Danti na Divina Comédia, composto de nove círculos, cada qual com seu tipo de punição. No quinto círculo infernal, por exemplo, Dante e Virgílio chegam ao Rio de Sangue Fervente onde são castigados os irados. Já no sétimo círculo, eles se deparam com o Minotauro de Creta, guardião dos três vales, onde são punidos os culpados por violência. Esse passeio quase instantâneo entre o céu e o inferno deu no que deu:  a panela de pressão estourou. Resultado: o Duelo de Titãs se transformou no Inferno de Dante. 

Uerbet Santos
Fotos (Reprodução da Internet)

6/04/15

ROBERTO CLÁUDIO PARTICIPA DO FÓRUM MUNDIAL DOS PREFEITOS NOS EUA

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (Pros), embarcou ontem para viagem aos Estados Unidos (EUA), onde vai participar como conferencista do Fórum Mundial de Prefeitos, atendendo convite do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Roberto Cláudio participa de painel sobre transporte e mobilidade junto com os prefeitos de Roma (Itália) e Pitysburg (EUA). Ele ainda participa de uma mesa redonda sobre as melhores práticas de inclusão social na América Latina junto com o prefeito de Medelin (Colômbia), Guayaquil (Equador) e o prefeito da cidade do Panamá (República do Panamá, na América Central). 

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Roberto Cláudio também terá audiência com o ex-prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, para tratar sobre o programa que está sendo desenvolvido em Fortaleza e que terá duração ao longo de cinco anos pela Fundação Bloomberg, e que busca aumentar a segurança viária e reduzir as mortes e lesões causadas por acidentes de trânsito.
Na prática, o programa vai oferecer à Fortaleza assistência técnica de especialistas globais em segurança viária, inclusive com treinamento para agentes e setores de inteligência do trânsito, campanhas educativas, ações de redução de acidentes, estímulo ao uso de bicicletas nos deslocamentos urbanos e corredores exclusivos de ônibus. 
Além de Fortaleza, somente São Paulo e Bogotá, na Colômbia, foram escolhidas na América Latina para participar do programa da Bloomberg Philanthropies, que pretende tornar as cidades mais seguras. As cidades foram escolhidas a partir de um grupo de 20 candidatas.

SEGURANÇA VIÁRIA
Hoje, três técnicos especialistas em segurança viária trabalham em tempo integral na Prefeitura de Fortaleza junto com profissionais do Programa de Ações Imediatas de Trânsito e Transporte (PAITT), do setor de inteligência da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) e do corpo técnico da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINF).

Também consta na agenda oficial de Roberto Cláudio nos Estados Unidos, a assinatura de um convênio que envolve a Prefeitura de Fortaleza, a Universidade de Fortaleza e a Universidade do Arizona. O retorno está marcado para 11 de junho.

Fonte ( Assecom-PMF)

5/31/15

GLOBALIZAÇÃO É TUDO, MAS NÃO É CEM POR CENTO


Artigo (Globalização. Socialismo e Terrorismo)

A globalização é sem dúvidas um dos principais fenômeno do mundo contemporâneo. A meu ver, precede da ideia de unificação de mercados. O que antes, era chamado de conquistas de além mar, como na época dos navegadores, hoje é sinônimo de agilidade de comunicação E unificação de padrões internacionais sobre determinados produtos e serviço. O aspecto multifuncional da globalização torna-a una. Um único planeta. Uma única célula onde os corpos gravitam. Um fator que proporcionou esse crescimento da globalização foi o fim do socialismo com a queda da União soviética e consequente ascensão do capitalismo americano. Um modelo mais ágil e dinâmico onde o centro das atenções era o capital e não o social.

TERRORISMO VERSOS GLOBALIZAÇÃO

Mas no mar da globalização nem tudo são flores. Nos anos 90, diversas culturas, principalmente as culturas étnicas e religiosas do oriente médio e da Ásia,  se colocaram contra essa aldeia global, onde os modismos e produtos americanos ganhavam o mundo e interferiam casa vez mais no jeito de ser de cada povo. O resultado iminente dessa intromissão cultural americana em signos tradicionais ao redor do mundo, foi “virar o nariz” para o capitalismo e sua política de globalização de mercados e culturas. As nações que se sentiram feridas fizeram retaliações ao que chamavam de “o grande vilão ou demônio do ocidente” Resultado: ações terroristas começaram a acontecer em oposição a esse modelo de nações sem fronteiras impostas pelo capital globalizado, culminando com o famoso atentado de 11 de setembro nos EUA.

Mas faço aqui uma pergunta sobre o poderio do capitalismo no mundo e sua influência enquanto processo globalização, seja na cultura, na economia, na sociedade cultural ou religiosa. Será que cem por cento da população mundial está sobre os efeitos da globalização? Penso que não é unanimidade. Temos hoje pelo mundo diferentes culturas, que não estão integradas a esse modelo padrão de consumo. E portanto são discriminadas e carecem de um olhar especial.  Para refletir. É isso!
                                                                                    (Uerbet Santos)